Teses

  • Aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos.

    Autor: Vania Aparecida Malagutti da Silva Fialho
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 28/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/96922

    Esta pesquisa buscou compreender as aprendizagens e práticas musicais presentes e desencadeadas no e pelo Festival Música Estudantil de Guarulhos, que teve caráter competitivo e focou as músicas produzidas por estudantes. O objetivo do evento foi o de mobilizar as escolas do município de Guarulhos – SP, e, dar visibilidade às ações músico-pedagógicas nelas desencadeadas. Organizado pela Secretaria de Cultura do município, o Festival envolveu professores e gestores escolares, gestores municipais e, especialmente, 23 grupos musicais formados por jovens estudantes. O evento foi aberto a todas às formações de grupos instrumentais/vocais e a todos estilos/gêneros musicais, o que resultou em uma variedade significativa de jeitos e formas de tocar e cantar. Organizado em duas semifinais e uma final, o evento teve como premiação prometida a gravação de um CD com as dez músicas finalistas. As questões que guiaram a pesquisa foram: Que práticas musicais juvenis aparecem no evento? Como elas apareceram? Que ações músico-pedagógicas o Festival pôde mobilizar nos jovens participantes? E na escola, como isso ocorreu? Em que medida os jovens participantes, e a escola, interferiram nas decisões e na dinâmica do Festival? Para discutir estas questões, enfoquei o Festival de Música Estudantil de Guarulhos considerando que sua dinâmica e funcionamento potencializam aprendizagens musicais para os envolvidos. O Festival foi tomado como uma ação criada a partir de uma política pública, que pode congregar e remodelar práticas culturais no âmbito da música. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa e teve como método investigativo o estudo de caso. A inserção em campo se deu entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012, e os dados construídos no trabalho de campo constituíram-se em: 1) observações com registros fotográficos e em audiovisual das eliminatórias e a final do festival de 2011; 2) entrevistas semiestruturadas com os integrantes das bandas e grupos musicais, a equipe pedagógica das escolas participantes, e a equipe organizadora do Festival – incluindo funcionários da Secretaria de Cultura do Município de Guarulhos e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; e, 3) documentos relativos ao evento. Os dados da pesquisa permitem a compreensão da dinâmica, da estrutura, e do potencial músico-pedagógico imbuídos nesse tipo de evento. Ao longo do Festival ocorreram diversos momentos profícuos em aprendizagens musicais, tais como a preparação dos jovens estudantes para o evento, e, as situações em que os organizadores possibilitaram o contato deles com outros músicos que lhes passaram dicas e instruções musicais. O Festival alavancou a prática musical de vários jovens e modificou o cenário escolar a partir do engajamento de estudantes e professores com composições, organização de bandas e apresentações musicais. Os resultados mostram que o Festival extrapolou o espaço e o calendário formalmente estabelecido pelos organizadores, contemplando a vida e a música de seus participantes.

    This research aimed at understanding the learning and musical practices triggered in and by the student music festival in Guarulhos. The festival had a competitive nature and focused on the songs produced by the students. Another as important objective was to mobilize the municipal schools in Guarulhos – SP, and also highlight the music education actions developed there. This event was organized by the Municipal Department of Culture involving teachers, school and municipal managers and, especially, twenty-three music groups formed by young students. It was open to all instrumental/vocal groups of any formation and music style, which resulted in a great variety of manners of singing and playing music. The festival had two semifinals and a final, the prize was the recording of a CD with the ten best songs. The leading questions to the research were: What are the juvenile musical practices present at the event? How did they appear? What music education actions did the festival cause in the young participants? And at school, how did that happen? To what extent did the young participants – and the school – interfere in the decisions and dynamics of the event? In order to discuss these questions, the research focuses the student music festival in Guarulhos based on the arguments of field of music education has – understood as a field of knowledge that takes interest in the processes of music teaching and/or learning. The research was guided by the qualitative approach and had a case study as the investigative method. The inclusion in the field occurred between the months of October 2011 and June 2012. The resulting data consists of: 1) audiovisual and photographic records of the playoffs and the final in 2011; 2) semi-structured interviews with participating groups, participating schools’ pedagogical team, and the organizing staff of the Festival – including people from the Department of Culture of Guarulhos and people involved in the Education Department of the State of São Paulo; and, 3) festival-related documents and reports. The resulting data allow the understanding of aspects such as the dynamics, structure, and the music and educational potential present in this kind of event. There were several fruitful moments of music learning during the festival, such as the students’ preparation for the event, and the possibility the organizers gave them to be in touch with other musicians who provided them with hints and instructions concerning music. The festival boosted the music practice of several young students, changing the school setting from the commitment of students and teachers in composing, forming groups, and the music performances. The results show that the festival went beyond the space and schedule the organizers had formally established – by contemplating its participants’ life and music.

