Teses

  • Projetos educativos de famílias e formação musical de crianças e jovens em uma orquestra.

    Autor: Adriana Bozzetto
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61124

    A presente pesquisa investiga aspectos do projeto educativo das famílias de crianças e jovens que aprendem música em uma orquestra. O estudo, construído a partir dos depoimentos orais de 27 famílias e dos 28 alunos participantes da orquestra na perspectiva qualitativa, tem como objetivo revelar expectativas e concepções da família sobre a aprendizagem musical desenvolvida com seus filhos, em um projeto que enfatiza a formação de músicos profissionais. O trabalho desvela o entorno social familiar dos alunos em que práticas musicais e pedagógicas familiares circunscrevem o cenário de socialização desses jovens. A análise de como o espaço familiar opera para que as crianças e os jovens da orquestra continuem sua aprendizagem musical é apoiada nos estudos de Lahire (2002;2008), Bourdieu (2007;2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) e Setton (2002;2005;2010;2011;2012a;2012b). Os resultados da pesquisa mostram que a família exerce um papel ativo como interlocutora do projeto musical dos alunos que integram a orquestra em estudo. Em sua maioria pertencentes aos meios populares, os pais ou responsáveis precisam reinventar a rotina cotidiana para que os filhos possam permanecer na orquestra, apontando estratégias de organização do estudo dos filhos, do tempo e dos projetos educativos familiares. Os dados revelam uma forte mobilização das famílias na construção de uma sonhada carreira profissional na área de música. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para uma reflexão crítica sobre o projeto educativo de pais, suas expectativas em relação à educação musical dos filhos e como o núcleo familiar reconfigura-se a partir de projetos musicais dessa natureza e, consequentemente, para uma compreensão do impacto que projetos sociais na área de música têm sobre as famílias envolvidas.

    This research investigates aspects of the educational project concerning families with children and young people learning music in an orchestra. The study was conducted from twenty-seven (27) families and twenty-eight (28) orchestra students from a qualitative perspective. Its aim is to reveal the family’s expectations and conceptions about their child’s musical development in a project that emphasizes the training of professional musicians. This work reveals the social environment in which musical and pedagogical practices circumscribes the familiar scenario of socialization of these young people. The analysis of how the family operates, so that the children and youth from the orchestra continue their musical learning, is supported in studies by Lahire (2002, 2008), Bourdieu (2007, 2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) and Setton (2002;2005;2010;2011;2012a;2012b). The results show that the family has an active role as motivation for the musical advancement of students that are involved in the orchestra in the study. Mostly belonging to a low-income family, parents or guardians need to reinvent the daily routine so that the children can remain in the orchestra, developing strategies for organizing the children’s studies, time, and family educational programs. The data shows a strong involvement by families who are active in building a dream career in music. Moreover, the results of this research may contribute to a critical reflection on the educational project of families, their hopes in relation to their children’s musical education and how a family restructures itself as a result from musical projects and, consequently, to a comprehension of the impact that social musical projects have on families involved.

    Resumo / Abstract
  • Leitura musical à primeira vista : um estudo com guias de auxílio para estudantes universitários de órgão e piano

    Autor: Alexandre Fritzen da Rocha
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Souza de Carvalho
    Data da defesa: 22/12/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172291
  • Trajetórias formativas profissionais em música : um estudo com estudantes do curso técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Autor: Alexandre Vieira
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 27/04/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158931
  • Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão

    Autor: Alisson Cardoso Monteiro Alípio
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 14/08/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/103340

    Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.

