Teses

  • Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz: a obra pianística de Arthur Napoleão (1843–1925).

    Autor: Marcelo Macedo Cazarré
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 12/06/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7180

    Esta tese trata do significado musical do ponto de vista hermenêutico na obra para piano do pianista-compositor luso-brasileiro Arthur Napoleão (1845-1925). O exame técnicoestético de sua obra pianística adota uma perspectiva relacional entre texto musical e entorno cultural, situando compositor e obra dentro do campo de problematização das várias estéticas que configuraram o Romantismo do século XIX. A elaboração do modelo analítico e as análises empreendidas do corpus musical selecionado compreenderam uma leitura de tipo hermenêutico em que se cruzaram informações contextuais atinentes aos pólos de criação e recepção das obras. Desta forma trataram-se os principais gêneros musicais empregados pelo compositor à luz da recepção de sua carreira de virtuose tanto no Brasil quanto no exterior. O corpus documental é constituído por materiais diversos pesquisados em bibliotecas nacionais e estrangeiras

    This dissertation deals with the hermeneutics of musical meaning in the piano works of Luso-Brazilian composer-pianist Arthur Napoleãp (1845-1925). The technical and esthetical examination of his piano works offers a relational perspective that encompasses musical text and cultural context. The text situates both the composer and his works in relation to the Romantic esthetic pluralism of the nineteenth century. The elaboration of the analytical model and the analysis of selected works offer a hermeneutic reading in which information on the contexts of creation and reception is addressed. The main musical genres employed by the composer are discussed in relation to the reception of his career as a virtuoso pianist both in Brazil and abroad. The documental sources consist of materials collected in libraries in Brazil an abroad.

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  • Música na educação de jovens e adultos: um estudo sobre práticas musicais entre gerações.

    Autor: Maria Guiomar de Carvalho Ribas
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 05/06/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7177

    Este trabalho tem por objetivo central compreender como se articulam práticas musicais de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aborda sobre questões de repertório, divergências e convergências de interesses, entre universos musicais de estudantes de distintas gerações no contexto educacional da EJA. Investiga sobre práticas daqueles/as que não se encontram em idade considerada “ideal” para iniciar ou aprofundar sua formação escolar nessa área, embora a apropriação e a transmissão da música ocupe um lugar importante em suas cotidianidades. A metodologia utilizada é o estudo de caso, tendo como campo empírico uma instituição escolar da EJA, localizada em Porto Alegre. Foram realizadas observações nas aulas e oficinas de música, entre outros espaços, bem como entrevistas com dezessete estudantes cujas idades variaram entre 21 e 78 anos. A presente pesquisa está apoiada em estudos que abordam a temática geracional (Ariès, 1991;Debert, 1998;Salles Oliveira, 1999;Ferrigno, 2003;Brito da Motta, 2005, entre outros), e em estudos da Educação Musical (Small, 1984;Arroyo, 1999, DeNora, 2000;Souza, 2004). Os resultados revelam que uma co-educação musical se gesta entre os/as participantes da pesquisa. Sem perder de vista as diferenças, e em um contexto educacional que preza pela busca de relações igualitárias, aprendizagens musicais mútuas entre gerações, se tecem nesse cenário.

    This work hás for aim understand the articulation of students’ musical practices of the system of Education of Youngers and Adults (EJA). Its approaches questions on repertoire, differences and convergentes of interests between students musical word of differents generations in the educational context of EJA. Research about the musical practices of people who are not in age considered like “ideally” to begin or deepen the formation into area. However, the appropriation and transmission of music take an important place in them lifes. The used methodology is the study of case, carried out in a school of EJA localed in Porto Alegre – Brazil. Observation were realized in music classes and workshops, among others spaces. Also, interviews were realized with seventeen students whose ages were ranking 21 and 78 years old at the time of the research. The present investigation relies on studies that approach the generational subject matter ((Ariès, 1991;Debert, 1998;Salles Oliveira, 1999;Ferrigno, 2003;Brito da Motta, 2005, among others), as well as in studies regard Music Education subject (Small, 1084;Arroyo, 1999;DeNora, 2000;Souza, 2004). The findings reveal that produces a musical co-education between students participants of the investigation. Without losing of sight the differences, in a context that valorize the search of egalitarian relations, mutual musical learning between generations, they are weaved in this scene.

