Teses

  • Relação cronointervalar: uma teoria para a estruturação do andamento musical.

    Autor: Dimitri Cervo
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 01/07/1999
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/2948

    Esta tese de doutorado apresenta a teoria da Relação Cronointervalar, a qual propõe critérios para a estruturação do andamento em composição musical, demonstrando como trocas de andamento regidas por proporções matemáticas presentes na série harmônica, podem relacionar-se com centros harmônicos, movimentos melódicos, compassos irregulares, entre outros elementos, de uma composição. A teoria da relação Cronointervalar pretende oferecer uma ferramenta composicional que venha a acrescentar-se ao desenvolvimento das técnicas de organização do andamento, explorando aspectos não presentes em modelos anteriores. É nossa intenção que a teoria ofereça princípios e aplicabilidade relativamente simples, de forma que esta venha a ter o potencial de ser utilizada por uma gama ampla de interessados, estudantes de composição, professores de composição e compositores, nas suas atividades específicas e também no ensino da composição. A teoria da Relação Cronointervalar, tal como formulada, poderá contribuir para área de composição/teoria, uma vez que o modelo desenvolvido venha a tornar-se técnica composicional sistematizada e com aplicabilidade definida, oferecendo assim uma nova ferramenta com o seu respectivo referencial teórico para a organização do andamento em composição.

    This doctoral dissertation presents a theory of Chronointervallic Relation that proposes criteria for the structuring of tempo in musical works. It proposes and demonstrates woe the specific mathematical proportions present in the harmonic series, may be locally and synchronically related to intervallic motion in different domains of a composition. The theory intends to offer a compositional tool to the development of techniques for the structuring of musical tempo, exploring aspects absent in previous models;it offers fairly simple principles of applicability, making it useful to a wide variety of individuals, from beginners in composition to composition teachers, and composers. The theory of Chronointervallic Relation may become important to the areas of music composition and theory, once its proposed models become a systematized compositional technique with a definite applicability. It may become also a new tool and theoretical reference to the structuring of the musical tempo in music composition.

    Resumo / Abstract
  • Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical: um estudo etnográfico entre congadeiros, professores e estudantes de música.

    Autor: Margarete Arroyo
    Orientador: Profª Drª Maria Elisabeth Lucas
    Data da defesa: 02/08/1999
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15025

    Esta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em dois cenários, social e culturalmente diferenciados de ensino e aprendizagem de música. Inseri-me no contexto ritual do Congado e no contexto institucional do Conservatório de Música, ambos localizados na cidade de Uberlândia, MG, entre os anos de 1995 e 1997. A proposta de lançar um olhar antropológico sobre práticas de educação musical a partir da vivência do estranho e do estranhamento do familiar, promoveu um processo central da pesquisa: a transformação do olhar da pesquisadora sobre os cenários de estudo. O ritual afro-católico do Congado, que mobiliza parte significativa da população afro-brasileira de Uberlândia, e o Conservatório de Música, uma escola pública que atende a algumas unidades de milhares de uberlandeses de diferentes classes sociais, tornaram-se campos heurísticos para uma compreensão mais densa da relação aprendiz e fazer musical. A questão que me conduziu no trabalho de campo foi o desvelamento das representações sociais sobre o fazer musical, sendo que o conceito sócio-antropológico de “representações sociais” refere-se ao saber conceitual e prático construído e compartilhado coletivamente. As representações sociais edificam a realidade, sendo compreendidas no senso comum como formas naturalizadas de significado. No decorrer do trabalho de campo, o tema “educação musical como cultura” emergiu como um articulador do estudo simultâneo nos dois cenários, bem como da textualização da pesquisa. A interface desse tema com o campo acadêmico da Educação Musical, desvelou a relevância do olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem em música. Esse olhar vem possibilitar um alargamento dos discursos e práticas da Educação Musical, apontando para um lugar mais relevante dos mesmos no âmbito da produção acadêmica.