    This work deals with the investigation of the methodological principles necessary to the process of elaborating guitar fingerings. To this end, fingering parameters are converted into a protocol of instances (exposure of the cases, application of the commands, assessment of the circumstances, management of the consequences and judgment of the conditions), which are mediated by principles and surrounded by perspectives, thus forming a fingering scenario. Through a process of inference, we conclude that the sound fluency, independently of aesthetic positioning, is a basic condition for a satisfactory performance on guitar; by deduction, we have seen that the ability to play legato is the main element of this ideal. We also verified that fingering is, in terms, a matter of personal choice because all its instances are dialectical interaction between subject and object; but not completely so, because each instance is governed by principles which do not concern exclusively the individual. We note, finally, that the construction of a fingering scenario is not a way to find the best fingering, but, to seek it, because the basic principle on which it operates is the organization of acknowledgments that the performer mobilizes in his process.

    Este trabajo se ocupa de la investigación de los principios metodológicos necesarios para el proceso de elaboración de la digitación en la guitarra. Con este fin, parámetros de digitación se convierten en un protocolo de instancias (la exposición de los casos, la aplicación de los comandos, la evaluación de las circunstancias, la administración de las consecuencias y el juicio de las condiciones), que están mediadas por principios y rodeadas de perspectivas, formando así un escenario de digitación. A través de un proceso de inferencia, llegamos a la conclusión de que la fluidez del sonido, independientemente de las posiciones estéticas, es una condición básica para una ejecución satisfactoria en la guitarra; por deducción, hemos visto que la capacidad de tocar legato es el elemento principal de este ideal. También verificamos que la digitación es, en términos, personal, porque todas las instancias son una interacción dialéctica entre el sujeto y el objeto; pero no completamente, porque cada instancia se rige por principios que no se refieren exclusivamente a la persona. Observamos, por último, que la construcción de un escenario de digitación no es una manera de encontrar la mejor digitación, sino buscarla, porque el principio básico en el que opera es la organización de los conocimientos que el intérprete moviliza en su proceso.

    Resumo / Abstract
  • Professores de música do Brasil : motivações e aspirações profissionais

    Autor: Ana Francisca Schneider Grings
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 07/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122547
  • Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com os professores de instrumento.

    Autor: Ana Lúcia de Marques e Louro
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/03/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5006

    Tomando como ponto de partida o tema das identidades profissionais e as reflexões sobre as minhas vivências como professora universitária na área de música, proponho o estudo das narrativas de dezesseis professores de instrumentos musicais nos cursos de Bacharelado em Música em três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS, UFSM. A metodologia escolhida é a técnica da história oral temática, através de entrevistas semi-estruturadas, contextualizadas com o auxílio de registros em diários de campo. O conceito de “diálogo genuíno”, vindo da hermenêutica filosófica, também se torna importante para o estabelecimento de uma “zona interpretativa”, na qual as perspectivas dos entrevistados, minhas e da literatura pudessem ser consideradas. A análise de dados é feita a partir do estabelecimento de categorias que transversalizam as entrevistas, buscando-se, entretanto, a preservação da unicidade de cada depoimento. Primeiramente, são desenvolvidos dois grupos de categorias analisadas: formação e atuação. Posteriormente, desenvolvo os grupos de categorias referentes às experiências de ensino, fazendo uma aproximação do foco para os relatos sobre as disciplinas de instrumento principal dos cursos de Bacharelado em Música. A seguir, faço um recuo panorâmico, destacando as relações entre as identidades profissionais e as amplas vivências como pessoa, de cada professor. Posteriormente, abordo a profissão de docente universitário-professor de instrumento, confrontando os dados com os conceitos de profissionalidade, de competências e de identidades profissionais coletivas. Nas considerações finais, a contribuição dessa investigação para a reflexão pessoal dos participantes, para a área de música, para outras áreas que têm como objeto de estudo o professor universitário, bem como para a minha reflexão pessoal e profissional é apontada.

