Dissertações

  • Aplicação do currículo de música – ALLI: um estudo longitudinal com duas turmas de 1ª série do I Grau.

    Autor: Teresa da Assunção Novo Mateiro
    Orientador: Prof. Dr. Raimundo Martins da Silva Filho
    Data da defesa: 23/11/1995

    Este estudo tem como objetivo investigar a possibilidade de obter um desenvolvimento musical equilibrado nos parâmetros de composição, execução e apreciação, a partir da aplicação do Currículo ALLI (ALda e LIane) em duas turmas de 1ª série do I Grau. Inicialmente, faz-se uma breve retrospectiva histórica da educação musical na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Brasil, ressaltando-se os pressupostos pedagógicos vigentes. A seguir, aborda-se o compromisso da escola com a educação, examinando-se especificamente a prática pedagógica do ensino de música. Analisam-se comparativamente os Programas Curriculares de Música Manhattanville, de Wisconsin e da Inglaterra em busca de referenciais teóricos relativos à sistematização da educação musical. Apresenta-se a proposta do Currículo ALLI, a qual está relacionada ao projeto de pesquisa “Um Estudo Longitudinal Aplicando a Teoria de desenvolvimento Musical de Swanwick com Crianças Brasileiras da Faixa Etária de 6 a 10 anos de Idade”, coordenados pelas Professoras Dra. Alda de Oliveira e Dra. Liane Hentschke. Os princípios filosóficos e educacionais do currículo ALLI são analisados, e descreve-se o método e procedimentos correspondentes à sua aplicação. Os resultados obtidos são apresentados e analisados, constatando-se a importância de o conhecimento musical efetuar-se durante o período de escolarização – através do desenvolvimento equilibrado nos parâmetros de composição, execução e apreciação.

    This study aims at verifying whether first-grades can present a balanced musical development in terms of three parameters – composition, performance and appreciation – trough the application of the ALLI (Alda e Liane’s) Curriculum. This Curriculum was the application in two classes of a private school at Porto Alegre, RS. Initially, a brief historical retrospective of music education in England, the United States and Brazil is present, highlighting current pedagogical assumptions. Then, schools’ commitment to education is analysed, specifically the pedagogical practices employed in the teaching of music. A contrastive analysis is carried out of three Curriculum Programs – Manhanttanville, Wisconsin and England – in search of a theoretical basis for the systematization of music education. The ALLI Curriculum is presented, and its proposal is based on the research project entitled “A Longitudinal Study Applying the Swanwick Musical Development Theory to Brazilian Children (6 to 10 years of age)”, coordinated by Professor Alda de Oliveira and Professor Liane Hentschke. The Curriculum’s philosophical and education principles are analysed and, where its application I concerned, its method and procedures are described. The results obtained are presented and analysed. They point out the importance of one’s acquiring musical knowledge during his/her scholl years trough a balanced development of composition, performance and appreciation parameters.

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  • A imagem aural e a memória do discurso melódico: processos de construção.

    Autor: Maria Cristina Lemes de Souza Costa
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 21/11/1995

    Este trabalho é uma investigação teórica sobre os processos envolvidos na construção das imagens mentais, especificamente da imagem aural, e na construção da memória, em especial, da memória melódica. Os processos de construção da imagem aural são enfocados a partir das origens filosóficas de estudo das representações mentais e dos resultados de pesquisas sobre as imagens mentais visuais. O estudo das representações mentais é tratado, neste trabalho, de acordo com o enfoque de teorias do processamento da informação e do código binário. Os processos de construção da memória são abordados no nível fisiológico, enfocando a organização do cérebro e as conexões sinápticas, com o objetivo de investigar o processamento interno da memória e suas possíveis relações com as formas de processamento no nível cognitivo. São apresentados também os sistemas múltiplos de memória e a capacidade de armazenagem de seus arquivos. Uma breve introdução sobre a teoria piagetiana de desenvolvimento cognitivo e alguns de seus conceitos são apresentados com o intuito de propiciar a compreensão dos processos de construção da memória, segundo a visão de Piaget e Inhelder. As investigações desses autores sobre as imagens mentais e a memória são a base teórica norteada deste trabalho. A última parte do trabalho trata dos tipos de memória envolvidos na prática musical e, por fim, são relacionadas algumas pesquisas e relatados alguns experimentos feitos a partir da década de 70, especificamente sobre a memória melódica. Conclui-se que a imagem aural é distinta da memória, porém, seus processos de construção são semelhantes. Tanto uma quanto a outra são possíveis de serem construídas, pois elas são a compreensão que temos do real e não uma cópia fiel dele. Assim, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo e as possibilidades de aquisição de conhecimentos têm influência decisiva na construção das imagens e da memória melódica.