    This research had as a field of concern, the relationship between music education and culture base don the development of an anthropological view upon socially and culturally diverse music education practices. To fulfill this purpose, I undertook an ethnographic study in two settings of teaching and learning music in the city of Uberlandia, Central Brazil. My empirical choice was for the Congado, an afro-catholic ritual, and the Conservatory of Music, a public school institution with some thousand unities of students. Both settings constituted an heuristic place to study the relationship between learners and music making, consequently, between music education and culture. I went to the fieldwork with the following objectives in mind: to unfold the social representations of music making in these settings in order to observe and interpret those representations in the contexts of teaching and learning music;as well as to push forward a reflexive concern involving the relationship music education and culture. During the research, the theme ‘music education as culture’ emerged as a key element in the interpretation of both settings. This line of interpretation revealed the possibilities to enlarge the discourse of Music Education as an academic field.

    Resumo / Abstract
  • Controle do movimento com base em um princípio de relação e regulação do impulso-movimento: possíveis reflexos na otimização da ação pianística.

    Autor: Maria Bernadete Castelán Póvoas
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 01/10/1999

    A presente investigação formula o principio da relação e regulação do impulso-movimento, apresentado como um recurso técnico-pianístico a ser utilizado na organização de movimentos praticados na ação pianística com possíveis reflexos na otimização do trabalho relacionado a esta ação. A proposta para a aplicação deste recurso tem como pano de fundo a reflexão analítica e está ilustrada a partir de modelos organizados sobre trechos selecionados do repertório pianístico. Resultados obtidos em experimento biomecânico (Cinemetria) visam demonstrar teórica e praticamente a aplicabilidade e a adequação do principio proposto. O Capítulo 1 inclui o referencial teórico em que são apresentados pressupostos teóricos e científicos que serviram de respaldo às abordagens apresentadas no decorrer da apresentação da pesquisa. No Capitulo 2 são levantados e discutidos aspectos sobre a ação pianística;são apresentados conceitos e um arrazoado metodológico referente ao treinamento da ação pianística e a fatores que influem na sua prática. No Capítulo 3 é apresentada a formulação do princípio;a aplicação do princípio é abordada dentro de uma proposta de interação entre a realização de movimentos corporais organizados em ciclos e a resolução dos aspectos musicais que correspondem ao design de cada obra. O Capítulo 4 inclui a parte experimental da investigação onde são apresentados gráficos de váriso tipos de curvas construídas a partir da aquisição de imagens da execução pianistica de doze sujeitos juntamente com a análise dos resultados. Os conceitos e pressupostos de estudiosos da área pianística e de outras áreas permitiram a elaboração de conceitualizações que podem servir de subsídios na orientação do treinamento pianístico no sentido de otimizá-la;os resultados obtidos através de experimento biomecânico indicaram a viabilidade de aplicação do princípio proposto;as análises dos gráficos e os dados numéricos resultantes mostraram que a organização de movimentos menores dentro de ciclos de movimentos possibilita a diminuição da trajetória resultante.

    This investigation formulates the impulse-movement relation and regulation principle, presented as a technical-pianistic resource to be used in the organization of movements in the pianistic action, with possible consequences on the optimization of the effort in connection with that action. The proposal for the application of this resource has the analytical reflection as its background and is represented via models abstracted from the piano repertoire. Results obtained from a biomechanical experiment (Cinemetry) aims at demonstrating the applicability and adequacy, in its theory and applicability, of the propose principle. Chapter 1 provides the theoretical background which supports this investigation. Chapter 2 discusses aspects of the pianistic action, presenting the methodology adopted in this investigation in regard to pianistic action training and the factors that influence it. Chapter 3 formulates the principle, whose application is approached according to the interaction between performances of physical movements cyclically organized and the resolution of physical aspects which correspond to the music design of each model. Chapter 4 comprises the experimental part of the research, where graphs are presented of various types of curves, constructed from the collection of images of twelve subjects’ performances as well as the analysis of the results. The concepts and assumptions of scholars in the field of piano studies and scholars from others areas made it possible to formulate conceptualizations which can serve as a subsidy for piano training guidance so as to optimize it. The results obtained in the biomechanical experiment revealed the feasibility of the proposed principle. The analyses of the resulting graphs and numerical data showed that the organization of smaller movements within movement cycles makes it possible to reduce the resulting trajectory.

    Resumo / Abstract
  • Concepções e ações de educação musical escolar: três estudos de caso.

