Convênios Internacionais

O nosso Programa valoriza a efetivação de convênios e intercâmbios institucionais em nível nacional ou internacional. Várias dessas colaborações já geraram publicações conjuntas, conforme podem ser verificadas no item Produção Científicas. Abaixo serão apresentadas todas essas atividades que vem sendo realizadas.

CONVÊNIOS OU PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAIS

1. NORTH-WEST UNIVERSITY (África do Sul). Acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural. Coordenadores: Profa. Silvia Helena Koller (UFRGS) e Prof. Michael Temane (NWU).

2. UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA AT GREENSBORO (EstadosUnidos). Acordo para Intercâmbio de estudantes, professores e funcionários, bem como de materiais acadêmicos, e atividades conjuntas de pesquisa. Coordenadores: Profa. Lia Freitas (UFRGS) e Prof. Jonathan Tudge (UNC).

3. UNIVERSIDADE DE ILLINOIS (Estados Unidos). Convênio para condução de pesquisas e intercâmbios de alunos. Coordenadores: Profa. Silvia Koller (UFRGS) e Profa. Marcela Raffaelli (UIUC).

4. UNIVERSITAT DE GIRONA (UdG- Espanha). Convênio que visa a consolidar as relações entre o Instituto de Pesquisa sobre os Direitos da Criança (UdG) liderado pelo prof. Ferrán Casas e o Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC-UFRGS), liderado pelo Prof. Jorge Castellá Sarriera.

5. UNIVERSIDAD DE SEVILLA (Espanha). Master en Terapia de Familia y Pareja. Coordenadores: Dr. Miguel Garrido Fernandez (US) e Adriana Wagner (UFRGS). Prevê o intercâmbio de professores.

6. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL) (Portugal). Tem como objetivo a promoção e desenvolvimento do intercâmbio cultural e científico no domínio das ciências sociais, empresariais e tecnológicas. Coordenadores: Profa. Débora DellAglio (UFRGS) e Profa. Maria Manuela Calheiros (ISCTE).

7. UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Portugal). Convênio de cooperação internacional. Coordenadores Profa. Jerusa Fumagalli de Salles (UFRGS) e Profa. Ana Monção (UNL).

8. UNIVERSIDAD CATOLICA DE MONTEVIDEO (Uruguai). Edital CAPES-MERCOSUL 003/2011 – Coordenadores: Adriana Wagner (UFRGS) e Maria delLujánTornaría González (UCU). Tem por finalidade o fomento de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, bem como o fomento ao intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores de países do Mercosul.

9. TUFTS UNIVERSITY (Estados Unidos). Acordo para Intercâmbio de estudantes e professores bem como de materiais acadêmicos, e atividades conjuntas de pesquisa. Coordenadores: Profa. Rosa Maria M. de Almeida (UFRGS) e Prof. Klaus A. Miczek (TU).

10. UNIVERSIDADE DE GRANADA: Edital CAPES-DGU, coordenado pelo PPG Psiquiatria da UFRJ tendo como parceiros o PPG em Ciências Biomédicas da UFF e o PPG Psicologia da UFRGS. O convênio foi renovado em 2015 e prevê estágio de doutorado sanduíche e visitas de professores.