    This work comprises a theoretical investigation into the processes involved in the construction of mental images, in particular in that of the aural image, and in the construction of the memory, especially of the melodic memory. The processes of aural image construction are brought into focus with basis on the philosophical origins of study of the mental representations and on the results of researches into the visual mental images. The study of the mental representations is dealt with, herein, pursuant to the viewpoint of theories on the information processing and on the dual coding. The processes of memory construction are dealt with on a physiological level, bringing into focus the organization of the brain and the synaptic connections, with the purpose of investigating the internal processing of the memory and its possible relationship with the processing forms on a cognitive level. Presented are also the multiple systems of memory and the storage capacity of their files. A brief introduction to the Piagetian theory of cognitive development as well as some of its concepts are presented with the aim of providing the understanding of the construction processes of the memory in accordance with the vision of Jean Piaget e Bärbel Inhelder. These authors’ investigations into the mental images and the memory are the theoretical bases for this work. The final part of this work deals with types of memory involved in the musical practice and, eventually, a number of researches are listed and some experiments are reported, such as those made from the seventies, in the particular those on the melodic memory. The conclusion is that the aural image is distinguished from the memory;however, their construction processes are similar. They are both liable of being constructed, as they are the understanding we have of what is real and not a reliable copy thereof. Thus, the individual’s cognitive development, as well as the possibilities of attaining knowledge do have a decisive influence on the construction of the images and of melodic memory.

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  • Reprodução de canções: processos cognitivos na interação com as estruturas musicais.

    Autor: Ana Lúcia de Marques e Louro
    Orientador: Prof. Dr. Raimundo Martins da Silva Filho
    Data da defesa: 09/10/1995

    Esta pesquisa busca mapear alguns processos cognitivos utilizados por crianças, entre dois e três anos, na reprodução de canções. O marco teórico foi centrado na perspectiva piagetiana de estudos da cognição, aliada a autores musicais que seguem linha semelhante. O jogo e a imitação foram estudados, tendo como via de acesso à ação, entendida como manifestações vocais de reprodução. Este trabalho relata um estudo de caso, com quatro sujeitos, que foram observados, transcrevendo suas manifestações musicais na reprodução de canções e entrevistando seus pais. Concluiu-se que a ação da criança, através do jogo, é de fundamental importância para a reprodução de canções. Uma das reproduções dos sujeitos se dá a partir das partes da música, onde as expectativas criadas pelos padrões internos da música são atendidas.

    This research looks for the mapping of some of the two to three years old children’s cognitive processes in songs reproduction. The theoretical approach was Piaget’s finding on cognition and some other musical authors who follow the same perspective. Play and imitation were studied through the action as musical vocal reproductions. Four subjects were observed in a case study, transcribing their musical vocal manifestations as reproduction of songs and their parents were interviewed. We have found that the play, as action, is the central point in songs reproduction. One of the reproductions observed takes place when the subject follows, in each musical part, the patterns of the music according to the expectations that were created by the music as a whole.

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  • Motivações, expectativas e realizações na aprendizagem musical: uma etnografia sobre alunos de uma escola alternativa de música.

