Teses

  • Aprendendo e ensinando “Dois momentos nordestinos” para piano de Calimério Soares sob o viés da prática reflexiva de três alunos e uma professora

    Autor: Rosiane Lemos Vianna
    Orientador: Profª. Drª. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 22/02/2019
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/192847
  • Estudo da expressividade musical dialógica no rudepoema de Heitor Villa-Lobos

    Autor: Salete Maria Chiamulera Bohler
    Orientador: Prof. Dr. Ney Fialkow
    Data da defesa: 29/04/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/149027
  • A aplicação de guias de execução com alunos iniciantes de piano

    Autor: Selva Viviana Martinez Aquino
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116137
  • Sonatina Nº 2 de Hector Tosar: uma visão histórica e analítica.

    Autor: Silvia Cristina Hasselaar
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 20/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6411

    Este estudo focaliza, sob os aspectos históricos e analíticos, a ‘Sonatina n° 2’ de Héctor Tosar (1923-2002). Trata-se de uma obra representativa do neoclassicismo musical da década de 1950, escrita por um compositor latino-americano com formação em seu país, o Uruguai e no exterior. A análise tem como referencial teórico os pressupostos do próprio Tosar (1992) e de Joseph Straus (1990). Através da análise dos conjuntos, mostram-se a recorrência de um grupo de sons e a resultante fixação da sonoridade característica da obra.

    This paper focuses Hector Tosar’s (1923 – 2002) Sonatina No. 2 in terms of historical and analytical premisses. This work highlights the musical neoclassicism of the 1950s adopted by a Latin-American composer who studied in his country of origin, Uruguay, as well as abroad. The analysis is based on Tosar’s own concepst (1992) and those of Joseph Straus (1990). The use of set theory as an analytical tool points to the recurrences of a group of sounds that establish the characteristic sonority of the piece.

    Resumo / Abstract
  • Escuta portátil e aprendizagem musical: um estudo com jovens sobre a audição musical mediada pelas tecnologias portáteis.

    Autor: Silvia Nunes Ramos
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 09/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70225

    O presente estudo investiga a escuta musical de nove jovens, com idade entre 14 e 20 anos, considerando suas vivências musicais e aprendizagens mediadas pelos dispositivos portáteis. A pesquisa teve como objetivo central identificar o potencial educativo da escuta musical dos jovens, por meio das tecnologias portáteis do formato de mp3. O referencial teórico foi construído a partir de três eixos: o primeiro, desenvolve o conceito de escuta musical, destacando as tipologias dos modos de escuta (IAZZETTA 2009, STOCKFELT, 2009). O segundo eixo refere-se às perspectivas teóricas da sociologia da música de Bull (2000), Thibaud (1992, 2003), Green (2004), Williams (2007), Pecqueux (2009a;2009b), Granjon e Combes (2009) sobre as experiências auditivas na vida cotidiana contemporânea, bem como, DeNora (2000) com investigações sobre a forma como as pessoas incorporam a música no dia a dia. O terceiro eixo teórico está situado no campo da educação pelas mídias, focando os meios de comunicação, aprendizagem musical e juventude. Nesta perspectiva, os desenvolvimentos das diversas mídias são analisados numa visão mais ampla, enfatizando a flexibilidade, as múltiplas funções e a acessibilidade (KLÜBER 2003;SCHLÄBITZ 1997;MORDUCHOWICZ, 2008), assim como as abordagens que tratam o tema mídia e aprendizagem musical, como Souza (2004;2011). A partir das perspectivas teóricas de Passeron e Revel (2005) e Leplat (2002), a metodologia adotada foi o estudo de caso. A análise dos dados revelou que a escuta portátil contribui para a construção de conhecimentos musicais. A escuta portátil fornece à aprendizagem musical aspectos particulares: desconstrói a linearidade da apreciação, proporcionando ao ouvinte a diversidade de gêneros musicais que constituem as playlists;transforma “espaços sociais” em “espaços musicais” e de aprendizagem;transita entre escutar, avaliar, perceber e compor. O estudo contribui para um novo olhar sobre o uso destes aparelhos na escuta portátil de jovens, sugerindo aos educadores musicais a criação de novas metodologias, a partir da compreensão dos procedimentos envolvidos nesta escuta.

