Teses

  • Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa : um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil .

    Autor: Luciana Prass
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 25/08/2009
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/27854

    Retornando a temáticas e locais já estudados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em épocas distintas, desde outros paradigmas, essa pesquisa apresenta-se como um re-estudo etnomusicológico sobre tradições performáticas entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Através da etnografia multi-situada, realizada entre 2006 e 2009, nas comunidades remanescentes de Casca, Rincão dos Negros e Morro Alto, busquei problematizar o lugar da música na agenda identitária contemporânea desses grupos que lutam por terem seus direitos reconhecidos. A partir do compartilhamento de memórias e saberes sobre Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa, com chefes, mestres, dançantes e músicos, de diferentes gerações, foi possível encontrar indícios de uma rede de Congadas no estado, existente desde o século XIX e resistindo, em muitos locais, até a atualidade.Sendo o Maçambique de Osório, um dos marcos mais visíveis desse rede, e graças ao acesso a documentos sonoros e audiovisuais históricos realizados pelos folcloristas Ênio de Freitas e Castro e Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, em meados do século XX – no âmbito de um projeto de coleta de registros sonoros que amalgamava diversos estudiosos do país e mesmo do mundo, em um grande movimento folclórico -, esse trabalho pôde investir nos aspectos dialógicos suscitados pela “devolução” desses documentos aos maçambiqueiros contemporâneos, instaurando uma via de mão-dupla entre pesquisados e pesquisadora, em direção ao desvelamento de questões identitárias profundas envonveldo autoria, valorização, e justiça acerca do patrimônio imaterial do grupo, por fim, nesse processo foi possível perceber o fio que liga as práticas performáticas dessas comunidades quilombolas à terra, ao território e às lutas contemporâneas pelo reconhecimento de seus direitos.

    This research presents na ethnomusicological restudy of the performative traditions in the quilombola communities of the state of Rio Grande do Sul. It rescues the themes and places that have been studied by researchers in different areas of knowledge, along the history, based upon previously established paradigms. I have made an attempt to raise the issue of the role of music in the contemporary identity process of these groups in their struggle for the acknowledgement of their rights. This process was based on the multi-sited ethnography realized between 2006 and 2009 in the remaining communities of Casca, Rincão dos Negros e Morro do Alto. After sharing the memories and knowledge about Maçambiques, Quicumbis, and Ensaios de Promessa, with chiefs, masters, dancers and musicians from different generations, I could find evidence of a chain of Congadas existing in our state since the 19th century and, in many places, they have survived up to the present days. The Maçambique of Osório is one of the clearest landmarks of this chain. The sound and audiovisual historical documents compiled by the folklore specialists Ênio de Freitas e Castro and Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, in the middle of the 20th century, made it possible to collect sound evidence that linked several experts in our contry and worldwide in a widespread folklore movement – this project focuses on the dialogical aspects regarding the devolution of these documents to the contemporary maçambiqueiros, establishing a two-way road between researcher and subjects, aiming at unveiling the most profound issues of identity regarding authors, values, and justice, concerning the heritage of the group. Finally, throughout this process, I was able to identify the connection of the performative practices in these quilombola communities in relation to the land, the territory, as well as their contemporary fights for their own rights.

    Resumo / Abstract
  • Estigma e cosmopolitismo na constituição de uma música popular urbana de periferia : etnografia da produção do tecnobrega em Belém do Pará .

    Autor: Paulo Murilo Guerreiro do Amaral
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 27/07/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17305

