Teses

  • Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas: três estudos de caso.

    Autor: Fernando Rauber Gonçalves
    Orientador: Profª. Drª. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 29/09/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/106949

    O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes – em seriações acadêmicas distintas – cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.

    The present thesis discusses the trajectories of three undergraduate Piano Performance students learning a new piano work during an academic semester. Qualitative research methods were used in multicase studies. The aim of those studies was to critically review the relation between the subjects beliefs, values and skills in relation to the actions taken throughout their practice of the pieces during the academic semester. Data collection consisted of: interviews, study reports, audio and video recordings of performances and report of performance cues gathered shortly after the performance. Those kinds of data fulfilled all phases and subprocesses of Zimmerman’s (2002) self-regulation model. The subject’s practice were guided by some specific trains of thoughts which ended up by influencing the outcomes. The dynamics and interplay between thought processes and other aspects of their practice trajectories were depicted as cycles of musical improvement during which different forms of inquiries were responsible for the most significant gains.

    Resumo / Abstract
  • Trajetórias formativas profissionais em música : um estudo com estudantes do curso técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Autor: Alexandre Vieira
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 27/04/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158931
  • Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano.

    Autor: Rosane Cardoso de Araújo
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/05/2005

    O objetivo desta tese foi investigar os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano/bacharéis, ao longo da carreira. Para este fim foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente e as fontes sociais de aquisição. O método da pesquisa foi o estudo multicasos, orientado por um estudo de desenvolvimento de corte transversal. Participaram deste estudo, três professoras de piano, bacharéis em música, localizadas em diferentes etapas da carreira profissional. A linha discursiva desta tese foi a fenomenologia focalizada no pensamento de Heidegger. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif e Huberman, complementados por outros autores da literatura educacional e músico-educacional. Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. Também foram tratados neste trabalho, outros elementos relacionados à função do professor de piano, como algumas especificidades desta atividade e as relações entre formação profissional e docência.

    The target of this thesis was to investigation the knowledges groups that guide the pedagogic practice of the piano teachers. For that, it was observed the mobilization of the several knowledges in the speech and in the educational practice, as well as the social sources of their acquisition. The method of the research was the multi-cases study, guided by a cross-sectional study. This research has had the participation of three graduated piano teachers, in different phases of their professional career. The discursive line of this thesis was the phenomenology based on the ideas of Heidegger. The theoretical references were based on the studies of Tardif and Huberman, complemented by other authors of the educational and musician-educational literature. As a result, some knowledges groups related to this study, have been identified and discussed starting from the point of view of the time. In this thesis, others elements related to the piano teacher’s function, such as some characteristics of this activity and the relationships between professional formation and the teaching, have been studied.

    Resumo / Abstract
  • Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil.

    Autor: Luiz Guilherme Goldberg
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 11/05/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10716

    A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presentetese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais da Semana de Arte Moderna, o viam como passadista, romântico ou (pré) nacionalista. A necessidade de se estabelecer uma leitura crítica desta mudança de avaliação e diagnosticar o elo de Nepomuceno com o movimento modernista determinou que, após o balizamento conceitual necessário à compreensão deste movimento, fosse imprescindível focalizar a formação acadêmica deste compositor e observar de que modo os conhecimentos aí recebidos se manifestaram em seu futuro profissional, em suas crenças ideológicas, opções estéticas e técnica composicional. Ao final, com o objetivo de constatar as filiações de Nepomuceno com este movimento musical, segue-se a análise de três composições: a Variations sur um Théme Original op. 29, para piano, o Trio em fá sustenido menor, para piano, violino e violoncelo, e o ciclo de tragipoemas Le Miracle de la Semence, para barítono e piano/orquestra.

    The verification of the disparity in the considerations on Alberto Nepomuceno’s (1864 – 1920) link with the musical modernism during the First Brazilian Republic generated the problems that we intend to study here. Hence their contemporaries saw him as a modern composer, the subsequent generation, steeped-in the ideals of the “Semana de Arte Moderna”, saw him as old-fashioned, romantic or (pre) nationalist. The need to establish a critical reading of this change in evaluation in order to diagnose the link between Nepomuceno and the modernist movement required a conceptual framework of this movement. It became indispensable to focus on the composer’s academic formation and to observe the way this knowledge manifested in his professional future, in his ideological beliefs, aesthetic options and compositional resources. The analysis focuses on three main compositions: Variations sur um Théme Original op. 29, for piano, the Trio em fá sustenido menor, for piano, violin and cello, and the tragipoems cycle Le Miracle de la Semence, for baritone and piano / orchestra.

