Teses

  • Teoria da digitação : um protocolo de instâncias, princípios e perspectivas para a construção de um cenário digitacional ao violão

    Autor: Alisson Cardoso Monteiro Alípio
    Orientador: Prof. Dr. Daniel Wolff
    Data da defesa: 14/08/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/103340

    Este trabalho trata da investigação dos princípios metodológicos necessários ao processo de digitação ao violão. Para tal, parâmetros digitacionais são convertidos em um protocolo de instâncias (exposição dos casos, aplicação dos comandos, avaliação das circunstâncias, gerenciamento das consequências e julgamento das condições), as quais são mediadas por princípios e circundadas por perspectivas, formando, assim, um cenário digitacional. Por meio de um processo de inferências, concluímos que a fluência sonora, independentemente de posicionamentos estéticos, é uma condição básica para uma execução satisfatória ao violão; por dedução, vimos que a capacidade de se tocar legato é o principal elemento desse ideal. Verificamos, também, que a digitação é, em termos, pessoal, pois todas as suas instâncias são de interação dialética entre sujeito e objeto; mas não completamente, pois cada instância é regida por princípios que não dizem respeito, exclusivamente, ao indivíduo. Observamos, por fim, que a construção de um cenário digitacional não é um meio de se encontrar a melhor digitação, mas sim, de buscá-la, pois o princípio básico em que ela se opera é a organização dos saberes que o executante mobiliza em seu processo.

    This work deals with the investigation of the methodological principles necessary to the process of elaborating guitar fingerings. To this end, fingering parameters are converted into a protocol of instances (exposure of the cases, application of the commands, assessment of the circumstances, management of the consequences and judgment of the conditions), which are mediated by principles and surrounded by perspectives, thus forming a fingering scenario. Through a process of inference, we conclude that the sound fluency, independently of aesthetic positioning, is a basic condition for a satisfactory performance on guitar; by deduction, we have seen that the ability to play legato is the main element of this ideal. We also verified that fingering is, in terms, a matter of personal choice because all its instances are dialectical interaction between subject and object; but not completely so, because each instance is governed by principles which do not concern exclusively the individual. We note, finally, that the construction of a fingering scenario is not a way to find the best fingering, but, to seek it, because the basic principle on which it operates is the organization of acknowledgments that the performer mobilizes in his process.

    Este trabajo se ocupa de la investigación de los principios metodológicos necesarios para el proceso de elaboración de la digitación en la guitarra. Con este fin, parámetros de digitación se convierten en un protocolo de instancias (la exposición de los casos, la aplicación de los comandos, la evaluación de las circunstancias, la administración de las consecuencias y el juicio de las condiciones), que están mediadas por principios y rodeadas de perspectivas, formando así un escenario de digitación. A través de un proceso de inferencia, llegamos a la conclusión de que la fluidez del sonido, independientemente de las posiciones estéticas, es una condición básica para una ejecución satisfactoria en la guitarra; por deducción, hemos visto que la capacidad de tocar legato es el elemento principal de este ideal. También verificamos que la digitación es, en términos, personal, porque todas las instancias son una interacción dialéctica entre el sujeto y el objeto; pero no completamente, porque cada instancia se rige por principios que no se refieren exclusivamente a la persona. Observamos, por último, que la construcción de un escenario de digitación no es una manera de encontrar la mejor digitación, sino buscarla, porque el principio básico en el que opera es la organización de los conocimientos que el intérprete moviliza en su proceso.