    Resumo / Abstract
  • A dialética das temporalidades na performance musical: uma interpretação de Cantéyodjayâ de Oliver Messiaen.

    Autor: Maurício Zamith Almeida
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/09/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/81606

    Esta tese parte da premissa de que, na tradição da musica ocidental escrita, a performance restitui a obra musical ao tempo e o intérprete, responsável por esse processo, deve compreender profundamente as temporalidades propostas pela obra para, assim, planejar criteriosamente o fluxo dos seus eventos. Para isso, é necessário que o processo de construção interpretativa se desenvolva em simultaneidade e constante diálogo com dados decorrentes do estudo analítico da obra estudada e da percepção estésica do intérprete que, em sua prática diária, projeta e avalia em si mesmo o efeito pretendido. Com base nesse modelo, foi realizado um estudo interpretativo e analítico de Cantéyodjayâ para piano de Olivier Messiaen, compositor que, por meio de sua obra musical, seus textos teóricos e sua atividade pedagógica, teve importante impacto nas discussões a respeito do tempo na música do século XX. O primeiro capítulo da tese, Cantéyodjayâ contextualizada, posiciona Cantéyodjayâ no contexto da obra de Messiaen, especialmente no que se refere ao período de experimentação no qual se insere. O segundo capítulo, No princípio era o ritmo: o tempo musical em Messiaen, trata dos conceitos filosóficos e teológicos que apoiaram o pensamento rítmico-temporal em Messiaen e suas correspondências com procedimentos composicionais adotados pelo compositor. O terceiro capítulo, Análise e construção interpretativa em Cantéyodjayâ, apresenta o estudo analítico de Cantéyodjayâ articulado a decisões interpretativas. Compuseram a fundamentação deste capítulo os textos teóricos do compositor, em especial Technique de mon langage musical (1944) e Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1994), articulados a conceitos apresentados por autores como J. Kramer (1988), W. Berry (1997) e J. Straus (2005).

    This thesis assumes that performance brings a musical score to life by presenting it in real time. The performer – who is in charge of this process – must understand the complex relationships between rhythm and conceptual pacing of a particular work in order to plan the flow of events. Threrefore, the interpretive construction must be constantly supported by data from both the analytical investigation and the aesthetic perception. The performer in his daily practice designs the desired effect and evalutes the outcome. Based on this notion, an interpretive and analytical study was done about Cantéyodjayâ by Olivier Messiaen, a composer whose compositional output, theoretical writings and pedagogical activities have impacted the concept of time in the twentieth century music. The first chapter of this thesis, Cantéyodjayâ contextualizada, contextualizes Cantéyodjayâ in the entire oeuvre of Messiaen, especially within his experimental period. The second chapter, No princípio era o ritmo: o tempo musical em Messiaen, deals with philosophical and theological concepts based in Messiaen’s rhythmic thought, as well as its connections to the compositional procedures adopted by Messiaen. The third chapter, Análise e construção interpretativa em Cantéyodjayâ, presents an analytical study of Cantéyodjayâ linked to the interpretive choices. This last chapter is based on Messiaen’s theoretical writings, especially Technique de mon langage musical (1944) and Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1994);it is also connected to the concepts presented by J. Kramer (1988), W. Berry (1997) e J. Straus (2005).

    Resumo / Abstract
  • Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância online: uma perspectiva contemporânea da motivação.

    Autor: Giann Mendes Ribeiro
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/04/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/76731

    Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes em interações online, em aulas de violão a distância, no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na Teoria da Autodeterminação (RYAN;DECI, 2004;DECI;RYAN, 2008a). E como objetivos específicos analisar as percepções de satisfação das necessidades de autonomia, competência e pertencimento dos estudantes nas interações online;identificar a qualidade motivacional dos estudantes para aprender violão em interações online;discutir influências socioambientais sobre a motivação de estudantes;verificar as manifestações das necessidades psicológicas básicas em interações síncronas e assíncronas e destacar as ferramentas de interações online que auxiliaram no processo educacional a distância. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação integral (MORIN A., 2004). Os dados analisados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, filmagens das interações realizadas nas videoconferências e registros de diálogos em fóruns síncronos e assíncronos. Os resultados apontaram que a principal motivação dos estudantes não era a intrínseca. Em vez disso, a motivação foi considerada complexa, multifacetada e sensível a determinadas situações. As interações síncronas e assíncronas, da forma complexa e complementar proposta nesse estudo, puderam suprir as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, bem como possibilitar uma alternativa viável e efetiva para a formação musical desses estudantes.

