Teses

  • Estudo da expressividade musical dialógica no rudepoema de Heitor Villa-Lobos

    Autor: Salete Maria Chiamulera Bohler
    Orientador: Prof. Dr. Ney Fialkow
    Data da defesa: 29/04/2016
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/149027
  • Eunice Katunda (1915–1990) e Esther Scliar (1926–1978): trajetórias individuais e análise de “Sonata de Louvação” (1960) e “Sonata para Piano” (1961).

    Autor: Joana Cunha de Holanda
    Orientador: Profª Drª Cristina Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/04/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/6604

    Este estudo aproxima Eunice Katunda (1915-1990) e Esther Scliar (1926-1978) pela verificação de suas trajetórias individuais e pela análise musical de ‘Sonata de Louvação’ (1960) e ‘Sonata para Piano’ (1961). A investigação de suas trajetórias enfatiza, com base em documentos como cartas, depoimentos e entrevistas, a experiência vivida. A abordagem prioriza a experiência individual, sem prescindir da contextualização de suas atuações, desde o final dos anos 40, no cenário musical brasileiro. A revisão bibliográfica dos estudos de gênero em música integra o trabalho como ferramenta metodológica para as análises das duas sonatas.

    This study investigates the trajectories of Eunice Katunda (1915 – 1990) and Esther Scliar (1926 – 1978). It offers an analysis of ‘Sonata de Louvação’ (1960) and ‘Sonata para Piano’ (1961). Letters, statements and interviews were the main sources for the approach of their trajectories. Their individual experiences are highlighted as well as their relationships to the cultural context of their main professional activities in Brazil, beginning in the late forties. The bibliography on Gender Studies in Music is the reference for the analysis of the two sonatas.

    Resumo / Abstract
  • Festivais de coros do Rio Grande do Sul (1963-1978) : práticas músico-educativas de coros, regentes e plateia

    Autor: Lúcia Helena Pereira Teixeira
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 29/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122549
  • Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino Básico.

    Autor: Anete Susana Weichselbaum
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/03/2013
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/71789

    A presente investigação aborda os conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais desenvolvidos por licenciandos na disciplina “Flauta Doce no Contexto Escolar”. Tal disciplina é ofertada por uma instituição de ensino superior no segundo semestre do curso de Licenciatura em Música. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os modos como os estudantes adquirem, utilizam e sistematizam seus conhecimentos e habilidades músico-instrumentais e pedagógico-musicais e quais desses conhecimentos e habilidades eles valorizam e selecionam, a fim de atender, tanto a demanda pedagógica, como da prática instrumental na disciplina já citada. Os objetivos específicos propostos estão relacionados: ao levantamento de experiências (aprendizagem e docência) dos licenciandos com a flauta doce;à aquisição, utilização, valorização, seleção e sistematização dos seus conhecimentos e habilidades;e à análise de um planejamento para aulas de flauta doce. A opção metodológica consistiu em uma pesquisa colaborativa, na qual participei como pesquisadora e também como professora, a partir do aceite da docente da disciplina, acompanhando a turma. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, entrevistas e reuniões colaborativas com a docente e estudantes da disciplina bem como registros escritos, como diário de campo e cadernos dos trabalhos em conjunto, os registros de áudio e vídeo. O referencial teórico baseia-se nos conhecimentos docentes dos professores, propostos por Shulman (1986) no campo da educação e utilizados por Ballantyne (2005;2006) na formação de professores de música. Dos sete tipos de conhecimentos elencados por Shulman (1986), destaco o conhecimento do conteúdo da matéria, que pode ser dividido em três categorias, que são o conhecimento do conteúdo da matéria, o conhecimento curricular e o conhecimento pedagógico do conteúdo, que se refere a como dar aulas. No campo da educação musical, além dos conhecimentos, são consideradas também as habilidades instrumentais, pedagógicas e musicais. Os resultados da presente investigação apontam que a compreensão acerca dos conhecimentos e habilidades adotados nessa tese é construída pelos acadêmicos no segundo semestre do curso, havendo variação entre os estudantes e a demanda das tarefas. Foram identificadas e analisadas as três categorias relativas ao conhecimento de conteúdo nas atividades propostas em aula, bem como levantados conhecimentos e habilidades musicais dos licenciandos, como realizar acompanhamentos instrumentais e ter preferência em tocar “de ouvido”. As demandas institucionais dos licenciandos entrevistados que já dão aulas de flauta doce exigem-lhes, além dos conhecimentos e habilidades pedagógicos do conteúdo e conhecimento curricular, conhecimentos e habilidades profissionais e conhecimentos dos fins, princípios e valores da educação. Os acadêmicos destacaram que o planejamento pôde ser construído a partir da sua compreensão do processo vivenciado durante o semestre letivo, com a sequência das aulas, suas atividades e das reflexões geradas. O planejamento dos estudantes que já dão aulas evidenciou os conhecimentos curriculares e conhecimentos e habilidades profissionais.