    Esta pesquisa etnográfica focaliza a produção do tecnobrega, uma modalidade de música eletrônica considerada de “mau gosto” estético, associada às periferias da cidade de Belém (Capital do Pará, no norte do Brasil) e a indivíduos/grupos sociais pertencentes a esses espaços urbanos. Consiste basicamente no resultado de manipulações computacionais de timbres, ritmos e melodias realizadas em estúdios por produtores musicais, ainda que o tecnobrega não se encontre relacionado exclusivamente à sítese digital sonora. O seu surgimento/assentamento local, nos anos 2000, remonta o estabelecimento do brega no Brasil, a partir da década de 1960, como um tipo de música alçada ao plano do “povo” através de um discurso midiático nacional de distinção sociocultural concebido no seio das classes médias urbanas emergentes. Igualmente ao brega, o tecnobrega (uma techno-versão do brega, pelo que o próprio nome sugere) também se destaca como música estigmatizada, tanto quanto personagens ligados ao universo da produção musical local carregam o estigma de ser “brega”. Por outro lado, produtores, cantores, compositores, entre outros atores sociais que integram a cena musical brega de Belém do Pará se servem da condição de estigmatizados para erigir o tecnobrega como música de resistência, ao mesmo tempo (e ambiguamente) contestando a cultura “dominante” e nela se espelhando. De dentro do campo desta música, busco nesta tese apontar e discutir a re-significação daquilo que no país se vulgarizou como música “degradada

    Resumo / Abstract
  • Kyringüé mboraí : os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani .

    Autor: Marilia Raquel Albornoz Stein
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 24/07/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17304

    Os Mbyá-Guarani são um subgrupo indígena de fala Guarani, pertencente à família lingüística Tupi-Guarani. Estima-se que cerca de 5.000 pessoas da etnia Mbyá vivam entre o Sul e o Sudeste brasileiro. As crianças indígenas Mbyá-Guarani e as performances musicais e lúdicas que as envolvem cotidianamente são o tema central desta tese desenvolvida a partir de uma etnografia norteada pela Etnomusicologia, em uma aldeia Mbyá-Guarani, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Neste estudo reflito sobre o protagonismo das crianças Mbyá como agentes sociais co-responsáveis pela construção do modo de ser Mbyá-Guarani e problematizo o estudo da música nos moldes ocidentais, no sentido de descrever etnograficamente categorias êmicas Mbyá relacionadas ao âmbito sonoro, cuja centralidade na sociocosmologia Mbyá indico pelo termo “cosmo-sônico”. A partir da análise músico-performática, textual e músicoestrutural de três âmbitos de performance musical de que as crianças participam – as apresentações dos mboraí (cantos sagrados) pelos grupos de cantos e danças tradicionais Guarani, as gravações dos mboraí em diversos CDs e as performances cotidianas dos kyringüé mboraí (cantos das crianças) -, apresento os significados que os Mbyá compartilham e negociam sobre estas performances, sobre ser criança e sobre sua musicalidade. A análise destes cenários indica seu vínculo a uma outra esfera performático-musical, às rezas xamânicas, assim como aos processos de construção da pessoa, da etnia e do território. Interpretei que a agentividade (agency) entre as kyringüé se expressa, por um lado, no âmbito ontológico. A concepção de uma criança é vista como um sinal de satisfação das divindades na relação com os humanos e ao mesmo tempo propulsora desta relação;os adultos, ao se tornarem mais alegres e sábios no convívio com as crianças, ganham força para criar cantos e cantar, no caminho de se tornarem mais próximos às divindades. Por outro, no âmbito da cosmo-sônica Mbyá, a performance cantada das crianças, variavelmente conforme o âmbito de performance musical em que se realiza, desencadeia emoções nos humanos, colaborando na constituição de caminhos de comunicação destes com as divindades e na perpetuação da vida na Terra;media a relação dos Mbyá com os não-indígenas;faz circular capacidades e notícias entre os Mbyá de diferentes aldeias;ou ainda media as relações afetivas, de cuidado e de diálogo das kyringüé entre si e com seus afins adultos.