    Resumo / Abstract
  • Aspectos dialógicos da composição musical Pontos de Partida

    Autor: Germán Enrique Gras
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 13/06/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97658

    Esta pesquisa estuda o processo composicional sob um enfoque dialógico, tendo como exemplificação minhas próprias composições. No intuito de entender em que se fundam as decisões tomadas por este compositor, no Capítulo 1 é proposta uma aplicação do conjunto de conceitos relacionados àquele de dialogismo proposto por Bakhtin na composição, uma vez que tais conceitos tratam da relação entre a orientação dos diferentes participantes na comunicação discursiva. Através dos capítulos 2 e 3 são abordados diferentes casos referentes às peças escritas durante o doutoramento, em que as diferentes situações dialógicas foram percebidas. Já nas considerações finais, é destacado que o aspecto dialógico que se evidencia ao longo de toda a prática musical, em todas suas demissões (ensaios, apresentações e apreciações e valorações, por exemplo) sustenta e orienta as decisões composicionais, pelo menos em parte. Finalmente, arrisca-se propor que, em seu o aspecto dialógico, a composição pode ser entendida como uma proposição fundada nos valores de uma pessoa, que no acontecer musical, dialoga com os valores de outras. Ou seja, é como uma constante de propostas e respostas entre as posições emocional e volitiva dos participantes do acontecer musical.

    This research studies my own compositional process in a dialogic approach. In order to understand on what are based the decisions made by the composer, in Chapter 1 an application on composition of a set of concepts related to Bakhtin’s dialogism are proposed, since such concepts deal with the relationship between the orientation of different participants in discursive communication. Through the chapters 2 and 3 different cases relating to pieces written during my PhD, in which different dialogical situations were perceived are discussed. Already in the final considerations, it is highlighted that the dialogical aspect that are evidenced throughout the musical practice, in all its dimensions (rehearsals, presentations, appreciations and valorizations, for example) supports and guides the compositional decisions, at least in part. Finally, some risk are taken by proposing that, in a dialogical aspect, the composition could be understood as a proposition founded on the values of a person, that dialogues with the values of others in the musical-occurrence. In other words, it is like a constant of proposals and responses between the emotional and volitional positions of the participants of musical-occurrence.

    Resumo / Abstract
  • A inserção da música na escola: um estudo de caso em uma escola particular de Porto Alegre.

    Autor: Carla Eugenia Lopardo
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/103871
  • Aprendizagens e práticas musicais no Festival de Música Estudantil de Guarulhos.

    Autor: Vania Aparecida Malagutti da Silva Fialho
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 28/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/96922

    Esta pesquisa buscou compreender as aprendizagens e práticas musicais presentes e desencadeadas no e pelo Festival Música Estudantil de Guarulhos, que teve caráter competitivo e focou as músicas produzidas por estudantes. O objetivo do evento foi o de mobilizar as escolas do município de Guarulhos – SP, e, dar visibilidade às ações músico-pedagógicas nelas desencadeadas. Organizado pela Secretaria de Cultura do município, o Festival envolveu professores e gestores escolares, gestores municipais e, especialmente, 23 grupos musicais formados por jovens estudantes. O evento foi aberto a todas às formações de grupos instrumentais/vocais e a todos estilos/gêneros musicais, o que resultou em uma variedade significativa de jeitos e formas de tocar e cantar. Organizado em duas semifinais e uma final, o evento teve como premiação prometida a gravação de um CD com as dez músicas finalistas. As questões que guiaram a pesquisa foram: Que práticas musicais juvenis aparecem no evento? Como elas apareceram? Que ações músico-pedagógicas o Festival pôde mobilizar nos jovens participantes? E na escola, como isso ocorreu? Em que medida os jovens participantes, e a escola, interferiram nas decisões e na dinâmica do Festival? Para discutir estas questões, enfoquei o Festival de Música Estudantil de Guarulhos considerando que sua dinâmica e funcionamento potencializam aprendizagens musicais para os envolvidos. O Festival foi tomado como uma ação criada a partir de uma política pública, que pode congregar e remodelar práticas culturais no âmbito da música. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa e teve como método investigativo o estudo de caso. A inserção em campo se deu entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012, e os dados construídos no trabalho de campo constituíram-se em: 1) observações com registros fotográficos e em audiovisual das eliminatórias e a final do festival de 2011; 2) entrevistas semiestruturadas com os integrantes das bandas e grupos musicais, a equipe pedagógica das escolas participantes, e a equipe organizadora do Festival – incluindo funcionários da Secretaria de Cultura do Município de Guarulhos e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; e, 3) documentos relativos ao evento. Os dados da pesquisa permitem a compreensão da dinâmica, da estrutura, e do potencial músico-pedagógico imbuídos nesse tipo de evento. Ao longo do Festival ocorreram diversos momentos profícuos em aprendizagens musicais, tais como a preparação dos jovens estudantes para o evento, e, as situações em que os organizadores possibilitaram o contato deles com outros músicos que lhes passaram dicas e instruções musicais. O Festival alavancou a prática musical de vários jovens e modificou o cenário escolar a partir do engajamento de estudantes e professores com composições, organização de bandas e apresentações musicais. Os resultados mostram que o Festival extrapolou o espaço e o calendário formalmente estabelecido pelos organizadores, contemplando a vida e a música de seus participantes.

