Teses

  • Projetos educativos de famílias e formação musical de crianças e jovens em uma orquestra.

    Autor: Adriana Bozzetto
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 31/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61124

    A presente pesquisa investiga aspectos do projeto educativo das famílias de crianças e jovens que aprendem música em uma orquestra. O estudo, construído a partir dos depoimentos orais de 27 famílias e dos 28 alunos participantes da orquestra na perspectiva qualitativa, tem como objetivo revelar expectativas e concepções da família sobre a aprendizagem musical desenvolvida com seus filhos, em um projeto que enfatiza a formação de músicos profissionais. O trabalho desvela o entorno social familiar dos alunos em que práticas musicais e pedagógicas familiares circunscrevem o cenário de socialização desses jovens. A análise de como o espaço familiar opera para que as crianças e os jovens da orquestra continuem sua aprendizagem musical é apoiada nos estudos de Lahire (2002;2008), Bourdieu (2007;2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) e Setton (2002;2005;2010;2011;2012a;2012b). Os resultados da pesquisa mostram que a família exerce um papel ativo como interlocutora do projeto musical dos alunos que integram a orquestra em estudo. Em sua maioria pertencentes aos meios populares, os pais ou responsáveis precisam reinventar a rotina cotidiana para que os filhos possam permanecer na orquestra, apontando estratégias de organização do estudo dos filhos, do tempo e dos projetos educativos familiares. Os dados revelam uma forte mobilização das famílias na construção de uma sonhada carreira profissional na área de música. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para uma reflexão crítica sobre o projeto educativo de pais, suas expectativas em relação à educação musical dos filhos e como o núcleo familiar reconfigura-se a partir de projetos musicais dessa natureza e, consequentemente, para uma compreensão do impacto que projetos sociais na área de música têm sobre as famílias envolvidas.

    This research investigates aspects of the educational project concerning families with children and young people learning music in an orchestra. The study was conducted from twenty-seven (27) families and twenty-eight (28) orchestra students from a qualitative perspective. Its aim is to reveal the family’s expectations and conceptions about their child’s musical development in a project that emphasizes the training of professional musicians. This work reveals the social environment in which musical and pedagogical practices circumscribes the familiar scenario of socialization of these young people. The analysis of how the family operates, so that the children and youth from the orchestra continue their musical learning, is supported in studies by Lahire (2002, 2008), Bourdieu (2007, 2008), Gayet (2004), Papadopoulos (2004) and Setton (2002;2005;2010;2011;2012a;2012b). The results show that the family has an active role as motivation for the musical advancement of students that are involved in the orchestra in the study. Mostly belonging to a low-income family, parents or guardians need to reinvent the daily routine so that the children can remain in the orchestra, developing strategies for organizing the children’s studies, time, and family educational programs. The data shows a strong involvement by families who are active in building a dream career in music. Moreover, the results of this research may contribute to a critical reflection on the educational project of families, their hopes in relation to their children’s musical education and how a family restructures itself as a result from musical projects and, consequently, to a comprehension of the impact that social musical projects have on families involved.

    Resumo / Abstract
  • A Teoria da Entonação de B. Asafiev e a execução musical: concepções analíticas para a interpretação das Cirandas de Villa-Lobos.

    Autor: Daniel Junqueira Tarquínio
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 24/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61154

    Este trabalho investiga parte significativa da obra para piano de Villa-Lobos, as 16 Cirandas, com objetivo de apresentar concepções analíticas e interpretativas para a execução de cada uma das peças. Partindo da busca por um conhecimento que abordasse as questões semânticas e sintáticas, expressas no ato da execução musical, foram adotados, para as análises, os trabalhos de B. Asafiev, Teoria da Entonação e Forma Musical como Processo apresentados e contextualizados frente às teorias analíticas do século XX. Em cada concepção analítica das peças, neste trabalho, com o título de análises entonacionais, os itens a seguir foram tratados: a estruturação do material musical;o fluxo sonoro no tempo manifestado por intermédio dos conceitos “asafianos” de energia, impulso ao movimento musical, movimento musical e seu término, funções dos elementos e conjuntos sonoros simultâneos e sucessivos;os aspectos semânticos e sintáticos, imanentes e emanantes das estruturas musicais;a linguagem pianística de Villa-Lobos;aspectos do processo de execução, como dedilhados, movimentos de dedos, mãos e braços. Integrada à Teoria da Entonação, a execução musical é entendida como entonação de uma obra musical, ou seja, manifestação sonora originada das mãos e voz dos intérpretes, que comunica seu estado psicológico intelectual/emocional/semântico em um contexto cultural e histórico. Por sua vez, a música é entendida por Asafiev como “a arte do sentido entonado”. Conectado à sua contemporaneidade, Villa-Lobos entoa, nas Cirandas, um universo cultural por meio de entonações historicamente cristalizadas no consciente social brasileiro.