    Autor: Walênia Marília Silva
    Orientador: Prof. Dr. Raimundo Martins da Silva Filho
    Data da defesa: 31/05/1995

    Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma escola alternativa de música em Porto alegre, com o propósito de interpretar as representações sobre música elaboradas pelos alunos no ambiente de aprendizagem musical, revelando como os alunos adquirem conhecimento musical e como esse conhecimento é externalizado na realização musical, através da escolha do instrumento, do repertório ou objetivo profissional. A dissertação compõe-se de quatro capítulos. No primeiro consta a descrição do local, a dinâmica do ambiente escolar alternativo e o corpo docente e discente pertinente à escola. No segundo capítulo constam os dados apresentados pelos entrevistados quanto às expectativas referentes à aprendizagem musical, envolvendo suas concepções sobre músicas e as influências recebidas em suas histórias de vida. O terceiro capítulo introduz aspectos referentes à realização musical, às dificuldades vivenciadas pelos alunos durante o processo a que se submeteram e as interações ocorridas na escola. Considerações quanto ao repertório escolhido durante a aprendizagem e o envolvimento musical relatado pelos alunos formam o quarto capítulo. Conclui-se que as concepções apresentadas pelos entrevistados demonstram uma compreensão de que aprender música exige dedicação pessoal, tempo e prática constante do instrumento, rompendo com a supremacia do “talento” frente a aquisição do conhecimento musical., aspectos relacionados com faixas etárias, gênero e a escolha do instrumento musical abrangem características peculiares na aprendizagem, desenvolvimento e interesses individuais, resultando em um posicionamento diferenciado quanto às atividades realizadas durante o curso e quanto ao objetivo profissional.

    This thesis is based on an ethnography conducted in a private music school in Porto Alegre. The purpose was to interpret the representations about music elaborated by the students in the school environment. Two points guided the observations: 1 – How the students acquired musical knowledge;2 – How they externalized this knowledge in musical practice (e.g. in the choice of a musical instrument, repertoire or professional intentions). The thesis is divided into four chapters. The first describes the school setting, the teachers and students who that take part on it. The second chapter deals with the expectations manifested on learning music as seen through the musical influences and conceptions imprinted in their personal life histories. The third chapter examines the aspects involved in the interactions student-school/student-teacher, as well as the influences of these interactions in the musical experience as a whole. Considerations on musical commitment as manifested through the choice of repertoire, hours spent in instrumental practice or in musical drills are discussed in chapter four.

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  • Os 26 prelúdios característicos e concertantes para violino só, de Flausino Valle: aspectos da linguagem musical violinística.

    Autor: Hermes Cuzzuol Alvarenga
    Orientador: Prof. Dr. Marcelo Guerchfeld
    Data da defesa: 07/06/1993

    Este trabalho consiste na análise de pontos considerados relevantes na linguagem musical e violinística utilizada pelo compositor e violinista Flausino Valle em sua obra mais importante, os 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só. Com o objetivo de identificar o produto composicional com o contexto musical local e, especificamente, observar a relação entre a linguagem composicional de Flausino e o seu repertório violinístico, fez-se um breve panorama do ambiente musical em Belo Horizonte no período. A análise dos Prelúdios permitiu identificar três aspectos dessa linguagem: caracterização, imitação e descrição musical. Observou-se também, especificamente, a relação da técnica utilizada com o idioma musical do compositor, sendo abordada a linguagem violinística sob o enfoque da sua relação com a literatura violinística tradicional, e dos seus traços individuais. A análise também demonstrou a relação do idioma musical de Flausino Valle com elementos da cultura musical do Brasil rural: instrumentos típicos, características interpretativas e fórmulas composicionais. Quanto aos aspectos violinísticos, foi constatado que Valle utilizou uma linguagem técnica tradicional;no entanto, foram encontrados elementos identificadores de sua individualidade no tratamento violinístico dessa linguagem. A abordagem analítica considerou, em separado, tanto os recursos técnicos convencionais como os não convencionais, a fim de possibilitar uma melhor exposição daqueles considerados próprios da linguagem violinística do compositor. Finalmente, conclui-se que Valle não criou uma técnica nova, e que a virtuosidade ocorre com discrição nos Prelúdios, estando na realidade mais associada a aspectos culturais locais da sua época.