    This research aimed at understanding the learning and musical practices triggered in and by the student music festival in Guarulhos. The festival had a competitive nature and focused on the songs produced by the students. Another as important objective was to mobilize the municipal schools in Guarulhos – SP, and also highlight the music education actions developed there. This event was organized by the Municipal Department of Culture involving teachers, school and municipal managers and, especially, twenty-three music groups formed by young students. It was open to all instrumental/vocal groups of any formation and music style, which resulted in a great variety of manners of singing and playing music. The festival had two semifinals and a final, the prize was the recording of a CD with the ten best songs. The leading questions to the research were: What are the juvenile musical practices present at the event? How did they appear? What music education actions did the festival cause in the young participants? And at school, how did that happen? To what extent did the young participants – and the school – interfere in the decisions and dynamics of the event? In order to discuss these questions, the research focuses the student music festival in Guarulhos based on the arguments of field of music education has – understood as a field of knowledge that takes interest in the processes of music teaching and/or learning. The research was guided by the qualitative approach and had a case study as the investigative method. The inclusion in the field occurred between the months of October 2011 and June 2012. The resulting data consists of: 1) audiovisual and photographic records of the playoffs and the final in 2011; 2) semi-structured interviews with participating groups, participating schools’ pedagogical team, and the organizing staff of the Festival – including people from the Department of Culture of Guarulhos and people involved in the Education Department of the State of São Paulo; and, 3) festival-related documents and reports. The resulting data allow the understanding of aspects such as the dynamics, structure, and the music and educational potential present in this kind of event. There were several fruitful moments of music learning during the festival, such as the students’ preparation for the event, and the possibility the organizers gave them to be in touch with other musicians who provided them with hints and instructions concerning music. The festival boosted the music practice of several young students, changing the school setting from the commitment of students and teachers in composing, forming groups, and the music performances. The results show that the festival went beyond the space and schedule the organizers had formally established – by contemplating its participants’ life and music.

    Resumo / Abstract
  • Minha música sendo outra: a narratividade como coisa composicional.

    Autor: Bruno Milheira Angelo
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 28/03/2014
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/97667

    Esta tese apresenta estudos interpretativos sobre as obras musicais compostas pelo autor durante seu doutoramento: Introverso (piano), Ao Pó (clarinete em si

    Resumo / Abstract
  • A dialética das temporalidades na performance musical: uma interpretação de Cantéyodjayâ de Oliver Messiaen.

    Autor: Maurício Zamith Almeida
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 13/09/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/81606

