Teses

  • ‘Boisinhos’ e ‘Lobosinhos’ de Heitor-Villa-Lobos: o cuidado de si no processo de performance como crítica para a constituição de um sujeito de atitude estética.

    Autor: Daniel Angelo Barbosa Vieira
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 28/05/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/55605

    Este trabalho inicia com a evocaça o de uma performance de duas peças (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) da se rie A Prole do Bebe no. 2 de Heitor Villa-Lobos. Tal performance e inserida como um excerto extraí dos da pra tica dia ria do performer. Essa atividade e caracterizada como uma escrita de si para a reconstituiça o de imagens e experie ncias na memo ria – constituindo parte do que foi denominado de hupomnêmata. O formato de pesquisa artí stica e apontado como o meio para a construça o do trabalho, de forma que as ideias vinculadas ao cuidado de si sa o apresentadas como escopo metodolo gico. Dessa maneira, o cuidado de si articulado a outras teorias que valorizam a condiça o de êthos humano – a Teoria da Influe ncia, por exemplo, favorece a compreensa o e o aprimoramento do ato de performance musical. Se o cuidado de si e focalizado para a constituiça o de si como sujeito de atitude este tica, enta o alguns aspectos da Teoria da Influe ncia proporcionam o entendimento de que a crí tica a uma performance so pode ser outra performance. O cuidado de si indica uma mudança que ocorre no indiví duo consciente de si e livre para a constituiça o de uma este tica da existe ncia, de maneira que a mu sica torna o mu sico sua aça o e sua expressa o. As atividades envolvidas na constituiça o de si sinalizam para a possibilidade de uma pedagogia da performance, integrada a diversas narrativas e individualidades formadoras.

    This work begins with the evocation of a performance of two pieces (O boisinho de chumbo e O lobosinho de vidro) from the 2nd series of A Prole do Bebê by Heitor Villa-Lobos. This performance is included as an excerpt taken from the daily practice of the performer. This activity is characterized as a writing in itself for the reconstruction of images and experiences in memory – constituting part of what has been named hupomnêmata. The format of artistic research is indicated as the means for the construction of the work so that the ideas linked to self-care are presented as the methodological scope. Thus, self-care, linked to other theories that value the êthos human condition – the Theory of Influence, for example, promotes the understanding and improvement of the act of musical performance. If self-care is focused to constitute itself as the subject of an aesthetic attitude, then some aspects of the Theory of Influence provide the understanding that the criticism of a performance can only be another performance. Self-care indicates a change that occurs in the individual self-consciousness and thus is free for the establishment of an aesthetics of existence, so that the music makes the musician his action and his expression. The activities involved in the constitution of itself point to the possibility of a pedagogy of performance, integrated in the various narratives and forming individuals.

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  • Sobre o meu próprio trabalho: reflexão e criação.

    Autor: Flávio Santos Pereira
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 20/04/2012
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/61727

    Este trabalho expõe a transição estilística por que passou o autor, coincidente com o período do doutoramento. Antes adepto do emprego não ortodoxo das técnicas de preordenação, especialmente as derivadas das técnicas seriais, a privilegiar a sintaxe musical, volta-se o autor para as questões fundamentais da significação em música. Neste processo, experimentou-se, primeiro, a contraposição da elaboração motívico-temática às técnicas seriais. O propósito era o de constituir unidades estruturantes – motivos e temas – sobre a base serial, capazes de assumir funções formais perceptíveis, aptas a conduzir a escuta do ouvinte. Em seguida, fez-se estender o princípio serial à rítmica, num procedimento em que se definia uma rede de relações de proporções tomadas como referência para as decisões ao nível do ritmo. Entretanto, o deslocamento do interesse para as questões da significação musical levou à reflexão e crítica das práticas e estética baseadas na preordenação. A semantização musical passa a ser o motor primordial e principal ordenador das forças organizadoras da textura musical. Esta nova postura composicional impôs a reflexão acerca da técnica musical, e a definição de novas práticas aptas a instaurar os processos de semantização: o princípio da complementaridade cromática, os eixos cromáticos, a elaboração motívico-temática. No processo da transição estilística, na consolidação da nova postura composicional, o autor se apoiou na filosofia de Susanne K. Langer, na análise mitológica-musical de Claude Lévi- Strauss, no pensamento de Leonard Meyer. Igualmente fundamentais foram as categorizações de Jean-Jacques Nattiez, a semântica musical de Michel Imberty e a semiótica musical de Raymond Monelle.

