Teses

  • Interações nos processos pedagógico-musicais da prática coral: dois estudos de caso.

    Autor: Leila Miralva Martins Dias
    Orientador: Profª Drª Jusamara Souza
    Data da defesa: 20/04/2011
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/29233

    Este estudo teve como objetivo geral compreender as interações nas dinâmicas de ensino e aprendizagem em duas práticas corais, na cidade de Porto Alegre, RS, e como essas interações se reproduzem na vida dessas pessoas, dando origem a novas sociabilidades para além da prática coral. Portanto, tentou-se ampliar o olhar da prática coral para além de seus resultados estético musicais. Neste estudo, assumem igual importância, tanto o processo de aprendizagem musical, como as questões sócio interativas dos seus integrantes. Os dois corais estudados fazem parte das atividades complementares de duas instituições de naturezas diversas, sendo uma delas ligada à área de educação e a outra, à área de saúde. A investigação procurou responder às questões: Por que as pessoas foram procurar os coros? O que assegura a permanência dessas pessoas no coro? Que tipo de relações são construídas na prática coral? Como essas relações se dão? Em que medida as práticas sócio-pedagógicas do coro conduzem ao estabelecimento de aproximações entre indivíduos, ou seja, ajudam a desenvolver neles a capacidade de convivência com a diferença? A opção metodológica do estudo consistiu de uma abordagem qualitativa, no estudo de dois casos, com base na observação participante. Assim, atuei como cantora nos dois coros, sendo que em um deles por um ano e, no outro, por um ano e meio. Elaborei diários de campo a partir de cada ensaio e cada apresentação pública dos quais participei nos dois coros, assim como nos outros eventos culturais dos grupos. Também foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as regentes, com alguns coristas decanos e novatos, com as equipes de apoio, além das entrevistas coletivas realizadas em cada um dos coros. A compreensão dos modos de interagir e atuar entre os coristas fundamenta-se nas idéias de interação desenvolvidas por Goffman e, no que diz respeito às práticas musicais coletivas, o aporte de Schütz. Recorro também às contribuições de Bauman ao analisar as perspectivas que podem ser abertas para o reencontro dos indivíduos que se sentem sós no meio da multidão, num mundo que se dissocia em conseqüência da perda da consciência e do respeito pela alteridade. Os dados levantados indicam que as interações entre os coristas podem conduzir ao sentimento de pertença característico das formações comunitárias.

    This study aimed to understand the interactions in the teaching and learning dynamic in two choirs, in Porto Alegre, RS, Brazil, and how these interactions are reproduced in the lives of these people, originating new sociabilities beyond the choir practice. Therefore, we attempted to extend the look over the choral practice beyond its musical aesthetic results. In this study, are of equal importance, both musical learning process, and the social interactive issues of its members. Both the investigated choirs are part of the complementary activities of two institutions of different types, one being linked to the education area and the other, to health area. The research sought to answer: why did people search for the choirs? What ensures the permanence of these people in the choir? What kind of relations are built in the choral practice? How do these relations happen? To which extent do the socio-pedagogical practices of the choir lead to approaches among individuals, and help develop their ability to coexist with the differences? The study’s methodological option consisted of a qualitative approach in the study of two cases, based on participant observation. In that way, I participated as a singer in both of the choirs, one of them for a year and, on the other, for a year and a half. I drafted field journals from each rehearsal and public presentation of which I took part in the two choirs, as well as in other cultural events of the groups. Semi-structured interviews were also held with the conductors, with some choristers, deans and beginners, with the support teams, in addition to the group interviews held in each of the choirs. The comprehension of the ways of interacting and participating among the choristers is based on ideas developed by Goffman and, in what refers to collective musical practices, on Schütz’s ideas. I also turn to the contributions of Bauman when analyzing the perspectives that can be opened for the reunion of people who feel alone in the crowd, in a world which dissociates in consequence of the loss of consciousness and respect for otherness. In conclusion, the collected data indicate that the interactions among the choristers can lead to belongingness typical of community formations.

    Resumo / Abstract
  • Sinfonia sistêmica: os processos criativos e a concepção estética dos ciclos vitais.

    Autor: Felipe Kirst Adami
    Orientador: Prof. Dr. Celso Giannetti Loureiro Chaves
    Data da defesa: 09/12/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/28048

    Este trabalho analisa, em uma visão sistêmica, três elementos distintos, mas profundamente relacionados à composição musical: o processo criativo, uma concepção estética baseada nos ciclos vitais e uma obra, a Sinfonia Sistêmica. Ao abordar o processo criativo, buscou-se criar uma visão ampla, levando em conta não só o processo de geração, mas também o que ocorre através da difusão da obra, incluindo o retorno dos resultados da difusão ao compositor e a comunicação com o meio em que ela se insere. São levantados elementos da música, da psicologia e da neurologia, cruzando resultados de pesquisas nessas áreas através de uma ampla revisão bibliográfica. Conclui-se que o processo criativo da composição musical se desenvolve de acordo com procedimentos regulares, seguindo um padrão de organização e procedimentos específicos correspondentes à bagagem musical e cultural do compositor e aos elementos provenientes do meio que interfiram durante o processo. Isto cria um fluxo de energia e de materiais que nutre o processo e faz com que ele seja dinâmico e evolua no tempo, sendo, portanto, um sistema aberto. Uma das motivações mais importantes do processo criativo da composição musical é a concepção estética a qual, neste trabalho, aparece sob a forma da Concepção Estética dos Ciclos Vitais, que cria uma analogia entre elementos presentes nos ciclos vitais e procedimentos de estruturação musical. Ela está fundamentada em visões sistêmicas da vida e inclui elementos de teorias da física e da biologia, como a Teoria do Caos, a Geometria Fractal, as Estruturas Dissipativas e a Autopoiese, que são apresentados em um conjunto de derivadas da concepção. Assim como a concepção estética está integrada no processo criativo, o processo criativo também se enquadra dentro da Concepção Estética dos Ciclos Vitais, estando integrada como uma de suas derivadas, como um elo entre o compositor, a obra e o meio com o qual interagem A Sinfonia Sistêmica foi composta durante o Doutorado e apresenta a maior parte dos elementos discutidos na Tese, sendo seu principal objeto de estudo. Sua análise tem como objetivo demonstrar como o processo criativo e a Concepção Estética dos Ciclos Vitais ocorrem na prática. Ela também demonstra como a própria composição interfere tanto no processo criativo, por vezes direcionando-o ao invés de ser direcionada por ele, quanto na concepção estética, trazendo novos elementos conforme se desenvolve.

    The present work analyzes, through a systemic approach, three elements that are as diverse as they are deeply related to musical composition: the creative process, a conception based on life cycles and the musical work Sinfonia Sistêmica (Systemic Symphony). A wide view was sought through which to approach the creative process, taking into account not only the process of production but also that which occurs through its performance, including responses to the composer and the rapport to the environment in which it is inserted. Elements of music, psychology, and neurology are raised, and the results of research in this area are collated through a wide bibliographical revision. A conclusion was reached that shows that the creative process of a musical composition develops according to regular proceedings which follow an organizational pattern and specific procedures that correspond to the composer´s musical and cultural background as well as elements originated in the environment that interfere in the process. This gives rise to a flow of energy and materials that feed the process and turns it into a dynamic process and makes it develop in time, making an open system of it.The Esthetic Conception of Life Cycles builds an analogy between the procedures of musical structure and the elements which are present in the life cycles. It is based on systemic views of life and it includes elements of current physics and biology theories such as Theory of Chaos, Fracto Geometry, Dissipative Structures and Autopoiesis. The connection between the Esthetic Conception of Life Cycles resides in the fact that the esthetic conception is one of the most important motivation elements in the creative process, and the Esthetic Conception of Life Cycles in its turn, includes the creative process among its elements, as a link between the composer, the work and the environment with which it interacts. The Sinfonia Sistêmica was composed during the doctorate program and presents the elements which have been discussed in the thesis and is its main object of study. Its analysis aims at showing how the creative process and the Esthetic Conception of Life Cycles occur in practice, and it also demonstrates how the composition itself interferes in the creative process, sometimes guiding it instead of being guided by it, as well as in the esthetic conception, bringing forth new elements as it develops.

    Resumo / Abstract
  • Deliberação expressiva e toque pianístico: uma estratégia de estudo..