    Autor: Luciana Marta Del Ben
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 18/05/2001
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3342

    A presente pesquisa teve o objetivo de investigar como as concepções e ações de educação musical de professores de música configuram a prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. O primeiro capítulo apresenta o problema de pesquisa e os referenciais teóricos para investigá-lo. O capítulo inicia problematizando a escassez de dados sobre práticas pedagógico-musicais escolares à luz de pesquisas na área da educação musical e de estudos na área da educação referentes à epistemologia da pedagogia. Posteriormente, são apresentados os pressupostos da pesquisa sobre o pensamento do professor que, além de contribuir para delimitar o objeto de pesquisa, fornece conceitos teórico-metodológicos capazes de orientar este trabalho. Esses conceitos são complementados por outros provenientes da fenomenologia social de SCHUTZ (1972;1973;1976;1979), apresentada no segundo capítulo. O terceiro capítulo descreve a metodologia desenvolvida para conduzir esta investigação, incluindo os procedimentos de análise dos dados. Foram realizados três estudos de caso qualitativos com três professoras de música atuantes em diferentes escolas da rede privada de ensino de Porto Alegre-RS. Em cada um dos casos, os dados foram coletados através da observação naturalista de uma seqüência de aulas ministradas pela professora e de entrevistas semi-estruturadas com a mesma. Paralelamente, foram coletados documentos escritos. Nos capítulos quatro, cinco e seis, os três estudos de caso são apresentados individualmente. No capítulo sete, os estudos de caso são revistos a partir de uma análise transversal dos dados, onde são identificados aspectos tanto comuns quanto específicos às concepções e ações de cada professora, aspectos estes considerados relevantes para aprofundar o conhecimento e a compreensão da prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. A Conclusão discute algumas das contribuições da presente pesquisa para a área de educação musical bem como implicações do trabalho para a formação de professores. Ao final, novas pesquisas são sugeridas.

    The aim of this research was to investigate how music teacher’s conceptions and actions of music education constitute the practice of music teaching at primary schools. In chapter one, the research problem is defined. The lack of data about Brazilian school music teaching is complexified in the light of some pieces of research in music education as well as studies about the epistemology of pedagogy. After that, the theoretical background of the body of research on teacher’s thinking is presented. This body of research provides theoretical and methodological concepts able to orient this research. These concepts are complemented by other ones coming from the social phenomenology of SCHUTZ (1972;1973;1976;1979), which is presented in chapter two. The third chapter describes the research methodology, including the procedures for analysing the data. Three qualitative case studies with three primary school music teachers were carried out. In each case study, data collection involved the observation of a sequence of lessons and semi-structured interviews with the music teacher. Written documents were collected parallel to observations and interviews. In chapter four, five and six, the three case studies are individually reported. In chapter seven, the case studies are reviewed in a cross-site analysis, where both common and specific aspects of music teachers’ conceptions and actions are identified. These aspects were those ones considered most likely to advance knowledge and understanding of the practice of music teaching at primary schools. Finally, the Conclusion brings the contributions of the present research to the field of school music education as well as some implications for music teachers’ education. Further research is suggested.

    Resumo / Abstract
  • Modernidade religiosa entre Tamboreiros de Nação: concepções e práticas musicais em uma tradição percussiva do extremo sul do Brasil.

    Autor: Reginaldo Gil Braga
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 26/09/2003

    Esta pesquisa pretendeu analisar no campo religioso afro-brasileiro específico do Rio Grande do Sul, tomando o Batuque e suas possíveis redes de significados com a Linha Cruzada e a Umbanda como ponto focal da discussão as concepções e práticas religiosas e musicais dos tamboreiros de Nação. Assim, através das experiências e performances religiosas e musicais, entendidas como os processos de transmissão e circulação do conhecimento teórico e prático dos tamboreiros de Nação e as suas respectivas representações musicais, pretendi revelar as estruturas discursivas, os contexto sócio culturais e os significados que a música e os tamboreiros assumiram frente à modernidade religiosa afro-gaúcha nos últimos setenta anos, aproximadamente. Meu recorte temporal justificou-se pela tentativa de mapear um período de grandes transformações e reorganizações que vem passando a música do Batuque cruzei as noções de experiência e performance musical com as histórias de vida e a recomposição das trajetórias dos músicos rituais pesquisados. Essa abordagem, uma etnografia musical, previu a minha inserção no campo como musico aprendiz (‘participação ativa’), complementada por observações de situações de ensino-aprendizagem e performances musicais. O universo de tamboreiros selecionados para o recorte metodológico (13 indivíduos) obedeceu a alguns critérios estabelecidos ao longo dos contatos iniciais com os entrevistados, tais como: representatividade e reconhecimento no meio batuqueiro, atuação continuada como tamboreiro no cenário afro-gaúcho, pertencimento a linhagens diferentes (lados) e indivíduos de três gerações diferentes (faixas etárias ao redor dos 70, 50/60 e 30/40 anos).

