Dissertações

  • O processo de conhecimento em música: constatações de uma abordagem não-tonal na aprendizagem.

    Autor: Cristina de Souza Grossi
    Orientador: Prof. Dr. Raimundo Martins da Silva Filho
    Data da defesa: 06/12/1990

    A música gera conhecimento e tem significado porque opera com força especial na percepção e na cognição humana. A educação musical é uma das alternativas que configuram uma sólida aprendizagem da música. Tem a função de acionar e desenvolver tanto a capacidade no indivíduo para compreender as relações que possibilitam a expressão, quanto os mecanismos cognitivos presentes nos processos de organização sonora. No mudo ocidental convivem, lado a lado, dois tipos de música e, conseqüentemente, dois tipos de abordagens educacionais, com características organizacionais próprias e diferenciadas, aqui denominadas tonal e não-tonal. A proposta desta pesquisa é identificar os meios de estruturação presentes na música tonal, na música não-tonal. Mais especificamente, identificar, analisar e comparar as formas de conhecimento musical existentes nas abordagens tonal e não-tonal, na aprendizagem. Como processo e tradição cultural, a prática da música tonal tem gerado e desenvolvido, nos indivíduos, modelos sonoros de organização e relações sonoras características que, por usa vez, vêm gerando hábitos e disposições, orientando perceptiva e cognitivamente os indivíduos tonalmente aculturados. Procurando ampliar a experiência musical, valorizam os processos criativos por meio da vivência e da prática musical. Tais abordagens têm contribuído de forma significativa para a eficiência da aprendizagem de um modo geral. Os processos estruturais são construídos e desenvolvidos gradativamente, como na abordagem tonal. A aprendizagem fundamentada na música do Século XX aponta caminhos e possibilidades perceptivas e cognitivas, em favor do conhecimento da música como um todo.

    Operating with distinct power on the human perception and cognition, music can generate knowledge and meaning. Musical education is one of the alternatives for a meaningful learning of music. As a function, it can activate and develop both the individual’s capacity to understand the mechanisms present in the processes of sound organization. In the western world one identifies the coexistence of two types of music and two types of educational approaches. These approaches have particular organizational features which are herein called tonal and non-tonal. The purpose of this research is to identify the means of structuring tonal and non-tonal music. Specifically, to identify, analyse and compare forms of musical knowledge existing in the tonal and non-tonal approaches to music learning. As a process, as a cultural practice and tradition, tonal music has been developing models of sound organization as well as specific relations generate perceptive and cognitive habits and dispositions in the individual. The non-tonal approaches may coexist with or interfere in the referentials existing in the mind who is culturally and musically tonal oriented. Trying to expand the musical experience, thee approaches enhance the creative processes by a living practice of music. They contribute significantly to an effective learning. The structural processes are created and developed gradually s in the tonal approach. The learning of music based on XX Century repertoire leads for perceptive and cognitive ways and possibilities which enhance the knowledge of music as a whole.

    Resumo / Abstract
  • A trajetória contrapontística nas obras sacras do Pe. José Maurício Nunes Garcia: uma análise de fugas e fugatos.

    Autor: Denise Cordeiro de Souza Frederico
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    O objetivo deste estudo foi avaliar o procedimento da escrita contrapontística em obras sacras do padre José Maurício Nunes Garcia, explicitando os fatores que contribuíram para a aquisição desta nova técnica em sua música. Como referenciais históricos, optou-se pelas informações dos que conheceram o compositor pessoalmente, somando-se a eles os registros do Visconde de Taunay, de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de Francisco Curt Lange, José Maria Neves e Cleofe Person de Mattos. Quanto aos referenciais teóricos, foram adotados os que admitem ser a fuga um procedimento de composição e não uma forma musical com regras pré-estabelecidas. A seleção das obras estudadas ateve-se a três aspectos básicos: a autenticidade, a representatividade de uma fase histórica e a diversidade no manejo da técnica recém adquirida pelo compositor. Para cada obra selecionada foram fornecidos um breve histórico e uma análise estrutural enfatizando-se seu respectivo idioma harmônico. A análise das obras revelou que José Maurício não seguiu nenhum esquema formal rígido e aderiu às características estilísticas vigentes na música do Brasil colonial. Foi verificado, ainda, que o contexto sócio-cultural e a demanda da corte portuguesa em exílio no Brasil foram marcos vitais para o aparecimento da escrita contrapontística na sua obra. Conclui-se que a vinda de D. João VI para o Brasil em 1808 ocasionou uma mudança efetiva no curso da trajetória composicional do Pe. José Maurício, através da aquisição de novas técnicas expressas no estilo fugado.