    Resumo / Abstract
  • Valsas de Radamés Gnattali: um estudo histórico-analítico.

    Autor: Nadge Naira Álvares Breide
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 28/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6413

    Este trabalho objetiva evidenciar como “Valsas para Piano” de 1939, de Radamés Gnatalli refletem o diálogo entre os dialetos americanos e as culturas americanas no Brasil dos anos 1930, causados pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e acesso às formas de entretenimento de massa. Após o exame de posturas analíticas (MEYER), aponta-se a recorrência de elementos e de seus desvios delineados segundo o modelo literário de Sant’Anna e considerações pontuais de Chase, Schwartz-Kates, Lidov e Santos. A avaliação do rótulo de americanizado atribuído ao compositor Radamés Gnatalli (1906 – 1988) teve por base Schüller, Santos e Garcia&Rodriguez.

    This text aims at showing how the development of mass communication, mass entertainment and cultural diversity during the 1930’s in Brazil, are reflected upon Valsas para Piano (1939), by Radamés Gnattali (1906 – 1988). The analytical interpretation (MEYER) points out to the recurrence of elements as well as patterns of deviation according to the literary model proposed by Sant’Anna. Other references are Chase, Schwartz-Kates, Lidov and Santos. Concerning “American traits” attributed to his music, Schuller, Santos and Garcia &Rodriguez are used as a tools for evaluation.

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  • Sonatina Nº 2 de Hector Tosar: uma visão histórica e analítica.

    Autor: Silvia Cristina Hasselaar
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 20/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6411

    Este estudo focaliza, sob os aspectos históricos e analíticos, a ‘Sonatina n° 2’ de Héctor Tosar (1923-2002). Trata-se de uma obra representativa do neoclassicismo musical da década de 1950, escrita por um compositor latino-americano com formação em seu país, o Uruguai e no exterior. A análise tem como referencial teórico os pressupostos do próprio Tosar (1992) e de Joseph Straus (1990). Através da análise dos conjuntos, mostram-se a recorrência de um grupo de sons e a resultante fixação da sonoridade característica da obra.

    This paper focuses Hector Tosar’s (1923 – 2002) Sonatina No. 2 in terms of historical and analytical premisses. This work highlights the musical neoclassicism of the 1950s adopted by a Latin-American composer who studied in his country of origin, Uruguay, as well as abroad. The analysis is based on Tosar’s own concepst (1992) and those of Joseph Straus (1990). The use of set theory as an analytical tool points to the recurrences of a group of sounds that establish the characteristic sonority of the piece.

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  • Eunice Katunda (1915–1990) e Esther Scliar (1926–1978): trajetórias individuais e análise de “Sonata de Louvação” (1960) e “Sonata para Piano” (1961).

    Autor: Joana Cunha de Holanda
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6604

    Este estudo aproxima Eunice Katunda (1915-1990) e Esther Scliar (1926-1978) pela verificação de suas trajetórias individuais e pela análise musical de ‘Sonata de Louvação’ (1960) e ‘Sonata para Piano’ (1961). A investigação de suas trajetórias enfatiza, com base em documentos como cartas, depoimentos e entrevistas, a experiência vivida. A abordagem prioriza a experiência individual, sem prescindir da contextualização de suas atuações, desde o final dos anos 40, no cenário musical brasileiro. A revisão bibliográfica dos estudos de gênero em música integra o trabalho como ferramenta metodológica para as análises das duas sonatas.

    This study investigates the trajectories of Eunice Katunda (1915 – 1990) and Esther Scliar (1926 – 1978). It offers an analysis of ‘Sonata de Louvação’ (1960) and ‘Sonata para Piano’ (1961). Letters, statements and interviews were the main sources for the approach of their trajectories. Their individual experiences are highlighted as well as their relationships to the cultural context of their main professional activities in Brazil, beginning in the late forties. The bibliography on Gender Studies in Music is the reference for the analysis of the two sonatas.

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  • Estética e música na obra de Luiz Cosme.

