Estrutura Curricular Mestrado

O Mestrado em Música tem a duração de 24 meses (quatro semestres). As disciplinas são desenvolvidas em regime semestral, respeitando-se os pré-requisitos estabelecidos. Os alunos devem estar vinculados ao curso em regime integral, que inclui aulas, atividades de pesquisa, atividades artísticas e estudos independentes. O aluno deverá completar 24 créditos, entre disciplinas obrigatórias e opcionais.

O aluno que tenha completado os créditos mas não tenha preenchido outros requisitos do curso será recomendado pela Comissão de Pós-Graduação a solicitar o título de Especialista.

 


 

 

Disciplinas

Núcleo comum (obrigatórias)

MUP121 – Seminário de pesquisa em música | 3 créditosVisão dos fundamentos e pressupostos epistemológicos de pesquisa em música. Análise crítica de métodos e técnicas utilizadas na pesquisa musical. Abordagem de diferentes áreas temáticas. Avaliação das tendências e inovações dentro da pesquisa em música abrangendo as subáreas: musicologia, educação musical, composição e práticas interpretativas. MUP122 – Estágio docente orientado I | 3 créditosAtividades supervisionadas de ensino no âmbito da graduação com o objetivo de oportunizar a aquisição de experiência docente por parte de mestrandos e doutorandos.

 

 

Composição

Obrigatórias

MUP123 – Composição I | 3 créditosEstudo da composição musical abordando técnicas de estruturação e princípios estéticos, com orientação individual. MUP124 – Composição II | 3 créditosEstudo da composição musical abordando técnicas de estruturação e princípios estéticos, com orientação individual. MUP125 – Composição III | 3 créditosEstudo da composição musical abordando técnicas de estruturação e princípios estéticos, com orientação individual. MUP126 – Seminário de análise e composição | 3 créditosA aplicação de técnicas analíticas a obras musicais e o estabelecimento de relações entre procedimentos analíticos e procedimentos composicionais.

 

Opcionais

MUP001 – Tópicos em análise de estruturas musicais | 3 créditosEnfoques de técnicas analíticas, objetivando a compreensão dos métodos de abordagem do texto musical tonal. Discussões das metodologias analíticas de Schenker, Réti e Meyer. MUP005 – Tópicos em história e literatura musical | 3 créditosEstudo de tópicos significativos de períodos musicais desde a Idade Média até o fim do período Barroco. MUP011 – Música e estética | 3 créditosA discussão estética do final do século. A concepção da estética pós-moderna: produção, execução e recepção de música nas sociedades contemporâneas. A construção da crítica às noções de música e significado. MUP098 – Estudo individual orientado | 3 créditosEstudo aprofundado de um tópico de interesse específico do mestrando/doutorando através da discussão de leituras e baseado em programa estabelecido de comum acordo com o professor orientador. MUP118 – Tópicos especiais I | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento. MUP119 – Tópicos especiais II | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento. MUP131 – Composição IV | 3 créditosConcepção e realização de projetos de composição. MUP132 – Música e tecnologia | 3 créditosEnsinar os conceitos básicos sobre tecnologia aplicada à música. Instruir os alunos de música sobre os recursos tecnológicos digitais disponíveis. Ensinar como utilizar, na prática, as diversas tecnologias na área da música. Desenvolver a prática de recursos tecnológicos como sequenciadores, computadores, sintetizadores e gravadores digitais.

 

Será concedido o título de Mestre em Música, na área de Composição, ao aluno que:

  • Completar no mínimo 24 créditos exigidos pelo Programa, entre disciplinas obrigatórias e opcionais;
  • Realizar o recital público das obras compostas durante o curso;
  • Defender publicamente o memorial das obras compostas durante o curso, receber a aprovação da respectiva Banca Examinadora e a homologação das instâncias superiores;
  • Obtiver aprovação na prova de proficiência da língua estrangeira.

 

 

Educação Musical

Obrigatórias

MUP129 – Pesquisa em educação musical | 3 créditosEstudo sistemático de metodologias específicas da pesquisa em educação musical. Elaboração do projeto de dissertação de mestrado.
MUP133 – Núcleo de pesquisa I | 3 créditosEstudos e reflexões sobre o campo da educação musical no âmbito da educação básica e superior. Gerenciamento e práticas de projetos integrados de pesquisa.

 