    The Mbyá-Guarani are an indigenous subgroup of Guarani speech that belongs to the Tupi-Guarani linguistic family. It is estimated that nearly 5.000 people of the Mbyá ethnical group live between the South and South-east Brazil. The Mbyá-Guarani indigenous children and the music and play performances that involve them in their daily life are the central theme of this work, developed from one oriented by a ethnomusicological ethnography, in a Mbyá-Guarani village, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. In this study I reflect about the role of Mbyá children as social agents, co-responsible for the construction of the way of being Mbyá-Guarani, and I consider the problem of the study of the music in the western ways, in the sense of to describe ethnographically emics Mbyá categories related to the sound ambit, which centrality in the Mbyá socio-cosmology I refer by the term “cosmo-sonic”. Beginning from performing-musical, textual and structural-musical analysis of three ambits of music performance in which participate the children – presentations of the mboraí (sacred songs) by the Guarani groups of traditional songs and dances, the records in CD of mboraí, and the daily performances of kyringüé mboraí (children’s songs), I present the meaning that the Mbyá share and negotiate about these performances, about being a child and about their musicality.The analysis of these settings points to their vinculum to another performing-musical context, of the shamanic prayers, so as to the construction of the person, the ethnical group and the territory. I interpreted that the agency between the kyringüé expresses itself, by one side, in the ontological domain. The conception of a child is seen as a sign of satisfaction of the divinities in face of the human beings and, at the same time, as stimulating to this relationship;so that the adults, becoming more happy and wise in the life sharing with the children, gain force to create songs and to sing, in the way to become more close to the divinities. On the other side, in the ambit of Mbyá cosmo-sonic, the singing performance of children, variously, in accord of the domain of musical performance in which it happens, it provokes emotions in the humans, collaborating to the constitution of ways of communication between humans and divinities and to the perpetuation of life on Earth;makes the mediation between the Mbyá with the not-indigenous people;makes circulate capacities and news between the Mbyá of different villages;or still mediates de affective relations, the care, and the dialog of the children to each other and to the related adults.

    Resumo / Abstract
  • Educação musical na família : as lógicas do invisível .

    Autor: Celson Henrique Sousa Gomes
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira de Souza
    Data da defesa: 27/03/2009
    Repositório: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/15575

    O presente estudo versa sobre a aprendizagem musical de uma família originária da cidade de Santarém, no estado do Pará, no norte do Brasil, cujos integrantes desenvolveram e ainda desenvolvem atividades musicais. A pesquisa busca analisar a dinâmica de produção/reprodução e os processos de transmissão/aprendizagem musical vividos por essa família ao longo de quatro gerações, compreendendo um período de aproximadamente um século. Tomando em consideração pressupostos sociológicos, o estudo considera que as aprendizagens e formação musical encontram-se imbricadas em um contexto de interações e de aprendizagens múltiplas. A análise dos dados busca compreender questões educativas subjacentes a essas interações e aprendizagens, tais como o projeto educativo dos pais, as expectativas e oportunidades de aprendizagem e de formação musical, assim como suas relações com a tradição cultural e à dinâmica de mudanças sociais vividas pela família ao longo de sua existência. A partir das referências de Bourdieu, Gayet, Lahire, Setton e Singly, e utilizando como metodologia a História Oral, é possível constatar que as práticas e as aprendizagens musicais, bem como o projeto educativo da família investigada estão relacionados com suas próprias trajetórias familiares, valores, heranças, particularidades e especificidades presentes, também em sua produção musical familiar, compondo, arranjando, registrando, catalogando e escrevendo música e sobre música, produção essa relacionada, também, com a vida em sociedade mais ampla, apontando para a importância da prática musical na sociabilização familiar e social. Essa dinâmica de aprendizagem musical familiar vem, também, acompanhando e adaptando-se às mudanças socioculturais.

    This study is about a family`s musical learning from the city of Santarém in the state of Pará in northern of Brazil, whose members developed and are still developing musical activities. The research aims at analyzing the dynamics of production/ reproduction and the processes of transmission/musical learning experienced by this family over four generations, including a period of about a century. Taking into consideration sociological assumptions, the study considers that the training and musical learning, are overlapping pattern into a context of multiple interactions and learning. The data analysis seeks to understand educational issues underlying these interactions and learning, such as parents’ educational project, expectations and opportunities for learning and musical training, as well as their relations with the cultural dynamics of social changes experienced by this family throughout its existence. From the references of Bourdieu, Gayet, Lahire, Setton and Singly, and using the methodology of the Oral History, it is possible to certify that the practices and the musical learning as well as educational project are related to their own family histories, values, heritages, and special features are also present in the family´s musical production: composing, arranging, recording, cataloging and writing music and about music. This production is also related to the life in broader society, pointing to the importance of musical practice in social and familiar socialization. This dynamic of familiar musical learning, also comes monitoring and adapting to the sociocultural changes.