    This research has its focal point of discussion in the religious and musical conceptions and pratices of tamboreiros de Nação, the ritual drummers from Batuque (the Afro-religious cult of southern Brazil). Through the religious and musical experiences and performances, understood as processes of transmition and circulation of the theorical and practical knowledge of tamboreiros de Nação and their respective musical representations, I intended to reveal the discursive structures, the sociocultural contexts and the meanings that music and tamboreiros assumed in face of the Afro-gaucho religious modernity in the last seventy years. This temporal arch justify itself through the attempt of maping a period of great transformation and reorganization inside de Afro-gaucho religious scene: the arrival to the state of Umbanda in 1930s and the rise of Linha Cruzada in the 1960/1970s. To capture better the transformations and reorganizations tha the music of Batuque went through, I crossed the notions of experiences and musical performance with the life histories and the recomposition of researched trajectories of several ritual musicians. This approach, demanded my insertion in the field as a musician apprentice (“active participation”), completed by observations of teaching-learning situations and musical performances. The number of selected tamboreiros (13 individuals) obeyed some criteria established over the inicial contacts with the interviewees, such as: representativeness and recognition in the batuqueiro milieu, continuous performance as a tamboreiro in the Afro-gaucho scene, belongness to different lineages (lados) and finally, individuals pertaining from three different generations (ages around 70, 50/60 and 30/40 years old).

    Resumo / Abstract
  • A música religiosa de Leocádio Rayol (1849–1909) e sua relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica.

    Autor: João Berchmans de Carvalho Sobrinho
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Garcia
    Data da defesa: 18/12/2003

    Este documento constitui a tese de Doutoramento em Musicologia sobre A Música Religiosa de Leocádio Rayol (1849 – 1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica. A pesquisa se insere no campo das discussões entre a criação musical e o contexto, onde a música é vista como uma produção decorrente das condições históricas e sociais específicas, da trajetória de vida do compositor e de suas relações objetivas nestes espaços sócio-culturais. Portanto, estudar uma produção musical do passado – uma parte da produção musical religiosa do século XIX – em determinados contextos – São Luís do Maranhão e Rio de Janeiro – a partir de uma perspectiva histórica e analítica, está sendo exposto como o arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa. Neste sentido, a intenção foi percorrer uma análise contextualizada e relacional deste momento cultural e com a sociologia da arte, ancorado no campo da musicologia histórica como perspectiva analítica de fundo.

    This document constitutes is the thesis of doctorate in Musicology denominated Leocádio Rayol’s Religious Music (1849 – 1909) and its Relationship with Maranhão of the Century XIX: a musicological study, with transcription, analysis and historical perspective. The research it inserts in the field of the discussions between the musical creation and the context, where the music is seen as a production due to the specific historical and social conditions, of the trajectory of the composer’s life and of its objective relationships in the social and cultural spaces. Therefore, to study a musical production of the past – a part of the production musical religious of the century XIX – in determined contexts – São Luís of Maranhão and Rio de Janeiro – starting from a historical and analytic perspective, it is being exposed as the theoretical-methodological framework of this research. In this sense, the intention went travel an analysis contextualizada and relacional of this cultural moment, tends as tool the transcription of a musical corpus, the theorical approach with the new cultural history and with the sociology of the art, achored in the field of the musicology as analytic perspective of fund.

    Resumo / Abstract
  • Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com os professores de instrumento.