Opcionais

MUP079 – Tópicos em educação musical | 3 créditosDiscussão e análise de problemas específicos que caracterizam a estrutura do ensino musical, visando a compreensão, o diagnóstico e as alternativas possíveis para os problemas. Alguns tópicos considerados significativos poderão ser sugeridos pelos alunos, a partir de experiências vivenciadas em situações distintas como profissionais. MUP081 – Seminário de estrutura e organização de currículos em música | 3 créditosIntrodução ao estudo das teorias de currículo. Questões filosóficas, psicológicas e sociológicas envolvidas ao desenvolvimento curricular. Análise crítica de currículos de música. Princípios de estruturação de um currículo de música em diferentes níveis de ensino. MUP098 – Estudo individual orientado | 3 créditosEstudo aprofundado de um tópico de interesse específico do mestrando/doutorando através da discussão de leituras e baseado em programa estabelecido de comum acordo com o professor orientador. MUP118 – Tópicos especiais I | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento. MUP119 – Tópicos especiais II | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento. MUP128 – Sociologia da educação musical | 3 créditosParadigmas atuais e pluralidade de perspectivas na compreensão do fenômeno pedagógico-musical tomado como prática social. Discussão do ensino-aprendizagem de música em diversas realidades socioculturais. Descrição no campo da sociologia da educação musical destacando o papel do currículo como construção social. MUP134 – Núcleo de pesquisa II | 3 créditosGerenciamento da pesquisa quanto aos processos de elaboração de trabalhos e estratégias de divulgação. Sistematização e aplicação de resultados de pesquisa na área de educação musical. MUP139 – Estágio docente orientado II | 3 créditosAtividades supervisionadas de ensino no âmbito da graduação com o objetivo de oportunizar a aquisição de experiência docente por parte de mestrandos e doutorandos.

 

Será concedido o título de Mestre em Música, na área de Educação Musical, ao aluno que:

  • Completar no mínimo 24 créditos exigidos pelo Programa, entre disciplinas obrigatórias e opcionais;
  • Defender publicamente a dissertação de mestrado, receber a aprovação da respectiva Banca Examinadora e a homologação das instâncias superiores;
  • Obtiver aprovação na prova de proficiência da língua estrangeira.

 

Musicologia/Etnomusicologia

Obrigatórias

MUP147 – Fundamentos históricos da Etnomusicologia/Musicologia | 4 créditosA disciplina visa introduzir os estudantes a um trabalho sistemático e reflexivo acerca dos principais paradigmas e correntes teóricas que instituiram o campo disciplinar internacional da musicologia histórica e etnomusicologia desde o fim do século XIX até meados do século XX. Abordagem do(s) relacionamento(s) entre música e sociedade através da revisão de estudos e correntes teóricas e metodológicas em musicologia histórica e etnomusicologia, bem como de teoria e análise musical aplicadas à área. MUP148 – Fundamentos teóricos contemporâneos da Etnomusicologia/Musicologia | 4 créditosO seminário dá continuidade à revisão dos principais paradigmas teóricos e suas repercussóes críticas no campo disciplinas desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Essas discussões trazidas por autores de diferentes linhagens e pertencimentos acadêmicos serão examinadas empiricamente em monografias, artigos de periódicos e colóquios focados nas questões que envolvem a música e as relações étnico-raciais, de gênero, contextos de festa e ritual, representações musicais do estado-nação, estudos de música popular, globalização, tecnologias digitais. MUP149 – Métodos e técnicas de pesquisa em Etnomusicologia/Musicologia | 4 créditosSeminário focado nas discussões epistemológicas e práticas acerca dos métodos e diferentes técnicas de pesquisa historicamente constituídos e revistos no campo disciplinar. Através de recortes em torno de temas e problemas na literatura pertinente, visa a instrumentalizar os estudantes para a elaboração do projeto de dissertação de mestrado pela via do amadurecimento reflexivo e crítico. MUP150 – Leituras monográficas em Etnomusicologia/Musicologia I | 3 créditosAtravés de monografias em Musicologia/ Etnomusicologia selecionadas, esta disciplina examinará etnografias e historiografias musicais publicadas em livro como gênero literário e procedimentos de pesquisa. Questões relacionadas norteiam a leitura crítica desses trabalhos: 1. procedimentos de pesquisa pré- escrita; 2. questões éticas (representação) e posicionamento do autor no texto; 3. métodos (historiografia, etnografia e análise musical) utilizados; 3. estrutura narrativa; 4. como são construídos e demonstrados os relacionamentos entre música, cultura e sociedade; 5. integração e importância de materiais textuais, sonoros, visuais e audiovisuais (fotos, gravações, filmes, bibliografias, glossários, indexes, anexos e apêndices). MUP151 – Projetos, mediações político-culturais e novas tecnologias | 3 créditosDisciplina de caráter teórico-prático com o objetivo de preparar os estudantes para a reflexão e elaboração de ações que possam vir a dinamizar o estudo do conhecimento do patrimônio musical brasileiro e de suas respectivas comunidades humanas através do concurso de novas tecnologias. O conteúdo programático está dividido em quatro grandes tópicos: 1. Diálogos interculturais: projetos e mediações entre pesquisadores e pesquisados (pesquisa colaborativa/dialogia no campo); 2. Métodos e técnicas de pesquisa de campo e arquivística e as novas tecnologias; 3. Políticas públicas e narrativas acadêmicas - memória e patrimônio de populações indígenas, remanescentes de quilombos, imigrantes, grupos sociais urbanos e rurais; 4. Instituições de memória: museus, centros culturais, arquivos, centros de memória e órgãos de preservação de patrimônio cultural público e privado.