    Resumo / Abstract
  • Escuta / escritura: entre olho e ouvido a composição.

    Autor: Rogério Vasconcelos Barbosa
    Orientador: Prof. Dr. Antônio Carlos Borges Cunha
    Data da defesa: 30/09/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/14379

    Esse trabalho busca desvelar alguns aspectos da complexa relação entre escuta e escritura, no processo de composição. O compositor lida com esses dois pólos, ajustando a imaginação sonora à sua representação escrita. Mas não se trata apenas de representar, de codificar, pois a representação envolve de tal modo a imaginação, que direciona seus percursos e delineia seus limites. Todavia, a sensação sonora pode conduzir a imaginação musical a regiões que requerem novas formas de representação, ainda não codificadas. Há um constante jogo de forças entre escuta e escritura. Esse conflito exige ajustes periódicos nas categorias culturais utilizadas para mediar os dois pólos. Após uma investigação teórica sobre as condições em que se estabelecem a escuta e a escritura, proponho um conjunto de categorias que considero úteis na organização de um pensamento composicional contemporâneo: mapa temporal, tipos texturais, gesto e envelope. Em seguida ao estudo do quadro de categorias, analiso duas peças minhas – iri (2004), para piano solo e oscuro lume (2006/2007), para orquestra – incluídas no portfolio de composições que integra meu trabalho de doutorado. A análise confirma a pertinência das categorias propostas e busca a organização da composição entre os pólos da escuta e da escritura, considerando os traços formais de organização em sua emergência e ambigüidade.

    This work is an attempt to unveil some aspects of the complex relation between hearing and writing in the process of composition. The composer deals with both poles, adjusting sound imagination to its written representation. This implies not only representing or codifying, but it also involves imagination to such level that it serves as a guide throughout the path and outlines its boundaries. However, the hearing sensation may lead the musical imagination to realms that require new forms of representation, not yet codified. There is a permanent exercise of power between hearing and writing. Such conflict demands periodical adjustments in the cultural categories used for mediating both poles. After a theoretical investigation of the conditions under which the hearing and the writing are established, I propose a set of categories that I consider very useful in the organization of a contemporary way of compositional thinking: temporal map;textural types;gesture and envelope. Following the study of the categories, I analyzed two of my compositions – iri (2004), for piano solo, and oscuro lume (2006/2007), for orchestra – which have been included in the portfolio of compositions that are part of my doctorate research. The analysis has confirmed the pertinence of the proposed categories and searches the organization of the composition between the poles of hearing and writing, taking into consideration the formal features within its emergence and ambiguity.

    Resumo / Abstract
  • O Sopapo e o Cabobu: etnografia de uma tradição percussiva no extremo sul do Brasil.

    Autor: Mario de Souza Maia
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 29/08/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/14346

    Esta pesquisa aborda, pelo método etnográfico, o Sopapo, um gênero de tambor de grandes dimensões existente nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, sua sonoridade e presença nos universos do carnaval e música popular. Este instrumento, produto da reconstrução diaspórica dos escravos trabalhadores nas Charqueadas em Pelotas, no século XIX, foi amplamente usado a partir da década de 1950 em escolas de samba nestas três cidades. Com a realização do festival de música chamado CABOBU, ocorrido em Pelotas no ano 2000, foi apresentado o ritmo cabobu, num processo de (re)invenção de uma tradição percussiva. Assim, artistas e grupos musicais do universo da música popular e da dança afro se apropriaram do instrumento, ressemantizando sua sonoridade e conferindo status diferenciado ao Sopapo, como elemento identitário e ideológico. Utilizando as categorias e falas dos colaboradores, esta pesquisa apresenta uma etnografia da cultura musical destes universos – o carnaval, a música popular e a dança afro, observando os repertórios, os instrumentistas e suas performances, tendo como fio condutor o Sopapo.