    Autor: André Carrara
    Orientador: Profª Drª Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling
    Data da defesa: 17/09/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/31670

    Esta pesquisa descreve um conjunto de estratégias específicas desenvolvidas pelo autor na preparação e execução do repertório pianístico. As estratégias, sistematizadas no curso de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consistem de deliberações expressivas e toques pianísticos que se entrelaçam formando um complexo de ações e atitudes adotadas na preparação e execução do conteúdo emocional do repertório pianístico. Trata-se de uma abordagem que visa o desenvolvimento das habilidades interpretativas como parte integral do domínio técnico do instrumentista.

    This research describes a set of specific strategies developed by the author during the preparations and realizations of the pianístico repertoire. These strategies, systematized during his doctoral studies at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul;consist of expressive deliberations and pianistic touches interwoven to form a complex of actions and attitudes to be adopted in the preparation and realization of the emotional content in the pianístic repertoire. This approach aims at developing interpretative abilities as an integral part of the instrumentalist’s technical domain.

    Resumo / Abstract
  • Fugas brasileiras para piano- 1922 a 2009: procedimentos composicionais em estruturas resultantes .

    Autor: Luciana Noda
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 26/03/2010
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/21367

    Esta pesquisa investiga a fuga brasileira para piano com o intuito de reconhecer os procedimentos composicionais presentes nesta produção e a influência em suas estruturas resultantes. Foram consideradas 59 fugas para piano compostas entre 1922 a 2009. A partir de um roteiro de análise, procedeu-se a coleta de dados;estes foram analisados no aspecto quantitativo e qualitativo. Neste último, foi verificado o reflexo dos procedimentos composicionais nas estruturas resultantes das fugas. Foi constatado o afastamento da escrita contrapontística em episódios, reexposições e coda, tanto em fugas com sujeito tonal (69%), quanto em fugas com sujeito atonal (31%). Este procedimento foi utilizado ocasionalmente para delimitar seções, intensificando a percepção da estrutura resultante das fugas. Em fugas com sujeito atonal, verificou-se a incidência de entradas do sujeito na última reexposição a partir da altura original da fuga, revelando a aproximação deste procedimento com a polarização típica de fugas exclusivamente tonais.

    The purpose of this study is to investigate the compositional procedures used in Brazilian fugues for piano and their influence on the resulting structures. Fifty-nine fugues composed between 1922 and 2009 were included. The scores were collected and analyzed as to their qualitative and quantitative aspects. In the latter, compositional procedures were verified in the resulting structures of the fugues. Non-contrapuntal writing was encountered in the episodes, reexpositions and coda in the fugues containing tonal subjects (69%), as well as in those with atonal subjects (31%). This procedure was also occasionally used to delimit sections, intensifying the perception of their resulting structures. The fugues with atonal subjects proved to have subject entries in their last reexposition at the same pitch as that in the exposition, thus revealing proximity of contrapuntal writing with polarization typical of tonal fugues.

    Resumo / Abstract
  • Sentidos de uma pedagogia musical na escola aberta : um estudo de caso na Escola Aberta Chápeu do Sol Porto Alegre, RS .

    Autor: Helena Lopes da Silva
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 30/09/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17774

    O Programa Escola Aberta (UNESCO/MEC) consiste na abertura das escolas públicas aos finais de semana como alternativa para a reversão do quadro de violência e a construção de espaços de cidadania para os jovens e para as comunidades consideradas em situação de vulnerabilidade social. A música, neste programa, é vista como uma ferramenta de reversão do quadro de exclusão e violência entre os jovens considerados em situação de vulnerabilidade social. Este trabalho investiga os sentidos da pedagogia musical nas atividades de música da Escola Aberta Chapéu do Sol, em Porto Alegre, RS. O estudo adota o conceito de pedagogia musical alicerçado nas discussões sociológicas dos autores Roberto Albarea, (1994), Mario Piatti (1994) e Rudolph D. Kraemer (2000). A metodologia escolhida para a realização desta pesquisa foi o estudo de caso único, de abordagem qualitativa (MERRIAM, 1998, STAKE, 2000). As ferramentas utilizadas para a realização da coleta de dados foram a observação participante, as entrevistas individuais e em grupo, e análise dos documentos oficiais do Programa Escola Aberta. A análise dos dados empíricos recolhidos foi feita a partir dos cruzamentos realizados entre os discursos dos participantes da pesquisa com os documentos oficiais do Programa Escola Aberta. Os resultados apontaram que a concepção sobre as atividades de música a serem propostas na Escola Aberta Chapéu do Sol, estava relacionada com a visão 201Cconteudista201D (PIATTI, 1994) da pedagogia musical, na qual, a música é vista como um objeto separado dos jovens e do contexto no qual ela acontece. Os interesses e os sentidos em participar dos Grupos de hip-hop da Escola, revelados pelos jovens. estavam associados às questões identitárias, polissêmicas e socializadoras destes em relação ao grupo de amigos (peer-groups), e como forma de expressão e reflexão acerca de seus mundos. Para os Coordenadores, Gestores, Interlocutores e Oficineiro de Música, as atividades a serem desenvolvidas na Escola Aberta dependiam de uma orientação profissional musical para 201Cqualificar201D os processos pedagógico-musicais dos jovens.