    This work investigates a substantial part of Villa-Lobos’ work for piano, the 16 Cirandas. It proposes analytical and interpretive conceptions to the performance of each musical piece. Searching for principles that would encompass the semantics and syntax expressed in the act of musical performance, B. Asafiev’s Intonation Theory and Musical Form as Process was used as the basis for analysis, being presented and contextualized with the analytical theories of the 20th century. In each analytical conception of the pieces, entitled here as intonation analyses, the following items were treated as a complex: structuring of the musical material;sound flow within time manifested through the Asafie’s concepts of energy, impulse to the musical movement, musical movement and its conclusion;functions of simultaneous and successive sound elements and sets;semantic and syntactic aspects immanent and emanating of musical structures;pianistic language of Villa-Lobos;aspects of the performing process such as fingering, finger, hand and arm movements. Musical performance, integrated to the Theory of Intonation, is understood as intonation of a work of music, thus, manifestation of sound originated in the hands and voice of the interpreters, which communicates their psychological/intellectual/emotional/semantic state in a historical and cultural context. According to Asafiev’s understanding, music is the “art of intoned meaning”. Villa-Lobos, in touch with his contemporaneity, intones in his Cirandas a cultural universe through historically crystallized intonations of the Brazilian social consciousness.

    Resumo / Abstract
  • Pedagogia musical online: um estudo de caso no ensino superior de música à distância.

    Autor: Fernanda de Assis Oliveira Torres
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 10/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61146

    Esta pesquisa aborda a pedagogia musical online de um curso de música a distância que utiliza como ambiente virtual de aprendizagem a plataforma moodle. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como se constitui a pedagogia musical online que se configura no ambiente virtual de aprendizagem musical, tomando como locus o Curso de Licenciatura em Música da UAB-UnB, na modalidade a distância. A pedagogia musical online, neste estudo, inclui: as metodologias, os recursos e os materiais didáticos utilizados no moodle e o direcionamento desses aportes teórico-metodológicos no processo formativo do curso de música a distância, a partir da relação entre plataforma moodle, ferramentas, conteúdos e seus atores sociais. Participaram deste estudo vinte e três sujeitos inseridos na plataforma moodle do curso de música a distância, sendo dois coordenadores, uma gestora, uma professora autora/supervisora, seis tutores a distância e treze alunos virtuais. Como objetivos específicos, este estudo pretende contextualizar a escolha dos alunos pelo curso de música na modalidade a distância;investigar que mediações pedagógico-musicais são constituídas nesse ambiente virtual;verificar a organização das disciplinas observadas, identificar a interação que ocorre no interior dessas disciplinas, identificar como os sujeitos administram o tempo e o espaço no curso de música a distância e examinar a viabilidade do curso de música a distância. A fundamentação teórica está alicerçada no campo da sociologia da educação musical, sociologia da comunicação, sociologia da educação e da sociologia da educação a distância. A partir das ramificações desse campo sociológico, este estudo possui como base teórica autores que lapidaram um olhar sobre a vida cotidiana diante do contexto da cibercultura (LEMOS, 2008;FAINHOLC, 2007;HALABAN, 2010). A metodologia utilizada é Estudo de Caso com abordagem qualitativa (POUPART et al., 2008;DESLAURIERS e KÉRISIT, 2008;GODOI et al., 2007;YIN, 2005;BOGDAN e BIKLEN, 1994). As técnicas de coleta de dados utilizadas foram a observação não participante e participante, bem como a entrevista online, sendo essa uma adaptação da entrevista desenvolvida presencialmente (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). Os resultados mostram que aprender música a distância é possível e que a procura por essa modalidade é crescente, tendo em vista a sua flexibilidade na organização do tempo e do espaço. A análise e a interpretação dos dados revelam que a pedagogia musical online tem que ser pensada a partir de suas demandas específicas em cada disciplina, vinculada à realidade de cada contexto inserido no processo de formação, além de ser adaptada e transformada para atender essas necessidades específicas.