    The present text investigates the musical-instrumental and musical-pedagogical skills and knowledge sets developed by students of a class denominated “The recorder flute in the school context”. This class is offered by a graduate level institution during the second semester of the Music Teacher Education Program. The general aim of this research is to understand the modes through which students acquire, use and systematize the knowledge sets as well as the instrumental and pedagogical skills acquired, and which of these knowledges sets and abilities they value and select in order to address the pedagogical requirements and the necessary instrument skills in the aforementioned class. The specific goals proposed are related to: the collection of experiences (apprenticeship and teaching) of licenciates with the recorder;the acquisition, employment, valuing, selection and systematization of their knowledges sets and abilities;and the analysis of a teaching plan for the recorder. The methodological approach consists of a collaborative research group, in which the author participated as a research fellow and also as a teacher, in agreement with the main lecturer in this specific class, monitoring the students. Data gathering procedures included participative observation, interviews and collaborative meetings with the teacher and the students in the class as well as written registries, such as field notes and group assignment notebooks, along with audio and video materials. The theoretical reference is based on the teaching knowledges of teachers as proposed by Shulman (1986) in the field of education and adopted by Ballantyne (2005;2006) in the training of music teachers. Of the seven types of knowledge listed by Shulman (1986), the author calls specific attention to knowledge of the subject content, curricular knowledge and pedagogical knowledge of the subject matter, which covers how to teach. In the field of music education, besides the knowledge sets, pedagogical, musical and instrumental abilities are also taken into consideration. The results of the present investigation point to the fact that comprehension of the knowledges sets and abilities adopted in this thesis is construed by academics in the second semester of the course, and notes that there is a variation between students and the tasks required. Three categories related to knowledge of the content in activities proposed inside the classroom where identified and analyzed, and musical abilities and knowledges of licenciates where listed, such as the realization of instrumental accompaniments and the preference for “playing by ear”. The institutional demands of the interviewed licenciates that already teach require of these, besides the pedagogical knowledge and abilities of the content itself and the curricular subject matters, professional knowledge and abilities related to the goals, principles and values of education. These individuals highlighted that planning was made possible based on their comprehension of the process experienced during the school semester, taking into account class sequence, their activities and the reflections gleaned from these. The teaching plans of the students that already teach put into evidence the curricular and professional knowledge and abilities of these students.

    Resumo / Abstract
  • Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online.

    Autor: José Ruy Henderson Filho
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 26/09/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/11229

    Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.

    This study aimed to investigate the viability of online education as a strategy for inservice music teacher education. The research method used was the actionresearch, which consisted of an online course on music technology for in-service music teachers of public schools situated in the State of Pará, Brazil. Eight teachers agreed to participate in this research. Three research techniques have been used: self-administered questionnaires, observation and semi-structured interviews. The results point out that the basis for the creation of in-service music teacher education programs, using online education, resides on the conception that orient the program, on efficient administration of the environment, on adequation of the teaching material available to the content of the course and on the institutional support.

    Resumo / Abstract
  • Formar-se e ser formador : rotas formativas musicais de religiosos no contexto católico brasileiro na perspectiva da sociologia da educação musical e da vida cotidiana

    Autor: Michelle Arype Girardi Lorenzetti
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 11/03/2019
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/193128
  • Fugas brasileiras para piano- 1922 a 2009: procedimentos composicionais em estruturas resultantes .

    Autor: Luciana Noda
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 26/03/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/21367

    Esta pesquisa investiga a fuga brasileira para piano com o intuito de reconhecer os procedimentos composicionais presentes nesta produção e a influência em suas estruturas resultantes. Foram consideradas 59 fugas para piano compostas entre 1922 a 2009. A partir de um roteiro de análise, procedeu-se a coleta de dados;estes foram analisados no aspecto quantitativo e qualitativo. Neste último, foi verificado o reflexo dos procedimentos composicionais nas estruturas resultantes das fugas. Foi constatado o afastamento da escrita contrapontística em episódios, reexposições e coda, tanto em fugas com sujeito tonal (69%), quanto em fugas com sujeito atonal (31%). Este procedimento foi utilizado ocasionalmente para delimitar seções, intensificando a percepção da estrutura resultante das fugas. Em fugas com sujeito atonal, verificou-se a incidência de entradas do sujeito na última reexposição a partir da altura original da fuga, revelando a aproximação deste procedimento com a polarização típica de fugas exclusivamente tonais.