    This research intends to approach, using an ethnographic method, the Sopapo, a kind of drum with big dimensions used in the cities of Rio Grande, Pelotas and Porto Alegre, its sonority and presence in the carnaval, afro dance, and popular music universes. This instrument, a product of the diasporic reconstruction of the slave workers in the Charqueadas in Pelotas, in the XIX century, has been largely used since the 1950s in samba academies in the cities mentioned previoulsy. When a music festival called CABOBU took place in Pelotas in 2000, the rhythm cabobu was introduced, in a process of (re)invention of a percussive tradition. In this way, artists and music groups of the universes of popular music and afro dance assumed the instrument, giving a new meaning to its sonority and giving the Sopapo a new status, as an element of identity and ideology. Using the folk evaluation and discourse of the collaborators, this research intends to present an ethnography of the musical culture of these universes – carnaval, popular music and afro dance -, observing the repertories, the players and their performances, with the Sopapo as a reference.

    Resumo / Abstract
  • A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso..

    Autor: Luís Cláudio Barros Pereira da Silva
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 18/04/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13245

    Este trabalho propõe discutir o planejamento da execução instrumental (piano) na área de Práticas Interpretativas. Foram examinadas as diferentes abordagens e os posicionamentos de especialistas na área proposta através da reflexão crítica do conhecimento produzido pelas pesquisas empíricas. O objetivo foi examinar as temáticas, as estratégias de estudo, o campo teórico, os procedimentos metodológicos, a sistematização do processo de aprendizagem do repertório pianístico e as relações interatuantes ocorrentes nas pesquisas descritivas de delineamento experimental, nos estudos de caso, estudos com entrevista e levantamentos selecionados. Foi realizada uma análise crítica sobre as investigações que abordaram o comportamento da prática e as estratégias de estudo, além de uma reflexão sobre a construção dos referenciais dos trabalhos empíricos e os elementos envolvidos no processo de pesquisa. O presente trabalho estabeleceu seus pilares centrais no estudo crítico sobre as pesquisas empíricas na área do planejamento da execução instrumental (o pilar teórico) e a sua conexão com a experiência pessoal deste autor como sujeito de um estudo de caso durante seu Estágio de Doutorado no Exterior (o pilar prático, vivenciado). No estudo de caso, duas estratégias de estudo para resgatar as informações musicais da memória de longa duração foram elaboradas pelo sujeito para melhorar seu desempenho no Teste Experimental II. A partir da inter-relação entre os pilares e de seus reflexos na construção crítica sobre a estruturação dos processos investigativos, buscou-se discutir diversos pontos nevrálgicos nas pesquisas empíricas, como as relações hierárquicas entre pesquisador e sujeito e as possíveis lacunas investigativas. Foi sugerida uma proposta de modelo para maior interação entre as áreas da Psicologia da Música e da área de Práticas Interpretativas. Desse modo, buscouse examinar as implicações pedagógicas provenientes do profundo conhecimento das etapas do planejamento e do entendimento de como se constrói uma execução instrumental em nível de excelência.

    The present thesis discusses the research line in piano performance planning. It examined different research approaches and points of view of specialists in the music field through a critical reflection about the knowledge produced by empirical research. The goal was to investigate the subjects, especially the strategies, the theoretical framework, methodological procedures, learning process and the relationship between experimental research, case studies, survey and studies with interview. A critical analysis of the research studies considering the behavior of the musicians during practice, their strategies, the construction of the theoretical references and the elements involved was undertaken. The present work established two pillars: (1) theoretical, focused on the empirical research, and (2) practical, related to the personal experience of the author as the subject in a case study during his doctoral internship. During that time, the present author elaborated two practice strategies to reinforce memory retrieval and to aid him in succeeding in the Experimental Test II. As a result of relationship between these two pillars of construction in the investigative processes, the present work discusses basic points relating to empirical research, such as the investigative problems and the hierarchy between the experimenter and the subject. The author proposed a model of interaction between the Psychology and Music areas. It is aimed at examining the pedagogical implications based on the profound understanding of performance planning, as well as how to construct an instrumental performance at a level of excellence.

