Teses

  • Professores de música do Brasil : motivações e aspirações profissionais

    Autor: Ana Francisca Schneider Grings
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 07/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122547
  • A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças

    Autor: Josemir Dias Valverde Júnior
    Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 31/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116457
  • Controle e promoção de autonomia: um estudo com professores de instrumento musical

    Autor: Edson Antônio de Freitas Figueiredo
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Liane Hentschke
    Data da defesa: 20/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/115621
  • A aplicação de guias de execução com alunos iniciantes de piano

    Autor: Selva Viviana Martinez Aquino
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116137
  • Trajetórias de aprendizado de novas obras pianísticas: três estudos de caso.

    Autor: Fernando Rauber Gonçalves
    Orientador: Profª. Drª. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 29/09/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/106949

    O presente trabalho investiga o aprendizado de novas obras pianísticas por três estudantes – em seriações acadêmicas distintas – cursando o Bacharelado em Piano em um curso superior de música. A metodologia adotada foi um estudo multicasos de natureza qualitativa, nos quais buscou-se explorar as concepções e valores de cada participante e contextualizar suas trajetórias de aprendizado a partir de seus horizontes de conhecimentos e habilidades. Suas trajetórias de aprendizado foram monitoradas durante um semestre letivo, a partir de uma metodologia longitudinal de coleta de dados que abarcou entrevistas, relatos de estudo, gravações dos produtos obtidos e guias de execução assinalados após as execuções. Tomados em conjunto, os dados abrangeram as três etapas do ciclo de regulação proposto por Zimmerman (2002) e permitiram ao autor analisar relações diversas entre os processos de aprendizado e os produtos obtidos. Foram identificadas linhas centrais de investigação interpretativa que guiaram o direcionamento da prática instrumental e atuaram como elementos centrais no refinamento dos resultados. As dinâmicas entre componentes diversos de seus aprendizados foram esquematizadas em ciclos de refinamento, nos quais buscou-se delinear aspectos qualitativos dos processos de estudo instrumental deliberado empregados.

    The present thesis discusses the trajectories of three undergraduate Piano Performance students learning a new piano work during an academic semester. Qualitative research methods were used in multicase studies. The aim of those studies was to critically review the relation between the subjects beliefs, values and skills in relation to the actions taken throughout their practice of the pieces during the academic semester. Data collection consisted of: interviews, study reports, audio and video recordings of performances and report of performance cues gathered shortly after the performance. Those kinds of data fulfilled all phases and subprocesses of Zimmerman’s (2002) self-regulation model. The subject’s practice were guided by some specific trains of thoughts which ended up by influencing the outcomes. The dynamics and interplay between thought processes and other aspects of their practice trajectories were depicted as cycles of musical improvement during which different forms of inquiries were responsible for the most significant gains.

    Resumo / Abstract
  • Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão

    Autor: Alisson Cardoso Monteiro Alípio
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 14/08/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/103340

    Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.

    This work deals with the investigation of the methodological principles necessary to the process of elaborating guitar fingerings. To this end, fingering parameters are converted into a protocol of instances (exposure of the cases, application of the commands, assessment of the circumstances, management of the consequences and judgment of the conditions), which are mediated by principles and surrounded by perspectives, thus forming a fingering scenario. Through a process of inference, we conclude that the sound fluency, independently of aesthetic positioning, is a basic condition for a satisfactory performance on guitar; by deduction, we have seen that the ability to play legato is the main element of this ideal. We also verified that fingering is, in terms, a matter of personal choice because all its instances are dialectical interaction between subject and object; but not completely so, because each instance is governed by principles which do not concern exclusively the individual. We note, finally, that the construction of a fingering scenario is not a way to find the best fingering, but, to seek it, because the basic principle on which it operates is the organization of acknowledgments that the performer mobilizes in his process.

    Este trabajo se ocupa de la investigación de los principios metodológicos necesarios para el proceso de elaboración de la digitación en la guitarra. Con este fin, parámetros de digitación se convierten en un protocolo de instancias (la exposición de los casos, la aplicación de los comandos, la evaluación de las circunstancias, la administración de las consecuencias y el juicio de las condiciones), que están mediadas por principios y rodeadas de perspectivas, formando así un escenario de digitación. A través de un proceso de inferencia, llegamos a la conclusión de que la fluidez del sonido, independientemente de las posiciones estéticas, es una condición básica para una ejecución satisfactoria en la guitarra; por deducción, hemos visto que la capacidad de tocar legato es el elemento principal de este ideal. También verificamos que la digitación es, en términos, personal, porque todas las instancias son una interacción dialéctica entre el sujeto y el objeto; pero no completamente, porque cada instancia se rige por principios que no se refieren exclusivamente a la persona. Observamos, por último, que la construcción de un escenario de digitación no es una manera de encontrar la mejor digitación, sino buscarla, porque el principio básico en el que opera es la organización de los conocimientos que el intérprete moviliza en su proceso.

    Resumo / Abstract
  • Aspectos dialógicos da composição musical Pontos de Partida

    Autor: Germán Enrique Gras
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 13/06/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97658

    Esta pesquisa estuda o processo composicional sob um enfoque dialógico, tendo como exemplificação minhas próprias composições. No intuito de entender em que se fundam as decisões tomadas por este compositor, no Capítulo 1 é proposta uma aplicação do conjunto de conceitos relacionados àquele de dialogismo proposto por Bakhtin na composição, uma vez que tais conceitos tratam da relação entre a orientação dos diferentes participantes na comunicação discursiva. Através dos capítulos 2 e 3 são abordados diferentes casos referentes às peças escritas durante o doutoramento, em que as diferentes situações dialógicas foram percebidas. Já nas considerações finais, é destacado que o aspecto dialógico que se evidencia ao longo de toda a prática musical, em todas suas demissões (ensaios, apresentações e apreciações e valorações, por exemplo) sustenta e orienta as decisões composicionais, pelo menos em parte. Finalmente, arrisca-se propor que, em seu o aspecto dialógico, a composição pode ser entendida como uma proposição fundada nos valores de uma pessoa, que no acontecer musical, dialoga com os valores de outras. Ou seja, é como uma constante de propostas e respostas entre as posições emocional e volitiva dos participantes do acontecer musical.

    This research studies my own compositional process in a dialogic approach. In order to understand on what are based the decisions made by the composer, in Chapter 1 an application on composition of a set of concepts related to Bakhtin’s dialogism are proposed, since such concepts deal with the relationship between the orientation of different participants in discursive communication. Through the chapters 2 and 3 different cases relating to pieces written during my PhD, in which different dialogical situations were perceived are discussed. Already in the final considerations, it is highlighted that the dialogical aspect that are evidenced throughout the musical practice, in all its dimensions (rehearsals, presentations, appreciations and valorizations, for example) supports and guides the compositional decisions, at least in part. Finally, some risk are taken by proposing that, in a dialogical aspect, the composition could be understood as a proposition founded on the values of a person, that dialogues with the values of others in the musical-occurrence. In other words, it is like a constant of proposals and responses between the emotional and volitional positions of the participants of musical-occurrence.

    Resumo / Abstract
  • A inserção da música na escola: um estudo de caso em uma escola particular de Porto Alegre.

    Autor: Carla Eugenia Lopardo
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/103871
  • Minha música sendo outra: a narratividade como coisa composicional.

    Autor: Bruno Milheira Angelo
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 28/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97667

    Esta tese apresenta estudos interpretativos sobre as obras musicais compostas pelo autor durante seu doutoramento: Introverso (piano), Ao Pó (clarinete em si

    Resumo / Abstract
  • Aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos.

    Autor: Vania Aparecida Malagutti da Silva Fialho
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 28/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/96922