    The Open-School Program (UNESCO/MEC) adopted in public schools allows them to be open on weekends, becoming an alternative attempt to reverse the violent environment, and to build up citizenship opportunities to the youth, as well as to the socially vulnerable communities. In the Open-School Program music is regarded as a tool to reverse the exclusion and violence among the youth living under social vulnerability. This research investigates the purposes of the musical pedagogy in the musical activities performed in the Escola Aberta Chapéu do Sol, in Porto Alegre, RS. The study adopts the concept of musical pedagogy founded on the sociological discussions of the authors Roberto Albarea (1994), Mario Piatti (1994), and Rudolph D. Kraemer (2000). The methodology chosen for the realization of this research was the single case study with a qualitative approach (Merriam, 1998, Stake, 2000 ). The tools used for collecting data were based on participative observation, individual and group interviews, and analysis of official documents from the Open-School Program. The analysis of the collected empirical data was based upon cross-dating realized between the discourses of the participants in the research and the official documents of the Open-School Program. The results showed that the concept based on the musical activities proposed in the Escola Aberta Chapéu do Sol was interwoven with the content-based approach to the musical pedagogy (Piatti, 1994), whereby, music is seen as a subject detached from the youth and the environment where it takes place. The interests and purposes of the participation in the youth hip-hop Groups from the Open- School Chapéu do Sol, according to the young people, were associated with identity, polysemy, and socialization in relation to their peers;they also reported it as a way of expressing and reflecting upon their environment. According to the coordinators, managers, interlocutors, and music workshop instructors, the musical activities relied on professional musical advice in order to better qualify the pedagogical musical processes for the youth.

    Resumo / Abstract
  • Por uma ecologia da formação de professores de música : diversidade e formação na perspectiva de licenciandos de universidades federais do Rio Grande do Sul. .

    Autor: Cristiane Maria Galdino de Almeida
    Orientador: Profª Drª Luciana Marta Del Ben
    Data da defesa: 29/09/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17690

    O presente trabalho teve como objetivo investigar como estão sendo formados os professores de música para trabalhar com/em a diversidade presente na sociedade, a partir da perspectiva dos licenciandos. Os objetivos específicos foram identificar em que condições os licenciandos estão sendo preparados – condição de produção/reprodução dos discursos e práticas na universidade e que nestas estão implicadas sua cultura, sua etnia e suas múltiplas identidades;identificar quais os instrumentos de construção/manutenção/transformação sociocultural de que vão dispor;e analisar que conhecimentos são priorizados nessa formação. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos da teoria crítica pósmoderna, entre eles, sociologia das ausências e teoria da tradução, propostos por Boaventura de Sousa Santos (2005a). Foi realizado um estudo de entrevistas com 17 licenciandos de três universidades federais do Rio Grande do Sul. A técnica de pesquisa utilizada foi a da entrevista episódica, e as informações socializadas foram analisadas qualitativamente. A partir da análise, considerei que a diversidade ainda não faz parte da formação como um projeto consolidado institucionalmente e que o conhecimento é predominantemente monocultural. Esses aspectos tornam a formação um espaço de tensões e possibilidades. Proponho que ela seja vista a partir de uma ecologia da formação, como espaço de inter-relações, onde os diálogos interculturais sejam exercitados e, consequentemente, seja possível viver a formação com/em a diversidade para formar professores de música que possam trabalhar com/em a diversidade.