    The purpose of this study was to evaluate the contrapunctal technique of José Mauricio Nunes Garcia in his sacred works, and to define the inception of this new technique in his musical output. The historical references have included the writings of people who met the composer and the essays of Visconde de Taunay, Luiz Heitor Corrêa de Azeved, Francisco Curt Lange, José Maria Neves and Cleofe Person de Mattos. Theoretical references have adhered to the recognition of the fugue as a compositional process rather than simply as a musical form governed by preestablished rules. The works selected for this study refer to basic aspects: their authenticity, their significance in regard to given historical period, and their diversity in the employ of the new compositional techniques acquiered by the composer. A brief historical account and a structural analysis emphasing the harmonic idiom have been provided for each selected work. The analysis of the music works reveal that José Maurício did not follow rigid formal schemes of any kind, taking into account the use of a style characteristic of Colonial Brazilian Music. This study also verifies that the socio-cultural context and the artistic demands of the Portuguese court in exile in Brazil were the main reasons for the appearance pf contrapunctual writings in the works of Garcia. It is proved, finally, that the arrival of D. João VI to Brazil in 1808 elicited an effective change in the compositional style of Garcia as witnessed of his acquisition of the new contrapunctual techniques.

    Resumo / Abstract
  • Deliberação expressiva e toque pianístico: uma estratégia de estudo..

    Autor: André Carrara
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/09/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31670

    Esta pesquisa descreve um conjunto de estratégias específicas desenvolvidas pelo autor na preparação e execução do repertório pianístico. As estratégias, sistematizadas no curso de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consistem de deliberações expressivas e toques pianísticos que se entrelaçam formando um complexo de ações e atitudes adotadas na preparação e execução do conteúdo emocional do repertório pianístico. Trata-se de uma abordagem que visa o desenvolvimento das habilidades interpretativas como parte integral do domínio técnico do instrumentista.

    This research describes a set of specific strategies developed by the author during the preparations and realizations of the pianístico repertoire. These strategies, systematized during his doctoral studies at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul;consist of expressive deliberations and pianistic touches interwoven to form a complex of actions and attitudes to be adopted in the preparation and realization of the emotional content in the pianístic repertoire. This approach aims at developing interpretative abilities as an integral part of the instrumentalist’s technical domain.

    Resumo / Abstract
  • Práticas pedagógicas de Eric Rosenblith : um estudo da metodologia em suas master-classes de violino

    Autor: André Fernandes Kolodiuk
    Orientador: Prof. Dr. Fredi Vieira Gerling
    Data da defesa: 27/09/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/149082
  • A qualidade da execução instrumental e a sua relação com a ansiedade de performance musical de estudantes de flauta

    Autor: André Sinico da Cunha
    Orientador: Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 10/05/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/159376
  • Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino Básico.

    Autor: Anete Susana Weichselbaum
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71789