    Esta pesquisa buscou compreender as aprendizagens e práticas musicais presentes e desencadeadas no e pelo Festival Música Estudantil de Guarulhos, que teve caráter competitivo e focou as músicas produzidas por estudantes. O objetivo do evento foi o de mobilizar as escolas do município de Guarulhos – SP, e, dar visibilidade às ações músico-pedagógicas nelas desencadeadas. Organizado pela Secretaria de Cultura do município, o Festival envolveu professores e gestores escolares, gestores municipais e, especialmente, 23 grupos musicais formados por jovens estudantes. O evento foi aberto a todas às formações de grupos instrumentais/vocais e a todos estilos/gêneros musicais, o que resultou em uma variedade significativa de jeitos e formas de tocar e cantar. Organizado em duas semifinais e uma final, o evento teve como premiação prometida a gravação de um CD com as dez músicas finalistas. As questões que guiaram a pesquisa foram: Que práticas musicais juvenis aparecem no evento? Como elas apareceram? Que ações músico-pedagógicas o Festival pôde mobilizar nos jovens participantes? E na escola, como isso ocorreu? Em que medida os jovens participantes, e a escola, interferiram nas decisões e na dinâmica do Festival? Para discutir estas questões, enfoquei o Festival de Música Estudantil de Guarulhos considerando que sua dinâmica e funcionamento potencializam aprendizagens musicais para os envolvidos. O Festival foi tomado como uma ação criada a partir de uma política pública, que pode congregar e remodelar práticas culturais no âmbito da música. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa e teve como método investigativo o estudo de caso. A inserção em campo se deu entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012, e os dados construídos no trabalho de campo constituíram-se em: 1) observações com registros fotográficos e em audiovisual das eliminatórias e a final do festival de 2011; 2) entrevistas semiestruturadas com os integrantes das bandas e grupos musicais, a equipe pedagógica das escolas participantes, e a equipe organizadora do Festival – incluindo funcionários da Secretaria de Cultura do Município de Guarulhos e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; e, 3) documentos relativos ao evento. Os dados da pesquisa permitem a compreensão da dinâmica, da estrutura, e do potencial músico-pedagógico imbuídos nesse tipo de evento. Ao longo do Festival ocorreram diversos momentos profícuos em aprendizagens musicais, tais como a preparação dos jovens estudantes para o evento, e, as situações em que os organizadores possibilitaram o contato deles com outros músicos que lhes passaram dicas e instruções musicais. O Festival alavancou a prática musical de vários jovens e modificou o cenário escolar a partir do engajamento de estudantes e professores com composições, organização de bandas e apresentações musicais. Os resultados mostram que o Festival extrapolou o espaço e o calendário formalmente estabelecido pelos organizadores, contemplando a vida e a música de seus participantes.

    This research aimed at understanding the learning and musical practices triggered in and by the student music festival in Guarulhos. The festival had a competitive nature and focused on the songs produced by the students. Another as important objective was to mobilize the municipal schools in Guarulhos – SP, and also highlight the music education actions developed there. This event was organized by the Municipal Department of Culture involving teachers, school and municipal managers and, especially, twenty-three music groups formed by young students. It was open to all instrumental/vocal groups of any formation and music style, which resulted in a great variety of manners of singing and playing music. The festival had two semifinals and a final, the prize was the recording of a CD with the ten best songs. The leading questions to the research were: What are the juvenile musical practices present at the event? How did they appear? What music education actions did the festival cause in the young participants? And at school, how did that happen? To what extent did the young participants – and the school – interfere in the decisions and dynamics of the event? In order to discuss these questions, the research focuses the student music festival in Guarulhos based on the arguments of field of music education has – understood as a field of knowledge that takes interest in the processes of music teaching and/or learning. The research was guided by the qualitative approach and had a case study as the investigative method. The inclusion in the field occurred between the months of October 2011 and June 2012. The resulting data consists of: 1) audiovisual and photographic records of the playoffs and the final in 2011; 2) semi-structured interviews with participating groups, participating schools’ pedagogical team, and the organizing staff of the Festival – including people from the Department of Culture of Guarulhos and people involved in the Education Department of the State of São Paulo; and, 3) festival-related documents and reports. The resulting data allow the understanding of aspects such as the dynamics, structure, and the music and educational potential present in this kind of event. There were several fruitful moments of music learning during the festival, such as the students’ preparation for the event, and the possibility the organizers gave them to be in touch with other musicians who provided them with hints and instructions concerning music. The festival boosted the music practice of several young students, changing the school setting from the commitment of students and teachers in composing, forming groups, and the music performances. The results show that the festival went beyond the space and schedule the organizers had formally established – by contemplating its participants’ life and music.

    Resumo / Abstract
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