    The purpose of this study is to investigate the compositional procedures used in Brazilian fugues for piano and their influence on the resulting structures. Fifty-nine fugues composed between 1922 and 2009 were included. The scores were collected and analyzed as to their qualitative and quantitative aspects. In the latter, compositional procedures were verified in the resulting structures of the fugues. Non-contrapuntal writing was encountered in the episodes, reexpositions and coda in the fugues containing tonal subjects (69%), as well as in those with atonal subjects (31%). This procedure was also occasionally used to delimit sections, intensifying the perception of their resulting structures. The fugues with atonal subjects proved to have subject entries in their last reexposition at the same pitch as that in the exposition, thus revealing proximity of contrapuntal writing with polarization typical of tonal fugues.

    Resumo / Abstract
  • Guias de execução e memorização : estudo de caso com violinistas pós-graduados

    Autor: Débora Borges da Silva
    Orientador: Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 19/06/2017
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/163517
  • Imagens da docência de música na educação básica : uma análise de textos da Revista da ABEM (1992-2013)

    Autor: Vanilda Lídia Ferreira de Macedo
    Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 27/05/2015
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/122555
  • Interações nos processos pedagógico-musicais da prática coral: dois estudos de caso.

    Autor: Leila Miralva Martins Dias
    Orientador: Profª Drª Jusamara Souza
    Data da defesa: 20/04/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/29233

    Este estudo teve como objetivo geral compreender as interações nas dinâmicas de ensino e aprendizagem em duas práticas corais, na cidade de Porto Alegre, RS, e como essas interações se reproduzem na vida dessas pessoas, dando origem a novas sociabilidades para além da prática coral. Portanto, tentou-se ampliar o olhar da prática coral para além de seus resultados estético musicais. Neste estudo, assumem igual importância, tanto o processo de aprendizagem musical, como as questões sócio interativas dos seus integrantes. Os dois corais estudados fazem parte das atividades complementares de duas instituições de naturezas diversas, sendo uma delas ligada à área de educação e a outra, à área de saúde. A investigação procurou responder às questões: Por que as pessoas foram procurar os coros? O que assegura a permanência dessas pessoas no coro? Que tipo de relações são construídas na prática coral? Como essas relações se dão? Em que medida as práticas sócio-pedagógicas do coro conduzem ao estabelecimento de aproximações entre indivíduos, ou seja, ajudam a desenvolver neles a capacidade de convivência com a diferença? A opção metodológica do estudo consistiu de uma abordagem qualitativa, no estudo de dois casos, com base na observação participante. Assim, atuei como cantora nos dois coros, sendo que em um deles por um ano e, no outro, por um ano e meio. Elaborei diários de campo a partir de cada ensaio e cada apresentação pública dos quais participei nos dois coros, assim como nos outros eventos culturais dos grupos. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as regentes, com alguns coristas decanos e novatos, com as equipes de apoio, além das entrevistas coletivas realizadas em cada um dos coros. A compreensão dos modos de interagir e atuar entre os coristas fundamenta-se nas idéias de interação desenvolvidas por Goffman e, no que diz respeito às práticas musicais coletivas, o aporte de Schütz. Recorro também às contribuições de Bauman ao analisar as perspectivas que podem ser abertas para o reencontro dos indivíduos que se sentem sós no meio da multidão, num mundo que se dissocia em conseqüência da perda da consciência e do respeito pela alteridade. Os dados levantados indicam que as interações entre os coristas podem conduzir ao sentimento de pertença característico das formações comunitárias.

    This study aimed to understand the interactions in the teaching and learning dynamic in two choirs, in Porto Alegre, RS, Brazil, and how these interactions are reproduced in the lives of these people, originating new sociabilities beyond the choir practice. Therefore, we attempted to extend the look over the choral practice beyond its musical aesthetic results. In this study, are of equal importance, both musical learning process, and the social interactive issues of its members. Both the investigated choirs are part of the complementary activities of two institutions of different types, one being linked to the education area and the other, to health area. The research sought to answer: why did people search for the choirs? What ensures the permanence of these people in the choir? What kind of relations are built in the choral practice? How do these relations happen? To which extent do the socio-pedagogical practices of the choir lead to approaches among individuals, and help develop their ability to coexist with the differences? The study’s methodological option consisted of a qualitative approach in the study of two cases, based on participant observation. In that way, I participated as a singer in both of the choirs, one of them for a year and, on the other, for a year and a half. I drafted field journals from each rehearsal and public presentation of which I took part in the two choirs, as well as in other cultural events of the groups. Semi-structured interviews were also held with the conductors, with some choristers, deans and beginners, with the support teams, in addition to the group interviews held in each of the choirs. The comprehension of the ways of interacting and participating among the choristers is based on ideas developed by Goffman and, in what refers to collective musical practices, on Schütz’s ideas. I also turn to the contributions of Bauman when analyzing the perspectives that can be opened for the reunion of people who feel alone in the crowd, in a world which dissociates in consequence of the loss of consciousness and respect for otherness. In conclusion, the collected data indicate that the interactions among the choristers can lead to belongingness typical of community formations.

    Resumo / Abstract
Página 6 de 11« Primeira...45678...Última »