    Esta tese parte da premissa de que, na tradição da musica ocidental escrita, a performance restitui a obra musical ao tempo e o intérprete, responsável por esse processo, deve compreender profundamente as temporalidades propostas pela obra para, assim, planejar criteriosamente o fluxo dos seus eventos. Para isso, é necessário que o processo de construção interpretativa se desenvolva em simultaneidade e constante diálogo com dados decorrentes do estudo analítico da obra estudada e da percepção estésica do intérprete que, em sua prática diária, projeta e avalia em si mesmo o efeito pretendido. Com base nesse modelo, foi realizado um estudo interpretativo e analítico de Cantéyodjayâ para piano de Olivier Messiaen, compositor que, por meio de sua obra musical, seus textos teóricos e sua atividade pedagógica, teve importante impacto nas discussões a respeito do tempo na música do século XX. O primeiro capítulo da tese, Cantéyodjayâ contextualizada, posiciona Cantéyodjayâ no contexto da obra de Messiaen, especialmente no que se refere ao período de experimentação no qual se insere. O segundo capítulo, No princípio era o ritmo: o tempo musical em Messiaen, trata dos conceitos filosóficos e teológicos que apoiaram o pensamento rítmico-temporal em Messiaen e suas correspondências com procedimentos composicionais adotados pelo compositor. O terceiro capítulo, Análise e construção interpretativa em Cantéyodjayâ, apresenta o estudo analítico de Cantéyodjayâ articulado a decisões interpretativas. Compuseram a fundamentação deste capítulo os textos teóricos do compositor, em especial Technique de mon langage musical (1944) e Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1994), articulados a conceitos apresentados por autores como J. Kramer (1988), W. Berry (1997) e J. Straus (2005).

    This thesis assumes that performance brings a musical score to life by presenting it in real time. The performer – who is in charge of this process – must understand the complex relationships between rhythm and conceptual pacing of a particular work in order to plan the flow of events. Threrefore, the interpretive construction must be constantly supported by data from both the analytical investigation and the aesthetic perception. The performer in his daily practice designs the desired effect and evalutes the outcome. Based on this notion, an interpretive and analytical study was done about Cantéyodjayâ by Olivier Messiaen, a composer whose compositional output, theoretical writings and pedagogical activities have impacted the concept of time in the twentieth century music. The first chapter of this thesis, Cantéyodjayâ contextualizada, contextualizes Cantéyodjayâ in the entire oeuvre of Messiaen, especially within his experimental period. The second chapter, No princípio era o ritmo: o tempo musical em Messiaen, deals with philosophical and theological concepts based in Messiaen’s rhythmic thought, as well as its connections to the compositional procedures adopted by Messiaen. The third chapter, Análise e construção interpretativa em Cantéyodjayâ, presents an analytical study of Cantéyodjayâ linked to the interpretive choices. This last chapter is based on Messiaen’s theoretical writings, especially Technique de mon langage musical (1944) and Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1994);it is also connected to the concepts presented by J. Kramer (1988), W. Berry (1997) e J. Straus (2005).

    Resumo / Abstract
  • Autodeterminação para aprender nas aulas de violão a distância online: uma perspectiva contemporânea da motivação.

    Autor: Giann Mendes Ribeiro
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 16/04/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/76731

    Esta pesquisa aborda a motivação para aprender música em ambientes de aprendizagem virtual sob uma perspectiva teórica sociocognitiva da motivação. Tem como objetivo geral investigar os processos motivacionais de estudantes em interações online, em aulas de violão a distância, no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com base na Teoria da Autodeterminação (RYAN;DECI, 2004;DECI;RYAN, 2008a). E como objetivos específicos analisar as percepções de satisfação das necessidades de autonomia, competência e pertencimento dos estudantes nas interações online;identificar a qualidade motivacional dos estudantes para aprender violão em interações online;discutir influências socioambientais sobre a motivação de estudantes;verificar as manifestações das necessidades psicológicas básicas em interações síncronas e assíncronas e destacar as ferramentas de interações online que auxiliaram no processo educacional a distância. A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa-ação integral (MORIN A., 2004). Os dados analisados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas, filmagens das interações realizadas nas videoconferências e registros de diálogos em fóruns síncronos e assíncronos. Os resultados apontaram que a principal motivação dos estudantes não era a intrínseca. Em vez disso, a motivação foi considerada complexa, multifacetada e sensível a determinadas situações. As interações síncronas e assíncronas, da forma complexa e complementar proposta nesse estudo, puderam suprir as necessidades psicológicas básicas dos estudantes, bem como possibilitar uma alternativa viável e efetiva para a formação musical desses estudantes.