    This research approaches the motivation in learning music in virtual learning environments under the sociocognitive theoretical perspective of motivation. The research aims, as general objective, to investigate the students’ motivational processes in online interaction in guitar classes through distance education in the Degree in Music at the State University of Rio Grande of Norte (UERN), based on the Self-Determination Theory (RYAN;DECI, 2004;RYAN;DECI, 2006). The specific objectives sought to analyze the perceptions satisfaction of the needs for autonomy, competence and belonging of students in online interaction;to identify the quality motivational of the students in those online interactions;to discuss the environmental influences on the students’ motivation, to verify the manifestations of basic psychological needs for synchronous and asynchronous interactions, and to highlight the tools that helped the online interactions in a distance education process. The methodology used on this study was the educational action-research (MORIN, 2004). The analyzed data were collected through participant observation, semi structured interviews, footage of the interactions made in videoconferencing and conversation records in synchronous and asynchronous forums. The results show that the major motivation of the students was not intrinsic. Instead, the motivation was considered complex, multifaceted and sensitive in determined situations. The synchronous and asynchronous interactions, in the complex and complementary way proposed in this study, could provision the basic psychological needs of the students, as well as, enable a viable and effective alternative to the musical education of these students.

    Resumo / Abstract
  • Ensinar música na escola: um estudo de caso com uma orquestra escolar.

    Autor: Carla Pereira dos Santos
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del-Ben
    Data da defesa: 26/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70372

    Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se configura um modo de ensinar música na escola através de uma orquestra escolar e, como objetivos específicos, investigar as dimensões envolvidas nesse processo de ensino (o que, como, quem, para quem, por que e para que se ensina música nesse grupo) e compreender os significados que constituem esse modo de ensinar música na escola. A cultura escolar foi tomada como construto teórico, possibilitando olhar para o campo e entender o que nele está sendo produzido, assim como as dimensões envolvidas no ensino, a partir da prática escolar. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa tem como método investigativo o estudo de caso e, como campo empírico, a orquestra de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Porto Alegre-RS. Os dados foram coletados através de observações registradas em notas de campo;registros audiovisuais, mais especificamente fotografias e filmagens;e entrevistas semiestruturadas. A análise e interpretação dos dados indicou que o modo de ensinar música na escola através da Orquestra Villa-Lobos se configura a partir da prática musical em grupo, com referência na profissão, tendo as apresentações e espetáculos como a culminância da aprendizagem musical. Nesse processo, os vínculos afetivos vão sendo fortalecidos pelo convívio e pela prática coletiva, cultivando o que os próprios integrantes denominam como segunda família, criando a ambivalência entre a estrutura rígida e formal de uma orquestra com o ambiente acolhedor da segunda família. Essa prática coletiva foi fazendo sentido para a instituição por suas ações e resultados e o ensino na Orquestra Villa-Lobos se consolidou como um modo de ensinar música na escola, sobretudo, porque foi construído, articulado e sedimentado dentro da própria escola. Palavras-chave: ensino de música na educação básica;grupos instrumentais escolares;cultura escolar.

    This study aims at analyzing a school orchestra sets up a way to teach music in schools. More specifically, the study aims to investigate the dimensions involved in this teaching process (what, how, who, to whom, why, and to what purpose music is taught to this group) and to understand the meanings that help to constitute this way of teaching music in schools. Taken as a theoretical construct, the school culture made it possible to understand what is being produced in the field, as well as the dimensions involved in music teaching, from the perspective of the school practices. Adopting a qualitative approach to research, a case study with the orchestra of a Municipal School of Basic Education of Porto Alegre-RS was carried out. Data were collected through observations recorded in field notes, audiovisual recordings, specifically photographs and footage, and semi-structured interviews. Data analysis indicates that the way of teaching music in the school orchestra is set up from the practice of making music together, taking the music profession as a reference, and public performances as the culmination of the process of music learning. In this process, the affective ties are strengthened both by participants’ interaction and collective practice, cultivating what the members themselves call a second family. This creates ambivalence between the rigid and formal structure of an orchestra and the welcoming atmosphere of the second family. Through its actions and outcomes, this teaching practice gradually became meaningful for the institution. The way of teaching music in the orchestra was consolidated as a way of teaching music in the school because it was built, articulated and settled within the school itself. Keywords: music teaching in basic education;school instrumental groups;school culture.

