Prova de conhecimentos em inglês ou certificações de proficiência exigidos no processo seletivo de ingresso no Mestrado não são consideradas certificações de proficiência para efeito de conclusão do Mestrado, devendo o aluno atender as exigências do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para obter a certificação necessária. As Resoluções nº 001/2018 e 002/2018 dispõem sobre normas e procedimentos referentes à proficiência em língua estrangeira para homologação de mestrado e doutorado. É dever do aluno providenciar sua proficiência ou equivalência da mesma junto ao Instituto de Letras da UFRGS (CAPLLE). Para o mestrado a exigência é proficiência em língua inglesa. Para o doutorado é necessária proficiência em língua inglesa e mais uma língua estrangeira.

Equivalência
As normas de equivalência de proficiência em língua estrangeira constam no site da CAPLLE através de abertura de processo junto ao protocolo da UFRGS. Atentar com os prazos de validade dos certificados de proficiência, bem como os aceitos pela Universidade que constam no link anteriormente apresentado.

Prova de proficiência da UFRGS
As provas geralmente são realizadas uma vez por semestre e a inscrição é feita pelo site da CAPLLE. Alunos vinculados a um PPG da UFRGS (mestrado e doutorado) estão isentos da taxa de inscrição na primeira vez que realizarem a prova. As datas, locais e instruções para realização da prova são disponibilizados no site da CAPLLE no período de inscrição.