    This research approaches the motivation in learning music in virtual learning environments under the sociocognitive theoretical perspective of motivation. The research aims, as general objective, to investigate the students’ motivational processes in online interaction in guitar classes through distance education in the Degree in Music at the State University of Rio Grande of Norte (UERN), based on the Self-Determination Theory (RYAN;DECI, 2004;RYAN;DECI, 2006). The specific objectives sought to analyze the perceptions satisfaction of the needs for autonomy, competence and belonging of students in online interaction;to identify the quality motivational of the students in those online interactions;to discuss the environmental influences on the students’ motivation, to verify the manifestations of basic psychological needs for synchronous and asynchronous interactions, and to highlight the tools that helped the online interactions in a distance education process. The methodology used on this study was the educational action-research (MORIN, 2004). The analyzed data were collected through participant observation, semi structured interviews, footage of the interactions made in videoconferencing and conversation records in synchronous and asynchronous forums. The results show that the major motivation of the students was not intrinsic. Instead, the motivation was considered complex, multifaceted and sensitive in determined situations. The synchronous and asynchronous interactions, in the complex and complementary way proposed in this study, could provision the basic psychological needs of the students, as well as, enable a viable and effective alternative to the musical education of these students.

    Resumo / Abstract
  • Ensinar música na escola: um estudo de caso com uma orquestra escolar.

    Autor: Carla Pereira dos Santos
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del-Ben
    Data da defesa: 26/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70372

    Este trabalho tem como objetivo geral analisar como se configura um modo de ensinar música na escola através de uma orquestra escolar e, como objetivos específicos, investigar as dimensões envolvidas nesse processo de ensino (o que, como, quem, para quem, por que e para que se ensina música nesse grupo) e compreender os significados que constituem esse modo de ensinar música na escola. A cultura escolar foi tomada como construto teórico, possibilitando olhar para o campo e entender o que nele está sendo produzido, assim como as dimensões envolvidas no ensino, a partir da prática escolar. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa tem como método investigativo o estudo de caso e, como campo empírico, a orquestra de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Porto Alegre-RS. Os dados foram coletados através de observações registradas em notas de campo;registros audiovisuais, mais especificamente fotografias e filmagens;e entrevistas semiestruturadas. A análise e interpretação dos dados indicou que o modo de ensinar música na escola através da Orquestra Villa-Lobos se configura a partir da prática musical em grupo, com referência na profissão, tendo as apresentações e espetáculos como a culminância da aprendizagem musical. Nesse processo, os vínculos afetivos vão sendo fortalecidos pelo convívio e pela prática coletiva, cultivando o que os próprios integrantes denominam como segunda família, criando a ambivalência entre a estrutura rígida e formal de uma orquestra com o ambiente acolhedor da segunda família. Essa prática coletiva foi fazendo sentido para a instituição por suas ações e resultados e o ensino na Orquestra Villa-Lobos se consolidou como um modo de ensinar música na escola, sobretudo, porque foi construído, articulado e sedimentado dentro da própria escola. Palavras-chave: ensino de música na educação básica;grupos instrumentais escolares;cultura escolar.

    This study aims at analyzing a school orchestra sets up a way to teach music in schools. More specifically, the study aims to investigate the dimensions involved in this teaching process (what, how, who, to whom, why, and to what purpose music is taught to this group) and to understand the meanings that help to constitute this way of teaching music in schools. Taken as a theoretical construct, the school culture made it possible to understand what is being produced in the field, as well as the dimensions involved in music teaching, from the perspective of the school practices. Adopting a qualitative approach to research, a case study with the orchestra of a Municipal School of Basic Education of Porto Alegre-RS was carried out. Data were collected through observations recorded in field notes, audiovisual recordings, specifically photographs and footage, and semi-structured interviews. Data analysis indicates that the way of teaching music in the school orchestra is set up from the practice of making music together, taking the music profession as a reference, and public performances as the culmination of the process of music learning. In this process, the affective ties are strengthened both by participants’ interaction and collective practice, cultivating what the members themselves call a second family. This creates ambivalence between the rigid and formal structure of an orchestra and the welcoming atmosphere of the second family. Through its actions and outcomes, this teaching practice gradually became meaningful for the institution. The way of teaching music in the orchestra was consolidated as a way of teaching music in the school because it was built, articulated and settled within the school itself. Keywords: music teaching in basic education;school instrumental groups;school culture.