    This Doctoral Dissertation traces the stylistic transition of this author, which coincided with the period of the doctorate. From being adept to the employment of the preordination of unorthodox techniques, especially those derived from serial techniques, this author then focused his work on musical syntax, turning to the fundamental questions of meaning in music. During this process, the contraposition between motivic-thematic development and serial techniques was experienced. The purpose was to provide structural units – motifs and themes – based on the serial techniques that could take audible formal roles, thus leading the attention of the listener. A transition was made in order to extend serial principles to the realm of rhythm, a procedure in which a defined network of relationships of proportions became referential to the decisions at the pace. However, the shift of interest to the issues of musical signification led to the critique of practical and aesthetic issues based on preordination of techniques. The musical semantization became the primary impulse behind the organizational forces of the musical texture. This new position imposed compositional reflections on the musical technique, and led to the definition of new practices that would be able to initiate the process of semantization: the principles of chromatic complementarity, chromatic axes, and motivic-thematic development. In the process of the author’s stylistic transitions and the consolidation of a new compositional approach, the philosophy of Susanne K. Langer, the mythological-musical analysis of Claude Lévi-Strauss, the writings of Leonard Meyer were instrumental. Equally decisive were the categorizations of Jean-Jacques Nattiez, the musical semantics of Michel Imberty and the musical semiotics of Raymond Monelle.

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  • Entornos sonoros: sonoridades e ordenamentos.

    Autor: Ulises Dardo Ferretti Martinez
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 23/10/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/35083

    O presente trabalho versa sobre o aproveitamento compositivo dos entornos sonoros. Para esta pesquisa em composição musical, foram utilizados, como campo de estudo, entornos sonoros localizados dentro de perímetros urbanos e, como materiais na aproximação ambiente/composição explorada, diversas potencialidades musicais dos sons que constituem os entornos sonoros e as organizações deles emergentes. Também foram contempladas como motivadoras e força de coesão nos processos compositivos realizados diversas características da escuta no meio ambiente e do fluxo do entorno sonoro com suas variações. As composições foram realizadas para meios acústicos e eletroacústicos, considerando-se o espaço de diversas maneiras.

    This work deals with the compositional use of sound environments and their reflection. For this research in music composition, sound environments located within urban perimeters were used as a field of study, and as materials for the approach environment / composition that explore the diverse musical capabilities of the sounds that make up the surroundings and the sound of these emerging organizations. As a motivating and cohesive force in the processes undertaken, several characteristics of the listening in the environment and the flux of the sound environment and its variations have been included also. The compositions were realized through acoustic and electroacoustic media comprising the space in different ways.

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  • Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores.

    Autor: Delmary Vasconcelos de Abreu
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 25/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31430

    Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa se tornam professores de música na educação básica. Como objetivos específicos, busquei: compreender como esses professores se inseriram na Rede Municipal de Ensino de Sinop – Remes como professores de música;como ensinam música na escola e como se veem como professores de música na escola. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de profissionalização dos educadores Antonio Nóvoa e Betânia Ramalho, Isauro Núñez e Clermont Gauthier, e na perspectiva teórica – teoria ator-rede desenvolvida por Bruno Latour. Os princípios desenvolvidos por Bruno Latour complementam o conceito de profissionalização no que se refere ao aspecto do profissionismo. O método utilizado foi a abordagem biográfica, mais especificamente as narrativas. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista narrativa, denominada no trabalho como narrativas de profissionalização. O estudo foi realizado com dez professores que atuam na Remes. A análise indica que a profissionalização se constitui como uma narrativa. A narrativa de profissionalização é um processo de ações minúsculas praticadas pelos docentes no interior de seus contextos. Essas ações, que vão constituindo os professores em profissionais, são geradas pelas necessidades do contexto. Os professores constroem a sua profissionalização tecendo uma relação singular-plural com o contexto escolar. Os professores constroem modos distintos de ensinar música e criam estratégias de ação que lhes possibilitam arregimentar aliados para que continuem o seu processo de vir a ser professores de música na escola. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre a profissionalização de professores que atuam com o ensino de música nas escolas de educação básica. Dar visibilidade às práticas músico-educacionais vividas pelos professores no contexto escolar indica dimensões do vir a ser professor de música. Um dos caminhos que esta pesquisa aponta é que, para tornar-se professor de música na educação básica, é necessário tomar a profissionalização como uma narrativa.

