Teses

  • Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)

    Autor: Rafael Henrique Soares Velloso
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 08/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/125985
  • Professores de música do Brasil : motivações e aspirações profissionais

    Autor: Ana Francisca Schneider Grings
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 07/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122547
  • ‘Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética.

    Autor: Daniel Angelo Barbosa Vieira
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 28/05/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55605

    Este trabalho inicia com a evocaça o de uma performance de duas peças (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) da se rie A Prole do Bebe no. 2 de Heitor Villa-Lobos. Tal performance e inserida como um excerto extraí dos da pra tica dia ria do performer. Essa atividade e caracterizada como uma escrita de si para a reconstituiça o de imagens e experie ncias na memo ria – constituindo parte do que foi denominado de hupomnêmata. O formato de pesquisa artí stica e apontado como o meio para a construça o do trabalho, de forma que as ideias vinculadas ao cuidado de si sa o apresentadas como escopo metodolo gico. Dessa maneira, o cuidado de si articulado a outras teorias que valorizam a condiça o de êthos humano – a Teoria da Influe ncia, por exemplo, favorece a compreensa o e o aprimoramento do ato de performance musical. Se o cuidado de si e focalizado para a constituiça o de si como sujeito de atitude este tica, enta o alguns aspectos da Teoria da Influe ncia proporcionam o entendimento de que a crí tica a uma performance so pode ser outra performance. O cuidado de si indica uma mudança que ocorre no indiví duo consciente de si e livre para a constituiça o de uma este tica da existe ncia, de maneira que a mu sica torna o mu sico sua aça o e sua expressa o. As atividades envolvidas na constituiça o de si sinalizam para a possibilidade de uma pedagogia da performance, integrada a diversas narrativas e individualidades formadoras.

    This work begins with the evocation of a performance of two pieces (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) from the 2nd series of A Prole do Bebê by Heitor Villa-Lobos. This performance is included as an excerpt taken from the daily practice of the performer. This activity is characterized as a writing in itself for the reconstruction of images and experiences in memory – constituting part of what has been named hupomnêmata. The format of artistic research is indicated as the means for the construction of the work so that the ideas linked to self-care are presented as the methodological scope. Thus, self-care, linked to other theories that value the êthos human condition – the Theory of Influence, for example, promotes the understanding and improvement of the act of musical performance. If self-care is focused to constitute itself as the subject of an aesthetic attitude, then some aspects of the Theory of Influence provide the understanding that the criticism of a performance can only be another performance. Self-care indicates a change that occurs in the individual self-consciousness and thus is free for the establishment of an aesthetics of existence, so that the music makes the musician his action and his expression. The activities involved in the constitution of itself point to the possibility of a pedagogy of performance, integrated in the various narratives and forming individuals.

    Resumo / Abstract
  • “Todos na produção” : um estudo etnográfico das narrativas sônicas e raps em um bairro popular do sul do Brasil

    Autor: Luana Zambiazzi dos Santos
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 13/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122548
  • A aplicação de guias de execução com alunos iniciantes de piano

    Autor: Selva Viviana Martinez Aquino
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116137
  • A busca por uma técnica pianística saudável, musical e eficiente : um diálogo com quatro participantes

    Autor: Laura Boaventura Melo
    Orientador: Profª. Drª. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 12/02/2019
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/189511
  • A Composição musical como resposta : vivências e imaginário sonoro

    Autor: Daniel de Souza Mendes
    Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 24/09/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/128954
  • A coordenação bimanual ao violão : um estudo experimental com estudantes de graduação e pós-graduação em música

    Autor: Renan Colombo Simões
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 30/04/2019
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/197882
  • A dialética das temporalidades na performance musical: uma interpretação de Cantéyodjayâ de Oliver Messiaen.

    Autor: Maurício Zamith Almeida
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/09/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/81606

    Esta tese parte da premissa de que, na tradição da musica ocidental escrita, a performance restitui a obra musical ao tempo e o intérprete, responsável por esse processo, deve compreender profundamente as temporalidades propostas pela obra para, assim, planejar criteriosamente o fluxo dos seus eventos. Para isso, é necessário que o processo de construção interpretativa se desenvolva em simultaneidade e constante diálogo com dados decorrentes do estudo analítico da obra estudada e da percepção estésica do intérprete que, em sua prática diária, projeta e avalia em si mesmo o efeito pretendido. Com base nesse modelo, foi realizado um estudo interpretativo e analítico de Cantéyodjayâ para piano de Olivier Messiaen, compositor que, por meio de sua obra musical, seus textos teóricos e sua atividade pedagógica, teve importante impacto nas discussões a respeito do tempo na música do século XX. O primeiro capítulo da tese, Cantéyodjayâ contextualizada, posiciona Cantéyodjayâ no contexto da obra de Messiaen, especialmente no que se refere ao período de experimentação no qual se insere. O segundo capítulo, No princípio era o ritmo: o tempo musical em Messiaen, trata dos conceitos filosóficos e teológicos que apoiaram o pensamento rítmico-temporal em Messiaen e suas correspondências com procedimentos composicionais adotados pelo compositor. O terceiro capítulo, Análise e construção interpretativa em Cantéyodjayâ, apresenta o estudo analítico de Cantéyodjayâ articulado a decisões interpretativas. Compuseram a fundamentação deste capítulo os textos teóricos do compositor, em especial Technique de mon langage musical (1944) e Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1994), articulados a conceitos apresentados por autores como J. Kramer (1988), W. Berry (1997) e J. Straus (2005).

    This thesis assumes that performance brings a musical score to life by presenting it in real time. The performer – who is in charge of this process – must understand the complex relationships between rhythm and conceptual pacing of a particular work in order to plan the flow of events. Threrefore, the interpretive construction must be constantly supported by data from both the analytical investigation and the aesthetic perception. The performer in his daily practice designs the desired effect and evalutes the outcome. Based on this notion, an interpretive and analytical study was done about Cantéyodjayâ by Olivier Messiaen, a composer whose compositional output, theoretical writings and pedagogical activities have impacted the concept of time in the twentieth century music. The first chapter of this thesis, Cantéyodjayâ contextualizada, contextualizes Cantéyodjayâ in the entire oeuvre of Messiaen, especially within his experimental period. The second chapter, No princípio era o ritmo: o tempo musical em Messiaen, deals with philosophical and theological concepts based in Messiaen’s rhythmic thought, as well as its connections to the compositional procedures adopted by Messiaen. The third chapter, Análise e construção interpretativa em Cantéyodjayâ, presents an analytical study of Cantéyodjayâ linked to the interpretive choices. This last chapter is based on Messiaen’s theoretical writings, especially Technique de mon langage musical (1944) and Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1994);it is also connected to the concepts presented by J. Kramer (1988), W. Berry (1997) e J. Straus (2005).

    Resumo / Abstract
  • A diversidade de gênero e sexualidade na perspectiva de licenciados/as em música

    Autor: Vivian Regina Siedlicki
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 31/10/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/150804
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