    Some relevant points of the musical language and violinistic approach in Brazilian composer and violinist Flausino Valle’s major work entitled “26 Prelúdios Características e Concertantes para Violino Só” are discussed and analysed here. An attempt to relate the compositional material to the local musical environment and to study specifically the relationship between Flausino Valle’s compositional language and his violin repertoire, a short view of Belo Horizonte’s musical life at the time of the composer is also made. Through the analysis of the Preludes it has been possible to identify three main aspects of Valles’s music: caracterization, imitation and description. Also, there is clear evidence of the connection between the type of violinistic writing and his own knowledge of the traditional literature for the instrument, and that his musical idiom is related to the local musical culture, including some aspects of the rural areas. It has been concluded that Flausino Valle did not actually innovate in terms of technical devices and that his so-called “virtuosity” was in fact associated mainly to the sociocultural aspects of Belo Horizonte’s musical life at his time.

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  • Os estudos para piano de Camargo Guarnieri – uma análise dos elementos técnicos e composicionais.

    Autor: José Henrique Martins
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 13/04/1993

    Entre as numerosas obras para piano de M. Camargo Guarnieri (1907 – 1993), figura importante no desenvolvimento do nacionalismo musical brasileiro, encontra-se a série dos vinte Estudos compostos entre 1949 e 1988 e divididos em quatro cadernos. Na presente pesquisa, os Estudos foram analisados sob o enfoque das dificuldades técnico-pianísticas que cada um deles pressupõe trabalhar e desenvolver. A análise revelou a utilização consistente de elementos técnico-pianísticos aliados a processos composicionais que valorizam a dissociação entre as mãos, e que procuram dar ao executante soluções para os problemas técnicos propostos pelo idioma pianístico específico do compositor.

    Among the piano pieces of M. Camargo Guarnieri (1907 – 1993), a prominent composer in the development of the Brazilian musical nationalism, lies a group of works – the Etudes – composed between 1949 and 1988 and divided into four books. In this investigation, the Etudes have been analized having the technique approach of each study as the main focus. This analysis reveals a special attention to the dissociation of the hands by the fusion of compositional and technical elements. The Etudes aim is providing the pianist with helpful materials for the resolution of problems created by the specific idiom of the composer.

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  • O processo de aquisição da leitura da notação do parâmetro altura: um estudo.

    Autor: Cíntia Thais Morato Lopes
    Orientador: Prof. Dr. Raimundo Martins da Silva Filho
    Data da defesa: 13/04/1993

    Tradicionalmente a prática do ensino da leitura musical tem se baseado no estudo dos símbolos como códigos abstratos (donos de um nome e de um lugar específico na pauta e no instrumento) sem a compreensão da relação existente entre os símbolos e as alturas que os mesmos representam. Esta dissertação consiste em um levantamento e reflexão sobre dados que confirmam um desempenho inadequado de alunos no que diz respeito a leitura da notação do parâmetro altura. A decodificação da notação de alturas pressupõe o desenvolvimento da imagem aural, que juntamente com as normas de organização da notação possibilita que o sujeito estabeleça a correspondência necessária entre significante gráfico e significante sonoro. Elaborou-se um experimento constituído de três fases: a primeira, constou de um diagnóstico da capacidade de leitura dos sujeitos=, e uma prospecção dos intervalos mais freqüentes encontrados entre as peças executadas durante a atividade de diagnóstico;a segunda, de um treinamento sistemático da leitura que se processou através da grafia de intervalos em uma e duas linhas;e a terceira, da reavaliação da capacidade de leitura dos sujeitos mediante a aplicação de exercícios melódicos construídos com o conteúdo intervalar explorado na primeira e segunda fases. As atividades foram aplicadas a uma amostra de oito sujeitos de 10 a 12 anos, todos musicalizados. Destes, seis tocavam piano e dois, flauta-doce (soprano). Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os sujeitos ainda não possuem o esquema da representação aural suficientemente estabelecido. Em razão das dificuldades apresentadas na leitura dos intervalos (especialmente quando em movimento descendente), da inconstância de desempenho satisfatório nas diversas tarefas, e do melhor desempenho na leitura executada do que na leitura cantada, os sujeitos demonstraram não ter atingido a maturidade necessária ao desenvolvimento desse processo de aprendizagem. Verificou-se que a alfabetização musical dos sujeitos não respeitou a linha evolutiva da inteligência musical do indivíduo, provocando uma ruptura no desenvolvimento cognitivo musical ao queimar etapas cognitivas anteriores.