    This research aimed at investigating how teachers undergraduate in other areas of knowledge become music teachers in schools of basic education. More specifically, it aimed to understand how these teachers entered in the educational municipal system of the city of Sinop, Mato Grosso, mid-western Brazil;how they teach music at schools and how they see themselves as school music teachers. The theoretical framework was constituted by the concepts of professionalization elaborated by Antonio Nóvoa and Betânia Ramalho, Isauro Núñez and Clermont Gauthier and the theoretical perspective – actor-network theory developed by Bruno Latour, whose principles complement the concept of professionalization. The research adopted a biographical approach, specifically that of the narratives. The research technique used was the narrative interview, called as narratives of professionalization. The study was carried out with ten teachers of the municipal system of Sinop. The analysis indicates that the professionalization is constituted as a narrative. The narrative of professionalization is a process constituted by narrow actions carried out by the teachers in the contexts where they work. These actions, which constitute the teachers as professionals, are generated by the needs of the context. The teachers build their professionalization through weaving a singular-plural relationship with the school context. They elaborate distinct modes of teaching music and create strategies for action that allows them to gather allies to continue their process of becoming music teachers at school. The research contributes to the field of music education through broadening the concepts about the professionalization of teachers who work with music education in the schools. Furthermore, the process of making visible the practices of music education lived by the teachers in the school context indicates dimensions of how one comes to be a music teacher. The research concludes that, in order to become a music teacher in the school of basic education, it is necessary to conceive, and to live, the professionalization as a narrative.

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  • As crenças de autoeficácia dos professores de música.

    Autor: Cristina Mie Ito Cereser
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 06/05/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31429

    O presente trabalho teve como objetivo investigar as crenças de autoeficácia dos professores de música para atuar na educação básica em relação a variáveis demográficas e de contexto. O referencial teórico do trabalho está fundamentado na perspectiva social cognitiva, mais especificamente na teoria da autoeficácia de Bandura. De acordo com o meu objetivo o survey se mostrou o método mais adequado para realizar esta pesquisa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário autoadministrado publicado na internet. Esse questionário foi constituído de questões sobre informações pessoais e 21 itens em escala de Likert medidos em cinco pontos. Os itens da escala foram agrupados em cinco dimensões das crenças de autoeficácia do professor de música para atuar na educação básica: a) ensinar música;b) gerenciar o comportamento dos alunos;c) motivar os alunos;d) considerar a diversidade do aluno;e e) lidar com mudanças e desafios. Esse instrumento foi denominado de Escala de Autoeficácia do Professor de Música. Fizeram parte da amostra 148 professores e estagiários que atuavam na educação básica ministrando aula de música no currículo. A metodologia foi divida em duas fases. A fase 1 teve como objetivo testar o desenho da pesquisa, que seguiram as seguintes etapas: a) adaptação e elaboração da escala para investigar o grau das crenças de autoeficácia dos professores de música;b) estudo-piloto para verificar a confiabilidade do instrumento de medição;e c) seu layout e logística via internet. Na fase 2 foram realizadas a coleta e a análise de dados. Para análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e a estatística inferencial. Os resultados apontaram que em geral os professores atribuíram altos e médios índices aos itens de todas as dimensões de crenças de autoeficácia. As dimensões que apresentaram menores índices de crenças de autoeficácia foram: gerenciar o comportamento dos alunos e motivar alunos. Esse resultado parece sugerir que os professores de música sentem menores crenças de autoeficácia em lidar com dimensões que se referem ao relacionamento interpessoal (professor-aluno). Além disso, foi constatado que quanto maior a faixa etária e tempo de atuação do professor de música maior tende ser o valor do escore médio da dimensão gerenciar o comportamento dos alunos. Esta pesquisa pretende contribuir para a área de educação musical ao trazer uma perspectiva teórico-metodológica para compreender as crenças de autoeficácia dos professores de música.