    Resumo / Abstract
  • Modelagem como estratégia para o desenvolvimento de recursos expressivos na performance pianística: três estudos de caso.

    Autor: Stefanie Grace Azevedo de Freitas
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 22/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71790

    Neste trabalho discutimos três estudos de caso com o objetivo de investigar empiricamente a modelagem como ferramenta de estudo no desenvolvimento musical e pianístico de alunos do Bacharelado em Instrumento/Piano da UFRGS. Durante a pesquisa, cada um dos três participantes foi instruído a ouvir atentamente uma gravação de pianista de renome internacional como modelo a ser seguido. Na etapa da coleta de dados, os participantes realizaram três gravações de dois trechos contrastantes de uma obra do seu repertório e gravaram cinco entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados baseou-se nos relatos sobre as preocupações referentes aos trechos escolhidos, nas reflexões sobre os efeitos da modelagem, na observação das características de suas interpretações após a modelagem e na análise do andamento e da condução do tempo musical. Para isso, utilizamos o software Sonic Visualiser. A análise de dados juntamente com o conjunto de entrevistas individuais comprovam nossa hiptese de que a modelagem incrementa e amplia os recursos expressivos dos participantes, incentiva a autonomia e individualidade de suas interpretações e potencializa a audição crítica e a reflexão sobre processos de estudo.

    This research presents three case studies aiming at empirically investigating modeling as a learning tool for the musical and pianistic development of undergraduate students. Each one of the three students was instructed to critically listen to the recording of a famous pianist as a model to be followed. Data collection combined three recording sessions of two contrasting excerpts already in students’ repertoire and five semistructured interviews. The analysis of the resulting data was based on individual reports concerning the selected musical segments as well as their reflection on learning processes in relation to the model, observations of interpretive characteristics after the modeling and analysis of timing and choices of musical tempo. The chosen software was Sonic Visualiser. Data analysis in combination with the sets of individual interviews confirmed our initial hypothesis that modeling increases and widens the choices of the participant’s expressive resources, fosters autonomy and individuality in their interpretations, potentiates critical listening and promotes reflection on learning processes.

    Resumo / Abstract
  • Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino Básico.

    Autor: Anete Susana Weichselbaum
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71789