    Autor: Fernando Lewis de Mattos
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 29/07/2005
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6029

    Neste trabalho é realizada a análise dos fundamentos estéticos presentes nos escritos de Luiz Cosme em correlação com os aspectos técnicos e compositivos encontrados em sua produção musical. O exame dos fundamentos estético-musicais presentes na obra teórica de Luiz Cosme é realizado com base no seu vínculo com os princípios dos músicos nacionalistas e do Grupo Música Viva. Cosme se posicionou independentemente com relação aos dois grupos, ao incorporar valores de ambos em seus trabalhos. Além das discussões imediatamente ligadas ao modernismo musical brasileiro, Luiz Cosme valeu-se do pensamento de Henri Bergson para formular seus conceitos musicais com base na diferenciação entre a duração objetiva e a duração subjetiva. Na obra musical de Luiz Cosme, são empregados diferentes procedimentos de estruturação do material sonoro. O compositor valeu-se de estruturas diatônicas tonais e modais, processos hexacordais com base na escala de tons inteiros, estruturas cromáticas tonais e atonais e processos dodecafônicos de organização das alturas. A produção musical de Cosme pode ser dividida em três gêneros musicais – música vocal, música de câmara e música orquestral – que se ramificam em três fases diferenciadas. O característico na produção de Cosme está em que os processos de estruturação sonora se propagam em todas as fases compositivas, sendo que cada novo método é incorporado aos anteriores, sem necessariamente substituí-los. Com isso, percebe-se que a música de Luiz Cosme caracteriza-se pela diversidade de materiais, elaborados com distintos processos de estruturação. Esse fator o coloca como um compositor único no meio musical brasileiro da primeira metade do século XX, que se empenhou em desenvolver seus próprios princípios estéticos e formulações teóricas, com base no conhecimento da tradição que o cercava, assim como se dedicou a desenvolver um estilo peculiar que o posicionou como um músico independente no modernismo musical brasileiro.

    This Doctoral Dissertation presents an analysis of the aesthetic basis for the writings of Brazilian composer Luiz Cosme, as well as its relationship to compositional features found in his works. A relationship is highlighted also between Cosme’s writings and the aesthetic principles of nationalism and universalism, the two main musical movements in Brazilian music in the first half of the twentieth century. Cosme stood in an independent position in relation to these two trends, partaking from their principles freely. He conducted also a study of the philosophical concepts of Henri Bergson, whose principles of objectivesand subjective duration were then employed in Cosme’s theoretical formulations. In his musical works, Cosme worked consistently on the problems posed by pitch organization. He built his works around diatonic structures with tonal and modal sense, chromatic structures with tonal and atonal sense, hexacordal structures based on the whole tone scale and modal scales, and dodecaphonic processes. Cosme’s works address problems of pitch organization throughout three diverse compositional periods. Their diversity of materials and multiplicity of developing techniques place Cosme as an independent composer in relation to the Brazilian milieu of the time, a well as a composer who developed his own musical and theoretical principles, achieving a personal musical style that places his as an independent musician in relation to the main trends of Brazilian musical modernism.

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  • Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano.

    Autor: Rosane Cardoso de Araújo
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/05/2005

    O objetivo desta tese foi investigar os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano/bacharéis, ao longo da carreira. Para este fim foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente e as fontes sociais de aquisição. O método da pesquisa foi o estudo multicasos, orientado por um estudo de desenvolvimento de corte transversal. Participaram deste estudo, três professoras de piano, bacharéis em música, localizadas em diferentes etapas da carreira profissional. A linha discursiva desta tese foi a fenomenologia focalizada no pensamento de Heidegger. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif e Huberman, complementados por outros autores da literatura educacional e músico-educacional. Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. Também foram tratados neste trabalho, outros elementos relacionados à função do professor de piano, como algumas especificidades desta atividade e as relações entre formação profissional e docência.

    The target of this thesis was to investigation the knowledges groups that guide the pedagogic practice of the piano teachers. For that, it was observed the mobilization of the several knowledges in the speech and in the educational practice, as well as the social sources of their acquisition. The method of the research was the multi-cases study, guided by a cross-sectional study. This research has had the participation of three graduated piano teachers, in different phases of their professional career. The discursive line of this thesis was the phenomenology based on the ideas of Heidegger. The theoretical references were based on the studies of Tardif and Huberman, complemented by other authors of the educational and musician-educational literature. As a result, some knowledges groups related to this study, have been identified and discussed starting from the point of view of the time. In this thesis, others elements related to the piano teacher’s function, such as some characteristics of this activity and the relationships between professional formation and the teaching, have been studied.

