Teses

  • Aspectos dialógicos da composição musical Pontos de Partida

    Autor: Germán Enrique Gras
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 13/06/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97658

    Esta pesquisa estuda o processo composicional sob um enfoque dialógico, tendo como exemplificação minhas próprias composições. No intuito de entender em que se fundam as decisões tomadas por este compositor, no Capítulo 1 é proposta uma aplicação do conjunto de conceitos relacionados àquele de dialogismo proposto por Bakhtin na composição, uma vez que tais conceitos tratam da relação entre a orientação dos diferentes participantes na comunicação discursiva. Através dos capítulos 2 e 3 são abordados diferentes casos referentes às peças escritas durante o doutoramento, em que as diferentes situações dialógicas foram percebidas. Já nas considerações finais, é destacado que o aspecto dialógico que se evidencia ao longo de toda a prática musical, em todas suas demissões (ensaios, apresentações e apreciações e valorações, por exemplo) sustenta e orienta as decisões composicionais, pelo menos em parte. Finalmente, arrisca-se propor que, em seu o aspecto dialógico, a composição pode ser entendida como uma proposição fundada nos valores de uma pessoa, que no acontecer musical, dialoga com os valores de outras. Ou seja, é como uma constante de propostas e respostas entre as posições emocional e volitiva dos participantes do acontecer musical.

    This research studies my own compositional process in a dialogic approach. In order to understand on what are based the decisions made by the composer, in Chapter 1 an application on composition of a set of concepts related to Bakhtin’s dialogism are proposed, since such concepts deal with the relationship between the orientation of different participants in discursive communication. Through the chapters 2 and 3 different cases relating to pieces written during my PhD, in which different dialogical situations were perceived are discussed. Already in the final considerations, it is highlighted that the dialogical aspect that are evidenced throughout the musical practice, in all its dimensions (rehearsals, presentations, appreciations and valorizations, for example) supports and guides the compositional decisions, at least in part. Finally, some risk are taken by proposing that, in a dialogical aspect, the composition could be understood as a proposition founded on the values of a person, that dialogues with the values of others in the musical-occurrence. In other words, it is like a constant of proposals and responses between the emotional and volitional positions of the participants of musical-occurrence.

    Resumo / Abstract
  • Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância online: uma perspectiva contemporânea da motivação.

    Autor: Giann Mendes Ribeiro
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/04/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/76731

    Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes em interações online, em aulas de violão a distância, no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na Teoria da Autodeterminação (RYAN;DECI, 2004;DECI;RYAN, 2008a). E como objetivos específicos analisar as percepções de satisfação das necessidades de autonomia, competência e pertencimento dos estudantes nas interações online;identificar a qualidade motivacional dos estudantes para aprender violão em interações online;discutir influências socioambientais sobre a motivação de estudantes;verificar as manifestações das necessidades psicológicas básicas em interações síncronas e assíncronas e destacar as ferramentas de interações online que auxiliaram no processo educacional a distância. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação integral (MORIN A., 2004). Os dados analisados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, filmagens das interações realizadas nas videoconferências e registros de diálogos em fóruns síncronos e assíncronos. Os resultados apontaram que a principal motivação dos estudantes não era a intrínseca. Em vez disso, a motivação foi considerada complexa, multifacetada e sensível a determinadas situações. As interações síncronas e assíncronas, da forma complexa e complementar proposta nesse estudo, puderam suprir as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, bem como possibilitar uma alternativa viável e efetiva para a formação musical desses estudantes.

    This research approaches the motivation in learning music in virtual learning environments under the sociocognitive theoretical perspective of motivation. The research aims, as general objective, to investigate the students’ motivational processes in online interaction in guitar classes through distance education in the Degree in Music at the State University of Rio Grande of Norte (UERN), based on the Self-Determination Theory (RYAN;DECI, 2004;RYAN;DECI, 2006). The specific objectives sought to analyze the perceptions satisfaction of the needs for autonomy, competence and belonging of students in online interaction;to identify the quality motivational of the students in those online interactions;to discuss the environmental influences on the students’ motivation, to verify the manifestations of basic psychological needs for synchronous and asynchronous interactions, and to highlight the tools that helped the online interactions in a distance education process. The methodology used on this study was the educational action-research (MORIN, 2004). The analyzed data were collected through participant observation, semi structured interviews, footage of the interactions made in videoconferencing and conversation records in synchronous and asynchronous forums. The results show that the major motivation of the students was not intrinsic. Instead, the motivation was considered complex, multifaceted and sensitive in determined situations. The synchronous and asynchronous interactions, in the complex and complementary way proposed in this study, could provision the basic psychological needs of the students, as well as, enable a viable and effective alternative to the musical education of these students.

