Eventos

 

 

 

 

Masterclass de Flauta Transversal do Prof. Dr. Maurício Freire (UFMG):

Masterclass de Flauta Transversal do Prof. Dr. Maurício Freire (UFMG): quarta-feira (dia 10 de maio de 2017, das 14h as 16h ) na Sala Armando Albuquerque do PPG MUS UFRGS (Rua Prof Annes Dias 112/ 15 andar) . Executantes (nível avançado) devem enviar propostas com repertório para Prof Leonardo Winter (llwinter@uol.com.br)  Entrada Franca . 

 

30 anos do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS

De 17 a 19 de abril de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS celebrará seus 30 anos de atividades.

Saiba mais em : https://www.ufrgs.br/ppgmusica/30-anos-do-programa-de-pos-graduacao-em-musica-da-ufrgs/

 

 

Seminário Internacional de Educação Musical FAPROM/UFRGS 

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Grupo de pesquisa FAPROM, coordenado pela Profa. Dra. Liane Hentschke, está organizando o Seminário Internacional de Educação Musical entre os dias 21 e 22 de novembro de 2016, que terá como conferencista principal Profa. Dra. Liora Bresler. Sua programação consistirá de palestras, mesas-redondas e apresentações musicais. ​O ponto alto da palestra de abertura da Profa. Liora será a temática do empreendendorismo em educação musical, assunto que tem sido debatido em fóruns internacionais do ensino de artes.

​​O seminário é destinado  a todos os professores de música de todos os níveis de ensino, pois tratará de questões contemporâneas ligadas ao ensino de música, políticas nacionais e internacionais de educação musical, além de pesquisas qualitativas aplicadas ao ensino de música.

Inscrições, programação completa e mais informações no site do evento: http://faprom9.wixsite.com/seminarioedmusical.

 

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I Colóquio em Música do Brasil e América Latina/Etnomus UFRGS 

Está disponível a programação do I Colóquio em Música do Brasil e América Latina/Etnomus UFRGS. Clique aqui e confira a programação.

 

 

 

CARTAZ Palestra professor Andreas Lehmann na Alemanha 

 

 

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Dia 27 de abril às 17hs na Sala Armando, ocorrerá o evento de lançamento do livro PATTAPIOS, com o Prof. Dr. Raul Costa d’Avila.

 

 

 

PATTAPIOS

 

É com grande satisfação que apresentamos essa publicação especial comemorativa aos 20 anos da Associação Brasileira de Flautistas, ABRAF, reunindo em um só volume artigos publicados ao longo da existência de seu informativo: o Pattapio.

A história desta publicação — que em sua primeira edição circulou apenas com o nome de “Informativo” — teve seu início a partir de um desejo do criador e então presidente da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), Celso Woltzenlogel, em manter os associados informados sobre que acontecia no “universo da flauta”.

Assim então surgia o Pattapio, cujos exemplares eram enviados à residência de cada associado pelos Correios. Era motivo de orgulho e alegria recebê-los ! 

Eram entrevistas, artigos sobre interpretação, técnicas, lançamento de CDs, cursos, concursos, master classes, festivais, curiosidades, enfim, notícias do “universo da flauta” que, além de manter os associados informados, sobretudo os motivava. 

Seu período de produção foi de janeiro de 1995 a agosto de 2007; durante estes anos tivemos a valiosa colaboração de vários associados nos enviando material para publicação, o que foi fundamental.

Para celebrar os 20 anos da ABRAF, resolvemos selecionar e organizar parte deste precioso material pedagógico publicado ao longo dos anos e publicá-lo em um só volume, dando um acabamento especial aos textos. Separamos o material em cinco categorias: História e Organologia, Técnica, Interpretação e Repertório, Pedagogia e Entrevistas. 
Isso possibilitará e facilitará o acesso à excelente produção publicada pela ABRAF.