    Autor: Ana Lúcia de Marques e Louro
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/03/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5006

    Tomando como ponto de partida o tema das identidades profissionais e as reflexões sobre as minhas vivências como professora universitária na área de música, proponho o estudo das narrativas de dezesseis professores de instrumentos musicais nos cursos de Bacharelado em Música em três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS, UFSM. A metodologia escolhida é a técnica da história oral temática, através de entrevistas semi-estruturadas, contextualizadas com o auxílio de registros em diários de campo. O conceito de “diálogo genuíno”, vindo da hermenêutica filosófica, também se torna importante para o estabelecimento de uma “zona interpretativa”, na qual as perspectivas dos entrevistados, minhas e da literatura pudessem ser consideradas. A análise de dados é feita a partir do estabelecimento de categorias que transversalizam as entrevistas, buscando-se, entretanto, a preservação da unicidade de cada depoimento. Primeiramente, são desenvolvidos dois grupos de categorias analisadas: formação e atuação. Posteriormente, desenvolvo os grupos de categorias referentes às experiências de ensino, fazendo uma aproximação do foco para os relatos sobre as disciplinas de instrumento principal dos cursos de Bacharelado em Música. A seguir, faço um recuo panorâmico, destacando as relações entre as identidades profissionais e as amplas vivências como pessoa, de cada professor. Posteriormente, abordo a profissão de docente universitário-professor de instrumento, confrontando os dados com os conceitos de profissionalidade, de competências e de identidades profissionais coletivas. Nas considerações finais, a contribuição dessa investigação para a reflexão pessoal dos participantes, para a área de música, para outras áreas que têm como objeto de estudo o professor universitário, bem como para a minha reflexão pessoal e profissional é apontada.

    The purpose of this study was to evaluate the contrapunctal technique of José Mauricio Nunes Garcia in his sacred works, and to define the inception of this new technique in his musical output. The historical references have included the writings of people who met the composer and the essays of Visconde de Taunay, Luiz Heitor Corrêa de Azeved, Francisco Curt Lange, José Maria Neves and Cleofe Person de Mattos. Theoretical references have adhered to the recognition of the fugue as a compositional process rather than simply as a musical form governed by preestablished rules. The works selected for this study refer to basic aspects: their authenticity, their significance in regard to given historical period, and their diversity in the employ of the new compositional techniques acquiered by the composer. A brief historical account and a structural analysis emphasing the harmonic idiom have been provided for each selected work. The analysis of the music works reveal that José Maurício did not follow rigid formal schemes of any kind, taking into account the use of a style characteristic of Colonial Brazilian Music. This study also verifies that the socio-cultural context and the artistic demands of the Portuguese court in exile in Brazil were the main reasons for the appearance pf contrapunctual writings in the works of Garcia. It is proved, finally, that the arrival of D. João VI to Brazil in 1808 elicited an effective change in the compositional style of Garcia as witnessed of his acquisition of the new contrapunctual techniques.

    Resumo / Abstract
  • Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano.

    Autor: Rosane Cardoso de Araújo
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/05/2005

    O objetivo desta tese foi investigar os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano/bacharéis, ao longo da carreira. Para este fim foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente e as fontes sociais de aquisição. O método da pesquisa foi o estudo multicasos, orientado por um estudo de desenvolvimento de corte transversal. Participaram deste estudo, três professoras de piano, bacharéis em música, localizadas em diferentes etapas da carreira profissional. A linha discursiva desta tese foi a fenomenologia focalizada no pensamento de Heidegger. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif e Huberman, complementados por outros autores da literatura educacional e músico-educacional. Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. Também foram tratados neste trabalho, outros elementos relacionados à função do professor de piano, como algumas especificidades desta atividade e as relações entre formação profissional e docência.

    The target of this thesis was to investigation the knowledges groups that guide the pedagogic practice of the piano teachers. For that, it was observed the mobilization of the several knowledges in the speech and in the educational practice, as well as the social sources of their acquisition. The method of the research was the multi-cases study, guided by a cross-sectional study. This research has had the participation of three graduated piano teachers, in different phases of their professional career. The discursive line of this thesis was the phenomenology based on the ideas of Heidegger. The theoretical references were based on the studies of Tardif and Huberman, complemented by other authors of the educational and musician-educational literature. As a result, some knowledges groups related to this study, have been identified and discussed starting from the point of view of the time. In this thesis, others elements related to the piano teacher’s function, such as some characteristics of this activity and the relationships between professional formation and the teaching, have been studied.

    Resumo / Abstract
  • Estética e música na obra de Luiz Cosme.

