Teses

  • O Sopapo e o Cabobu: etnografia de uma tradição percussiva no extremo sul do Brasil.

    Autor: Mario de Souza Maia
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth da Silva Lucas
    Data da defesa: 29/08/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/14346

    Esta pesquisa aborda, pelo método etnográfico, o Sopapo, um gênero de tambor de grandes dimensões existente nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, sua sonoridade e presença nos universos do carnaval e música popular. Este instrumento, produto da reconstrução diaspórica dos escravos trabalhadores nas Charqueadas em Pelotas, no século XIX, foi amplamente usado a partir da década de 1950 em escolas de samba nestas três cidades. Com a realização do festival de música chamado CABOBU, ocorrido em Pelotas no ano 2000, foi apresentado o ritmo cabobu, num processo de (re)invenção de uma tradição percussiva. Assim, artistas e grupos musicais do universo da música popular e da dança afro se apropriaram do instrumento, ressemantizando sua sonoridade e conferindo status diferenciado ao Sopapo, como elemento identitário e ideológico. Utilizando as categorias e falas dos colaboradores, esta pesquisa apresenta uma etnografia da cultura musical destes universos – o carnaval, a música popular e a dança afro, observando os repertórios, os instrumentistas e suas performances, tendo como fio condutor o Sopapo.

    This research intends to approach, using an ethnographic method, the Sopapo, a kind of drum with big dimensions used in the cities of Rio Grande, Pelotas and Porto Alegre, its sonority and presence in the carnaval, afro dance, and popular music universes. This instrument, a product of the diasporic reconstruction of the slave workers in the Charqueadas in Pelotas, in the XIX century, has been largely used since the 1950s in samba academies in the cities mentioned previoulsy. When a music festival called CABOBU took place in Pelotas in 2000, the rhythm cabobu was introduced, in a process of (re)invention of a percussive tradition. In this way, artists and music groups of the universes of popular music and afro dance assumed the instrument, giving a new meaning to its sonority and giving the Sopapo a new status, as an element of identity and ideology. Using the folk evaluation and discourse of the collaborators, this research intends to present an ethnography of the musical culture of these universes – carnaval, popular music and afro dance -, observing the repertories, the players and their performances, with the Sopapo as a reference.

    Resumo / Abstract
  • A pesquisa empírica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crítica do sujeito de um estudo de caso..

    Autor: Luís Cláudio Barros Pereira da Silva
    Orientador: Profª Drª Any Raquel Carvalho
    Data da defesa: 18/04/2008
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/13245

    Este trabalho propõe discutir o planejamento da execução instrumental (piano) na área de Práticas Interpretativas. Foram examinadas as diferentes abordagens e os posicionamentos de especialistas na área proposta através da reflexão crítica do conhecimento produzido pelas pesquisas empíricas. O objetivo foi examinar as temáticas, as estratégias de estudo, o campo teórico, os procedimentos metodológicos, a sistematização do processo de aprendizagem do repertório pianístico e as relações interatuantes ocorrentes nas pesquisas descritivas de delineamento experimental, nos estudos de caso, estudos com entrevista e levantamentos selecionados. Foi realizada uma análise crítica sobre as investigações que abordaram o comportamento da prática e as estratégias de estudo, além de uma reflexão sobre a construção dos referenciais dos trabalhos empíricos e os elementos envolvidos no processo de pesquisa. O presente trabalho estabeleceu seus pilares centrais no estudo crítico sobre as pesquisas empíricas na área do planejamento da execução instrumental (o pilar teórico) e a sua conexão com a experiência pessoal deste autor como sujeito de um estudo de caso durante seu Estágio de Doutorado no Exterior (o pilar prático, vivenciado). No estudo de caso, duas estratégias de estudo para resgatar as informações musicais da memória de longa duração foram elaboradas pelo sujeito para melhorar seu desempenho no Teste Experimental II. A partir da inter-relação entre os pilares e de seus reflexos na construção crítica sobre a estruturação dos processos investigativos, buscou-se discutir diversos pontos nevrálgicos nas pesquisas empíricas, como as relações hierárquicas entre pesquisador e sujeito e as possíveis lacunas investigativas. Foi sugerida uma proposta de modelo para maior interação entre as áreas da Psicologia da Música e da área de Práticas Interpretativas. Desse modo, buscouse examinar as implicações pedagógicas provenientes do profundo conhecimento das etapas do planejamento e do entendimento de como se constrói uma execução instrumental em nível de excelência.