A variedade de conteúdos que se encontra neste livro, com certeza, proporcionará ao leitor reflexões e possibilidades de aprendizado, enriquecendo o conhecimento de estudantes, profissionais e demais interessados.

Com edição de Valentina Daldegan e Raul Costa d’Avila.

 

 

erika

 

 

 

 

 

 

francesca

 

 

 

ERIKA E FRANCESCA

 

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Música e imaginários partilhados: nacionalismos, comunidades e canto em coro

Data do evento: 30 de Outubro a 1 de Novembro de 2014 | Submissão de propostas até 15 Julho 2014

Acolhimento e organização: Universidade de Aveiro e INET-MD (Portugal); co-organização: Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), Centro Studi Opera Omnia Luigi Boccherini (Itália), e Universidad de Rioja

 

Oradores principais

Ruth Finnegan – The Open University (Reino Unido); Mário Vieira de Carvalho – Universidade Nova de Lisboa; Salwa Castelo-Branco – Universidade Nova de Lisboa

 

Chamada de propostas

Os estudos de Philip Bohlman propõem uma abordagem à temática do nacionalismo e da construção da “nova” Europa a partir de “múltiplos ângulos”, de modo a abranger a pluralidade de actores e práticas musicais que intersectam e fracturam as identidades nacionais. No que diz respeito ao estudo da música e dos nacionalismos, não se trata de uma mera questão de géneros e repertórios, ou de narrativas hegemónicas, mas também da forma como os músicos negoceiam as suas próprias nacionalidades em contexto performativo.

Os nacionalismos coexistem com iniciativas da sociedade civil de mobilização de comunidades e grupos em torno de atividades musicais regulares, como a prática do canto em coro, com impacte na sociedade, seja propondo modelos alternativos de integração social ou individual, novas ordens sociais ou utopias. O nosso interesse reside na exploração de processos que propõem novos modos de estar-no-mundo, a interiorização de valores, a ritualização de comportamentos e de novos papéis sociais (incluindo os papéis de género).

As políticas culturais associadas às ideologias e regimes nacionalistas condicionaram a criação e performance musical, assim como a recepção de música. A interpretação e pesquisa do repertório marcado pelos nacionalismos representa um desafio para os músicos actuais, e o conhecimento do contexto e das suas práticas pode também fundamentar performances desse repertório e estimular o desenvolvimento de projectos de pesquisa artística.

 

Convidamos à submissão de propostas inseridas nos seguintes temas:

1 – Música e nacionalismos: abordagens críticas

2 – Humanidades partilhadas/sentimentos de totalidade: práticas de canto em coro, rituais e protagonistas

3 – Performance e ritual numa terceira esfera: participação musical, associações culturais e música comunitária

4 – O corpo e a prática: práticas performativas e contextos

 

Para além dos temas acima propostos, podemos considerar submissões que explorem outros aspectos relacionados com nacionalismos musicais, comunidades e canto coral.

 

As propostas deverão ser submetidas através do envio de resumo, em português ou inglês, com um máximo de 350 palavras para os seguintes formatos:

Comunicações (20 minutos de duração): as propostas deverão ser acompanhadas de um currículo sucinto curriculum (ca. 100 palavras) do proponente, e incluir entre 3 a 5 palavras-chave

Painéis: a submissão deve incluir um resumo geral, para além dos resumos individuais, com informação como como acima descrito para comunicações individuais; um painel deve ter a duração de 1 hora e meia, incluindo discussão

Recitais-conferência (duração máxima de 45 minutos): as propostas deverão indicar a duração exacta e incluir informação como acima descrito para comunicações individuais Os resumos devem ser enviados para: DECA-musicanomeio@ua.pt

 

O prazo limite para envio de propostas é 15 de Julho de 2014. 

Os resumos serão avaliados pelos membros da comissão científica e os resultados dessa avaliação serão divulgados em início de Agosto de 2014. O prazo para envio de artigos para as actas do congresso (apenas para os autores aceites) é 30 de Novembro de 2014.

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