    The purpose of this study was to evaluate the contrapunctal technique of José Mauricio Nunes Garcia in his sacred works, and to define the inception of this new technique in his musical output. The historical references have included the writings of people who met the composer and the essays of Visconde de Taunay, Luiz Heitor Corrêa de Azeved, Francisco Curt Lange, José Maria Neves and Cleofe Person de Mattos. Theoretical references have adhered to the recognition of the fugue as a compositional process rather than simply as a musical form governed by preestablished rules. The works selected for this study refer to basic aspects: their authenticity, their significance in regard to given historical period, and their diversity in the employ of the new compositional techniques acquiered by the composer. A brief historical account and a structural analysis emphasing the harmonic idiom have been provided for each selected work. The analysis of the music works reveal that José Maurício did not follow rigid formal schemes of any kind, taking into account the use of a style characteristic of Colonial Brazilian Music. This study also verifies that the socio-cultural context and the artistic demands of the Portuguese court in exile in Brazil were the main reasons for the appearance pf contrapunctual writings in the works of Garcia. It is proved, finally, that the arrival of D. João VI to Brazil in 1808 elicited an effective change in the compositional style of Garcia as witnessed of his acquisition of the new contrapunctual techniques.

    Resumo / Abstract
  • Variantes de texto em edições da Prole do Bebê Nº 1 para piano de Heitor Villa-Lobos: estudo preliminar para uma edição crítica.

    Autor: André da Silveira Loss
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    A suíte “Prole do Bebê nº 1” de Heitor Villa-Lobos foi editada diversas vezes durante a vida do compositor e em diferentes lugares do mundo. Comparadas entre si, essas edições apresentam discrepâncias, o que gera dificuldades no estabelecimento da confiabilidade dos diferentes textos. Referências quanto à procedência e genealogia das discrepâncias ao logo das edições podem servir de base para um texto crítico da “Prole do Bebê nº 1”. No entanto, as referências das edições através das fontes de autoria de Villa-Lobos são escassas, e foram conhecidas apenas em parto através das fontes disponíveis no Museu Villa-Lobos e na Biblioteca Nacional. Segundo as fontes de Villa-Lobos conhecidas e a análise da natureza e função das discrepâncias das edições em relação ao priemiro texto conhecido da “Prole do Bebê nº 1”, estabeleceu-se como textos mais confiáveis, a edição Max Eschig e as edições da segunda e da quarta peças da suíte pela Edward B. Marks e Villa-Lobos Music Corporation.

    The “Baby’s Family nº 1” suite by Heitor Villa-Lobos was published several times, in different places of the world during the composer’s life. These editions show discrepancies when compared to one another, causing some difficulties as far as the reliability of the different texts is concerned. The references concerning the source and genealogy of these discrepancies may serve as the basis to a critical text of “Baby’s Family nº 1”. However, these references are scarce and were only partially discovered through some information aviable in Villa-Lobos Museum and in the National Library. According to Villa-Lobos known sources and to the analysis of the nature and function of the editions’ discrepancies concerning the first known text of “Baby’s Family nº 1”, Max Eschig’s edition and the editions of the second and forth pieces of the suite by Edward B. Marks and Villa-Lobos Music Corporation have been considered as being the most reliable texts.

    Resumo / Abstract
  • O ensaio coral como momento de aprendizagem: a prática numa perspectiva de educação musical.