    Resumo / Abstract
  • Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online.

    Autor: José Ruy Henderson Filho
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 26/09/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/11229

    Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.

    This study aimed to investigate the viability of online education as a strategy for inservice music teacher education. The research method used was the actionresearch, which consisted of an online course on music technology for in-service music teachers of public schools situated in the State of Pará, Brazil. Eight teachers agreed to participate in this research. Three research techniques have been used: self-administered questionnaires, observation and semi-structured interviews. The results point out that the basis for the creation of in-service music teacher education programs, using online education, resides on the conception that orient the program, on efficient administration of the environment, on adequation of the teaching material available to the content of the course and on the institutional support.

    Resumo / Abstract
  • Educação musical e sociabilidade: um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.

    Autor: Lilia Neves Gonçalves
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 25/05/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10563

    Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.

    The purpose of this study is to investigate and comprehend how the pedagogical-musical sociability was and is constituted in spaces for teaching/learning music in Uberlândia from 1940-1960. Six of the various locations were selected for researched interviews and documents: the Municipal Band, the private music class, the school, the Orchestral Group of Liceu, the Feminine Lira Band of Uberlândia, and the Music Conservatory of Uberlândia. The types of sociabilities established in these locations when music was taught/learned were studied using the Historical Oral approach, utilizing oral sources combined with written and iconographic ones. From these oral reports, it was possible to “enter” the everyday life of a music class, understand the meanders of pedagogical-musical practice in the “manner” of teaching/learning music, in the contents, repertoire, as well as in the type of interaction with which each agent was involved: when learning/teaching, playing in a group or individually, or performing in the city or out-of-town. Considering that each space was organized around specific pedagogical-musical practices, ideas, values, and tastes, it is possible to affirm that each one had its own pedagogical-musical production and dissemination, each with their own specifications. However, when viewing the pedagogical-musical sociability in a larger picture, it is possible to affirm that the pedagogical-musical production, as well as the dissemination, had regularities in the interactive process of learning/teaching music in the city of Uberlândia between 1940-1960.

    Resumo / Abstract
  • Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil.

    Autor: Luiz Guilherme Goldberg
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 11/05/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10716

    A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presentetese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais da Semana de Arte Moderna, o viam como passadista, romântico ou (pré) nacionalista. A necessidade de se estabelecer uma leitura crítica desta mudança de avaliação e diagnosticar o elo de Nepomuceno com o movimento modernista determinou que, após o balizamento conceitual necessário à compreensão deste movimento, fosse imprescindível focalizar a formação acadêmica deste compositor e observar de que modo os conhecimentos aí recebidos se manifestaram em seu futuro profissional, em suas crenças ideológicas, opções estéticas e técnica composicional. Ao final, com o objetivo de constatar as filiações de Nepomuceno com este movimento musical, segue-se a análise de três composições: a Variations sur um Théme Original op. 29, para piano, o Trio em fá sustenido menor, para piano, violino e violoncelo, e o ciclo de tragipoemas Le Miracle de la Semence, para barítono e piano/orquestra.

    The verification of the disparity in the considerations on Alberto Nepomuceno’s (1864 – 1920) link with the musical modernism during the First Brazilian Republic generated the problems that we intend to study here. Hence their contemporaries saw him as a modern composer, the subsequent generation, steeped-in the ideals of the “Semana de Arte Moderna”, saw him as old-fashioned, romantic or (pre) nationalist. The need to establish a critical reading of this change in evaluation in order to diagnose the link between Nepomuceno and the modernist movement required a conceptual framework of this movement. It became indispensable to focus on the composer’s academic formation and to observe the way this knowledge manifested in his professional future, in his ideological beliefs, aesthetic options and compositional resources. The analysis focuses on three main compositions: Variations sur um Théme Original op. 29, for piano, the Trio em fá sustenido menor, for piano, violin and cello, and the tragipoems cycle Le Miracle de la Semence, for baritone and piano / orchestra.

    Resumo / Abstract
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