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  • Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com os professores de instrumento.

    Autor: Ana Lúcia de Marques e Louro
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/03/2004
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/5006

    Tomando como ponto de partida o tema das identidades profissionais e as reflexões sobre as minhas vivências como professora universitária na área de música, proponho o estudo das narrativas de dezesseis professores de instrumentos musicais nos cursos de Bacharelado em Música em três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS, UFSM. A metodologia escolhida é a técnica da história oral temática, através de entrevistas semi-estruturadas, contextualizadas com o auxílio de registros em diários de campo. O conceito de “diálogo genuíno”, vindo da hermenêutica filosófica, também se torna importante para o estabelecimento de uma “zona interpretativa”, na qual as perspectivas dos entrevistados, minhas e da literatura pudessem ser consideradas. A análise de dados é feita a partir do estabelecimento de categorias que transversalizam as entrevistas, buscando-se, entretanto, a preservação da unicidade de cada depoimento. Primeiramente, são desenvolvidos dois grupos de categorias analisadas: formação e atuação. Posteriormente, desenvolvo os grupos de categorias referentes às experiências de ensino, fazendo uma aproximação do foco para os relatos sobre as disciplinas de instrumento principal dos cursos de Bacharelado em Música. A seguir, faço um recuo panorâmico, destacando as relações entre as identidades profissionais e as amplas vivências como pessoa, de cada professor. Posteriormente, abordo a profissão de docente universitário-professor de instrumento, confrontando os dados com os conceitos de profissionalidade, de competências e de identidades profissionais coletivas. Nas considerações finais, a contribuição dessa investigação para a reflexão pessoal dos participantes, para a área de música, para outras áreas que têm como objeto de estudo o professor universitário, bem como para a minha reflexão pessoal e profissional é apontada.

    The purpose of this study was to evaluate the contrapunctal technique of José Mauricio Nunes Garcia in his sacred works, and to define the inception of this new technique in his musical output. The historical references have included the writings of people who met the composer and the essays of Visconde de Taunay, Luiz Heitor Corrêa de Azeved, Francisco Curt Lange, José Maria Neves and Cleofe Person de Mattos. Theoretical references have adhered to the recognition of the fugue as a compositional process rather than simply as a musical form governed by preestablished rules. The works selected for this study refer to basic aspects: their authenticity, their significance in regard to given historical period, and their diversity in the employ of the new compositional techniques acquiered by the composer. A brief historical account and a structural analysis emphasing the harmonic idiom have been provided for each selected work. The analysis of the music works reveal that José Maurício did not follow rigid formal schemes of any kind, taking into account the use of a style characteristic of Colonial Brazilian Music. This study also verifies that the socio-cultural context and the artistic demands of the Portuguese court in exile in Brazil were the main reasons for the appearance pf contrapunctual writings in the works of Garcia. It is proved, finally, that the arrival of D. João VI to Brazil in 1808 elicited an effective change in the compositional style of Garcia as witnessed of his acquisition of the new contrapunctual techniques.

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  • A música religiosa de Leocádio Rayol (1849–1909) e sua relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica.

    Autor: João Berchmans de Carvalho Sobrinho
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Garcia
    Data da defesa: 18/12/2003

    Este documento constitui a tese de Doutoramento em Musicologia sobre A Música Religiosa de Leocádio Rayol (1849 – 1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica. A pesquisa se insere no campo das discussões entre a criação musical e o contexto, onde a música é vista como uma produção decorrente das condições históricas e sociais específicas, da trajetória de vida do compositor e de suas relações objetivas nestes espaços sócio-culturais. Portanto, estudar uma produção musical do passado – uma parte da produção musical religiosa do século XIX – em determinados contextos – São Luís do Maranhão e Rio de Janeiro – a partir de uma perspectiva histórica e analítica, está sendo exposto como o arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa. Neste sentido, a intenção foi percorrer uma análise contextualizada e relacional deste momento cultural e com a sociologia da arte, ancorado no campo da musicologia histórica como perspectiva analítica de fundo.