    The present study investigated the music listening habits of nine youngsters aged between 14 and 20 years, by considering their musical experiences and learning by the use of portable devices. The main focus was to identify the educational potential of music listening in youth, mediated by portable MP3 player technology. The theoretical framework was developed along three axes. The first axis is based on the concept of music listening, highlighting the types of listening modes (IAZZETTA 2009;STOCKFELT 2009). The second refers to the theoretical perspectives of Sociology of Music according to Bull (2000), Thibaud (1992, 2003), Green (2004), Williams (2007), Pecqueux (2009a;2009b), and Granjon and Combes (2009), on the auditory experiences in contemporary everyday life, and also to DeNora (2000), on the investigations of how people incorporate the music in their daily activities. And the third axis is based on education through the media focusing on the means of communication, music learning and youth. In this perspective, the developments of various media are analyzed in a broader view, emphasizing the flexibility, the multiple functions and accessibility (KLÜBER 2003;SCHLÄBITZ 1997;MORDUCHOWICZ, 2008) as well as the studies that address the issue of media and music learning as did Souza (2004;2011). This is a case study based on the theoretical perspectives of Passeron and Revel (2005) and Leplat (2002). The data analysis showed that the portable listening contributes to the construction of musical knowledge. Portable listening provides specific aspects to musical learning: it deconstructs the linearity of enjoyment, providing the listener with the diverse array of musical genres that make up the playlists;it turns the “social spaces” into “musical and learning spaces”;it passes through listening, evaluation, understanding and composing. The study allows a new look at the use of these devices in the portable listening of youth and suggests the creation of new methods based on the understanding of the procedures involved in this listening.

    Resumo / Abstract
  • A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná

    Autor: Solange Maranho Gomes
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 31/10/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/150823
  • Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianística: três estudos de caso.

    Autor: Stefanie Grace Azevedo de Freitas
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 22/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71790

    Neste trabalho discutimos três estudos de caso com o objetivo de investigar empiricamente a modelagem como ferramenta de estudo no desenvolvimento musical e pianístico de alunos do Bacharelado em Instrumento/Piano da UFRGS. Durante a pesquisa, cada um dos três participantes foi instruído a ouvir atentamente uma gravação de pianista de renome internacional como modelo a ser seguido. Na etapa da coleta de dados, os participantes realizaram três gravações de dois trechos contrastantes de uma obra do seu repertório e gravaram cinco entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseou-se nos relatos sobre as preocupações referentes aos trechos escolhidos, nas reflexões sobre os efeitos da modelagem, na observação das características de suas interpretações após a modelagem e na análise do andamento e da condução do tempo musical. Para isso, utilizamos o software Sonic Visualiser. A análise de dados juntamente com o conjunto de entrevistas individuais comprovam nossa hiptese de que a modelagem incrementa e amplia os recursos expressivos dos participantes, incentiva a autonomia e individualidade de suas interpretações e potencializa a audição crítica e a reflexão sobre processos de estudo.

    This research presents three case studies aiming at empirically investigating modeling as a learning tool for the musical and pianistic development of undergraduate students. Each one of the three students was instructed to critically listen to the recording of a famous pianist as a model to be followed. Data collection combined three recording sessions of two contrasting excerpts already in students’ repertoire and five semistructured interviews. The analysis of the resulting data was based on individual reports concerning the selected musical segments as well as their reflection on learning processes in relation to the model, observations of interpretive characteristics after the modeling and analysis of timing and choices of musical tempo. The chosen software was Sonic Visualiser. Data analysis in combination with the sets of individual interviews confirmed our initial hypothesis that modeling increases and widens the choices of the participant’s expressive resources, fosters autonomy and individuality in their interpretations, potentiates critical listening and promotes reflection on learning processes.

    Resumo / Abstract
  • O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica : um estudo a partir de narrativas autobiográficas

    Autor: Tamar Genz Gaulke
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 30/06/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/165447
  • The musical trajectories and professional responsibilities of five concertmasters of Brazilian Symphony Orchestras

    Autor: Timothy David Jones
    Orientador: Fredi Vieira Gerling
    Data da defesa: 05/04/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/164583
  • Entornos sonoros: sonoridades e ordenamentos.

    Autor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 23/10/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/35083

    O presente trabalho versa sobre o aproveitamento compositivo dos entornos sonoros. Para esta pesquisa em composição musical, foram utilizados, como campo de estudo, entornos sonoros localizados dentro de perímetros urbanos e, como materiais na aproximação ambiente/composição explorada, diversas potencialidades musicais dos sons que constituem os entornos sonoros e as organizações deles emergentes. Também foram contempladas como motivadoras e força de coesão nos processos compositivos realizados diversas características da escuta no meio ambiente e do fluxo do entorno sonoro com suas variações. As composições foram realizadas para meios acústicos e eletroacústicos, considerando-se o espaço de diversas maneiras.

    This work deals with the compositional use of sound environments and their reflection. For this research in music composition, sound environments located within urban perimeters were used as a field of study, and as materials for the approach environment / composition that explore the diverse musical capabilities of the sounds that make up the surroundings and the sound of these emerging organizations. As a motivating and cohesive force in the processes undertaken, several characteristics of the listening in the environment and the flux of the sound environment and its variations have been included also. The compositions were realized through acoustic and electroacoustic media comprising the space in different ways.

    Resumo / Abstract
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