    This study discusses the online music pedagogy of a distance music course that uses Moodle, a software platform, as a virtual learning environment. It aims to understand how the online music pedagogy is created in the music virtual learning environment, assuming as a research locus, the Degree in Music at the UAB-UnB, as a distance learning mode. In this study, the online music pedagogy includes: Moodle methodologies, resources, and learning materials, and the application of such methodological-theoretical resources in the process of creating the music distance learning course from the relationship amongst its platform, tools, contents and social protagonists. Twenty three individuals , who were included in the moodle platform of the music distance learning course, participated in this study;two coordinators, one manager, one teacher author/supervisor, six distance learning tutors, and thirteen virtual students. The specific purposes of this study aim to contextualize the students’ choice for the music distance learning course;to investigate which musical-pedagogical mediations are created in this virtual environment;to analyze the discipline arrangement;to identify how these disciplines interact;to verify how the individuals manage time and space in this course;and to observe the music distance course viability. The theoretical foundation is based on the field of sociology of music education, sociology of communication, sociology of education and sociology of distance learning. From the branches of Sociology, the theoretical basis of this study is supported by authors who refined a look at everyday life with regard to the cyber culture context (LEMOS, 2008;FAINHOLC, 2007;HALABAN, 2010). This is a qualitative case study (POUPART et al., 2008;DESLAURIERS and KÉRISIT, 2008;GODOI et al., 2007;YIN, 2005;BOGDAN and BIKLEN, 1994). Data collection techniques used were non-participant and participant observations, as well as an online interview, which was an adaptation of a face-to-face interview (NICOLACI-DA-COSTA, 2007). The results showed that it is possible to learn music by taking online music courses. There is a growing demand for such alternative mode of learning as they provide greater flexibility in the organization of time and space. Data analysis and interpretation revealed that online music pedagogy should take into account its specific demands in each discipline, linked to the reality of each context inserted in the process of training, in addition to being adapted and transformed to meet these specific needs.

    Resumo / Abstract
  • Escuta portátil e aprendizagem musical: um estudo com jovens sobre a audição musical mediada pelas tecnologias portáteis.

    Autor: Silvia Nunes Ramos
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 09/08/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/70225

    O presente estudo investiga a escuta musical de nove jovens, com idade entre 14 e 20 anos, considerando suas vivências musicais e aprendizagens mediadas pelos dispositivos portáteis. A pesquisa teve como objetivo central identificar o potencial educativo da escuta musical dos jovens, por meio das tecnologias portáteis do formato de mp3. O referencial teórico foi construído a partir de três eixos: o primeiro, desenvolve o conceito de escuta musical, destacando as tipologias dos modos de escuta (IAZZETTA 2009, STOCKFELT, 2009). O segundo eixo refere-se às perspectivas teóricas da sociologia da música de Bull (2000), Thibaud (1992, 2003), Green (2004), Williams (2007), Pecqueux (2009a;2009b), Granjon e Combes (2009) sobre as experiências auditivas na vida cotidiana contemporânea, bem como, DeNora (2000) com investigações sobre a forma como as pessoas incorporam a música no dia a dia. O terceiro eixo teórico está situado no campo da educação pelas mídias, focando os meios de comunicação, aprendizagem musical e juventude. Nesta perspectiva, os desenvolvimentos das diversas mídias são analisados numa visão mais ampla, enfatizando a flexibilidade, as múltiplas funções e a acessibilidade (KLÜBER 2003;SCHLÄBITZ 1997;MORDUCHOWICZ, 2008), assim como as abordagens que tratam o tema mídia e aprendizagem musical, como Souza (2004;2011). A partir das perspectivas teóricas de Passeron e Revel (2005) e Leplat (2002), a metodologia adotada foi o estudo de caso. A análise dos dados revelou que a escuta portátil contribui para a construção de conhecimentos musicais. A escuta portátil fornece à aprendizagem musical aspectos particulares: desconstrói a linearidade da apreciação, proporcionando ao ouvinte a diversidade de gêneros musicais que constituem as playlists;transforma “espaços sociais” em “espaços musicais” e de aprendizagem;transita entre escutar, avaliar, perceber e compor. O estudo contribui para um novo olhar sobre o uso destes aparelhos na escuta portátil de jovens, sugerindo aos educadores musicais a criação de novas metodologias, a partir da compreensão dos procedimentos envolvidos nesta escuta.

