Teses

  • Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância online: uma perspectiva contemporânea da motivação.

    Autor: Giann Mendes Ribeiro
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/04/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/76731

    Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes em interações online, em aulas de violão a distância, no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na Teoria da Autodeterminação (RYAN;DECI, 2004;DECI;RYAN, 2008a). E como objetivos específicos analisar as percepções de satisfação das necessidades de autonomia, competência e pertencimento dos estudantes nas interações online;identificar a qualidade motivacional dos estudantes para aprender violão em interações online;discutir influências socioambientais sobre a motivação de estudantes;verificar as manifestações das necessidades psicológicas básicas em interações síncronas e assíncronas e destacar as ferramentas de interações online que auxiliaram no processo educacional a distância. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação integral (MORIN A., 2004). Os dados analisados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, filmagens das interações realizadas nas videoconferências e registros de diálogos em fóruns síncronos e assíncronos. Os resultados apontaram que a principal motivação dos estudantes não era a intrínseca. Em vez disso, a motivação foi considerada complexa, multifacetada e sensível a determinadas situações. As interações síncronas e assíncronas, da forma complexa e complementar proposta nesse estudo, puderam suprir as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, bem como possibilitar uma alternativa viável e efetiva para a formação musical desses estudantes.

    This research approaches the motivation in learning music in virtual learning environments under the sociocognitive theoretical perspective of motivation. The research aims, as general objective, to investigate the students’ motivational processes in online interaction in guitar classes through distance education in the Degree in Music at the State University of Rio Grande of Norte (UERN), based on the Self-Determination Theory (RYAN;DECI, 2004;RYAN;DECI, 2006). The specific objectives sought to analyze the perceptions satisfaction of the needs for autonomy, competence and belonging of students in online interaction;to identify the quality motivational of the students in those online interactions;to discuss the environmental influences on the students’ motivation, to verify the manifestations of basic psychological needs for synchronous and asynchronous interactions, and to highlight the tools that helped the online interactions in a distance education process. The methodology used on this study was the educational action-research (MORIN, 2004). The analyzed data were collected through participant observation, semi structured interviews, footage of the interactions made in videoconferencing and conversation records in synchronous and asynchronous forums. The results show that the major motivation of the students was not intrinsic. Instead, the motivation was considered complex, multifaceted and sensitive in determined situations. The synchronous and asynchronous interactions, in the complex and complementary way proposed in this study, could provision the basic psychological needs of the students, as well as, enable a viable and effective alternative to the musical education of these students.

    Resumo / Abstract
  • Música-como-teatro : uma prática composicional e sua autoanálise

    Autor: Heitor Martins Oliveira
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 11/10/2018
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/184891
  • Sentidos de uma pedagogia musical na escola aberta : um estudo de caso na Escola Aberta Chápeu do Sol Porto Alegre, RS .

    Autor: Helena Lopes da Silva
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 30/09/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17774