 

 

Opcionais

MUP118 – Tópicos especiais I | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento. MUP119 – Tópicos especiais II | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento. MUP140 – Música, cultura e sociedade | 3 créditosAdd a Tooltip Text MUP152 – Leituras monográficas em Etnomusicologia/Musicologia II | 3 créditosAtravés de monografias em Musicologia/ Etnomusicologia selecionadas, esta disciplina aprofundará o exame de etnografias e historiografias musicais publicadas em livro como gênero literário e procedimentos de pesquisa. Questões relacionadas norteiam a leitura crítica desses trabalhos: 1. procedimentos de pesquisa pré- escrita; 2. questões éticas (representação) e posicionamento do autor no texto; 3. métodos (historiografia, etnografia e análise musical) utilizados; 3. estrutura narrativa; 4. como são construídos e demonstrados os relacionamentos entre música, cultura e sociedade; 5. integração e importância de materiais textuais, sonoros, visuais e audiovisuais (fotos, gravações, filmes, bibliografias, glossários, indexes, anexos e apêndices).

 

Será concedido o título de Mestre em Música, na área de Musicologia/Etnomusicologia, ao aluno que:

  • Completar no mínimo 24 créditos exigidos pelo Programa, entre disciplinas obrigatórias e opcionais;
  • Defender publicamente a dissertação de mestrado, receber a aprovação da respectiva Banca Examinadora e a homologação das instâncias superiores;
  • Obtiver aprovação na prova de proficiência da língua estrangeira.

 

Práticas Interpretativas

Obrigatórias

MUP100 – Instrumento I | 3 créditos
MUP101 – Instrumento II | 3 créditos
MUP102 – Instrumento III | 3 créditos

Opcionais

MUP001 – Tópicos em análise de estruturas musicais | 3 créditosPlanejamento e desenvolvimento de um trabalho visando a formação do intérprete e o domínio da técnica e da estética musical aplicadas ao repertório do instrumento. MUP005 – Tópicos em história e literatura musical | 3 créditosEstudo de tópicos significativos de períodos musicais desde a Idade Média até o fim do período Barroco.

MUP011 – Música e estética | 3 créditosA história do órgão e seu desenvolvimento até os dias de hoje. Principais construtores de órgãos. A literatura de cada período e seus representantes; análise das obras mais importantes de cada período. Aspectos específicos do instrumento e realização da partitura.MUP035 – Seminário de história e literatura do órgão | 3 créditosA discussão estética do final do século. A concepção da estética pós-moderna: produção, execução e recepção de música nas sociedades contemporâneas. A construção da crítica às noções de música e significado.
MUP051 – Música de câmara I | 3 créditosEstudo sistemático de duos, trios, quartetos e quintetos, os períodos Barroco, Clássico e Romântico. Execução de obras estudadas.
MUP052 – Música de câmara II | 3 créditosExecução e estudo de obras camerísticas dos períodos Barroco, Clássico, Romântico e do século XX. Apresentação pública prevista no final do semestre.
MUP059 – Instrumento IV | 3 créditosProsseguimento do trabalho desenvolvimento na disciplina Instrumento III. Refinamento técnico e estético de obras do repertório.
MUP098 – Estudo individual orientado | 3 créditosEstudo aprofundado de um tópico de interesse específico do mestrando/doutorando através da discussão de leituras e baseado em programa estabelecido de comum acordo com o professor orientador.
MUP103 – Seminário de didática instrumental | 3 créditosAbordagens específicas para a iniciação de crianças e adultos no instrumento, em aulas individuais e coletivas. Análise das principais propostas metodológicas e suas influências no ensino de instrumento no Brasil.
MUP106 – Tópicos em execução instrumental | 3 créditosTécnicas específicas de execução musical com tópicos variáveis a cada oferecimento da disciplina e decididos entre a classe e o professor.
MUP118 – Tópicos especiais I | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento.
MUP119 – Tópicos especiais II | 3 créditosDiscussão e análise de tópicos específicos abordados de acordo com as Linhas de Pesquisa e em função dos projetos de tese em desenvolvimento.
MUP139 – Estágio docente orientado II | 3 créditosAtividades supervisionadas de ensino no âmbito da graduação com o objetivo de oportunizar a aquisição de experiência docente por parte de mestrandos e doutorandos.
MUP145 – Seminário de execução instrumental | 3 créditosAulas de execução instrumental em formato de <em>masterclasses</em> com professores do Programa e professores convidados.
MUP146 – Seminário de pesquisa em práticas interpretativas | 3 créditosExame e reflexão para o campo de pesquisa em práticas interpretativas. Análise e discussão de trabalhos específicos do campo e formas de divulgação da produção.

Será concedido o título de Mestre em Música, na área de Práticas Interpretativas (flauta transversal, órgão, piano, violão e violino), ao aluno que:

  • Completar no mínimo 24 créditos exigidos pelo Programa, entre disciplinas obrigatórias e opcionais;
  • Apresentar dois recitais públicos com obras orientadas durante o curso, receber a aprovação da respectiva Banca Examinadora e a homologação das instâncias superiores;
  • Defender publicamente o trabalho conclusivo de pesquisa, receber a aprovação da respectiva Banca Examinadora e a homologação das instâncias superiores;
  • Obtiver aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira.