Teses

  • A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças

    Autor: Josemir Dias Valverde Júnior
    Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 31/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116457
  • A improvisação na forma Pachelbel a partir de prelúdios corais de Pachelbel e Walther : uma proposta de exercícios de improvisação para organistas

    Autor: Christoph Clemens Küstner
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Any Raquel Souza de Carvalho
    Data da defesa: 29/08/2019
    Repositório: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/202121
  • A inserção da música na escola: um estudo de caso em uma escola particular de Porto Alegre.

    Autor: Carla Eugenia Lopardo
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/103871
  • A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS.

    Autor: Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 09/09/2009
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/18615

    Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico;analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei n° 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música da Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais.

    This research investigated the inclusion of Music in political-pedagogic projects, aiming at identifying how, when, where and by whom the teaching of Music is defined, planned, implemented and developed;it aims at analyzing goals and objectives of music in schools and their relation with the purpose expressed in the political-pedagogic project. The locus of the research was the Municipal Secretary of Education for the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, and Municipal Schools. The methodology used was the qualitative approach and the case study method, with semi-structured interviews, observations and questionnaires. Based on the analytical dimensions proposed by Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) and Bowe et al. (1992), the results point to the complexity of the integration of Music in the political-pedagogic project, considering micro and macro educational policies. Considering the Law No. 11. 769 of August 18th, 2008, which defines the teaching of Music in Elementary Education mandatory, this work may contribute to the work of teachers and other professional and to advance the theoretical reflections of the musical education in educational policies.

    Resumo / Abstract
  • A inserção profissional de licenciados em música: um estudo sobre egressos de instituições de ensino superior do estado do Paraná

    Autor: Solange Maranho Gomes
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 31/10/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/150823
  • A memorização através dos guias de execução: um estudo de estratégias deliberadas.

    Autor: Daniela Tsi Gerber
    Orientador: Profª Drª Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 29/05/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55626

    Neste trabalho, investigo as potencialidades no emprego dos guias de execução (GEs) propostos por Chaffin et al (2002), buscando entender os processos de resgate da memória de músicos que executam obras sem a utilização da partitura. Trata-se de um estudo de três casos, com pianistas próximos do estágio de profissionalização. Os três escolheram rememorizar e reapresentar obras do compositor Cláudio Santoro (1919-1989), em um período de 20 meses, durante os quais pude acompanhar e verificar a eficácia do uso desses procedimentos bem como o entendimento de cada um dos participantes com relação ao emprego das estratégias propostas. Após a coleta dos dados, analiso, apresento e discuto os resultados da aplicação dos GEs. Os dados coletados, provenientes das anotações das partituras, questionários e relatos nos diários de estudo obtidos após as execuções memorizadas e coletadas em intervalos distintos, formam a base da discussão apresentada neste trabalho. Com base nesses dados, pude traçar um perfil para cada um dos participantes por meio das categorias predominantes nos GEs utilizados bem como na evolução na aplicação desses guias durante o tempo de duração da pesquisa. O exame dos registros dos resgates de memória pelas tentativas de reescrita das partituras também contribuiu significativamente para a identificação dos GEs empregados e assimilados durante a rememorização do repertório escolhido.

    This is an investigation of the possibilities afforded by the use of Chaffin?s performance cues (PCs, 2002) in order to understand retrieval processes of musicians that choose to perform by memory. This study was conducted with three pianists on their way to becoming professional musicians. All three chose to recover and to present previously learned works by Brazilian composer Cláudio Santoro (1919-1989). During a twenty month period, I was able to monitor the efficacy of these procedures and I could also verify not only the application of PCs sets of learning strategies but also the resulting level of understanding with each one of the participants. After each of the memorized presentations data was obtained from score annotations, questionnaires, study journals and attempts at rewriting the score. These activities proceeded at scheduled intervals and the reports provide the basis for the analyses and discussions. Based on the data, it was possible to show how each participant employed diverse categories of PC sets and how each one evolved during the time of this research. An examination of the materials utilized as tools for memory retrieval contributed to reveal each individual profile and the distinct collections of PCs each one of them employed during the relearning and retrieval of the chosen repertoire.

    Resumo / Abstract
  • A música religiosa de Leocádio Rayol (1849–1909) e sua relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica.