    O Programa Escola Aberta (UNESCO/MEC) consiste na abertura das escolas públicas aos finais de semana como alternativa para a reversão do quadro de violência e a construção de espaços de cidadania para os jovens e para as comunidades consideradas em situação de vulnerabilidade social. A música, neste programa, é vista como uma ferramenta de reversão do quadro de exclusão e violência entre os jovens considerados em situação de vulnerabilidade social. Este trabalho investiga os sentidos da pedagogia musical nas atividades de música da Escola Aberta Chapéu do Sol, em Porto Alegre, RS. O estudo adota o conceito de pedagogia musical alicerçado nas discussões sociológicas dos autores Roberto Albarea, (1994), Mario Piatti (1994) e Rudolph D. Kraemer (2000). A metodologia escolhida para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso único, de abordagem qualitativa (MERRIAM, 1998, STAKE, 2000). As ferramentas utilizadas para a realização da coleta de dados foram a observação participante, as entrevistas individuais e em grupo, e análise dos documentos oficiais do Programa Escola Aberta. A análise dos dados empíricos recolhidos foi feita a partir dos cruzamentos realizados entre os discursos dos participantes da pesquisa com os documentos oficiais do Programa Escola Aberta. Os resultados apontaram que a concepção sobre as atividades de música a serem propostas na Escola Aberta Chapéu do Sol, estava relacionada com a visão 201Cconteudista201D (PIATTI, 1994) da pedagogia musical, na qual, a música é vista como um objeto separado dos jovens e do contexto no qual ela acontece. Os interesses e os sentidos em participar dos Grupos de hip-hop da Escola, revelados pelos jovens. estavam associados às questões identitárias, polissêmicas e socializadoras destes em relação ao grupo de amigos (peer-groups), e como forma de expressão e reflexão acerca de seus mundos. Para os Coordenadores, Gestores, Interlocutores e Oficineiro de Música, as atividades a serem desenvolvidas na Escola Aberta dependiam de uma orientação profissional musical para 201Cqualificar201D os processos pedagógico-musicais dos jovens.

    The Open-School Program (UNESCO/MEC) adopted in public schools allows them to be open on weekends, becoming an alternative attempt to reverse the violent environment, and to build up citizenship opportunities to the youth, as well as to the socially vulnerable communities. In the Open-School Program music is regarded as a tool to reverse the exclusion and violence among the youth living under social vulnerability. This research investigates the purposes of the musical pedagogy in the musical activities performed in the Escola Aberta Chapéu do Sol, in Porto Alegre, RS. The study adopts the concept of musical pedagogy founded on the sociological discussions of the authors Roberto Albarea (1994), Mario Piatti (1994), and Rudolph D. Kraemer (2000). The methodology chosen for the realization of this research was the single case study with a qualitative approach (Merriam, 1998, Stake, 2000 ). The tools used for collecting data were based on participative observation, individual and group interviews, and analysis of official documents from the Open-School Program. The analysis of the collected empirical data was based upon cross-dating realized between the discourses of the participants in the research and the official documents of the Open-School Program. The results showed that the concept based on the musical activities proposed in the Escola Aberta Chapéu do Sol was interwoven with the content-based approach to the musical pedagogy (Piatti, 1994), whereby, music is seen as a subject detached from the youth and the environment where it takes place. The interests and purposes of the participation in the youth hip-hop Groups from the Open- School Chapéu do Sol, according to the young people, were associated with identity, polysemy, and socialization in relation to their peers;they also reported it as a way of expressing and reflecting upon their environment. According to the coordinators, managers, interlocutors, and music workshop instructors, the musical activities relied on professional musical advice in order to better qualify the pedagogical musical processes for the youth.

    Resumo / Abstract
  • Uma proposta de abordagem gestual no ensino de piano no curso de licenciatura em música da Universidade Estadual de Londrina : um estudo de caso

    Autor: Jailton Paulo de Jesus Santana
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 27/03/2018
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/180929
  • Socialização músico-profissional nas experiências de profissionalização de duplas sertanejas : um estudo de caso com cantores da região do Triângulo Mineiro/Minas Gerais

    Autor: Jaqueline Soares Marques
    Orientador: Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 26/04/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/163931
  • Músicos populares na academia : um estudo de caso com estudantes do bacharelado em Música Popular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Autor: Jean Carlos Presser dos Santos
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 17/12/2018
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/189451
  • Eunice Katunda (1915–1990) e Esther Scliar (1926–1978): trajetórias individuais e análise de “Sonata de Louvação” (1960) e “Sonata para Piano” (1961).