    Resumo / Abstract
  • Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianística: três estudos de caso.

    Autor: Stefanie Grace Azevedo de Freitas
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 22/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71790

    Neste trabalho discutimos três estudos de caso com o objetivo de investigar empiricamente a modelagem como ferramenta de estudo no desenvolvimento musical e pianístico de alunos do Bacharelado em Instrumento/Piano da UFRGS. Durante a pesquisa, cada um dos três participantes foi instruído a ouvir atentamente uma gravação de pianista de renome internacional como modelo a ser seguido. Na etapa da coleta de dados, os participantes realizaram três gravações de dois trechos contrastantes de uma obra do seu repertório e gravaram cinco entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseou-se nos relatos sobre as preocupações referentes aos trechos escolhidos, nas reflexões sobre os efeitos da modelagem, na observação das características de suas interpretações após a modelagem e na análise do andamento e da condução do tempo musical. Para isso, utilizamos o software Sonic Visualiser. A análise de dados juntamente com o conjunto de entrevistas individuais comprovam nossa hiptese de que a modelagem incrementa e amplia os recursos expressivos dos participantes, incentiva a autonomia e individualidade de suas interpretações e potencializa a audição crítica e a reflexão sobre processos de estudo.

    This research presents three case studies aiming at empirically investigating modeling as a learning tool for the musical and pianistic development of undergraduate students. Each one of the three students was instructed to critically listen to the recording of a famous pianist as a model to be followed. Data collection combined three recording sessions of two contrasting excerpts already in students’ repertoire and five semistructured interviews. The analysis of the resulting data was based on individual reports concerning the selected musical segments as well as their reflection on learning processes in relation to the model, observations of interpretive characteristics after the modeling and analysis of timing and choices of musical tempo. The chosen software was Sonic Visualiser. Data analysis in combination with the sets of individual interviews confirmed our initial hypothesis that modeling increases and widens the choices of the participant’s expressive resources, fosters autonomy and individuality in their interpretations, potentiates critical listening and promotes reflection on learning processes.

    Resumo / Abstract
  • Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino Básico.

    Autor: Anete Susana Weichselbaum
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71789

    A presente investigação aborda os conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais desenvolvidos por licenciandos na disciplina “Flauta Doce no Contexto Escolar”. Tal disciplina é ofertada por uma instituição de ensino superior no segundo semestre do curso de Licenciatura em Música. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os modos como os estudantes adquirem, utilizam e sistematizam seus conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais e quais desses conhecimentos e habilidades eles valorizam e selecionam, a fim de atender, tanto a demanda pedagógica, como da prática instrumental na disciplina já citada. Os objetivos específicos propostos estão relacionados: ao levantamento de experiências (aprendizagem e docência) dos licenciandos com a flauta doce;à aquisição, utilização, valorização, seleção e sistematização dos seus conhecimentos e habilidades;e à análise de um planejamento para aulas de flauta doce. A opção metodológica consistiu em uma pesquisa colaborativa, na qual participei como pesquisadora e também como professora, a partir do aceite da docente da disciplina, acompanhando a turma. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, entrevistas e reuniões colaborativas com a docente e estudantes da disciplina bem como registros escritos, como diário de campo e cadernos dos trabalhos em conjunto, os registros de áudio e vídeo. O referencial teórico baseia-se nos conhecimentos docentes dos professores, propostos por Shulman (1986) no campo da educação e utilizados por Ballantyne (2005;2006) na formação de professores de música. Dos sete tipos de conhecimentos elencados por Shulman (1986), destaco o conhecimento do conteúdo da matéria, que pode ser dividido em três categorias, que são o conhecimento do conteúdo da matéria, o conhecimento curricular e o conhecimento pedagógico do conteúdo, que se refere a como dar aulas. No campo da educação musical, além dos conhecimentos, são consideradas também as habilidades instrumentais, pedagógicas e musicais. Os resultados da presente investigação apontam que a compreensão acerca dos conhecimentos e habilidades adotados nessa tese é construída pelos acadêmicos no segundo semestre do curso, havendo variação entre os estudantes e a demanda das tarefas. Foram identificadas e analisadas as três categorias relativas ao conhecimento de conteúdo nas atividades propostas em aula, bem como levantados conhecimentos e habilidades musicais dos licenciandos, como realizar acompanhamentos instrumentais e ter preferência em tocar “de ouvido”. As demandas institucionais dos licenciandos entrevistados que já dão aulas de flauta doce exigem-lhes, além dos conhecimentos e habilidades pedagógicos do conteúdo e conhecimento curricular, conhecimentos e habilidades profissionais e conhecimentos dos fins, princípios e valores da educação. Os acadêmicos destacaram que o planejamento pôde ser construído a partir da sua compreensão do processo vivenciado durante o semestre letivo, com a sequência das aulas, suas atividades e das reflexões geradas. O planejamento dos estudantes que já dão aulas evidenciou os conhecimentos curriculares e conhecimentos e habilidades profissionais.