    The present thesis discusses the research line in piano performance planning. It examined different research approaches and points of view of specialists in the music field through a critical reflection about the knowledge produced by empirical research. The goal was to investigate the subjects, especially the strategies, the theoretical framework, methodological procedures, learning process and the relationship between experimental research, case studies, survey and studies with interview. A critical analysis of the research studies considering the behavior of the musicians during practice, their strategies, the construction of the theoretical references and the elements involved was undertaken. The present work established two pillars: (1) theoretical, focused on the empirical research, and (2) practical, related to the personal experience of the author as the subject in a case study during his doctoral internship. During that time, the present author elaborated two practice strategies to reinforce memory retrieval and to aid him in succeeding in the Experimental Test II. As a result of relationship between these two pillars of construction in the investigative processes, the present work discusses basic points relating to empirical research, such as the investigative problems and the hierarchy between the experimenter and the subject. The author proposed a model of interaction between the Psychology and Music areas. It is aimed at examining the pedagogical implications based on the profound understanding of performance planning, as well as how to construct an instrumental performance at a level of excellence.

    Resumo / Abstract
  • Formação continuada de professores de música em ambiente de ensino e aprendizagem online.

    Autor: José Ruy Henderson Filho
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 26/09/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/11229

    Este estudo teve como objetivo investigar a viabilidade da educação online como estratégia de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação, que consistiu de um curso online sobre tecnologia na educação musical destinado a professores de música de escolas públicas situadas no Estado do Pará. Oito professores aceitaram participar da pesquisa. Foram utilizadas três técnicas de pesquisa: questionário auto-administrado, observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados da presente pesquisa indicam que as bases para criação de programas de formação continuada de professores de música em exercício na educação básica, por meio da educação online, estão na concepção metodológica que a orienta, na gestão eficiente do ambiente, na adequação do material didático disponibilizado ao conteúdo do curso e no apoio institucional.

    This study aimed to investigate the viability of online education as a strategy for inservice music teacher education. The research method used was the actionresearch, which consisted of an online course on music technology for in-service music teachers of public schools situated in the State of Pará, Brazil. Eight teachers agreed to participate in this research. Three research techniques have been used: self-administered questionnaires, observation and semi-structured interviews. The results point out that the basis for the creation of in-service music teacher education programs, using online education, resides on the conception that orient the program, on efficient administration of the environment, on adequation of the teaching material available to the content of the course and on the institutional support.

    Resumo / Abstract
  • Educação musical e sociabilidade: um estudo em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.

    Autor: Lilia Neves Gonçalves
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 25/05/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10563

    Esta tese propôs-se a investigar e compreender como se constituía e estava constituída uma sociabilidade pedagógico-musical em espaços de ensinar/aprender música em Uberlândia, nas décadas de 1940 a 1960. Dos vários espaços, seis ganharam destaque nas entrevistas e documentos pesquisados: a Banda Municipal de Música, a aula particular de música, a escola, o Conjunto Orquestral do Liceu, a Banda Lira Feminina Uberlandense e o Conservatório Musical de Uberlândia. Os tipos ou formas de sociabilidade estabelecidos nesses espaços, quando se ensinava/aprendia música, foram estudados utilizando a História Oral como método, combinando as fontes orais com fontes escritas e iconográficas. A partir dos relatos orais foi possível “entrar” no cotidiano da aula de música, compreender meandros da prática pedagógico-musical nos “jeitos” de ensinar/aprender música, nos conteúdos, no repertório, bem como no tipo de interação na qual cada agente estava envolvido: seja quando se ensinava/aprendia, seja quando se tocava em conjunto ou individualmente, ou quando se apresentava na cidade ou fora dela. Considerando que cada espaço se organizava em torno de determinadas práticas pedagógicomusicais, idéias, valores, gostos é possível afirmar que cada um deles tinha uma produção e divulgação pedagógico-musical que mantinha suas especificidades. No entanto, quando se pensa em uma sociabilidade pedagógico-musical em uma visão mais macro é possível dizer ainda que tanto a produção quanto a divulgação pedagógico-musical têm suas regularidades no processo interativo de se ensinar/aprender música na cidade de Uberlândia nas décadas de 1940 a 1960.

