Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGSPrograma de Pós-Graduação em Sociologia
ENTRAR
30/03/2017

GRUPO TEMAS INTEGRA PROJETO NACIONAL DE PESQUISA SOBRE VULNERABILIDADES SOCIOCLIMáTICAS

O Grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente - TEMAS integra o projeto CiAdapta – Cidades, Vulnerabilidade e Mudanças Climáticas: uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa. Este projeto é financiado pelo CNPq, FAPESP e University of Michigan (UM). O CiAdapta propõe uma abordagem integrada e interdisciplinar para análise de ações e de capacidade adaptativa, estabelecendo uma rede de pesquisadores das ciências humanas e ambientais. Coordenado pelas professoras Gabriela Marques Di Giulio, da Faculdade de Saúde Pública da USP, e Maria Carmen Lemos, da School of Natural Resources and Environment da UM, o projeto conta com parcerias com pesquisadores da UNICAMP, da UNIFEI, da UFES, da UFAM, da UFPR, da UFRN e da UFRGS.

Envolvendo seis capitais brasileiras (São Paulo, Manaus, Natal, Vitória, Curitiba e Porto Alegre), o CiAdapta busca analisar como essas cidades estão se mobilizando para se adaptar aos riscos e ameaças das mudanças climáticas na esfera local. A pesquisa, que teve inicio em 2015, tem como um de seus objetivos refinar o índice de vulnerabilidade socioclimática desenvolvido por dois pesquisadores do grupo, David Lapola, da UNICAMP, e Roger Torres, da UNIFEI. Para esse refinamento estão sendo aplicados questionários aos técnicos e gestores das diferentes secretarias municipais das cidades estudadas, a fim de compreender quais elementos ou variáveis interferem em uma maior ou menor capacidade de adaptação. A metodologia ainda inclui revisão da literatura científica, pesquisa documental de conteúdo jornalístico, documentos e dados socioeconômicos. Para garantir maior integração entre o conhecimento científico e a gestão municipal, o projeto também realizará workshops com os técnicos e gestores das cidades estudadas. A previsão de conclusão deste projeto é dezembro de 2017.

No âmbito do TEMAS, além da atuação de investigação da professora Lorena Fleury, o projeto de pesquisa da doutoranda Marize Schons (PPGS-UFRGS), orientada pelo professor Jalcione Almeida (PPGS-UFRGS) e coorientada pelo professor Adriano Premebida (PNPD/PPGS-UFRGS), pretende analisar como a crescente produção de conhecimento sobre eventos extremos em centros de monitoramento públicos orienta as práticas preventivas na gestão municipal, buscando refletir sobre as políticas públicas de prevenção de desastres baseadas na produção de conhecimento sobre as incertezas. 

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse: http://ciadapta.webnode.com