    This research aimed at investigating how future music teachers are being educated to work with/in the diversity present in the society, from the perspective of the music student-teachers. The specific objectives aimed at identifying the conditions in which the music student-teachers are being prepared – the conditions of production/reproduction of the belief system and practices in the university, in which are implied their culture, their ethnicity, and their multi-faceted identities;identifying the available tools to generate sociocultural construction/maintenance/transformation;as well as analyzing the knowledge prioritized during the initial education course. The theoretical framework was composed by concepts coming from the post-modern critical theory, proposed by the Portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos (2005a). An interview study was carried out with 17 students from three federal universities in the state of Rio Grande do Sul (southern Brazil). The research technique used was the episodic interview. The information shared with the students underwent a qualitative analysis. The analysis revealed that diversity is still not part of the initial education course as an institutional project and that the knowledge present in the course is mainly monocultural. Based on such aspects, the initial education course can be understood as a place of tensions and possibilities. Then, I propose that it be conceived as an ecology of education, as a space of interrelationships where the intercultural dialogues are exercised and, consequently, it will become possible to live educational processes with/in diversity in order to educate music teachers who can work with/in diversity.

    Resumo / Abstract
  • Estudar e trabalhar durante a graduação em música : construindo sentidos sobre a formação profissional do músico e do professor de música .

    Autor: Cintia Thais Morato
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 25/09/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17686

    A temática desta pesquisa diz respeito a uma dimensão da educação superior em música: a formação profissional dos alunos. O que interessa nessa dimensão é a realidade de alunos que já atuam profissionalmente com música enquanto cursam a graduação na área. A pesquisa tem como objetivo geral compreender como os alunos, vivendo no curso e no trabalho, vão estabelecendo relações e produzindo sentidos que instituem a sua formação profissional em música. E, como objetivos específicos: investigar como os alunos vão aprendendo a ser professores de música e/ou músicos à medida que estudam e trabalham e o que consideram importante em suas oportunidades concomitantes de atuação profissional e de estudo na graduação;identificar os sentidos atribuídos pelos alunos à importância de trabalhar e estudar simultaneamente;e examinar as opções feitas, decisões tomadas e ações empreendidas para gerenciar as exigências demandadas pelo seu trabalho e pelo curso. Adoto como conceito de formação as perspectivas teóricas de Jorge Larossa (2002, 2004a, 2004b, 2005), que também se subscreve Larossa Bondiá (2002), e Marie-Christine Josso (2004a). Por essas perspectivas teóricas, a formação se constitui ao longo das experiências vividas pelas pessoas (o âmbito instituinte da formação) quando em relação com as instâncias formadoras (o âmbito instituído da formação). A metodologia adotada é o estudo de caso por se tratar de um fenômeno contemporâneo (YIN, 2005) que interrompe as normas socialmente instituídas (PASSERON;REVEL, 2005), de acordo com as quais tanto o aluno deve primeiro realizar sua formação para depois trabalhar, como a profissionalização em música não se legitima pela formação superior e respectiva titulação. A pesquisa contribui para que os profissionais envolvidos com o ensino superior em música possam problematizar os conceitos sobre formação com os quais preparam os alunos para a vida profissional, bem como questionar os julgamentos que constroem sobre quem são os seus alunos. Os resultados contribuem para a teoria da educação musical ao contemplar mais uma faceta da multiplicidade da vida musical dos alunos de cursos superiores que já trabalham, uma vida musical que se transforma em vida profissional que, por sua vez, retroalimenta a vida musical, num movimento infinito.