    Resumo / Abstract
  • Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS .

    Autor: Elisa da Silva e Cunha
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 31/08/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17453

    As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores;com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.

    Music schools are places of acknowledged importance as venues for music education and professional performance in Brazil. In order to understand the music school in its singularities, this study adopts the perspective of the sociology of educational institutions, and of a case study conducted in a private music school in Porto Alegre, RS, Brazil. The techniques of data collection used were interviews and observations. Supported by authors such as Estevão (1998), Castanho (2007), and Derouet (2000), the study shows that the school is seen mainly as a place to learn and teach music, characterized by permanence, with its own missions and supported by values;with its own procedures and pertinent instrumental resources. Studying the music school as an educational institution can bring to this area the awareness of the various aspects that constitute the school, making them the starting points for the discussion of the music school as a field of professional performance and music education.

    Resumo / Abstract
  • Concepções e ações de educação musical escolar: três estudos de caso.

    Autor: Luciana Marta Del Ben
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 18/05/2001
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/3342

    A presente pesquisa teve o objetivo de investigar como as concepções e ações de educação musical de professores de música configuram a prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. O primeiro capítulo apresenta o problema de pesquisa e os referenciais teóricos para investigá-lo. O capítulo inicia problematizando a escassez de dados sobre práticas pedagógico-musicais escolares à luz de pesquisas na área da educação musical e de estudos na área da educação referentes à epistemologia da pedagogia. Posteriormente, são apresentados os pressupostos da pesquisa sobre o pensamento do professor que, além de contribuir para delimitar o objeto de pesquisa, fornece conceitos teórico-metodológicos capazes de orientar este trabalho. Esses conceitos são complementados por outros provenientes da fenomenologia social de SCHUTZ (1972;1973;1976;1979), apresentada no segundo capítulo. O terceiro capítulo descreve a metodologia desenvolvida para conduzir esta investigação, incluindo os procedimentos de análise dos dados. Foram realizados três estudos de caso qualitativos com três professoras de música atuantes em diferentes escolas da rede privada de ensino de Porto Alegre-RS. Em cada um dos casos, os dados foram coletados através da observação naturalista de uma seqüência de aulas ministradas pela professora e de entrevistas semi-estruturadas com a mesma. Paralelamente, foram coletados documentos escritos. Nos capítulos quatro, cinco e seis, os três estudos de caso são apresentados individualmente. No capítulo sete, os estudos de caso são revistos a partir de uma análise transversal dos dados, onde são identificados aspectos tanto comuns quanto específicos às concepções e ações de cada professora, aspectos estes considerados relevantes para aprofundar o conhecimento e a compreensão da prática pedagógico-musical em escolas do ensino fundamental. A Conclusão discute algumas das contribuições da presente pesquisa para a área de educação musical bem como implicações do trabalho para a formação de professores. Ao final, novas pesquisas são sugeridas.

    The aim of this research was to investigate how music teacher’s conceptions and actions of music education constitute the practice of music teaching at primary schools. In chapter one, the research problem is defined. The lack of data about Brazilian school music teaching is complexified in the light of some pieces of research in music education as well as studies about the epistemology of pedagogy. After that, the theoretical background of the body of research on teacher’s thinking is presented. This body of research provides theoretical and methodological concepts able to orient this research. These concepts are complemented by other ones coming from the social phenomenology of SCHUTZ (1972;1973;1976;1979), which is presented in chapter two. The third chapter describes the research methodology, including the procedures for analysing the data. Three qualitative case studies with three primary school music teachers were carried out. In each case study, data collection involved the observation of a sequence of lessons and semi-structured interviews with the music teacher. Written documents were collected parallel to observations and interviews. In chapter four, five and six, the three case studies are individually reported. In chapter seven, the case studies are reviewed in a cross-site analysis, where both common and specific aspects of music teachers’ conceptions and actions are identified. These aspects were those ones considered most likely to advance knowledge and understanding of the practice of music teaching at primary schools. Finally, the Conclusion brings the contributions of the present research to the field of school music education as well as some implications for music teachers’ education. Further research is suggested.

    Resumo / Abstract
  • Controle do movimento com base em um princípio de relação e regulação do impulso-movimento: possíveis reflexos na otimização da ação pianística.