    The current work aimed to investigate the music teachers’ self-efficacy belief to teach in school related to demographic variables and context. The theoretical framework is based on social cognitive perspective, specifically on Bandura’s self-efficacy theory. The survey has shown to be the most appropriate method to conduct this research. A self-administered questionnaire published on the internet was used as the data collection tool. This questionnaire was composed of questions about personal information and 21 items in 5-point Likert’s scale. The scale items were grouped in five dimensions of music teacher self-efficacy belief to teach in school context: a) teach music;b) manage students’ behavior;c) motivate students;d) consider the students’ diversity;and e) cope with changes and challenges. This tool was called Music Teacher’s Self- Efficacy Scale. The sample consisted of 148 teachers and trainees working on school teaching curricular music classes. Methodology was split into two phases. Phase 1 aimed testing the research design, following these stages: a) development of the scale to investigate music teachers’ self-efficacy belief;b) a pilot study to check the reliability of the measurement tool;and c) its layout and logistics via internet. In phase 2 data collection and data analysis were performed. For data analysis we used descriptive statistics and inferential statistics. The results showed that teachers usually gave high and medium indexes in all self-efficacy belief dimensions. The dimensions showing the lowest self-efficacy scores were: manage students’ behavior and motivate student. This result suggests that music teachers have lower self-efficacy belief when dealing with dimensions related to interpersonal relationship (teacher-student). Furthermore, it has been learned that the greater the age and work experience of the teacher, the higher is the average score in the dealing with managing students’ behavior dimension. This research intends to contribute with the music education field providing a theoretic-methodological perspective to help understanding the music teachers’ self-efficacy belief.

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  • Interações nos processos pedagógico-musicais da prática coral: dois estudos de caso.

    Autor: Leila Miralva Martins Dias
    Orientador: Profª Drª Jusamara Souza
    Data da defesa: 20/04/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/29233

    Este estudo teve como objetivo geral compreender as interações nas dinâmicas de ensino e aprendizagem em duas práticas corais, na cidade de Porto Alegre, RS, e como essas interações se reproduzem na vida dessas pessoas, dando origem a novas sociabilidades para além da prática coral. Portanto, tentou-se ampliar o olhar da prática coral para além de seus resultados estético musicais. Neste estudo, assumem igual importância, tanto o processo de aprendizagem musical, como as questões sócio interativas dos seus integrantes. Os dois corais estudados fazem parte das atividades complementares de duas instituições de naturezas diversas, sendo uma delas ligada à área de educação e a outra, à área de saúde. A investigação procurou responder às questões: Por que as pessoas foram procurar os coros? O que assegura a permanência dessas pessoas no coro? Que tipo de relações são construídas na prática coral? Como essas relações se dão? Em que medida as práticas sócio-pedagógicas do coro conduzem ao estabelecimento de aproximações entre indivíduos, ou seja, ajudam a desenvolver neles a capacidade de convivência com a diferença? A opção metodológica do estudo consistiu de uma abordagem qualitativa, no estudo de dois casos, com base na observação participante. Assim, atuei como cantora nos dois coros, sendo que em um deles por um ano e, no outro, por um ano e meio. Elaborei diários de campo a partir de cada ensaio e cada apresentação pública dos quais participei nos dois coros, assim como nos outros eventos culturais dos grupos. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as regentes, com alguns coristas decanos e novatos, com as equipes de apoio, além das entrevistas coletivas realizadas em cada um dos coros. A compreensão dos modos de interagir e atuar entre os coristas fundamenta-se nas idéias de interação desenvolvidas por Goffman e, no que diz respeito às práticas musicais coletivas, o aporte de Schütz. Recorro também às contribuições de Bauman ao analisar as perspectivas que podem ser abertas para o reencontro dos indivíduos que se sentem sós no meio da multidão, num mundo que se dissocia em conseqüência da perda da consciência e do respeito pela alteridade. Os dados levantados indicam que as interações entre os coristas podem conduzir ao sentimento de pertença característico das formações comunitárias.