    Autor: Joana Cunha de Holanda
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6604

    Este estudo aproxima Eunice Katunda (1915-1990) e Esther Scliar (1926-1978) pela verificação de suas trajetórias individuais e pela análise musical de ‘Sonata de Louvação’ (1960) e ‘Sonata para Piano’ (1961). A investigação de suas trajetórias enfatiza, com base em documentos como cartas, depoimentos e entrevistas, a experiência vivida. A abordagem prioriza a experiência individual, sem prescindir da contextualização de suas atuações, desde o final dos anos 40, no cenário musical brasileiro. A revisão bibliográfica dos estudos de gênero em música integra o trabalho como ferramenta metodológica para as análises das duas sonatas.

    This study investigates the trajectories of Eunice Katunda (1915 – 1990) and Esther Scliar (1926 – 1978). It offers an analysis of ‘Sonata de Louvação’ (1960) and ‘Sonata para Piano’ (1961). Letters, statements and interviews were the main sources for the approach of their trajectories. Their individual experiences are highlighted as well as their relationships to the cultural context of their main professional activities in Brazil, beginning in the late forties. The bibliography on Gender Studies in Music is the reference for the analysis of the two sonatas.

    Resumo / Abstract
  • A música religiosa de Leocádio Rayol (1849–1909) e sua relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica.

    Autor: João Berchmans de Carvalho Sobrinho
    Orientador: Profª Drª Rose Marie Reis Garcia
    Data da defesa: 18/12/2003

    Este documento constitui a tese de Doutoramento em Musicologia sobre A Música Religiosa de Leocádio Rayol (1849 – 1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica. A pesquisa se insere no campo das discussões entre a criação musical e o contexto, onde a música é vista como uma produção decorrente das condições históricas e sociais específicas, da trajetória de vida do compositor e de suas relações objetivas nestes espaços sócio-culturais. Portanto, estudar uma produção musical do passado – uma parte da produção musical religiosa do século XIX – em determinados contextos – São Luís do Maranhão e Rio de Janeiro – a partir de uma perspectiva histórica e analítica, está sendo exposto como o arcabouço teórico-metodológico desta pesquisa. Neste sentido, a intenção foi percorrer uma análise contextualizada e relacional deste momento cultural e com a sociologia da arte, ancorado no campo da musicologia histórica como perspectiva analítica de fundo.

    This document constitutes is the thesis of doctorate in Musicology denominated Leocádio Rayol’s Religious Music (1849 – 1909) and its Relationship with Maranhão of the Century XIX: a musicological study, with transcription, analysis and historical perspective. The research it inserts in the field of the discussions between the musical creation and the context, where the music is seen as a production due to the specific historical and social conditions, of the trajectory of the composer’s life and of its objective relationships in the social and cultural spaces. Therefore, to study a musical production of the past – a part of the production musical religious of the century XIX – in determined contexts – São Luís of Maranhão and Rio de Janeiro – starting from a historical and analytic perspective, it is being exposed as the theoretical-methodological framework of this research. In this sense, the intention went travel an analysis contextualizada and relacional of this cultural moment, tends as tool the transcription of a musical corpus, the theorical approach with the new cultural history and with the sociology of the art, achored in the field of the musicology as analytic perspective of fund.

    Resumo / Abstract
  • Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online.

    Autor: José Ruy Henderson Filho
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 26/09/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/11229

    Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.

    This study aimed to investigate the viability of online education as a strategy for inservice music teacher education. The research method used was the actionresearch, which consisted of an online course on music technology for in-service music teachers of public schools situated in the State of Pará, Brazil. Eight teachers agreed to participate in this research. Three research techniques have been used: self-administered questionnaires, observation and semi-structured interviews. The results point out that the basis for the creation of in-service music teacher education programs, using online education, resides on the conception that orient the program, on efficient administration of the environment, on adequation of the teaching material available to the content of the course and on the institutional support.

    Resumo / Abstract
  • A formação de uma identidade poética através de um ciclo de peças

    Autor: Josemir Dias Valverde Júnior
    Orientador: Prof. Dr. Antonio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 31/03/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/116457
Página 5 de 11« Primeira...34567...10...Última »