    Autor: João Berchmans de Carvalho Sobrinho
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Garcia
    Data da defesa: 18/12/2003

    Este documento constitui a tese de Doutoramento em Musicologia sobre A Música Religiosa de Leocádio Rayol (1849 – 1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica. A pesquisa se insere no campo das discussões entre a criação musical e o contexto, onde a música é vista como uma produção decorrente das condições históricas e sociais específicas, da trajetória de vida do compositor e de suas relações objetivas nestes espaços sócio-culturais. Portanto, estudar uma produção musical do passado – uma parte da produção musical religiosa do século XIX – em determinados contextos – São Luís do Maranhão e Rio de Janeiro – a partir de uma perspectiva histórica e analítica, está sendo exposto como o arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa. Neste sentido, a intenção foi percorrer uma análise contextualizada e relacional deste momento cultural e com a sociologia da arte, ancorado no campo da musicologia histórica como perspectiva analítica de fundo.

    This document constitutes is the thesis of doctorate in Musicology denominated Leocádio Rayol’s Religious Music (1849 – 1909) and its Relationship with Maranhão of the Century XIX: a musicological study, with transcription, analysis and historical perspective. The research it inserts in the field of the discussions between the musical creation and the context, where the music is seen as a production due to the specific historical and social conditions, of the trajectory of the composer’s life and of its objective relationships in the social and cultural spaces. Therefore, to study a musical production of the past – a part of the production musical religious of the century XIX – in determined contexts – São Luís of Maranhão and Rio de Janeiro – starting from a historical and analytic perspective, it is being exposed as the theoretical-methodological framework of this research. In this sense, the intention went travel an analysis contextualizada and relacional of this cultural moment, tends as tool the transcription of a musical corpus, the theorical approach with the new cultural history and with the sociology of the art, achored in the field of the musicology as analytic perspective of fund.

    Resumo / Abstract
  • A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso..

    Autor: Luís Cláudio Barros Pereira da Silva
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 18/04/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13245

    Este trabalho propõe discutir o planejamento da execução instrumental (piano) na área de Práticas Interpretativas. Foram examinadas as diferentes abordagens e os posicionamentos de especialistas na área proposta através da reflexão crítica do conhecimento produzido pelas pesquisas empíricas. O objetivo foi examinar as temáticas, as estratégias de estudo, o campo teórico, os procedimentos metodológicos, a sistematização do processo de aprendizagem do repertório pianístico e as relações interatuantes ocorrentes nas pesquisas descritivas de delineamento experimental, nos estudos de caso, estudos com entrevista e levantamentos selecionados. Foi realizada uma análise crítica sobre as investigações que abordaram o comportamento da prática e as estratégias de estudo, além de uma reflexão sobre a construção dos referenciais dos trabalhos empíricos e os elementos envolvidos no processo de pesquisa. O presente trabalho estabeleceu seus pilares centrais no estudo crítico sobre as pesquisas empíricas na área do planejamento da execução instrumental (o pilar teórico) e a sua conexão com a experiência pessoal deste autor como sujeito de um estudo de caso durante seu Estágio de Doutorado no Exterior (o pilar prático, vivenciado). No estudo de caso, duas estratégias de estudo para resgatar as informações musicais da memória de longa duração foram elaboradas pelo sujeito para melhorar seu desempenho no Teste Experimental II. A partir da inter-relação entre os pilares e de seus reflexos na construção crítica sobre a estruturação dos processos investigativos, buscou-se discutir diversos pontos nevrálgicos nas pesquisas empíricas, como as relações hierárquicas entre pesquisador e sujeito e as possíveis lacunas investigativas. Foi sugerida uma proposta de modelo para maior interação entre as áreas da Psicologia da Música e da área de Práticas Interpretativas. Desse modo, buscouse examinar as implicações pedagógicas provenientes do profundo conhecimento das etapas do planejamento e do entendimento de como se constrói uma execução instrumental em nível de excelência.