    The purpose of this study is to investigate and comprehend how the pedagogical-musical sociability was and is constituted in spaces for teaching/learning music in Uberlândia from 1940-1960. Six of the various locations were selected for researched interviews and documents: the Municipal Band, the private music class, the school, the Orchestral Group of Liceu, the Feminine Lira Band of Uberlândia, and the Music Conservatory of Uberlândia. The types of sociabilities established in these locations when music was taught/learned were studied using the Historical Oral approach, utilizing oral sources combined with written and iconographic ones. From these oral reports, it was possible to “enter” the everyday life of a music class, understand the meanders of pedagogical-musical practice in the “manner” of teaching/learning music, in the contents, repertoire, as well as in the type of interaction with which each agent was involved: when learning/teaching, playing in a group or individually, or performing in the city or out-of-town. Considering that each space was organized around specific pedagogical-musical practices, ideas, values, and tastes, it is possible to affirm that each one had its own pedagogical-musical production and dissemination, each with their own specifications. However, when viewing the pedagogical-musical sociability in a larger picture, it is possible to affirm that the pedagogical-musical production, as well as the dissemination, had regularities in the interactive process of learning/teaching music in the city of Uberlândia between 1940-1960.

    Resumo / Abstract
  • Um Garatuja entre Wotan e o Fauno: Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil.

    Autor: Luiz Guilherme Goldberg
    Orientador: Profª Drª Maria Elizabeth Lucas
    Data da defesa: 11/05/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10716

    A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presentetese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais da Semana de Arte Moderna, o viam como passadista, romântico ou (pré) nacionalista. A necessidade de se estabelecer uma leitura crítica desta mudança de avaliação e diagnosticar o elo de Nepomuceno com o movimento modernista determinou que, após o balizamento conceitual necessário à compreensão deste movimento, fosse imprescindível focalizar a formação acadêmica deste compositor e observar de que modo os conhecimentos aí recebidos se manifestaram em seu futuro profissional, em suas crenças ideológicas, opções estéticas e técnica composicional. Ao final, com o objetivo de constatar as filiações de Nepomuceno com este movimento musical, segue-se a análise de três composições: a Variations sur um Théme Original op. 29, para piano, o Trio em fá sustenido menor, para piano, violino e violoncelo, e o ciclo de tragipoemas Le Miracle de la Semence, para barítono e piano/orquestra.

    The verification of the disparity in the considerations on Alberto Nepomuceno’s (1864 – 1920) link with the musical modernism during the First Brazilian Republic generated the problems that we intend to study here. Hence their contemporaries saw him as a modern composer, the subsequent generation, steeped-in the ideals of the “Semana de Arte Moderna”, saw him as old-fashioned, romantic or (pre) nationalist. The need to establish a critical reading of this change in evaluation in order to diagnose the link between Nepomuceno and the modernist movement required a conceptual framework of this movement. It became indispensable to focus on the composer’s academic formation and to observe the way this knowledge manifested in his professional future, in his ideological beliefs, aesthetic options and compositional resources. The analysis focuses on three main compositions: Variations sur um Théme Original op. 29, for piano, the Trio em fá sustenido menor, for piano, violin and cello, and the tragipoems cycle Le Miracle de la Semence, for baritone and piano / orchestra.

    Resumo / Abstract
  • Música Doméstica”: em direção à composição de música gravada.

    Autor: Luciano de Souza Zanatta
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 27/04/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10558

    O presente trabalho é uma investigação a respeito do processo composicional de música gravada. Buscou-se, através de reflexão, identificar e descrever os momentos do processo de tomada de decisões que ligam as composições à gravação, de modo que torne o conteúdo técnico e estético da gravação também conteúdo composicional. O objeto composicional final deste trabalho é um disco, tendo este termo o sentido tanto de objeto físico como o sentido conceitual de agrupamento de composições. A utilização da fenomenologia como abordagem teórica da reflexão permitiu a identificação de duas situações distintas, “composição abstrata” e “estúdio”, com processos mentais específicos que se ligam à stream of consciousness do compositor no processo de concretização em realidade do objeto musical sônico-temporal.

    This is an investigation of the compositional process of music as a recorded product. The relationship between composition strategies and recording processes are identified and described, specifically in what pertains the transformation of technical and aesthetical contents into compositional content. The final product is a set of compositions, as well as their organization as an album of recorded compositions. In the course of the investigation, a phenomenological approach has been taken, leading to the identification of two compositional situations – that of composition as an abstract process and that of composition under a recording situation. Their specific reasoning processes are identified, in relation to the composer’s stream of consciousness and its reflection in the realization of musical products.