    The present study investigated the music listening habits of nine youngsters aged between 14 and 20 years, by considering their musical experiences and learning by the use of portable devices. The main focus was to identify the educational potential of music listening in youth, mediated by portable MP3 player technology. The theoretical framework was developed along three axes. The first axis is based on the concept of music listening, highlighting the types of listening modes (IAZZETTA 2009;STOCKFELT 2009). The second refers to the theoretical perspectives of Sociology of Music according to Bull (2000), Thibaud (1992, 2003), Green (2004), Williams (2007), Pecqueux (2009a;2009b), and Granjon and Combes (2009), on the auditory experiences in contemporary everyday life, and also to DeNora (2000), on the investigations of how people incorporate the music in their daily activities. And the third axis is based on education through the media focusing on the means of communication, music learning and youth. In this perspective, the developments of various media are analyzed in a broader view, emphasizing the flexibility, the multiple functions and accessibility (KLÜBER 2003;SCHLÄBITZ 1997;MORDUCHOWICZ, 2008) as well as the studies that address the issue of media and music learning as did Souza (2004;2011). This is a case study based on the theoretical perspectives of Passeron and Revel (2005) and Leplat (2002). The data analysis showed that the portable listening contributes to the construction of musical knowledge. Portable listening provides specific aspects to musical learning: it deconstructs the linearity of enjoyment, providing the listener with the diverse array of musical genres that make up the playlists;it turns the “social spaces” into “musical and learning spaces”;it passes through listening, evaluation, understanding and composing. The study allows a new look at the use of these devices in the portable listening of youth and suggests the creation of new methods based on the understanding of the procedures involved in this listening.

    Resumo / Abstract
  • A memorização através dos guias de execução: um estudo de estratégias deliberadas.

    Autor: Daniela Tsi Gerber
    Orientador: Profª Drª Catarina Leite Domenici
    Data da defesa: 29/05/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55626

    Neste trabalho, investigo as potencialidades no emprego dos guias de execução (GEs) propostos por Chaffin et al (2002), buscando entender os processos de resgate da memória de músicos que executam obras sem a utilização da partitura. Trata-se de um estudo de três casos, com pianistas próximos do estágio de profissionalização. Os três escolheram rememorizar e reapresentar obras do compositor Cláudio Santoro (1919-1989), em um período de 20 meses, durante os quais pude acompanhar e verificar a eficácia do uso desses procedimentos bem como o entendimento de cada um dos participantes com relação ao emprego das estratégias propostas. Após a coleta dos dados, analiso, apresento e discuto os resultados da aplicação dos GEs. Os dados coletados, provenientes das anotações das partituras, questionários e relatos nos diários de estudo obtidos após as execuções memorizadas e coletadas em intervalos distintos, formam a base da discussão apresentada neste trabalho. Com base nesses dados, pude traçar um perfil para cada um dos participantes por meio das categorias predominantes nos GEs utilizados bem como na evolução na aplicação desses guias durante o tempo de duração da pesquisa. O exame dos registros dos resgates de memória pelas tentativas de reescrita das partituras também contribuiu significativamente para a identificação dos GEs empregados e assimilados durante a rememorização do repertório escolhido.

    This is an investigation of the possibilities afforded by the use of Chaffin?s performance cues (PCs, 2002) in order to understand retrieval processes of musicians that choose to perform by memory. This study was conducted with three pianists on their way to becoming professional musicians. All three chose to recover and to present previously learned works by Brazilian composer Cláudio Santoro (1919-1989). During a twenty month period, I was able to monitor the efficacy of these procedures and I could also verify not only the application of PCs sets of learning strategies but also the resulting level of understanding with each one of the participants. After each of the memorized presentations data was obtained from score annotations, questionnaires, study journals and attempts at rewriting the score. These activities proceeded at scheduled intervals and the reports provide the basis for the analyses and discussions. Based on the data, it was possible to show how each participant employed diverse categories of PC sets and how each one evolved during the time of this research. An examination of the materials utilized as tools for memory retrieval contributed to reveal each individual profile and the distinct collections of PCs each one of them employed during the relearning and retrieval of the chosen repertoire.

    Resumo / Abstract
  • ‘Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética.

    Autor: Daniel Angelo Barbosa Vieira
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 28/05/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55605

    Este trabalho inicia com a evocaça o de uma performance de duas peças (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) da se rie A Prole do Bebe no. 2 de Heitor Villa-Lobos. Tal performance e inserida como um excerto extraí dos da pra tica dia ria do performer. Essa atividade e caracterizada como uma escrita de si para a reconstituiça o de imagens e experie ncias na memo ria – constituindo parte do que foi denominado de hupomnêmata. O formato de pesquisa artí stica e apontado como o meio para a construça o do trabalho, de forma que as ideias vinculadas ao cuidado de si sa o apresentadas como escopo metodolo gico. Dessa maneira, o cuidado de si articulado a outras teorias que valorizam a condiça o de êthos humano – a Teoria da Influe ncia, por exemplo, favorece a compreensa o e o aprimoramento do ato de performance musical. Se o cuidado de si e focalizado para a constituiça o de si como sujeito de atitude este tica, enta o alguns aspectos da Teoria da Influe ncia proporcionam o entendimento de que a crí tica a uma performance so pode ser outra performance. O cuidado de si indica uma mudança que ocorre no indiví duo consciente de si e livre para a constituiça o de uma este tica da existe ncia, de maneira que a mu sica torna o mu sico sua aça o e sua expressa o. As atividades envolvidas na constituiça o de si sinalizam para a possibilidade de uma pedagogia da performance, integrada a diversas narrativas e individualidades formadoras.

    This work begins with the evocation of a performance of two pieces (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) from the 2nd series of A Prole do Bebê by Heitor Villa-Lobos. This performance is included as an excerpt taken from the daily practice of the performer. This activity is characterized as a writing in itself for the reconstruction of images and experiences in memory – constituting part of what has been named hupomnêmata. The format of artistic research is indicated as the means for the construction of the work so that the ideas linked to self-care are presented as the methodological scope. Thus, self-care, linked to other theories that value the êthos human condition – the Theory of Influence, for example, promotes the understanding and improvement of the act of musical performance. If self-care is focused to constitute itself as the subject of an aesthetic attitude, then some aspects of the Theory of Influence provide the understanding that the criticism of a performance can only be another performance. Self-care indicates a change that occurs in the individual self-consciousness and thus is free for the establishment of an aesthetics of existence, so that the music makes the musician his action and his expression. The activities involved in the constitution of itself point to the possibility of a pedagogy of performance, integrated in the various narratives and forming individuals.

    Resumo / Abstract
  • Sobre o meu próprio trabalho: reflexão e criação.

    Autor: Flávio Santos Pereira
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 20/04/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61727

    Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas – sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle.

    This Doctoral Dissertation traces the stylistic transition of this author, which coincided with the period of the doctorate. From being adept to the employment of the preordination of unorthodox techniques, especially those derived from serial techniques, this author then focused his work on musical syntax, turning to the fundamental questions of meaning in music. During this process, the contraposition between motivic-thematic development and serial techniques was experienced. The purpose was to provide structural units – motifs and themes – based on the serial techniques that could take audible formal roles, thus leading the attention of the listener. A transition was made in order to extend serial principles to the realm of rhythm, a procedure in which a defined network of relationships of proportions became referential to the decisions at the pace. However, the shift of interest to the issues of musical signification led to the critique of practical and aesthetic issues based on preordination of techniques. The musical semantization became the primary impulse behind the organizational forces of the musical texture. This new position imposed compositional reflections on the musical technique, and led to the definition of new practices that would be able to initiate the process of semantization: the principles of chromatic complementarity, chromatic axes, and motivic-thematic development. In the process of the author’s stylistic transitions and the consolidation of a new compositional approach, the philosophy of Susanne K. Langer, the mythological-musical analysis of Claude Lévi-Strauss, the writings of Leonard Meyer were instrumental. Equally decisive were the categorizations of Jean-Jacques Nattiez, the musical semantics of Michel Imberty and the musical semiotics of Raymond Monelle.