    This study aimed to understand the interactions in the teaching and learning dynamic in two choirs, in Porto Alegre, RS, Brazil, and how these interactions are reproduced in the lives of these people, originating new sociabilities beyond the choir practice. Therefore, we attempted to extend the look over the choral practice beyond its musical aesthetic results. In this study, are of equal importance, both musical learning process, and the social interactive issues of its members. Both the investigated choirs are part of the complementary activities of two institutions of different types, one being linked to the education area and the other, to health area. The research sought to answer: why did people search for the choirs? What ensures the permanence of these people in the choir? What kind of relations are built in the choral practice? How do these relations happen? To which extent do the socio-pedagogical practices of the choir lead to approaches among individuals, and help develop their ability to coexist with the differences? The study’s methodological option consisted of a qualitative approach in the study of two cases, based on participant observation. In that way, I participated as a singer in both of the choirs, one of them for a year and, on the other, for a year and a half. I drafted field journals from each rehearsal and public presentation of which I took part in the two choirs, as well as in other cultural events of the groups. Semi-structured interviews were also held with the conductors, with some choristers, deans and beginners, with the support teams, in addition to the group interviews held in each of the choirs. The comprehension of the ways of interacting and participating among the choristers is based on ideas developed by Goffman and, in what refers to collective musical practices, on Schütz’s ideas. I also turn to the contributions of Bauman when analyzing the perspectives that can be opened for the reunion of people who feel alone in the crowd, in a world which dissociates in consequence of the loss of consciousness and respect for otherness. In conclusion, the collected data indicate that the interactions among the choristers can lead to belongingness typical of community formations.

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  • Sinfonia sistêmica: os processos criativos e a concepção estética dos ciclos vitais.

    Autor: Felipe Kirst Adami
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 09/12/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/28048

    Este trabalho analisa, em uma visão sistêmica, três elementos distintos, mas profundamente relacionados à composição musical: o processo criativo, uma concepção estética baseada nos ciclos vitais e uma obra, a Sinfonia Sistêmica. Ao abordar o processo criativo, buscou-se criar uma visão ampla, levando em conta não só o processo de geração, mas também o que ocorre através da difusão da obra, incluindo o retorno dos resultados da difusão ao compositor e a comunicação com o meio em que ela se insere. São levantados elementos da música, da psicologia e da neurologia, cruzando resultados de pesquisas nessas áreas através de uma ampla revisão bibliográfica. Conclui-se que o processo criativo da composição musical se desenvolve de acordo com procedimentos regulares, seguindo um padrão de organização e procedimentos específicos correspondentes à bagagem musical e cultural do compositor e aos elementos provenientes do meio que interfiram durante o processo. Isto cria um fluxo de energia e de materiais que nutre o processo e faz com que ele seja dinâmico e evolua no tempo, sendo, portanto, um sistema aberto. Uma das motivações mais importantes do processo criativo da composição musical é a concepção estética a qual, neste trabalho, aparece sob a forma da Concepção Estética dos Ciclos Vitais, que cria uma analogia entre elementos presentes nos ciclos vitais e procedimentos de estruturação musical. Ela está fundamentada em visões sistêmicas da vida e inclui elementos de teorias da física e da biologia, como a Teoria do Caos, a Geometria Fractal, as Estruturas Dissipativas e a Autopoiese, que são apresentados em um conjunto de derivadas da concepção. Assim como a concepção estética está integrada no processo criativo, o processo criativo também se enquadra dentro da Concepção Estética dos Ciclos Vitais, estando integrada como uma de suas derivadas, como um elo entre o compositor, a obra e o meio com o qual interagem A Sinfonia Sistêmica foi composta durante o Doutorado e apresenta a maior parte dos elementos discutidos na Tese, sendo seu principal objeto de estudo. Sua análise tem como objetivo demonstrar como o processo criativo e a Concepção Estética dos Ciclos Vitais ocorrem na prática. Ela também demonstra como a própria composição interfere tanto no processo criativo, por vezes direcionando-o ao invés de ser direcionada por ele, quanto na concepção estética, trazendo novos elementos conforme se desenvolve.