    Resumo / Abstract
  • Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música: dois estudos de caso.

    Autor: Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 24/04/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/10550

    O presente trabalho se propôs a investigar como os estagiários de música desenvolvem sua ação pedagógica a partir dos saberes docentes mobilizados e socializados na atividade de estágio. Os trabalhos de Lee S. Shulman (1986, 1987, 2004), Maurice Tardif (2002) e Clermont Gauthier et al. (1998) fundamentam o referencial teórico desta investigação. A partir desses autores, discuto o conceito de saberes da ação pedagógica;a natureza dos saberes docentes e o conceito de saberes da ação pedagógica. A metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de casos. Os participantes desta pesquisa foram dois estagiários que realizavam sua prática docente em aulas coletivas de música no ensino fundamental. A coleta de dados utilizou diferentes técnicas: 1) entrevistas semi-estruturadas;2) entrevistas focadas com técnica de estimulação de memória;3) observação naturalista, não participante;4) gravação em vídeo das aulas observadas;e 5) análise de documentos escritos dos estagiários. A hermenêutica fenomenológica de Gadamer (1997) orientou o diálogo interpretativo com os dados. A interpretação realizada destacou dois pilares de análise: o contexto formativo e interativo da atividade de estágio;e o desenvolvimento da ação pedagógica dos estagiários. Esses pilares são interdependentes e implicam a relação dialética entre a mobilização e a socialização de saberes. Os saberes desenvolvidos pelos estagiários em sua ação pedagógica têm uma natureza própria que reflete a gestão interativa em sala de aula. Esses saberes são saberes experienciais que, validados e legitimados na mobilização e socialização, podem ser identificados como saberes da ação pedagógico-musical. Esta tese defende o reconhecimento destes saberes como base teórica para a formação de professores de música e para o desenvolvimento da profissionalidade docente em música.

    This doctoral dissertation investigates how the student music teachers develop their pedagogical action through the use of a knowledge base that is mobilized and socialized during preservice teaching practice. Authors such as Lee S. Shulman (1986, 1987, 2004), Maurice Tardif (2002) and Clermont Gauthier (1998) provide the theoretical premises for this investigation. Based upon the work of these authors, the research discusses the concept of pedagogical action;the nature of teaching knowledge bases;and the underlying concept of pedagogical action knowledge bases. The research methodology adopted entailed case studies. Two student music teachers, who were undergoing preservice field experience with groups of primary-school students, participated in the research project. Various data collection techniques were employed: 1) semi-structured interviews;2) focused stimulation recall sessions;3) naturalistic non-participated observation;4) video recordings of classes;and 5) analysis of documents written by the student teachers. Gadamer’s phenomenological hermeneutics (1997) guided interpretative dialogue on the data. This interpretation underscored two pillars of analysis: the formative and interactive context of pré-service activities;and the development of pedagogical action on the part of student teachers. These pillars are interdependent and rely on the dialectic relationship between mobilization and socialization of the knowledge base. Knowledge developed by the student teachers in the course of their pedagogical activities is of a singular nature, which reflects their interactive action in the classroom. Such knowledge arises from the experiential knowledge base which, validated and legitimized through mobilization and socialization, can be identified as the pedagogical-musical action knowledge base. This thesis advocates acknowledgement of such knowledge bases as the theoretical premises for music-teacher development and for preparation of professionally qualified music teachers.

    Resumo / Abstract
  • Mobilização de conhecimentos musicais na preparação do repertório pianístico ao longo da formação acadêmica: três estudos de caso.

    Autor: Regina Antunes Teixeira dos Santos
    Orientador: Profª Drª Liane Hentschke
    Data da defesa: 03/04/2007
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/8977