    The teaching of music reading has traditionally been taught as the study of symbols as abstract codes without an adequate understanding of the relation between the symbols and the pitches they represent. This dissertation consists of an observation analysis and reflection on data which explains students’ inadequate performance concerning the reading of the pitch notation. The decoding of pitch notation presumes the development of an aural image, which in connection with the organizational rules of notation enables the subject to establish the necessary correspondence between a graphic significant and sound significant. The experiment consisted of three stages. The first one was a diagnosis of the subjects’ reading ability, and a prospection of the most frequent intervals found in the pieces performed during the diagnosis stage. The second, was a systematic reading drill constructed on the writing of intervals in one and two staff lines. The third stage was a revaluation of the subjects’ reading ability based on the application of melodic exercises composed with the intervals explored in the first and second stages. The activities were applied to a sample of eight music literate subjects between the ages of ten to twelve. Six of them played the piano and two of them, the soprano recorder. The results showed that the subjects do not have the aural representation schema sufficiently established. The interval reading difficulties (specially in descending movement), the lack of consistency on several tasks, and the better accomplishment of the instrumental playing over singing showed that the subjects did not reach the necessary maturity to the development of this learning process. It was verified that the subjects’ music literacy did not respect the evolutive line of an individuals’ musical intelligence, causing a rupture in the musical cognitive development when skipping prior cognitive stages.

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  • Educar pela música: um estudo sobre a criação e as concepções pedagógico musicais dos conservatórios estaduais mineiros na década de 50.

    Autor: Lilia Neves Gonçalves
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1993

    Este trabalho tem como objetivo historiar o processo de criação e institucionalização dos conservatórios estaduais mineiros ocorrido na década de 50, bem como as concepções pedagógico-musicais do ensino de música ministrado nestas escolas na época. A dissertação compõe-se de três partes que correspondem aos três capítulos do trabalho. No primeiro, propõe-se historiar a iniciativa e o processo de criação e institucionalização dos conservatórios estaduais mineiros, e o significado desta criação na década de 50. no segundo capítulo, por sua vez, procura-se abordar o ensino de música nos conservatórios – função e objetivos, os Cursos, as grades curriculares – focalizando a versão oficial e a prática deste ensino, também na década de 50. por fim, no terceiro capítulo, trata-se das concepções pedagógico-musicais do ensino ministrado nos conservatórios, levando em consideração o momento histórico e as tendências em educação musical no Brasil e em Minas Gerais na década de 50. Observou-se que fatores de ordem econômica, político-cultural e pedagógica estiveram envolvidos na criação dos conservatórios. Examinou-se os aspectos do ensino ministrado nestas escolas e as relações deste ensino com a necessidade de preparação de professores de música que atuariam nas cadeiras de Música e Orfeão das escolas oficiais/regulares. Ao analisar-se as concepções do ensino aplicado nestes estabelecimentos estaduais de música constatou-se que não havia a utilização de tendências pedagógico-musicais específicas, divulgadas na época.