    The present text investigates the musical-instrumental and musical-pedagogical skills and knowledge sets developed by students of a class denominated “The recorder flute in the school context”. This class is offered by a graduate level institution during the second semester of the Music Teacher Education Program. The general aim of this research is to understand the modes through which students acquire, use and systematize the knowledge sets as well as the instrumental and pedagogical skills acquired, and which of these knowledges sets and abilities they value and select in order to address the pedagogical requirements and the necessary instrument skills in the aforementioned class. The specific goals proposed are related to: the collection of experiences (apprenticeship and teaching) of licenciates with the recorder;the acquisition, employment, valuing, selection and systematization of their knowledges sets and abilities;and the analysis of a teaching plan for the recorder. The methodological approach consists of a collaborative research group, in which the author participated as a research fellow and also as a teacher, in agreement with the main lecturer in this specific class, monitoring the students. Data gathering procedures included participative observation, interviews and collaborative meetings with the teacher and the students in the class as well as written registries, such as field notes and group assignment notebooks, along with audio and video materials. The theoretical reference is based on the teaching knowledges of teachers as proposed by Shulman (1986) in the field of education and adopted by Ballantyne (2005;2006) in the training of music teachers. Of the seven types of knowledge listed by Shulman (1986), the author calls specific attention to knowledge of the subject content, curricular knowledge and pedagogical knowledge of the subject matter, which covers how to teach. In the field of music education, besides the knowledge sets, pedagogical, musical and instrumental abilities are also taken into consideration. The results of the present investigation point to the fact that comprehension of the knowledges sets and abilities adopted in this thesis is construed by academics in the second semester of the course, and notes that there is a variation between students and the tasks required. Three categories related to knowledge of the content in activities proposed inside the classroom where identified and analyzed, and musical abilities and knowledges of licenciates where listed, such as the realization of instrumental accompaniments and the preference for “playing by ear”. The institutional demands of the interviewed licenciates that already teach require of these, besides the pedagogical knowledge and abilities of the content itself and the curricular subject matters, professional knowledge and abilities related to the goals, principles and values of education. These individuals highlighted that planning was made possible based on their comprehension of the process experienced during the school semester, taking into account class sequence, their activities and the reflections gleaned from these. The teaching plans of the students that already teach put into evidence the curricular and professional knowledge and abilities of these students.

    Resumo / Abstract
  • Projetos educativos de famílias e formação musical de crianças e jovens em uma orquestra.

    Autor: Adriana Bozzetto
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61124

    A presente pesquisa investiga aspectos do projeto educativo das famílias de crianças e jovens que aprendem música em uma orquestra. O estudo, construído a partir dos depoimentos orais de 27 famílias e dos 28 alunos participantes da orquestra na perspectiva qualitativa, tem como objetivo revelar expectativas e concepções da família sobre a aprendizagem musical desenvolvida com seus filhos, em um projeto que enfatiza a formação de músicos profissionais. O trabalho desvela o entorno social familiar dos alunos em que práticas musicais e pedagógicas familiares circunscrevem o cenário de socialização desses jovens. A análise de como o espaço familiar opera para que as crianças e os jovens da orquestra continuem sua aprendizagem musical é apoiada nos estudos de Lahire (2002;2008), Bourdieu (2007;2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) e Setton (2002;2005;2010;2011;2012a;2012b). Os resultados da pesquisa mostram que a família exerce um papel ativo como interlocutora do projeto musical dos alunos que integram a orquestra em estudo. Em sua maioria pertencentes aos meios populares, os pais ou responsáveis precisam reinventar a rotina cotidiana para que os filhos possam permanecer na orquestra, apontando estratégias de organização do estudo dos filhos, do tempo e dos projetos educativos familiares. Os dados revelam uma forte mobilização das famílias na construção de uma sonhada carreira profissional na área de música. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para uma reflexão crítica sobre o projeto educativo de pais, suas expectativas em relação à educação musical dos filhos e como o núcleo familiar reconfigura-se a partir de projetos musicais dessa natureza e, consequentemente, para uma compreensão do impacto que projetos sociais na área de música têm sobre as famílias envolvidas.