    Autor: Fernando Lewis de Mattos
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 29/07/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6029

    Neste trabalho é realizada a análise dos fundamentos estéticos presentes nos escritos de Luiz Cosme em correlação com os aspectos técnicos e compositivos encontrados em sua produção musical. O exame dos fundamentos estético-musicais presentes na obra teórica de Luiz Cosme é realizado com base no seu vínculo com os princípios dos músicos nacionalistas e do Grupo Música Viva. Cosme se posicionou independentemente com relação aos dois grupos, ao incorporar valores de ambos em seus trabalhos. Além das discussões imediatamente ligadas ao modernismo musical brasileiro, Luiz Cosme valeu-se do pensamento de Henri Bergson para formular seus conceitos musicais com base na diferenciação entre a duração objetiva e a duração subjetiva. Na obra musical de Luiz Cosme, são empregados diferentes procedimentos de estruturação do material sonoro. O compositor valeu-se de estruturas diatônicas tonais e modais, processos hexacordais com base na escala de tons inteiros, estruturas cromáticas tonais e atonais e processos dodecafônicos de organização das alturas. A produção musical de Cosme pode ser dividida em três gêneros musicais – música vocal, música de câmara e música orquestral – que se ramificam em três fases diferenciadas. O característico na produção de Cosme está em que os processos de estruturação sonora se propagam em todas as fases compositivas, sendo que cada novo método é incorporado aos anteriores, sem necessariamente substituí-los. Com isso, percebe-se que a música de Luiz Cosme caracteriza-se pela diversidade de materiais, elaborados com distintos processos de estruturação. Esse fator o coloca como um compositor único no meio musical brasileiro da primeira metade do século XX, que se empenhou em desenvolver seus próprios princípios estéticos e formulações teóricas, com base no conhecimento da tradição que o cercava, assim como se dedicou a desenvolver um estilo peculiar que o posicionou como um músico independente no modernismo musical brasileiro.

    This Doctoral Dissertation presents an analysis of the aesthetic basis for the writings of Brazilian composer Luiz Cosme, as well as its relationship to compositional features found in his works. A relationship is highlighted also between Cosme’s writings and the aesthetic principles of nationalism and universalism, the two main musical movements in Brazilian music in the first half of the twentieth century. Cosme stood in an independent position in relation to these two trends, partaking from their principles freely. He conducted also a study of the philosophical concepts of Henri Bergson, whose principles of objectivesand subjective duration were then employed in Cosme’s theoretical formulations. In his musical works, Cosme worked consistently on the problems posed by pitch organization. He built his works around diatonic structures with tonal and modal sense, chromatic structures with tonal and atonal sense, hexacordal structures based on the whole tone scale and modal scales, and dodecaphonic processes. Cosme’s works address problems of pitch organization throughout three diverse compositional periods. Their diversity of materials and multiplicity of developing techniques place Cosme as an independent composer in relation to the Brazilian milieu of the time, a well as a composer who developed his own musical and theoretical principles, achieving a personal musical style that places his as an independent musician in relation to the main trends of Brazilian musical modernism.

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  • Eunice Katunda (1915–1990) e Esther Scliar (1926–1978): trajetórias individuais e análise de “Sonata de Louvação” (1960) e “Sonata para Piano” (1961).

    Autor: Joana Cunha de Holanda
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6604

    Este estudo aproxima Eunice Katunda (1915-1990) e Esther Scliar (1926-1978) pela verificação de suas trajetórias individuais e pela análise musical de ‘Sonata de Louvação’ (1960) e ‘Sonata para Piano’ (1961). A investigação de suas trajetórias enfatiza, com base em documentos como cartas, depoimentos e entrevistas, a experiência vivida. A abordagem prioriza a experiência individual, sem prescindir da contextualização de suas atuações, desde o final dos anos 40, no cenário musical brasileiro. A revisão bibliográfica dos estudos de gênero em música integra o trabalho como ferramenta metodológica para as análises das duas sonatas.

    This study investigates the trajectories of Eunice Katunda (1915 – 1990) and Esther Scliar (1926 – 1978). It offers an analysis of ‘Sonata de Louvação’ (1960) and ‘Sonata para Piano’ (1961). Letters, statements and interviews were the main sources for the approach of their trajectories. Their individual experiences are highlighted as well as their relationships to the cultural context of their main professional activities in Brazil, beginning in the late forties. The bibliography on Gender Studies in Music is the reference for the analysis of the two sonatas.

    Resumo / Abstract
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