    This paper’s theme has to do with one dimension of higher degree education in music: the professional training of the students. What is of interest in this dimension is the fact of those students who already exercise music professionally while undergoing education in this area. The general aim of this study is to understand how students, sharing their lives between school and work, keep on establishing relationships and developing senses which establish their professional education in music. The specific aim is threefold: investigate how students keep on learning how to be music teachers and/or musicians while at school and at work, and what they, while at school and at work, consider important in their concomitant opportunities of professional experience and of school education;identify the senses given by students to the importance of working and studying simultaneously;and examine the options taken, decisions made and actions carried out to meet the requirements imposed by their professional work and their course in education. The education concept I adopted is that of both Jorge Larossa’s (2002, 2004a, 2004b, 2005), who also subscribes Larossa Bondiá (2002), and Marie-Christine Josso’s (2004a) theoretical perspectives. According to these theoretical perspectives, education is reached throughout the experiences undergone by people (education’s establishing surroundings) when in relation with the educating instances (education’s established surroundings). The methodology adopted is that of the case study as it deals with a contemporary phenomenon (YIN, 2005) that breaks the norms socially established (PASSERON;REVEL, 2005) according to which not only should the student first complete his/her education and afterwards pursue professional work, but also professionalization in music is not legitimized by higher education and respective degrees. This study contributes to those involved in higher music education being capable of problematizing the concepts on education with which they prepare their students for a professional life, and also contributes to their questioning the judgements they make on who their students are. The results contribute to the theory of musical education as it contemplates one more facet of the multiplicity of the musical life of those higher education students who are already working professionally, a musical life that turns into a professional life which, in turn, provides feedback to a musical life, thus establishing a perpetual motion pattern.

    Resumo / Abstract
  • Processos intersubjetivos na composição musical de crianças : um estudo sobre a aprendizagem criativa .

    Autor: Viviane Beineke
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 21/09/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17775

    A presente pesquisa está situada no campo das pesquisas sobre a aprendizagem criativa, conceito emergente nas áreas de Educação e de Educação Musical que focaliza o desenvolvimento da criatividade de crianças e jovens em situação de aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi investigar como as dimensões da aprendizagem criativa se articulam em atividades de composição musical no contexto do ensino de música na Educação Básica. O referencial teórico foi elaborado com base em dois eixos: as perspectivas das crianças e do professor sobre a aprendizagem criativa. O primeiro eixo, construído segundo o modelo sistêmico de Csikszentmihalyi, revisto através de pesquisas e questionamentos da área de educação musical sobre as práticas e as concepções musicais das crianças, focaliza três dimensões da criatividade: o domínio – ideias de música das crianças;o campo – a comunidade em sala de aula e o indivíduo – contribuições individuais e coletivas. O segundo eixo – perspectiva do professor na aprendizagem criativa – enfoca o papel do professor na construção das relações sociais em aula e as dimensões que caracterizam o ensino criativo: as relações sociais em sala de aula, o engajamento dos interesses dos alunos e a valorização das suas contribuições em atividades de composição musical. O método consistiu em um estudo de caso realizado em aulas de música de uma turma da 2ª série do ensino fundamental. A coleta de dados incluiu: (1) observação e registro em vídeo de dois conjuntos de atividades de composição musical na turma participante, (2) grupos focais com os alunos e (3) entrevistas semiestruturadas e entrevistas de reflexão com vídeo com a professora de música da turma. Os resultados revelam que as dimensões da aprendizagem criativa se articulam nas atividades de composição em grupo, apresentação e crítica musical das produções dos alunos, em um ciclo que aciona processos de estabilização e desestabilização de ideias de música construídas intersubjetivamente em sala de aula. Participando das aulas como compositores, intérpretes e audiência crítica, as crianças constroem sua identidade no grupo e tornam-se agentes da própria aprendizagem, construindo coletivamente o conhecimento que sustenta as suas ideias de música, constantemente revistas, atualizadas e ampliadas pelas suas experiências musicais e reflexivas. Ao professor, cabe proporcionar condições para que se crie esse ambiente de relações sociais positivas, de comprometimento com os processos de aprendizagem do grupo, de colaboração mútua, de engajamento de interesses e de valorização das contribuições das crianças em aula. Ao longo do tempo, essas formas de participação social configuram a constituição de uma comunidade de prática musical engajada e comprometida no processo de negociação e significação dessas práticas, compartilhando maneiras de fazer e pensar música que sustentam a aprendizagem criativa.