    This research investigates aspects of the educational project concerning families with children and young people learning music in an orchestra. The study was conducted from twenty-seven (27) families and twenty-eight (28) orchestra students from a qualitative perspective. Its aim is to reveal the family’s expectations and conceptions about their child’s musical development in a project that emphasizes the training of professional musicians. This work reveals the social environment in which musical and pedagogical practices circumscribes the familiar scenario of socialization of these young people. The analysis of how the family operates, so that the children and youth from the orchestra continue their musical learning, is supported in studies by Lahire (2002, 2008), Bourdieu (2007, 2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) and Setton (2002;2005;2010;2011;2012a;2012b). The results show that the family has an active role as motivation for the musical advancement of students that are involved in the orchestra in the study. Mostly belonging to a low-income family, parents or guardians need to reinvent the daily routine so that the children can remain in the orchestra, developing strategies for organizing the children’s studies, time, and family educational programs. The data shows a strong involvement by families who are active in building a dream career in music. Moreover, the results of this research may contribute to a critical reflection on the educational project of families, their hopes in relation to their children’s musical education and how a family restructures itself as a result from musical projects and, consequently, to a comprehension of the impact that social musical projects have on families involved.

    Resumo / Abstract
  • A Teoria da Entonação de B. Asafiev e a execução musical: concepções analíticas para a interpretação das Cirandas de Villa-Lobos.

    Autor: Daniel Junqueira Tarquínio
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 24/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61154

    Este trabalho investiga parte significativa da obra para piano de Villa-Lobos, as 16 Cirandas, com objetivo de apresentar concepções analíticas e interpretativas para a execução de cada uma das peças. Partindo da busca por um conhecimento que abordasse as questões semânticas e sintáticas, expressas no ato da execução musical, foram adotados, para as análises, os trabalhos de B. Asafiev, Teoria da Entonação e Forma Musical como Processo apresentados e contextualizados frente às teorias analíticas do século XX. Em cada concepção analítica das peças, neste trabalho, com o título de análises entonacionais, os itens a seguir foram tratados: a estruturação do material musical;o fluxo sonoro no tempo manifestado por intermédio dos conceitos “asafianos” de energia, impulso ao movimento musical, movimento musical e seu término, funções dos elementos e conjuntos sonoros simultâneos e sucessivos;os aspectos semânticos e sintáticos, imanentes e emanantes das estruturas musicais;a linguagem pianística de Villa-Lobos;aspectos do processo de execução, como dedilhados, movimentos de dedos, mãos e braços. Integrada à Teoria da Entonação, a execução musical é entendida como entonação de uma obra musical, ou seja, manifestação sonora originada das mãos e voz dos intérpretes, que comunica seu estado psicológico intelectual/emocional/semântico em um contexto cultural e histórico. Por sua vez, a música é entendida por Asafiev como “a arte do sentido entonado”. Conectado à sua contemporaneidade, Villa-Lobos entoa, nas Cirandas, um universo cultural por meio de entonações historicamente cristalizadas no consciente social brasileiro.

    This work investigates a substantial part of Villa-Lobos’ work for piano, the 16 Cirandas. It proposes analytical and interpretive conceptions to the performance of each musical piece. Searching for principles that would encompass the semantics and syntax expressed in the act of musical performance, B. Asafiev’s Intonation Theory and Musical Form as Process was used as the basis for analysis, being presented and contextualized with the analytical theories of the 20th century. In each analytical conception of the pieces, entitled here as intonation analyses, the following items were treated as a complex: structuring of the musical material;sound flow within time manifested through the Asafie’s concepts of energy, impulse to the musical movement, musical movement and its conclusion;functions of simultaneous and successive sound elements and sets;semantic and syntactic aspects immanent and emanating of musical structures;pianistic language of Villa-Lobos;aspects of the performing process such as fingering, finger, hand and arm movements. Musical performance, integrated to the Theory of Intonation, is understood as intonation of a work of music, thus, manifestation of sound originated in the hands and voice of the interpreters, which communicates their psychological/intellectual/emotional/semantic state in a historical and cultural context. According to Asafiev’s understanding, music is the “art of intoned meaning”. Villa-Lobos, in touch with his contemporaneity, intones in his Cirandas a cultural universe through historically crystallized intonations of the Brazilian social consciousness.