    Três bacharelandos de piano em momentos diferenciados da formação acadêmica – um iniciante, um de meio de curso e um formando – foram acompanhados ao longo de um semestre acadêmico com vistas a investigar como preparavam seus repertórios pianísticos em termos de mobilização de conhecimentos musicais. O método de pesquisa foi o estudo muliticasos, orientado pela perspectiva longitudinal de corte transversal. Quatro técnicas de pesquisas complementares foram empregadas: entrevista semi-estruturada, não-estruturada, de estimulação de recordação, assim como observação de vídeo. A mobilização de conhecimentos musicais foi interpretada a partir de estratégias utilizadas pelos bacharelandos para avançar a preparação do repertório. A noção de mobilização foi fundamentada a partir de Charlot e aprofundada pelos princípios aristotélicos entre meios e fins. As estratégias empregadas pelos bacharelandos foram estudadas à luz de dois modelos de conhecimento musical da literatura: matriz de habilidades cognitivas de Davidson e Scripp e formas de conhecimento musical de Elliot, assim como interpretadas a partir da base aristotélica de pensamento, em conjunto com a literatura específica de pesquisas em prática instrumental. A presentetese argumenta que a mobilização de conhecimentos musicais ocorre de maneira cíclica em aprofundamento qualitativamente diferenciado em termos de produção musical. As estratégias mobilizadas durante a preparação possuem natureza e finalidade distintas. Elas podem ser ações aprendidas ou criadas especificamente para o momento de preparação. Paralelamente, essas estratégias são empregadas para fins de disposições de investigação e de auto-regulação. Através de equilíbrio entre ações e atividades, e entre disposições de investigação e de auto-regulação, os conhecimentos musicais são mobilizados, avançando a preparação do repertório.

    Three undergraduate piano students, in different moments of their academic education – a freshman, a sophomore and a senior – were followed during an academic semester in order to investigate how they mobilize their musical knowledge when preparing their repertoire. Multicase studies were used as research method, combining a longitudinal perspective in a transversal design. Four complementary research techniques were employed, namely, semistructure interview, non-structured interview, recall stimulated interview, and observation of the performance. The mobilization of music knowledge was interpreted from the strategies employed by the students in order to progress the repertoire preparation. The notion of mobilization was grounded on Charlot and deepened by the Aristotelian principles. The employed strategies by the undergraduate students were investigated through two musical knowledge models: matrix of cognitive skills from Davidson and Scripp, and the conception of musicianship and the five forms of musical knowledge by Elliot, as well as interpreted according to an Aristotelian basis and together with data from the specific literature of instrumental practice. The present thesis argues that the mobilization of musical knowledge take place in a cyclic manner in qualitatively deepening in terms of musical production. The mobilized strategies during practice are different in nature and in goal. They can figure as learned or creative actions specifically created for the moment of practice. Also, such strategies can be employed as survey and self-regulation tools. By means of balance between actions and activities, and between survey and self-regulation mechanisms, musical knowledge is mobilized, improving the repertoire preparation.

    Resumo / Abstract
  • Aspectos de estruturação temporal no concerto para violão e orquestra.

    Autor: Rogério Tavares Constante
    Orientador: Prof. Dr. Celso Loureiro Chaves
    Data da defesa: 27/09/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/7798

    Este trabalho apresenta uma reflexão teórica e composicional sobre estruturação temporal em música e, mais especificamente, sobre a estruturação temporal em minha obra Concerto para violão e orquestra (2002). Esta composição está apoiada em conceitos estéticos ligados à Estética do Frio, pensada pelo compositor sul-riograndense Vitor Ramil, e em procedimentos técnico-composicionais definidos em minhas obras anteriores. A reflexão teórica propõe um modelo de estruturação temporal que se adequa às obras constituídas por estratificação e àquelas onde a métrica está essencialmente relacionada à atividade rítmica regular. O trabalho apresenta, também, os principais mecanismos e técnicas utilizados para conceber e construir, no Concerto para violão e orquestra, um percurso musical caracterizado por fluidez, a qual está aqui associada às mudanças suaves de orquestração, de textura, de materiais e, principalmente, de movimentação.

    This Doctoral Dissertation presents a discussion on the theoretical and compositional aspects of the temporal structure of music. Its main focus is my Concert for guitar and orchestra (2002), a piece which is based on concepts developed by Brazilian composer Vitor Ramil in his essays Aesthetic of the cold and on compositional procedures that were developed in my previous compositions. This Dissertation formulates a model for the structuring of time in music through devices like stratification and the linkage of metric to the regularity of rhythm. The main compositional procedures of the Concert for guitar and orchestra are discussed, focusing on its musical discourse, whose fluidity is achieved through gradual changes in orchestration, texture, thematic materials, and tempo.

    Resumo / Abstract
  • A prática de educação musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro.