    Autor: Sergio Luiz Ferreira de Figueiredo
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    O objetivo desta pesquisa é apresentar questões sobre educação musical na prática coral. O ensaio coral é um momento de aprendizagem. É no ensaio coral que o conhecimento musical é construído. No capítulo 1 o treinamento é abordado como uma parte do processo de aprendizagem. Durante o ensaio coral muitos treinamentos são utilizados com o objetivo de promover a aprendizagem musical. O capítulo 2 trata do planejamento do ensaio. Existem três pontos fundamentais para o planejamento: organização, aplicação e avaliação. A organização do repertório e do ensaio, a aplicação de estratégias e a avaliação dos resultados são desenvolvidos neste capítulo. A aprendizagem de conceitos musicais através da prática coral é o assunto do capítulo 3. Ritmo, melodia e harmonia são apresentados como componentes básicos para o desenvolvimento de conceitos musicais. Exemplos do repertório coral mostram alguns pontos relacionados ao ritmo, melodia e harmonia. São apresentados exercícios com o objetivo de indicar solução para determinados problemas de forma progressiva e contextualizada. A técnica vocal é apresentada no capítulo 4 como um recurso na aprendizagem coral. A função da técnica vocal é facilitar a realização musical. Exercícios são apresentados com o objetivo de conduzir os cantores à compreensão dos elementos vocais necessários para a prática coral. A inter-relação conceitos musicais, técnica vocal e repertório é extremamente importante e necessária para que haja contextualização dos inúmeros aspectos envolvidos na prática coral.

    The objective of this work is to present questions about music education in choral practice. Choral rehearsal is a learning moment. In the choral rehearsal the musical knowledge is acquired. In chapter 1 the training is approached as a part in the learning process. During choral rehearsal many activities are used with the aim of promoting musical learning. Chapter 2 discusses the rehearsal planning. There are three fundamental points: organization, application and evaluation. The repertoire and the rehearsal organization, the application of strategies and the evaluation of results are developed in this chapter. Learning musical concepts through choral practice is the subject of chapter 3. Rhythm, melody and harmony are presented as basic components for developing musical concepts. Examples of choral repertoire show some points related to rhythm, melody and harmony. There are some exercises given with the aim of helping to solve problems in a progressive way. The subject of chapter 4 is vocal technique is to make easier choral performance. Some other exercises are meant to lead the singers to the comprehension of vocal components wich are necessary to choral practice.

    Resumo / Abstract
  • Musicalização de adultos através da voz: uma proposta metodológica de abordagem multi-modal.

    Autor: Helena de S. N. Wohl Coelho
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    Esta Dissertação de Mestrado apresenta um método de musicalização de adultos através da voz dentro de uma abordagem multi-modal. Contém um capítulo de fundamentação, onde os diversos parâmetros da música são definidos sob a ótica da musicalização pela abordagem da musicalização pela abordagem multi-modal;um capítulo de apresentação da proposta, propriamente dita, com especificações metodológicas (Partitura-Resumo, Quadro Sinóptico Multi-Modal de Conteúdos Musicais, Material do Aluno e Guia do Professor);e um capítulo de narrativa da experiência de aplicação do método proposto e avaliação dos resultados obtidos. As canções e padrões da Partitura-Resumo foram criados especificamente para os conteúdos das unidades e a preocupação básica é a de favorecer a memorização e compreensão de tais conteúdos e não a de produzir literatura musical no sentido artístico. O Quadro Sinóptico Multi-Modal de Conteúdos Musicais apresenta-se em forma matricial onde as abcissas contém uma resenha dos conteúdos abordados por aula, e as ordenadas, a complexidade crescente e gradativa de tais conteúdos por aula. A originalidade das informações contidas consiste na seqüência com que foram organizadas. O Material do Aluno é o livro de exercícios de propriedade e para uso do aluno ao acompanhar as aulas. O Guia do Professor é o livro que contém as respostas às questões formuladas no Material do Aluno e comentários sobre a maneira de conduzir a busca de soluções e a aprendizagem específica. Observou-se que a elaboração do conhecimento musical – em seus aspectos afetivo, cognitivo e motor – foi sendo, paulatinamente assumida pelos próprios alunos. Constatou-se, também, que este método propicia nitidez na compreensão das partituras, assim como naturalidade, eloqüência e autonomia no domínio do vocabulário e da performance musical.

