Dissertações

  • Uma análise motívica da sonata breve para piano de Oscar Lorenzo Fernandez: critérios para uma interpretação.

    Autor: Maria Bernadete Castelán Póvoas
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    Este estudo tem por objetivo demonstrar a estrutura motívica da sonata Breve para piano (1947) de Oscar Lorenzo Fernandez, determinada a partir do exame de um motivo básico. São destacados seus elementos e observadas as relações entre este motivo e as linhas temáticas decorrentes de suas modificações, transformações e funções exercidas no desenvolvimento da obra. Estas questões são analisadas dentro dos contextos melódico, rítmico e harmônico. A definição da macro estrutura da Sonata emerge como resultado da análise da sua micro estrutura. Como referencial teórico, optou-se por realizar a análise a partir das teorias sobre “Transformações Temática” e “Variação Progressiva” de Rudolf Réti e Arnold Schoenberg, respectivamente. Quanto ao aspecto formal, este foi tratado segundo critérios que admitem ser o “Allegro” de sonata uma estrutura que segue o princípio composicional da recorrência motívico-temática e não uma forma musical restrita. Concomitantemente são questionados os pressupostos da “livre interpretação” enquanto método de trabalho músico-instrumental e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação e apresentada uma proposta de critérios para uma interpretação pianística da referida obra, com respaldo na análise realizada. A análise revelou que a natureza propulsiva do motivo básico impulsiona o desenvolvimento do discurso musical da Sonata, cuja estrutura decorre da manipulação dos seus elementos intrínsecos. O modelo é modificado, transformado e combinado com elementos derivados e recapitulados, sendo, por estas razões, além de gerador do desenvolvimento da Sonata, fator de unidade estrutural. Em decorrência dos resultados da análise realizada, concluiu-se que o conhecimento do arcabouço estrutural de uma composição torna-se condição essencial à realização interpretativa. A escolha da Sonata Breve ateve-se a dois aspectos: a relevância do material nela contido para o aprofundamento de questões estruturais, estéticas e musicais, e a carência de estudos analíticos sobre as composições de Lorenzo Fernandez.

    The aim of this study is to show the basic motivic structure as it supports and determines the Sonata Breve (1947) of Oscar Lorenzo Fernandez. The component parts of the motive are defined and relationships between motives and resulting themes are not only determined but related as well to the overall development of the melodic, rhythmic and harmonic contents of the work. The understanding of the structure of the Sonata as a whole emerges as a result of the analysis of the transformations of the motive in its diverse guises. The theoretical foundation is given by Rudolf Reti in his work entitled “The Thematic Process in Music”, and by Arnold Schoenberg in the books “Fundamentals of Musical Composition”, “Models for Beginners in Composition” and in some articles of “Style and Idea”. Formally the Sonata Breve is written as a three movement sonata, following the principle of motivic and thematic recurrence. As part of this study interpretive criteria are pointed at as a result of analytical conclusions and its interpretation is understood as a result of this process. The choice of the work is due to two main points, first the intrinsic artistic qualities of the Sonata Breve itself and second, the lack of analythical studies on the music of Brazilian composer Oscar Lorenzo Fernandez (1898 – 1948).

    Resumo / Abstract
  • A trajetória contrapontística nas obras sacras do Pe. José Maurício Nunes Garcia: uma análise de fugas e fugatos.

    Autor: Denise Cordeiro de Souza Frederico
    Orientador:
    Data da defesa: 01/01/1990

    O objetivo deste estudo foi avaliar o procedimento da escrita contrapontística em obras sacras do padre José Maurício Nunes Garcia, explicitando os fatores que contribuíram para a aquisição desta nova técnica em sua música. Como referenciais históricos, optou-se pelas informações dos que conheceram o compositor pessoalmente, somando-se a eles os registros do Visconde de Taunay, de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e os estudos de Francisco Curt Lange, José Maria Neves e Cleofe Person de Mattos. Quanto aos referenciais teóricos, foram adotados os que admitem ser a fuga um procedimento de composição e não uma forma musical com regras pré-estabelecidas. A seleção das obras estudadas ateve-se a três aspectos básicos: a autenticidade, a representatividade de uma fase histórica e a diversidade no manejo da técnica recém adquirida pelo compositor. Para cada obra selecionada foram fornecidos um breve histórico e uma análise estrutural enfatizando-se seu respectivo idioma harmônico. A análise das obras revelou que José Maurício não seguiu nenhum esquema formal rígido e aderiu às características estilísticas vigentes na música do Brasil colonial. Foi verificado, ainda, que o contexto sócio-cultural e a demanda da corte portuguesa em exílio no Brasil foram marcos vitais para o aparecimento da escrita contrapontística na sua obra. Conclui-se que a vinda de D. João VI para o Brasil em 1808 ocasionou uma mudança efetiva no curso da trajetória composicional do Pe. José Maurício, através da aquisição de novas técnicas expressas no estilo fugado.

    The purpose of this study was to evaluate the contrapunctal technique of José Mauricio Nunes Garcia in his sacred works, and to define the inception of this new technique in his musical output. The historical references have included the writings of people who met the composer and the essays of Visconde de Taunay, Luiz Heitor Corrêa de Azeved, Francisco Curt Lange, José Maria Neves and Cleofe Person de Mattos. Theoretical references have adhered to the recognition of the fugue as a compositional process rather than simply as a musical form governed by preestablished rules. The works selected for this study refer to basic aspects: their authenticity, their significance in regard to given historical period, and their diversity in the employ of the new compositional techniques acquiered by the composer. A brief historical account and a structural analysis emphasing the harmonic idiom have been provided for each selected work. The analysis of the music works reveal that José Maurício did not follow rigid formal schemes of any kind, taking into account the use of a style characteristic of Colonial Brazilian Music. This study also verifies that the socio-cultural context and the artistic demands of the Portuguese court in exile in Brazil were the main reasons for the appearance pf contrapunctual writings in the works of Garcia. It is proved, finally, that the arrival of D. João VI to Brazil in 1808 elicited an effective change in the compositional style of Garcia as witnessed of his acquisition of the new contrapunctual techniques.

    Resumo / Abstract
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