    Autor: Magali Oliveira Kleber
    Orientador: Profª Drª Jusamara Vieira Souza
    Data da defesa: 19/06/2006
    Repositório: http://hdl.handle.net/10183/9981

    Esta pesquisa aborda as práticas musicais em Organizações Não Governamentais (ONGs), tomadas como locus de produção de novas formas de conhecimento. O campo empírico da pesquisa constituiu-se de duas ONGS: Associação Meninos do Morumbi, da cidade de São Paulo e o Projeto Villa-Lobinhos, da cidade do Rio de Janeiro, vinculado à ONG VivaRio. Ambas as ONGs têm como eixo comum a educação musical cujo objetivo é congregar crianças e jovens, atingidos pela desigualdade social, em situação de exclusão ou restrição ao acesso de bens materiais e simbólicos. O estudo buscou compreender como se configuram esses espaços de educação musical, focalizando dois aspectos: 1) como as ONGs selecionadas se constituíram e se instituíram como espaços legitimados para o ensino e aprendizagem musicais e 2) como é que se instaura o processo pedagógico-musical nesses espaços de práticas musicais. O objeto de pesquisa insere-se no campo sociocultural da educação musical, compreendido como um fenômeno social. A abordagem metodológica enfatiza o paradigma qualitativo, buscando respaldo no estudo de caso múltiplo e na etnometodologia. As práticas musicais são entendidas a partir da sua constituição sociocultural (SHEPHERD;WICKE, 1998) e o processo pedagógico-musical como um “fato social total” (MAUSS, 2003) enfatizado enquanto um fenômeno social de caráter sistêmico, estrutural e complexo e, portanto, pluridimensional. A produção de conhecimento sociomusical das ONGs foi analisada à luz do conceito de práxis cognitiva (EYERMAN;JAMISON,1998) como fruto da dinâmica das forças sociais que abrem espaços para a produção de novas formas de conhecimento. Assim, o processo pedagógico-musical nas ONGs foi interpretado como possibilidade de produção de novas formas de conhecimento musical nas suas diversas dimensões: institucional, histórica, sociocultural e de ensino e aprendizagem musical. O processo pedagógico-musical mostrou-se permeado pela noção de coletividade e pertencimento ligado às ONGs em questão. A análise e interpretação dos vários aspectos levantados por esse estudo apontam para a compreensão das práticas musicais enquanto articulações socioculturais de caráter eminentemente coletivo e interativo. A performance musical emergiu como condutora de ensino e aprendizagem musical e as ONGs selecionadas apresentaram-se como uma significativa alternativa para trabalhos socioeducativos-musicais. Assim, a presente pesquisa busca contribuir para a reflexão e a prática sobre o papel da educação musical no processo politizado dos movimentos e projetos sociais em ONGs, imersos na busca de transformação e justiça social.

    This research approaches musical practices in Non-Governmental Organizations (NGO) where new ways of knowledge are produced. Two NGO were selected as the empirical field of this study: “Meninos do Morumbi”, situated in São Paulo and “Projeto Villa-Lobinhos”, part of Vivario NGO, in Rio de Janeiro, Brazil. The purpose of both these projects is to promote the inclusivity of children and young people. Therefore, this study aimed at understanding what the musical practice is like in these selected social projects, focusing on two aspects, a follows: 1) How have these projects become legitimized space for the process of teaching and learning music? 2) How has the pedagogic music process been built in this space for musical practice? In order to investigate these questions, the qualitative paradigm of research was chosen as the methodological approach. It was better explored by the Multiple Case Study and the Ethnomethodology. The theoretical framework concerns musical practices as sociocultural events (SHEPHERD;WICKE, 1998) and the pedagogic musica process as a “total social fact” (MAUSS, 2003). Cognitive praxis theory (EYERMAN;JAMISON, 1998) supported the analysis of the sociomusical knowledge produced from and in NGO. Taking this into account, the pedagogic music process was seen as a possibility to produce new ways of music knowledge in its institutional, historical, sociocultural and musical teaching and learning dimensions. The findings show that collectivity and interaction underlie the music practices as sociocultural articulation. The musical performance has been the basis for the process of teaching and learning music and the selected projects reveal themselves as meaningful alternatives for social and educational works because they are flexible, although institutional as the same time. Thus, this research intends to contribute to the reflection on the role of music education in the politicized process of social movements and projects from NGO which aim at promoting social changes and justice.

    Resumo / Abstract
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