    The purpose of this research is to historicize the establishment of State music conservatories in Minas Gerais during the 1950s. The pedagogical concepts of musical teaching in the schools are also examined. The thesis has three chapters. The first chapter examines the process of creation of theses conservatories. The second one explains the music teaching in the conservatoires – function, objectives, course work and curriculum – bringing into light the oficial version contained in the state laws and the practical application of these. The third chapter analyses the pedagogical principles applied in music teaching in the conservatories, taking into consideration the historical moment and the musical education trends in Brazil and Minas Gerais during the fifties. Among the economical, political, cultural and pedagogical factors involved in the establishment of the conservatories, this study has showed that teaching in these schools was related to the necessity of preparing music teachers to work in community schools. In examining the pedagogical musical trends difused in Brazil at that time were not known, nor applied in these conservatories.

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  • Processos seriais na música de Arrigo Barnabé: as oito canções do LP “Clara Crocodilo”.

    Autor: André Cavazotti e Silva
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1993

    A utilização de processos seriais na criação das oito canções do LP “Clara Crocodilo” de Arrigo Barnabé é investigada na presente pesquisa. O procedimento analítico utilizado demonstra que as oito canções são seriais, sendo que seis são dodecafônicas, confirmando que o compositor utiliza sistematicamente a técnica composicional serial, integrando-a à música popular urbana brasileira. Observando-se, também, que a utilização dos processos seriais relaciona-se diretamente com o conteúdo sociológico das letras, onde a marginalia da cidade de São Paulo na década de 70 é retratada. Conclui-se também que os processos seriais são utilizados em “Clara Crocodilo” como afronta ao tonalismo, conotando a distorção e a desintegração do centro tonal;no texto poético, o ser humano é retratado em sua forma distorcida e desintegrada.

    The use of serial procedures in the eight songs of the LP “Clara Crocodilo” by Arrigo Barnabé is surveyed in this thesis. An analytical study demonstrates that the eight songs are serial, six being twelve-tone. This fact confirms the position of the composer as one who employs serial compositional techniques in Brazilian urban popular music. Furthermore, it is demonstrated that the use of serial procedures is directly related to the sociological content of the lyrics, in which the underground of the city of São Paulo in the Seventies is portrayed. This investigation demonstrates that the serial procedure used in “Clara Crocodilo” represent an affront to tonality, indicating the distortion and disintegration of the tonal center;in the same way, the lyrics portray human beings in their distorted and disintegrated state.

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  • Antologia de peças de autores brasileiros para piano: a partir de 1950.

    Autor: Marília Cahino Bezerra
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 22/12/1992

    Esta pesquisa tem como objetivo fornecer informações referentes aos procedimentos e técnicas de composição, de execução e de grafia, praticadas em repertório pianístico contemporâneo composto a partir de 1950, exemplificados através de uma seleção de doze obras para piano solo de autores brasileiros. Na escolha deste repertório procurou-se manter um nível de dificuldade técnica das peças selecionadas que fossem mais apropriadas ao repertório de formação do instrumentista. Foi utilizado o sistema analítico Widmer/Jamary Oliveira/Alda Oliveira por adequar-se à descrição dos recursos e tendências praticadas neste repertório além de apresentar uma linguagem mais condizente com os propósitos didáticos além de apresentar uma linguagem mais condizente com os propósitos didáticos desta pesquisa. A coletânea fornece uma amostra de recursos e tendências praticadas em período mais recente com informações referentes à notação da grafia presente nas composições selecionadas.

    This research aims at providing information regarding technical, compositional and notational procedures found in the contemporary piano repertoire through a sample of twelve works for solo piano by Brazilian composers. The repertoire was chosen taking into account the level of difficulty that would be adequate to the intermediante student. The analytical system utilized is the one adopted by Widmer/J. Oliveira/A. Oliveira as it is best fit to reveal tendencies, characteristics and trends of this repertoire as well as for its pedagogical purposes. The results of the analysis in their graphic form are accessed visually.

    Resumo / Abstract
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