    Resumo / Abstract
  • Entornos sonoros: sonoridades e ordenamentos.

    Autor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 23/10/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/35083

    O presente trabalho versa sobre o aproveitamento compositivo dos entornos sonoros. Para esta pesquisa em composição musical, foram utilizados, como campo de estudo, entornos sonoros localizados dentro de perímetros urbanos e, como materiais na aproximação ambiente/composição explorada, diversas potencialidades musicais dos sons que constituem os entornos sonoros e as organizações deles emergentes. Também foram contempladas como motivadoras e força de coesão nos processos compositivos realizados diversas características da escuta no meio ambiente e do fluxo do entorno sonoro com suas variações. As composições foram realizadas para meios acústicos e eletroacústicos, considerando-se o espaço de diversas maneiras.

    This work deals with the compositional use of sound environments and their reflection. For this research in music composition, sound environments located within urban perimeters were used as a field of study, and as materials for the approach environment / composition that explore the diverse musical capabilities of the sounds that make up the surroundings and the sound of these emerging organizations. As a motivating and cohesive force in the processes undertaken, several characteristics of the listening in the environment and the flux of the sound environment and its variations have been included also. The compositions were realized through acoustic and electroacoustic media comprising the space in different ways.

    Resumo / Abstract
  • Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores.

    Autor: Delmary Vasconcelos de Abreu
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 25/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31430

    Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa se tornam professores de música na educação básica. Como objetivos específicos, busquei: compreender como esses professores se inseriram na Rede Municipal de Ensino de Sinop – Remes como professores de música;como ensinam música na escola e como se veem como professores de música na escola. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de profissionalização dos educadores Antonio Nóvoa e Betânia Ramalho, Isauro Núñez e Clermont Gauthier, e na perspectiva teórica – teoria ator-rede desenvolvida por Bruno Latour. Os princípios desenvolvidos por Bruno Latour complementam o conceito de profissionalização no que se refere ao aspecto do profissionismo. O método utilizado foi a abordagem biográfica, mais especificamente as narrativas. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista narrativa, denominada no trabalho como narrativas de profissionalização. O estudo foi realizado com dez professores que atuam na Remes. A análise indica que a profissionalização se constitui como uma narrativa. A narrativa de profissionalização é um processo de ações minúsculas praticadas pelos docentes no interior de seus contextos. Essas ações, que vão constituindo os professores em profissionais, são geradas pelas necessidades do contexto. Os professores constroem a sua profissionalização tecendo uma relação singular-plural com o contexto escolar. Os professores constroem modos distintos de ensinar música e criam estratégias de ação que lhes possibilitam arregimentar aliados para que continuem o seu processo de vir a ser professores de música na escola. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre a profissionalização de professores que atuam com o ensino de música nas escolas de educação básica. Dar visibilidade às práticas músico-educacionais vividas pelos professores no contexto escolar indica dimensões do vir a ser professor de música. Um dos caminhos que esta pesquisa aponta é que, para tornar-se professor de música na educação básica, é necessário tomar a profissionalização como uma narrativa.

    This research aimed at investigating how teachers undergraduate in other areas of knowledge become music teachers in schools of basic education. More specifically, it aimed to understand how these teachers entered in the educational municipal system of the city of Sinop, Mato Grosso, mid-western Brazil;how they teach music at schools and how they see themselves as school music teachers. The theoretical framework was constituted by the concepts of professionalization elaborated by Antonio Nóvoa and Betânia Ramalho, Isauro Núñez and Clermont Gauthier and the theoretical perspective – actor-network theory developed by Bruno Latour, whose principles complement the concept of professionalization. The research adopted a biographical approach, specifically that of the narratives. The research technique used was the narrative interview, called as narratives of professionalization. The study was carried out with ten teachers of the municipal system of Sinop. The analysis indicates that the professionalization is constituted as a narrative. The narrative of professionalization is a process constituted by narrow actions carried out by the teachers in the contexts where they work. These actions, which constitute the teachers as professionals, are generated by the needs of the context. The teachers build their professionalization through weaving a singular-plural relationship with the school context. They elaborate distinct modes of teaching music and create strategies for action that allows them to gather allies to continue their process of becoming music teachers at school. The research contributes to the field of music education through broadening the concepts about the professionalization of teachers who work with music education in the schools. Furthermore, the process of making visible the practices of music education lived by the teachers in the school context indicates dimensions of how one comes to be a music teacher. The research concludes that, in order to become a music teacher in the school of basic education, it is necessary to conceive, and to live, the professionalization as a narrative.