    The present work analyzes, through a systemic approach, three elements that are as diverse as they are deeply related to musical composition: the creative process, a conception based on life cycles and the musical work Sinfonia Sistêmica (Systemic Symphony). A wide view was sought through which to approach the creative process, taking into account not only the process of production but also that which occurs through its performance, including responses to the composer and the rapport to the environment in which it is inserted. Elements of music, psychology, and neurology are raised, and the results of research in this area are collated through a wide bibliographical revision. A conclusion was reached that shows that the creative process of a musical composition develops according to regular proceedings which follow an organizational pattern and specific procedures that correspond to the composer´s musical and cultural background as well as elements originated in the environment that interfere in the process. This gives rise to a flow of energy and materials that feed the process and turns it into a dynamic process and makes it develop in time, making an open system of it.The Esthetic Conception of Life Cycles builds an analogy between the procedures of musical structure and the elements which are present in the life cycles. It is based on systemic views of life and it includes elements of current physics and biology theories such as Theory of Chaos, Fracto Geometry, Dissipative Structures and Autopoiesis. The connection between the Esthetic Conception of Life Cycles resides in the fact that the esthetic conception is one of the most important motivation elements in the creative process, and the Esthetic Conception of Life Cycles in its turn, includes the creative process among its elements, as a link between the composer, the work and the environment with which it interacts. The Sinfonia Sistêmica was composed during the doctorate program and presents the elements which have been discussed in the thesis and is its main object of study. Its analysis aims at showing how the creative process and the Esthetic Conception of Life Cycles occur in practice, and it also demonstrates how the composition itself interferes in the creative process, sometimes guiding it instead of being guided by it, as well as in the esthetic conception, bringing forth new elements as it develops.

    Resumo / Abstract
  • Deliberação expressiva e toque pianístico: uma estratégia de estudo..

    Autor: André Carrara
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/09/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31670

    Esta pesquisa descreve um conjunto de estratégias específicas desenvolvidas pelo autor na preparação e execução do repertório pianístico. As estratégias, sistematizadas no curso de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consistem de deliberações expressivas e toques pianísticos que se entrelaçam formando um complexo de ações e atitudes adotadas na preparação e execução do conteúdo emocional do repertório pianístico. Trata-se de uma abordagem que visa o desenvolvimento das habilidades interpretativas como parte integral do domínio técnico do instrumentista.

    This research describes a set of specific strategies developed by the author during the preparations and realizations of the pianístico repertoire. These strategies, systematized during his doctoral studies at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul;consist of expressive deliberations and pianistic touches interwoven to form a complex of actions and attitudes to be adopted in the preparation and realization of the emotional content in the pianístic repertoire. This approach aims at developing interpretative abilities as an integral part of the instrumentalist’s technical domain.

    Resumo / Abstract
  • Fugas brasileiras para piano- 1922 a 2009: procedimentos composicionais em estruturas resultantes .

    Autor: Luciana Noda
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 26/03/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/21367

    Esta pesquisa investiga a fuga brasileira para piano com o intuito de reconhecer os procedimentos composicionais presentes nesta produção e a influência em suas estruturas resultantes. Foram consideradas 59 fugas para piano compostas entre 1922 a 2009. A partir de um roteiro de análise, procedeu-se a coleta de dados;estes foram analisados no aspecto quantitativo e qualitativo. Neste último, foi verificado o reflexo dos procedimentos composicionais nas estruturas resultantes das fugas. Foi constatado o afastamento da escrita contrapontística em episódios, reexposições e coda, tanto em fugas com sujeito tonal (69%), quanto em fugas com sujeito atonal (31%). Este procedimento foi utilizado ocasionalmente para delimitar seções, intensificando a percepção da estrutura resultante das fugas. Em fugas com sujeito atonal, verificou-se a incidência de entradas do sujeito na última reexposição a partir da altura original da fuga, revelando a aproximação deste procedimento com a polarização típica de fugas exclusivamente tonais.

    The purpose of this study is to investigate the compositional procedures used in Brazilian fugues for piano and their influence on the resulting structures. Fifty-nine fugues composed between 1922 and 2009 were included. The scores were collected and analyzed as to their qualitative and quantitative aspects. In the latter, compositional procedures were verified in the resulting structures of the fugues. Non-contrapuntal writing was encountered in the episodes, reexpositions and coda in the fugues containing tonal subjects (69%), as well as in those with atonal subjects (31%). This procedure was also occasionally used to delimit sections, intensifying the perception of their resulting structures. The fugues with atonal subjects proved to have subject entries in their last reexposition at the same pitch as that in the exposition, thus revealing proximity of contrapuntal writing with polarization typical of tonal fugues.