    The present thesis discusses the research line in piano performance planning. It examined different research approaches and points of view of specialists in the music field through a critical reflection about the knowledge produced by empirical research. The goal was to investigate the subjects, especially the strategies, the theoretical framework, methodological procedures, learning process and the relationship between experimental research, case studies, survey and studies with interview. A critical analysis of the research studies considering the behavior of the musicians during practice, their strategies, the construction of the theoretical references and the elements involved was undertaken. The present work established two pillars: (1) theoretical, focused on the empirical research, and (2) practical, related to the personal experience of the author as the subject in a case study during his doctoral internship. During that time, the present author elaborated two practice strategies to reinforce memory retrieval and to aid him in succeeding in the Experimental Test II. As a result of relationship between these two pillars of construction in the investigative processes, the present work discusses basic points relating to empirical research, such as the investigative problems and the hierarchy between the experimenter and the subject. The author proposed a model of interaction between the Psychology and Music areas. It is aimed at examining the pedagogical implications based on the profound understanding of performance planning, as well as how to construct an instrumental performance at a level of excellence.

    Resumo / Abstract
  • A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro.

    Autor: Magali Oliveira Kleber
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 19/06/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/9981

    Esta pesquisa aborda as práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs), tomadas como locus de produção de novas formas de conhecimento. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de duas ONGS: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas as ONGs têm como eixo comum a educação musical cujo objetivo é congregar crianças e jovens, atingidos pela desigualdade social, em situação de exclusão ou restrição ao acesso de bens materiais e simbólicos. O estudo buscou compreender como se configuram esses espaços de educação musical, focalizando dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musicais e 2) como é que se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços de práticas musicais. O objeto de pesquisa insere-se no campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. A abordagem metodológica enfatiza o paradigma qualitativo, buscando respaldo no estudo de caso múltiplo e na etnometodologia. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (SHEPHERD;WICKE, 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (MAUSS, 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs foi analisada à luz do conceito de práxis cognitiva (EYERMAN;JAMISON,1998) como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento. Assim, o processo pedagógico-musical nas ONGs foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical nas suas diversas dimensões: institucional, histórica, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O processo pedagógico-musical mostrou-se permeado pela noção de coletividade e pertencimento ligado às ONGs em questão. A análise e interpretação dos vários aspectos levantados por esse estudo apontam para a compreensão das práticas musicais enquanto articulações socioculturais de caráter eminentemente coletivo e interativo. A performance musical emergiu como condutora de ensino e aprendizagem musical e as ONGs selecionadas apresentaram-se como uma significativa alternativa para trabalhos socioeducativos-musicais. Assim, a presente pesquisa busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no processo politizado dos movimentos e projetos sociais em ONGs, imersos na busca de transformação e justiça social.

    This research approaches musical practices in Non-Governmental Organizations (NGO) where new ways of knowledge are produced. Two NGO were selected as the empirical field of this study: “Meninos do Morumbi”, situated in São Paulo and “Projeto Villa-Lobinhos”, part of Vivario NGO, in Rio de Janeiro, Brazil. The purpose of both these projects is to promote the inclusivity of children and young people. Therefore, this study aimed at understanding what the musical practice is like in these selected social projects, focusing on two aspects, a follows: 1) How have these projects become legitimized space for the process of teaching and learning music? 2) How has the pedagogic music process been built in this space for musical practice? In order to investigate these questions, the qualitative paradigm of research was chosen as the methodological approach. It was better explored by the Multiple Case Study and the Ethnomethodology. The theoretical framework concerns musical practices as sociocultural events (SHEPHERD;WICKE, 1998) and the pedagogic musica process as a “total social fact” (MAUSS, 2003). Cognitive praxis theory (EYERMAN;JAMISON, 1998) supported the analysis of the sociomusical knowledge produced from and in NGO. Taking this into account, the pedagogic music process was seen as a possibility to produce new ways of music knowledge in its institutional, historical, sociocultural and musical teaching and learning dimensions. The findings show that collectivity and interaction underlie the music practices as sociocultural articulation. The musical performance has been the basis for the process of teaching and learning music and the selected projects reveal themselves as meaningful alternatives for social and educational works because they are flexible, although institutional as the same time. Thus, this research intends to contribute to the reflection on the role of music education in the politicized process of social movements and projects from NGO which aim at promoting social changes and justice.

    Resumo / Abstract
  • A preparação para a execução musical ao vivo : reflexões a partir de entrevistas com violonistas de excelência e de um estudo de caso autoetnográfico

    Autor: Rafael Iravedra
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 16/07/2019
    Repositório: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/201143
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