    This document constitutes is the thesis of doctorate in Musicology denominated Leocádio Rayol’s Religious Music (1849 – 1909) and its Relationship with Maranhão of the Century XIX: a musicological study, with transcription, analysis and historical perspective. The research it inserts in the field of the discussions between the musical creation and the context, where the music is seen as a production due to the specific historical and social conditions, of the trajectory of the composer’s life and of its objective relationships in the social and cultural spaces. Therefore, to study a musical production of the past – a part of the production musical religious of the century XIX – in determined contexts – São Luís of Maranhão and Rio de Janeiro – starting from a historical and analytic perspective, it is being exposed as the theoretical-methodological framework of this research. In this sense, the intention went travel an analysis contextualizada and relacional of this cultural moment, tends as tool the transcription of a musical corpus, the theorical approach with the new cultural history and with the sociology of the art, achored in the field of the musicology as analytic perspective of fund.

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  • Modernidade religiosa entre Tamboreiros de Nação: concepções e práticas musicais em uma tradição percussiva do extremo sul do Brasil.

    Autor: Reginaldo Gil Braga
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 26/09/2003

    Esta pesquisa pretendeu analisar no campo religioso afro-brasileiro específico do Rio Grande do Sul, tomando o Batuque e suas possíveis redes de significados com a Linha Cruzada e a Umbanda como ponto focal da discussão as concepções e práticas religiosas e musicais dos tamboreiros de Nação. Assim, através das experiências e performances religiosas e musicais, entendidas como os processos de transmissão e circulação do conhecimento teórico e prático dos tamboreiros de Nação e as suas respectivas representações musicais, pretendi revelar as estruturas discursivas, os contexto sócio culturais e os significados que a música e os tamboreiros assumiram frente à modernidade religiosa afro-gaúcha nos últimos setenta anos, aproximadamente. Meu recorte temporal justificou-se pela tentativa de mapear um período de grandes transformações e reorganizações que vem passando a música do Batuque cruzei as noções de experiência e performance musical com as histórias de vida e a recomposição das trajetórias dos músicos rituais pesquisados. Essa abordagem, uma etnografia musical, previu a minha inserção no campo como musico aprendiz (‘participação ativa’), complementada por observações de situações de ensino-aprendizagem e performances musicais. O universo de tamboreiros selecionados para o recorte metodológico (13 indivíduos) obedeceu a alguns critérios estabelecidos ao longo dos contatos iniciais com os entrevistados, tais como: representatividade e reconhecimento no meio batuqueiro, atuação continuada como tamboreiro no cenário afro-gaúcho, pertencimento a linhagens diferentes (lados) e indivíduos de três gerações diferentes (faixas etárias ao redor dos 70, 50/60 e 30/40 anos).

    This research has its focal point of discussion in the religious and musical conceptions and pratices of tamboreiros de Nação, the ritual drummers from Batuque (the Afro-religious cult of southern Brazil). Through the religious and musical experiences and performances, understood as processes of transmition and circulation of the theorical and practical knowledge of tamboreiros de Nação and their respective musical representations, I intended to reveal the discursive structures, the sociocultural contexts and the meanings that music and tamboreiros assumed in face of the Afro-gaucho religious modernity in the last seventy years. This temporal arch justify itself through the attempt of maping a period of great transformation and reorganization inside de Afro-gaucho religious scene: the arrival to the state of Umbanda in 1930s and the rise of Linha Cruzada in the 1960/1970s. To capture better the transformations and reorganizations tha the music of Batuque went through, I crossed the notions of experiences and musical performance with the life histories and the recomposition of researched trajectories of several ritual musicians. This approach, demanded my insertion in the field as a musician apprentice (“active participation”), completed by observations of teaching-learning situations and musical performances. The number of selected tamboreiros (13 individuals) obeyed some criteria established over the inicial contacts with the interviewees, such as: representativeness and recognition in the batuqueiro milieu, continuous performance as a tamboreiro in the Afro-gaucho scene, belongness to different lineages (lados) and finally, individuals pertaining from three different generations (ages around 70, 50/60 and 30/40 years old).

    Resumo / Abstract
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