    Resumo / Abstract
  • Sentidos de uma pedagogia musical na escola aberta : um estudo de caso na Escola Aberta Chápeu do Sol Porto Alegre, RS .

    Autor: Helena Lopes da Silva
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 30/09/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17774

    O Programa Escola Aberta (UNESCO/MEC) consiste na abertura das escolas públicas aos finais de semana como alternativa para a reversão do quadro de violência e a construção de espaços de cidadania para os jovens e para as comunidades consideradas em situação de vulnerabilidade social. A música, neste programa, é vista como uma ferramenta de reversão do quadro de exclusão e violência entre os jovens considerados em situação de vulnerabilidade social. Este trabalho investiga os sentidos da pedagogia musical nas atividades de música da Escola Aberta Chapéu do Sol, em Porto Alegre, RS. O estudo adota o conceito de pedagogia musical alicerçado nas discussões sociológicas dos autores Roberto Albarea, (1994), Mario Piatti (1994) e Rudolph D. Kraemer (2000). A metodologia escolhida para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso único, de abordagem qualitativa (MERRIAM, 1998, STAKE, 2000). As ferramentas utilizadas para a realização da coleta de dados foram a observação participante, as entrevistas individuais e em grupo, e análise dos documentos oficiais do Programa Escola Aberta. A análise dos dados empíricos recolhidos foi feita a partir dos cruzamentos realizados entre os discursos dos participantes da pesquisa com os documentos oficiais do Programa Escola Aberta. Os resultados apontaram que a concepção sobre as atividades de música a serem propostas na Escola Aberta Chapéu do Sol, estava relacionada com a visão 201Cconteudista201D (PIATTI, 1994) da pedagogia musical, na qual, a música é vista como um objeto separado dos jovens e do contexto no qual ela acontece. Os interesses e os sentidos em participar dos Grupos de hip-hop da Escola, revelados pelos jovens. estavam associados às questões identitárias, polissêmicas e socializadoras destes em relação ao grupo de amigos (peer-groups), e como forma de expressão e reflexão acerca de seus mundos. Para os Coordenadores, Gestores, Interlocutores e Oficineiro de Música, as atividades a serem desenvolvidas na Escola Aberta dependiam de uma orientação profissional musical para 201Cqualificar201D os processos pedagógico-musicais dos jovens.

    The Open-School Program (UNESCO/MEC) adopted in public schools allows them to be open on weekends, becoming an alternative attempt to reverse the violent environment, and to build up citizenship opportunities to the youth, as well as to the socially vulnerable communities. In the Open-School Program music is regarded as a tool to reverse the exclusion and violence among the youth living under social vulnerability. This research investigates the purposes of the musical pedagogy in the musical activities performed in the Escola Aberta Chapéu do Sol, in Porto Alegre, RS. The study adopts the concept of musical pedagogy founded on the sociological discussions of the authors Roberto Albarea (1994), Mario Piatti (1994), and Rudolph D. Kraemer (2000). The methodology chosen for the realization of this research was the single case study with a qualitative approach (Merriam, 1998, Stake, 2000 ). The tools used for collecting data were based on participative observation, individual and group interviews, and analysis of official documents from the Open-School Program. The analysis of the collected empirical data was based upon cross-dating realized between the discourses of the participants in the research and the official documents of the Open-School Program. The results showed that the concept based on the musical activities proposed in the Escola Aberta Chapéu do Sol was interwoven with the content-based approach to the musical pedagogy (Piatti, 1994), whereby, music is seen as a subject detached from the youth and the environment where it takes place. The interests and purposes of the participation in the youth hip-hop Groups from the Open- School Chapéu do Sol, according to the young people, were associated with identity, polysemy, and socialization in relation to their peers;they also reported it as a way of expressing and reflecting upon their environment. According to the coordinators, managers, interlocutors, and music workshop instructors, the musical activities relied on professional musical advice in order to better qualify the pedagogical musical processes for the youth.

    Resumo / Abstract
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