    A presente investigação aborda os conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais desenvolvidos por licenciandos na disciplina “Flauta Doce no Contexto Escolar”. Tal disciplina é ofertada por uma instituição de ensino superior no segundo semestre do curso de Licenciatura em Música. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os modos como os estudantes adquirem, utilizam e sistematizam seus conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais e quais desses conhecimentos e habilidades eles valorizam e selecionam, a fim de atender, tanto a demanda pedagógica, como da prática instrumental na disciplina já citada. Os objetivos específicos propostos estão relacionados: ao levantamento de experiências (aprendizagem e docência) dos licenciandos com a flauta doce;à aquisição, utilização, valorização, seleção e sistematização dos seus conhecimentos e habilidades;e à análise de um planejamento para aulas de flauta doce. A opção metodológica consistiu em uma pesquisa colaborativa, na qual participei como pesquisadora e também como professora, a partir do aceite da docente da disciplina, acompanhando a turma. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, entrevistas e reuniões colaborativas com a docente e estudantes da disciplina bem como registros escritos, como diário de campo e cadernos dos trabalhos em conjunto, os registros de áudio e vídeo. O referencial teórico baseia-se nos conhecimentos docentes dos professores, propostos por Shulman (1986) no campo da educação e utilizados por Ballantyne (2005;2006) na formação de professores de música. Dos sete tipos de conhecimentos elencados por Shulman (1986), destaco o conhecimento do conteúdo da matéria, que pode ser dividido em três categorias, que são o conhecimento do conteúdo da matéria, o conhecimento curricular e o conhecimento pedagógico do conteúdo, que se refere a como dar aulas. No campo da educação musical, além dos conhecimentos, são consideradas também as habilidades instrumentais, pedagógicas e musicais. Os resultados da presente investigação apontam que a compreensão acerca dos conhecimentos e habilidades adotados nessa tese é construída pelos acadêmicos no segundo semestre do curso, havendo variação entre os estudantes e a demanda das tarefas. Foram identificadas e analisadas as três categorias relativas ao conhecimento de conteúdo nas atividades propostas em aula, bem como levantados conhecimentos e habilidades musicais dos licenciandos, como realizar acompanhamentos instrumentais e ter preferência em tocar “de ouvido”. As demandas institucionais dos licenciandos entrevistados que já dão aulas de flauta doce exigem-lhes, além dos conhecimentos e habilidades pedagógicos do conteúdo e conhecimento curricular, conhecimentos e habilidades profissionais e conhecimentos dos fins, princípios e valores da educação. Os acadêmicos destacaram que o planejamento pôde ser construído a partir da sua compreensão do processo vivenciado durante o semestre letivo, com a sequência das aulas, suas atividades e das reflexões geradas. O planejamento dos estudantes que já dão aulas evidenciou os conhecimentos curriculares e conhecimentos e habilidades profissionais.

    The present text investigates the musical-instrumental and musical-pedagogical skills and knowledge sets developed by students of a class denominated “The recorder flute in the school context”. This class is offered by a graduate level institution during the second semester of the Music Teacher Education Program. The general aim of this research is to understand the modes through which students acquire, use and systematize the knowledge sets as well as the instrumental and pedagogical skills acquired, and which of these knowledges sets and abilities they value and select in order to address the pedagogical requirements and the necessary instrument skills in the aforementioned class. The specific goals proposed are related to: the collection of experiences (apprenticeship and teaching) of licenciates with the recorder;the acquisition, employment, valuing, selection and systematization of their knowledges sets and abilities;and the analysis of a teaching plan for the recorder. The methodological approach consists of a collaborative research group, in which the author participated as a research fellow and also as a teacher, in agreement with the main lecturer in this specific class, monitoring the students. Data gathering procedures included participative observation, interviews and collaborative meetings with the teacher and the students in the class as well as written registries, such as field notes and group assignment notebooks, along with audio and video materials. The theoretical reference is based on the teaching knowledges of teachers as proposed by Shulman (1986) in the field of education and adopted by Ballantyne (2005;2006) in the training of music teachers. Of the seven types of knowledge listed by Shulman (1986), the author calls specific attention to knowledge of the subject content, curricular knowledge and pedagogical knowledge of the subject matter, which covers how to teach. In the field of music education, besides the knowledge sets, pedagogical, musical and instrumental abilities are also taken into consideration. The results of the present investigation point to the fact that comprehension of the knowledges sets and abilities adopted in this thesis is construed by academics in the second semester of the course, and notes that there is a variation between students and the tasks required. Three categories related to knowledge of the content in activities proposed inside the classroom where identified and analyzed, and musical abilities and knowledges of licenciates where listed, such as the realization of instrumental accompaniments and the preference for “playing by ear”. The institutional demands of the interviewed licenciates that already teach require of these, besides the pedagogical knowledge and abilities of the content itself and the curricular subject matters, professional knowledge and abilities related to the goals, principles and values of education. These individuals highlighted that planning was made possible based on their comprehension of the process experienced during the school semester, taking into account class sequence, their activities and the reflections gleaned from these. The teaching plans of the students that already teach put into evidence the curricular and professional knowledge and abilities of these students.

    Resumo / Abstract
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