    Resumo / Abstract
  • As crenças de autoeficácia dos professores de música.

    Autor: Cristina Mie Ito Cereser
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 06/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31429

    O presente trabalho teve como objetivo investigar as crenças de autoeficácia dos professores de música para atuar na educação básica em relação a variáveis demográficas e de contexto. O referencial teórico do trabalho está fundamentado na perspectiva social cognitiva, mais especificamente na teoria da autoeficácia de Bandura. De acordo com o meu objetivo o survey se mostrou o método mais adequado para realizar esta pesquisa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário autoadministrado publicado na internet. Esse questionário foi constituído de questões sobre informações pessoais e 21 itens em escala de Likert medidos em cinco pontos. Os itens da escala foram agrupados em cinco dimensões das crenças de autoeficácia do professor de música para atuar na educação básica: a) ensinar música;b) gerenciar o comportamento dos alunos;c) motivar os alunos;d) considerar a diversidade do aluno;e e) lidar com mudanças e desafios. Esse instrumento foi denominado de Escala de Autoeficácia do Professor de Música. Fizeram parte da amostra 148 professores e estagiários que atuavam na educação básica ministrando aula de música no currículo. A metodologia foi divida em duas fases. A fase 1 teve como objetivo testar o desenho da pesquisa, que seguiram as seguintes etapas: a) adaptação e elaboração da escala para investigar o grau das crenças de autoeficácia dos professores de música;b) estudo-piloto para verificar a confiabilidade do instrumento de medição;e c) seu layout e logística via internet. Na fase 2 foram realizadas a coleta e a análise de dados. Para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a estatística inferencial. Os resultados apontaram que em geral os professores atribuíram altos e médios índices aos itens de todas as dimensões de crenças de autoeficácia. As dimensões que apresentaram menores índices de crenças de autoeficácia foram: gerenciar o comportamento dos alunos e motivar alunos. Esse resultado parece sugerir que os professores de música sentem menores crenças de autoeficácia em lidar com dimensões que se referem ao relacionamento interpessoal (professor-aluno). Além disso, foi constatado que quanto maior a faixa etária e tempo de atuação do professor de música maior tende ser o valor do escore médio da dimensão gerenciar o comportamento dos alunos. Esta pesquisa pretende contribuir para a área de educação musical ao trazer uma perspectiva teórico-metodológica para compreender as crenças de autoeficácia dos professores de música.

    The current work aimed to investigate the music teachers’ self-efficacy belief to teach in school related to demographic variables and context. The theoretical framework is based on social cognitive perspective, specifically on Bandura’s self-efficacy theory. The survey has shown to be the most appropriate method to conduct this research. A self-administered questionnaire published on the internet was used as the data collection tool. This questionnaire was composed of questions about personal information and 21 items in 5-point Likert’s scale. The scale items were grouped in five dimensions of music teacher self-efficacy belief to teach in school context: a) teach music;b) manage students’ behavior;c) motivate students;d) consider the students’ diversity;and e) cope with changes and challenges. This tool was called Music Teacher’s Self- Efficacy Scale. The sample consisted of 148 teachers and trainees working on school teaching curricular music classes. Methodology was split into two phases. Phase 1 aimed testing the research design, following these stages: a) development of the scale to investigate music teachers’ self-efficacy belief;b) a pilot study to check the reliability of the measurement tool;and c) its layout and logistics via internet. In phase 2 data collection and data analysis were performed. For data analysis we used descriptive statistics and inferential statistics. The results showed that teachers usually gave high and medium indexes in all self-efficacy belief dimensions. The dimensions showing the lowest self-efficacy scores were: manage students’ behavior and motivate student. This result suggests that music teachers have lower self-efficacy belief when dealing with dimensions related to interpersonal relationship (teacher-student). Furthermore, it has been learned that the greater the age and work experience of the teacher, the higher is the average score in the dealing with managing students’ behavior dimension. This research intends to contribute with the music education field providing a theoretic-methodological perspective to help understanding the music teachers’ self-efficacy belief.

    Resumo / Abstract
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