    Autor: Maria Bernadete Castelán Póvoas
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 01/10/1999

    A presente investigação formula o principio da relação e regulação do impulso-movimento, apresentado como um recurso técnico-pianístico a ser utilizado na organização de movimentos praticados na ação pianística com possíveis reflexos na otimização do trabalho relacionado a esta ação. A proposta para a aplicação deste recurso tem como pano de fundo a reflexão analítica e está ilustrada a partir de modelos organizados sobre trechos selecionados do repertório pianístico. Resultados obtidos em experimento biomecânico (Cinemetria) visam demonstrar teórica e praticamente a aplicabilidade e a adequação do principio proposto. O Capítulo 1 inclui o referencial teórico em que são apresentados pressupostos teóricos e científicos que serviram de respaldo às abordagens apresentadas no decorrer da apresentação da pesquisa. No Capitulo 2 são levantados e discutidos aspectos sobre a ação pianística;são apresentados conceitos e um arrazoado metodológico referente ao treinamento da ação pianística e a fatores que influem na sua prática. No Capítulo 3 é apresentada a formulação do princípio;a aplicação do princípio é abordada dentro de uma proposta de interação entre a realização de movimentos corporais organizados em ciclos e a resolução dos aspectos musicais que correspondem ao design de cada obra. O Capítulo 4 inclui a parte experimental da investigação onde são apresentados gráficos de váriso tipos de curvas construídas a partir da aquisição de imagens da execução pianistica de doze sujeitos juntamente com a análise dos resultados. Os conceitos e pressupostos de estudiosos da área pianística e de outras áreas permitiram a elaboração de conceitualizações que podem servir de subsídios na orientação do treinamento pianístico no sentido de otimizá-la;os resultados obtidos através de experimento biomecânico indicaram a viabilidade de aplicação do princípio proposto;as análises dos gráficos e os dados numéricos resultantes mostraram que a organização de movimentos menores dentro de ciclos de movimentos possibilita a diminuição da trajetória resultante.

    This investigation formulates the impulse-movement relation and regulation principle, presented as a technical-pianistic resource to be used in the organization of movements in the pianistic action, with possible consequences on the optimization of the effort in connection with that action. The proposal for the application of this resource has the analytical reflection as its background and is represented via models abstracted from the piano repertoire. Results obtained from a biomechanical experiment (Cinemetry) aims at demonstrating the applicability and adequacy, in its theory and applicability, of the propose principle. Chapter 1 provides the theoretical background which supports this investigation. Chapter 2 discusses aspects of the pianistic action, presenting the methodology adopted in this investigation in regard to pianistic action training and the factors that influence it. Chapter 3 formulates the principle, whose application is approached according to the interaction between performances of physical movements cyclically organized and the resolution of physical aspects which correspond to the music design of each model. Chapter 4 comprises the experimental part of the research, where graphs are presented of various types of curves, constructed from the collection of images of twelve subjects’ performances as well as the analysis of the results. The concepts and assumptions of scholars in the field of piano studies and scholars from others areas made it possible to formulate conceptualizations which can serve as a subsidy for piano training guidance so as to optimize it. The results obtained in the biomechanical experiment revealed the feasibility of the proposed principle. The analyses of the resulting graphs and numerical data showed that the organization of smaller movements within movement cycles makes it possible to reduce the resulting trajectory.

    Resumo / Abstract
  • Controle e promoção de autonomia: um estudo com professores de instrumento musical

    Autor: Edson Antônio de Freitas Figueiredo
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/115621
  • Das alturas ao ritmo : teoria dos conjuntos rítmicos como ferramenta composicional

    Autor: Julio Cesar da Silva Herrlein
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 27/04/2018
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/179457
  • Deliberação expressiva e toque pianístico: uma estratégia de estudo..

    Autor: André Carrara
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/09/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31670

    Esta pesquisa descreve um conjunto de estratégias específicas desenvolvidas pelo autor na preparação e execução do repertório pianístico. As estratégias, sistematizadas no curso de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consistem de deliberações expressivas e toques pianísticos que se entrelaçam formando um complexo de ações e atitudes adotadas na preparação e execução do conteúdo emocional do repertório pianístico. Trata-se de uma abordagem que visa o desenvolvimento das habilidades interpretativas como parte integral do domínio técnico do instrumentista.

    This research describes a set of specific strategies developed by the author during the preparations and realizations of the pianístico repertoire. These strategies, systematized during his doctoral studies at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul;consist of expressive deliberations and pianistic touches interwoven to form a complex of actions and attitudes to be adopted in the preparation and realization of the emotional content in the pianístic repertoire. This approach aims at developing interpretative abilities as an integral part of the instrumentalist’s technical domain.

    Resumo / Abstract
  • Do texto ao som: relações de influência na obra para piano de Vieira Brandão

    Autor: Mauren Liebich Frey Rodrigues
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 07/02/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/152721
  • Educação musical e formação em pesquisa no mestrado : um estudo com egressos de programas de pós-graduação em música no Brasil

    Autor: Rosalía Trejo León
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 24/07/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/170452
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