Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS é um polo gerador de conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical, sintonizado com o princípio de formação de profissionais capazes de gerar conhecimento científico e artístico, qualificando-os para a atuação direta no meio acadêmico-musical do país.

Com uma configuração própria, nascida das características da formação pós-graduada do corpo docente em distintas áreas do conhecimento musical, o Programa tem obtido reconhecimento continuado de seu perfil de excelência. Destacam-se, nesse sentido, as avaliações CAPES do biênio 1996-1997 e dos triênios 1998-2000, 2001-2003 e 2004-2006 que resultaram no único conceito 6 dentre todos os programas de pós-graduação em música no país, e a avaliação do triênio 2007-2009, que resultou no único conceito 7 dentre todos os programas da área de Artes/Música.

A trajetória do Programa e de seu corpo docente tem sido marcada por um intenso intercâmbio com outros centros de pesquisa e pós-graduação do Brasil e do exterior, recebendo regularmente professores visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Europa e América Latina. Desde a criação do Mestrado, em 1987, e do Doutorado, em 1995, o Programa tem recebido candidatos de diferentes estados do país e, mais recentemente, também de países da América do Sul e da América do Norte. Até o momento, foram titulados167 mestres e 54 doutores, os quais, na sua grande maioria, atuam como docentes em mais de 30 instituições de ensino superior, prioritariamente públicas, localizadas nas cinco regiões do país.

Proposta do Programa
 

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS tem como objetivos: a) gerar conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical; e b) formar profissionais capazes de gerar conhecimento científico e artístico, qualificando-os para a atuação direta no meio acadêmico-musical do país.

Desde sua criação, o Programa considera indispensável às suas especificidades a coexistência entre produção bibliográfica e artística. Essa coexistência, entendida em termos de qualidade e impacto, e não quantitativamente, fornece o dado fundamental de coincidência do perfil do corpo docente com o perfil traçado para si pelo Programa em relação às suas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Atividades de pesquisa e atividades artísticas, visando, respectivamente, à geração de conhecimento científico e de conhecimento artístico, são os pilares das atividades de formação do Programa, o que é evidenciado nas suas áreas de concentração bem como em suas respectivas linhas de pesquisa e nas disciplinas que compõem sua estrutura curricular. As áreas e linhas, assim como as disciplinas, são consoantes aos projetos de pesquisa e à formação específica do corpo docente do Programa, garantindo a verticalidade esperada de um programa de pós-graduação.

Áreas de concentração

 

Doutorado

Composição

Educação Musical

Musicologia/Etnomusicologia

Práticas Interpretativas (flauta transversal, órgão, piano, violão e violino)

Mestrado

Composição

Educação Musical

Musicologia/Etnomusicologia

Práticas Interpretativas (flauta transversal, órgão, piano, violão e violino)

 

 

Linhas de pesquisa

 

Processos de construção musical

Aspectos analíticos, históricos e documentais da composição.

Práticas educacionais e socioculturais em música

Investigação dos processos de transmissão e recepção musical em diferentes contextos culturais e institucionais.

Transmissão e recepção de repertórios musicais históricos e contemporâneos

Pesquisas de cunho etnomusicológico desenvolvidas a partir de fundos arquivísticos e/ou etnografias musicais.

Práticas e processos de interpretação musical

Investigação sistemática dos processos e práticas aplicadas à execução musical.

 

Coordenação e Comissão de Pós-Graduação

Coordenador
Prof. Dr. Ney Fialkow

Coordenadora Substituta
Profª. Drª. Regina Antunes Teixeira dos Santos

Comissão de Pós-Graduação
Prof. Dr. Ney Fialkow
Profª Drª Regina Antunes Teixeira Dos Santos
Profª. Drª. Luciana Marta Del Ben
Profª. Drª. Maria Elizabeth da Silva Lucas
Doutoranda Gina Arantxa (representante discente)
Mestrando Rodrigo Sabedot (representante discente)

Assistente em Administração
Isolete Kichel

Bolsistas
Bárbara Oliveira

Priscila Lima

Estrutura Curricular

A estrutura curricular dos cursos foi concebida de modo a atender as especificidades das áreas de concentração e linhas de pesquisa, além das características/especialidades de formação do corpo docente. Foi organizada de forma a permitir conciliar troncos comuns com as especificidades de cada área de concentração, tendo em vista a necessária compatibilidade entre áreas de concentração, linhas de pesquisa, disciplinas e formação do corpo docente.

Estrutura Curricular Mestrado Estrutura Curricular Doutorado

 

 

Links para processos seletivos dos anos interiores:

  • Seleção 2015:

Composição:         Doutorado        Mestrado

Educação Musical:      Doutorado         Mestrado

Práticas Interpretativas:       Doutorado       Mestrado

 

  • Seleção 2016:

Composição:         Doutorado        Mestrado

Etnomusicologia Musicologia:      Doutorado      Mestrado

Práticas Interpretativas:    Doutorado          Mestrado