    Resumo / Abstract
  • Um virtuose do além-mar em terras de Santa Cruz: a obra pianística de Arthur Napoleão (1843–1925).

    Autor: Marcelo Macedo Cazarré
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 12/06/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7180

    Esta tese trata do significado musical do ponto de vista hermenêutico na obra para piano do pianista-compositor luso-brasileiro Arthur Napoleão (1845-1925). O exame técnicoestético de sua obra pianística adota uma perspectiva relacional entre texto musical e entorno cultural, situando compositor e obra dentro do campo de problematização das várias estéticas que configuraram o Romantismo do século XIX. A elaboração do modelo analítico e as análises empreendidas do corpus musical selecionado compreenderam uma leitura de tipo hermenêutico em que se cruzaram informações contextuais atinentes aos pólos de criação e recepção das obras. Desta forma trataram-se os principais gêneros musicais empregados pelo compositor à luz da recepção de sua carreira de virtuose tanto no Brasil quanto no exterior. O corpus documental é constituído por materiais diversos pesquisados em bibliotecas nacionais e estrangeiras

    This dissertation deals with the hermeneutics of musical meaning in the piano works of Luso-Brazilian composer-pianist Arthur Napoleãp (1845-1925). The technical and esthetical examination of his piano works offers a relational perspective that encompasses musical text and cultural context. The text situates both the composer and his works in relation to the Romantic esthetic pluralism of the nineteenth century. The elaboration of the analytical model and the analysis of selected works offer a hermeneutic reading in which information on the contexts of creation and reception is addressed. The main musical genres employed by the composer are discussed in relation to the reception of his career as a virtuoso pianist both in Brazil and abroad. The documental sources consist of materials collected in libraries in Brazil an abroad.

    Resumo / Abstract
  • Uma comparação entre duas gravações do Cravo Bem-Temperado de J.S. Bach por András Schiff

    Autor: Josias Matschulat
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 18/09/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/128031
  • Uma proposta de abordagem gestual no ensino de piano no curso de licenciatura em música da Universidade Estadual de Londrina : um estudo de caso

    Autor: Jailton Paulo de Jesus Santana
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 27/03/2018
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/180929
  • Utilização de traços na definição do sentido de materiais composicionais

    Autor: Diego Botelho Amaro da Silveira
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 31/08/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/148614
  • Valsas de Radamés Gnattali: um estudo histórico-analítico.

    Autor: Nadge Naira Álvares Breide
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 28/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6413

    Este trabalho objetiva evidenciar como “Valsas para Piano” de 1939, de Radamés Gnatalli refletem o diálogo entre os dialetos americanos e as culturas americanas no Brasil dos anos 1930, causados pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e acesso às formas de entretenimento de massa. Após o exame de posturas analíticas (MEYER), aponta-se a recorrência de elementos e de seus desvios delineados segundo o modelo literário de Sant’Anna e considerações pontuais de Chase, Schwartz-Kates, Lidov e Santos. A avaliação do rótulo de americanizado atribuído ao compositor Radamés Gnatalli (1906 – 1988) teve por base Schüller, Santos e Garcia&Rodriguez.

    This text aims at showing how the development of mass communication, mass entertainment and cultural diversity during the 1930’s in Brazil, are reflected upon Valsas para Piano (1939), by Radamés Gnattali (1906 – 1988). The analytical interpretation (MEYER) points out to the recurrence of elements as well as patterns of deviation according to the literary model proposed by Sant’Anna. Other references are Chase, Schwartz-Kates, Lidov and Santos. Concerning “American traits” attributed to his music, Schuller, Santos and Garcia &Rodriguez are used as a tools for evaluation.

    Resumo / Abstract
Página 11 de 11« Primeira...7891011