    Resumo / Abstract
  • Pedagogia musical online: um estudo de caso no ensino superior de música à distância.

    Autor: Fernanda de Assis Oliveira Torres
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 10/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61146

    Esta pesquisa aborda a pedagogia musical online de um curso de música a distância que utiliza como ambiente virtual de aprendizagem a plataforma moodle. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como se constitui a pedagogia musical online que se configura no ambiente virtual de aprendizagem musical, tomando como locus o Curso de Licenciatura em Música da UAB-UnB, na modalidade a distância. A pedagogia musical online, neste estudo, inclui: as metodologias, os recursos e os materiais didáticos utilizados no moodle e o direcionamento desses aportes teórico-metodológicos no processo formativo do curso de música a distância, a partir da relação entre plataforma moodle, ferramentas, conteúdos e seus atores sociais. Participaram deste estudo vinte e três sujeitos inseridos na plataforma moodle do curso de música a distância, sendo dois coordenadores, uma gestora, uma professora autora/supervisora, seis tutores a distância e treze alunos virtuais. Como objetivos específicos, este estudo pretende contextualizar a escolha dos alunos pelo curso de música na modalidade a distância;investigar que mediações pedagógico-musicais são constituídas nesse ambiente virtual;verificar a organização das disciplinas observadas, identificar a interação que ocorre no interior dessas disciplinas, identificar como os sujeitos administram o tempo e o espaço no curso de música a distância e examinar a viabilidade do curso de música a distância. A fundamentação teórica está alicerçada no campo da sociologia da educação musical, sociologia da comunicação, sociologia da educação e da sociologia da educação a distância. A partir das ramificações desse campo sociológico, este estudo possui como base teórica autores que lapidaram um olhar sobre a vida cotidiana diante do contexto da cibercultura (LEMOS, 2008;FAINHOLC, 2007;HALABAN, 2010). A metodologia utilizada é Estudo de Caso com abordagem qualitativa (POUPART et al., 2008;DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008;GODOI et al., 2007;YIN, 2005;BOGDAN e BIKLEN, 1994). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação não participante e participante, bem como a entrevista online, sendo essa uma adaptação da entrevista desenvolvida presencialmente (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). Os resultados mostram que aprender música a distância é possível e que a procura por essa modalidade é crescente, tendo em vista a sua flexibilidade na organização do tempo e do espaço. A análise e a interpretação dos dados revelam que a pedagogia musical online tem que ser pensada a partir de suas demandas específicas em cada disciplina, vinculada à realidade de cada contexto inserido no processo de formação, além de ser adaptada e transformada para atender essas necessidades específicas.

    This study discusses the online music pedagogy of a distance music course that uses Moodle, a software platform, as a virtual learning environment. It aims to understand how the online music pedagogy is created in the music virtual learning environment, assuming as a research locus, the Degree in Music at the UAB-UnB, as a distance learning mode. In this study, the online music pedagogy includes: Moodle methodologies, resources, and learning materials, and the application of such methodological-theoretical resources in the process of creating the music distance learning course from the relationship amongst its platform, tools, contents and social protagonists. Twenty three individuals , who were included in the moodle platform of the music distance learning course, participated in this study;two coordinators, one manager, one teacher author/supervisor, six distance learning tutors, and thirteen virtual students. The specific purposes of this study aim to contextualize the students’ choice for the music distance learning course;to investigate which musical-pedagogical mediations are created in this virtual environment;to analyze the discipline arrangement;to identify how these disciplines interact;to verify how the individuals manage time and space in this course;and to observe the music distance course viability. The theoretical foundation is based on the field of sociology of music education, sociology of communication, sociology of education and sociology of distance learning. From the branches of Sociology, the theoretical basis of this study is supported by authors who refined a look at everyday life with regard to the cyber culture context (LEMOS, 2008;FAINHOLC, 2007;HALABAN, 2010). This is a qualitative case study (POUPART et al., 2008;DESLAURIERS and KÉRISIT, 2008;GODOI et al., 2007;YIN, 2005;BOGDAN and BIKLEN, 1994). Data collection techniques used were non-participant and participant observations, as well as an online interview, which was an adaptation of a face-to-face interview (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). The results showed that it is possible to learn music by taking online music courses. There is a growing demand for such alternative mode of learning as they provide greater flexibility in the organization of time and space. Data analysis and interpretation revealed that online music pedagogy should take into account its specific demands in each discipline, linked to the reality of each context inserted in the process of training, in addition to being adapted and transformed to meet these specific needs.

