Teses

  • Alunos de ensino médio e suas aprendizagens na aula de música como componente curricular : um estudo com a turma do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, Porto Alegre, RS

    Autor: Cristina Bertoni dos Santos
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 22/06/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122535
  • Festivais de coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) : práticas músico-educativas de coros, regentes e plateia

    Autor: Lúcia Helena Pereira Teixeira
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 29/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122549
  • Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)

    Autor: Vanilda Lídia Ferreira de Macedo
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 27/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122555
  • “Todos na produção” : um estudo etnográfico das narrativas sônicas e raps em um bairro popular do sul do Brasil

    Autor: Luana Zambiazzi dos Santos
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 13/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122548
  • Aquarelas musicais das Américas : projetos identitários de nação nas performances radiofônicas de Radamés Gnattali e Alan Lomax (1939-1945)

    Autor: Rafael Henrique Soares Velloso
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 08/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/125985
  • Professores de música do Brasil : motivações e aspirações profissionais

    Autor: Ana Francisca Schneider Grings
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 07/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122547
  • A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças

    Autor: Josemir Dias Valverde Júnior
    Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 31/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116457
  • Controle e promoção de autonomia: um estudo com professores de instrumento musical

    Autor: Edson Antônio de Freitas Figueiredo
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/115621
  • A aplicação de guias de execução com alunos iniciantes de piano

    Autor: Selva Viviana Martinez Aquino
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116137
  • Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas: três estudos de caso.

    Autor: Fernando Rauber Gonçalves
    Orientador: Profª. Drª. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 29/09/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/106949

    O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes – em seriações acadêmicas distintas – cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.

    The present thesis discusses the trajectories of three undergraduate Piano Performance students learning a new piano work during an academic semester. Qualitative research methods were used in multicase studies. The aim of those studies was to critically review the relation between the subjects beliefs, values and skills in relation to the actions taken throughout their practice of the pieces during the academic semester. Data collection consisted of: interviews, study reports, audio and video recordings of performances and report of performance cues gathered shortly after the performance. Those kinds of data fulfilled all phases and subprocesses of Zimmerman’s (2002) self-regulation model. The subject’s practice were guided by some specific trains of thoughts which ended up by influencing the outcomes. The dynamics and interplay between thought processes and other aspects of their practice trajectories were depicted as cycles of musical improvement during which different forms of inquiries were responsible for the most significant gains.

    Resumo / Abstract
Página 5 de 11« Primeira...34567...10...Última »