    The following research it is based on studies about creative learning, an emergent concept in the Education and Music Education areas, which focuses on the development of creativity on children during learning situation. The aim of the research was to investigate how the creative learning dimension articulates itself on musical composition activities in the primary musical education teaching context. The theoretical framework was build to encompass the children and teacher2019s perspectives on creative learning. The first one was built on Csikszentmihalyi2019s systems view of creativity, and reviewed through some researches about practices and children musical concepts focusing on three creative dimensions: the domain 2013 children music ideas;the field 2013 the school2019s community and the individual 2013 collective and individual background. The second point of view about teacher2019s perspectives on creative learning focused the teacher2019s role in the social relationships in class and the dimensions that characterize the creative teaching: the relationships in the classroom, the students2019 commitment interests and the value of their contribution on musical composition activities. The method consisted on a case study carried out in a 2nd grade primary musical class. The data collection involved: (1) observation and video recording of two blocks of activities during musical composition in the participant class, (2) focused groups with students and (3) semi-structured and reflection interviews using video recordings with the participant class teacher. The results show that the dimensions of creative learning articulate themselves in the composition activities in group, musical presentation and critic on students2019 productions;in a cycle that starts the stabilization and investigates how the creative learning dimension articulates itself on musical composition activities in the primary musical education teaching context and stabilization of music ideas intersubjectively built in the classroom. Participating in the classes as composers, performers, and critical audience, the children build their identity in the group and become agent of their own learning, building the knowledge collectively that sustains their music ideas, which are revised and enlarged constantly by their musical reflective experiences. It is up to teacher to create the conditions to build an environment of social positive relations of groups learning processes, the commitment in mutual collaboration, interest and valuing the children contributions in class. As time goes on, these social participation ways represent the constitution of a committed community of musical practice and in the negotiation and meaning process of this practice, sharing ways to do and think music that sustains creative learning.

    Resumo / Abstract
  • A inserção da música no projeto político pedagógico: o caso da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS.

    Autor: Cristina Rolim Wolffenbüttel
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 09/09/2009
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/18615

    Esta pesquisa investigou a inserção da música no projeto político pedagógico, tendo como objetivos identificar como, quando, onde e por quem o ensino de música é definido, planejado, implementado e desenvolvido no projeto político pedagógico;analisar metas e objetivos da música na escola e sua articulação com as finalidades expressas no projeto político pedagógico. O locus da investigação foi a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS, e escolas da Rede Municipal de Ensino. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa e o método o estudo de caso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, observações e questionários. Com base nas dimensões analíticas propostas por Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) e Bowe et al. (1992), os resultados apontam para a complexidade da integração da música no projeto político pedagógico, levando-se em consideração micro e macro políticas educacionais. Considerando a aprovação da Lei n° 11.769, de 18 de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música da Educação Básica, este trabalho pode contribuir para a atuação de professores e outros profissionais e para o avanço das reflexões teóricas da educação musical na área de políticas educacionais.

    This research investigated the inclusion of Music in political-pedagogic projects, aiming at identifying how, when, where and by whom the teaching of Music is defined, planned, implemented and developed;it aims at analyzing goals and objectives of music in schools and their relation with the purpose expressed in the political-pedagogic project. The locus of the research was the Municipal Secretary of Education for the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul, and Municipal Schools. The methodology used was the qualitative approach and the case study method, with semi-structured interviews, observations and questionnaires. Based on the analytical dimensions proposed by Medel (2008), Oliveira, Souza e Bahia (2005), Ball (1994) and Bowe et al. (1992), the results point to the complexity of the integration of Music in the political-pedagogic project, considering micro and macro educational policies. Considering the Law No. 11. 769 of August 18th, 2008, which defines the teaching of Music in Elementary Education mandatory, this work may contribute to the work of teachers and other professional and to advance the theoretical reflections of the musical education in educational policies.

    Resumo / Abstract
  • Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS .

    Autor: Elisa da Silva e Cunha
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 31/08/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17453

    As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores;com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.

    Music schools are places of acknowledged importance as venues for music education and professional performance in Brazil. In order to understand the music school in its singularities, this study adopts the perspective of the sociology of educational institutions, and of a case study conducted in a private music school in Porto Alegre, RS, Brazil. The techniques of data collection used were interviews and observations. Supported by authors such as Estevão (1998), Castanho (2007), and Derouet (2000), the study shows that the school is seen mainly as a place to learn and teach music, characterized by permanence, with its own missions and supported by values;with its own procedures and pertinent instrumental resources. Studying the music school as an educational institution can bring to this area the awareness of the various aspects that constitute the school, making them the starting points for the discussion of the music school as a field of professional performance and music education.

    Resumo / Abstract
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