    Resumo / Abstract
  • Escuta portátil e aprendizagem musical: um estudo com jovens sobre a audição musical mediada pelas tecnologias portáteis.

    Autor: Silvia Nunes Ramos
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 09/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70225

    O presente estudo investiga a escuta musical de nove jovens, com idade entre 14 e 20 anos, considerando suas vivências musicais e aprendizagens mediadas pelos dispositivos portáteis. A pesquisa teve como objetivo central identificar o potencial educativo da escuta musical dos jovens, por meio das tecnologias portáteis do formato de mp3. O referencial teórico foi construído a partir de três eixos: o primeiro, desenvolve o conceito de escuta musical, destacando as tipologias dos modos de escuta (IAZZETTA 2009, STOCKFELT, 2009). O segundo eixo refere-se às perspectivas teóricas da sociologia da música de Bull (2000), Thibaud (1992, 2003), Green (2004), Williams (2007), Pecqueux (2009a;2009b), Granjon e Combes (2009) sobre as experiências auditivas na vida cotidiana contemporânea, bem como, DeNora (2000) com investigações sobre a forma como as pessoas incorporam a música no dia a dia. O terceiro eixo teórico está situado no campo da educação pelas mídias, focando os meios de comunicação, aprendizagem musical e juventude. Nesta perspectiva, os desenvolvimentos das diversas mídias são analisados numa visão mais ampla, enfatizando a flexibilidade, as múltiplas funções e a acessibilidade (KLÜBER 2003;SCHLÄBITZ 1997;MORDUCHOWICZ, 2008), assim como as abordagens que tratam o tema mídia e aprendizagem musical, como Souza (2004;2011). A partir das perspectivas teóricas de Passeron e Revel (2005) e Leplat (2002), a metodologia adotada foi o estudo de caso. A análise dos dados revelou que a escuta portátil contribui para a construção de conhecimentos musicais. A escuta portátil fornece à aprendizagem musical aspectos particulares: desconstrói a linearidade da apreciação, proporcionando ao ouvinte a diversidade de gêneros musicais que constituem as playlists;transforma “espaços sociais” em “espaços musicais” e de aprendizagem;transita entre escutar, avaliar, perceber e compor. O estudo contribui para um novo olhar sobre o uso destes aparelhos na escuta portátil de jovens, sugerindo aos educadores musicais a criação de novas metodologias, a partir da compreensão dos procedimentos envolvidos nesta escuta.

    The present study investigated the music listening habits of nine youngsters aged between 14 and 20 years, by considering their musical experiences and learning by the use of portable devices. The main focus was to identify the educational potential of music listening in youth, mediated by portable MP3 player technology. The theoretical framework was developed along three axes. The first axis is based on the concept of music listening, highlighting the types of listening modes (IAZZETTA 2009;STOCKFELT 2009). The second refers to the theoretical perspectives of Sociology of Music according to Bull (2000), Thibaud (1992, 2003), Green (2004), Williams (2007), Pecqueux (2009a;2009b), and Granjon and Combes (2009), on the auditory experiences in contemporary everyday life, and also to DeNora (2000), on the investigations of how people incorporate the music in their daily activities. And the third axis is based on education through the media focusing on the means of communication, music learning and youth. In this perspective, the developments of various media are analyzed in a broader view, emphasizing the flexibility, the multiple functions and accessibility (KLÜBER 2003;SCHLÄBITZ 1997;MORDUCHOWICZ, 2008) as well as the studies that address the issue of media and music learning as did Souza (2004;2011). This is a case study based on the theoretical perspectives of Passeron and Revel (2005) and Leplat (2002). The data analysis showed that the portable listening contributes to the construction of musical knowledge. Portable listening provides specific aspects to musical learning: it deconstructs the linearity of enjoyment, providing the listener with the diverse array of musical genres that make up the playlists;it turns the “social spaces” into “musical and learning spaces”;it passes through listening, evaluation, understanding and composing. The study allows a new look at the use of these devices in the portable listening of youth and suggests the creation of new methods based on the understanding of the procedures involved in this listening.

    Resumo / Abstract
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