    A presente investigação aborda os conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais desenvolvidos por licenciandos na disciplina “Flauta Doce no Contexto Escolar”. Tal disciplina é ofertada por uma instituição de ensino superior no segundo semestre do curso de Licenciatura em Música. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os modos como os estudantes adquirem, utilizam e sistematizam seus conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais e quais desses conhecimentos e habilidades eles valorizam e selecionam, a fim de atender, tanto a demanda pedagógica, como da prática instrumental na disciplina já citada. Os objetivos específicos propostos estão relacionados: ao levantamento de experiências (aprendizagem e docência) dos licenciandos com a flauta doce;à aquisição, utilização, valorização, seleção e sistematização dos seus conhecimentos e habilidades;e à análise de um planejamento para aulas de flauta doce. A opção metodológica consistiu em uma pesquisa colaborativa, na qual participei como pesquisadora e também como professora, a partir do aceite da docente da disciplina, acompanhando a turma. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, entrevistas e reuniões colaborativas com a docente e estudantes da disciplina bem como registros escritos, como diário de campo e cadernos dos trabalhos em conjunto, os registros de áudio e vídeo. O referencial teórico baseia-se nos conhecimentos docentes dos professores, propostos por Shulman (1986) no campo da educação e utilizados por Ballantyne (2005;2006) na formação de professores de música. Dos sete tipos de conhecimentos elencados por Shulman (1986), destaco o conhecimento do conteúdo da matéria, que pode ser dividido em três categorias, que são o conhecimento do conteúdo da matéria, o conhecimento curricular e o conhecimento pedagógico do conteúdo, que se refere a como dar aulas. No campo da educação musical, além dos conhecimentos, são consideradas também as habilidades instrumentais, pedagógicas e musicais. Os resultados da presente investigação apontam que a compreensão acerca dos conhecimentos e habilidades adotados nessa tese é construída pelos acadêmicos no segundo semestre do curso, havendo variação entre os estudantes e a demanda das tarefas. Foram identificadas e analisadas as três categorias relativas ao conhecimento de conteúdo nas atividades propostas em aula, bem como levantados conhecimentos e habilidades musicais dos licenciandos, como realizar acompanhamentos instrumentais e ter preferência em tocar “de ouvido”. As demandas institucionais dos licenciandos entrevistados que já dão aulas de flauta doce exigem-lhes, além dos conhecimentos e habilidades pedagógicos do conteúdo e conhecimento curricular, conhecimentos e habilidades profissionais e conhecimentos dos fins, princípios e valores da educação. Os acadêmicos destacaram que o planejamento pôde ser construído a partir da sua compreensão do processo vivenciado durante o semestre letivo, com a sequência das aulas, suas atividades e das reflexões geradas. O planejamento dos estudantes que já dão aulas evidenciou os conhecimentos curriculares e conhecimentos e habilidades profissionais.

    The present text investigates the musical-instrumental and musical-pedagogical skills and knowledge sets developed by students of a class denominated “The recorder flute in the school context”. This class is offered by a graduate level institution during the second semester of the Music Teacher Education Program. The general aim of this research is to understand the modes through which students acquire, use and systematize the knowledge sets as well as the instrumental and pedagogical skills acquired, and which of these knowledges sets and abilities they value and select in order to address the pedagogical requirements and the necessary instrument skills in the aforementioned class. The specific goals proposed are related to: the collection of experiences (apprenticeship and teaching) of licenciates with the recorder;the acquisition, employment, valuing, selection and systematization of their knowledges sets and abilities;and the analysis of a teaching plan for the recorder. The methodological approach consists of a collaborative research group, in which the author participated as a research fellow and also as a teacher, in agreement with the main lecturer in this specific class, monitoring the students. Data gathering procedures included participative observation, interviews and collaborative meetings with the teacher and the students in the class as well as written registries, such as field notes and group assignment notebooks, along with audio and video materials. The theoretical reference is based on the teaching knowledges of teachers as proposed by Shulman (1986) in the field of education and adopted by Ballantyne (2005;2006) in the training of music teachers. Of the seven types of knowledge listed by Shulman (1986), the author calls specific attention to knowledge of the subject content, curricular knowledge and pedagogical knowledge of the subject matter, which covers how to teach. In the field of music education, besides the knowledge sets, pedagogical, musical and instrumental abilities are also taken into consideration. The results of the present investigation point to the fact that comprehension of the knowledges sets and abilities adopted in this thesis is construed by academics in the second semester of the course, and notes that there is a variation between students and the tasks required. Three categories related to knowledge of the content in activities proposed inside the classroom where identified and analyzed, and musical abilities and knowledges of licenciates where listed, such as the realization of instrumental accompaniments and the preference for “playing by ear”. The institutional demands of the interviewed licenciates that already teach require of these, besides the pedagogical knowledge and abilities of the content itself and the curricular subject matters, professional knowledge and abilities related to the goals, principles and values of education. These individuals highlighted that planning was made possible based on their comprehension of the process experienced during the school semester, taking into account class sequence, their activities and the reflections gleaned from these. The teaching plans of the students that already teach put into evidence the curricular and professional knowledge and abilities of these students.

    Resumo / Abstract
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