    This study presents a method in which adults without formal musical training are exposed to a multi-modal approach to music education and literacy. The first chapter introduces the proposal itself with methodological specifications (collected musical scores, complete table of contents, student’s handbook and teacher’s guide);and the last is a descriptive chapter of the proposed method with its applications and a partial evaluation of the results obtained. The songs and patterns found in the scores are specifically created for each one of the unite. The basic preoccupation is to help the memorization and comprehension of the contents and not to produce musical literature in its artistic sense. The multi-modal table of contents is presented as a summary with gradual increase in the complexity of the material. The sequencial organization of the material is presented in an original form and it covers form, texture, timber, harmony, rhytm, melody and expressiveness. The teacher’s guide contains the answers to some of the questions presented in the student’s handbook as well as solutions for some of the specific learning problems. The aim of this study is the presentation of a method which can be an effective tool in the acquisition of solid musical skills. It promotes positive attitudes towards learning, music and singing.

    Resumo / Abstract
  • Uma análise motívica da sonata breve para piano de Oscar Lorenzo Fernandez: critérios para uma interpretação.

    Autor: Maria Bernadete Castelán Póvoas
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    Este estudo tem por objetivo demonstrar a estrutura motívica da sonata Breve para piano (1947) de Oscar Lorenzo Fernandez, determinada a partir do exame de um motivo básico. São destacados seus elementos e observadas as relações entre este motivo e as linhas temáticas decorrentes de suas modificações, transformações e funções exercidas no desenvolvimento da obra. Estas questões são analisadas dentro dos contextos melódico, rítmico e harmônico. A definição da macro estrutura da Sonata emerge como resultado da análise da sua micro estrutura. Como referencial teórico, optou-se por realizar a análise a partir das teorias sobre “Transformações Temática” e “Variação Progressiva” de Rudolf Réti e Arnold Schoenberg, respectivamente. Quanto ao aspecto formal, este foi tratado segundo critérios que admitem ser o “Allegro” de sonata uma estrutura que segue o princípio composicional da recorrência motívico-temática e não uma forma musical restrita. Concomitantemente são questionados os pressupostos da “livre interpretação” enquanto método de trabalho músico-instrumental e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação pianística da referida obra, com respaldo na análise realizada. A análise revelou que a natureza propulsiva do motivo básico impulsiona o desenvolvimento do discurso musical da Sonata, cuja estrutura decorre da manipulação dos seus elementos intrínsecos. O modelo é modificado, transformado e combinado com elementos derivados e recapitulados, sendo, por estas razões, além de gerador do desenvolvimento da Sonata, fator de unidade estrutural. Em decorrência dos resultados da análise realizada, concluiu-se que o conhecimento do arcabouço estrutural de uma composição torna-se condição essencial à realização interpretativa. A escolha da Sonata Breve ateve-se a dois aspectos: a relevância do material nela contido para o aprofundamento de questões estruturais, estéticas e musicais, e a carência de estudos analíticos sobre as composições de Lorenzo Fernandez.

    The aim of this study is to show the basic motivic structure as it supports and determines the Sonata Breve (1947) of Oscar Lorenzo Fernandez. The component parts of the motive are defined and relationships between motives and resulting themes are not only determined but related as well to the overall development of the melodic, rhythmic and harmonic contents of the work. The understanding of the structure of the Sonata as a whole emerges as a result of the analysis of the transformations of the motive in its diverse guises. The theoretical foundation is given by Rudolf Reti in his work entitled “The Thematic Process in Music”, and by Arnold Schoenberg in the books “Fundamentals of Musical Composition”, “Models for Beginners in Composition” and in some articles of “Style and Idea”. Formally the Sonata Breve is written as a three movement sonata, following the principle of motivic and thematic recurrence. As part of this study interpretive criteria are pointed at as a result of analytical conclusions and its interpretation is understood as a result of this process. The choice of the work is due to two main points, first the intrinsic artistic qualities of the Sonata Breve itself and second, the lack of analythical studies on the music of Brazilian composer Oscar Lorenzo Fernandez (1898 – 1948).

    Resumo / Abstract
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