Acesso à informação
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS

MATRíCULAS

PRESENCIAL - PRIMEIRA MATRÍCULA

13 de março - 14h - apresentação do PPGS - Pantheon (Prédio D - IFCH)
14 de março - horários manhã (clique aqui) - matrícula mestrado - Sala 103 (Secretaria PPGS - IFCH)
14 de março - horários tarde (clique aqui) - matrícula doutorado - Sala 103 (Secretaria PPGS - IFCH)
15, 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de março - 14h - apresentação das linhas de pesquisa do PPGS - Pantheon (Prédio D - IFCH)
24 de março - 14h - apresentação da biblioteca e reunião com representantes discentes -  Pantheon (Prédio D - IFCH)
 
 
 
Documentos necessários no dia da matrícula:
- Cópia do RG
- Cópia do CPF
Estrangeiros: Cópia Passaporte
- Cópia do Diploma da Graduação ou Comprovante de Conclusão de Curso (MESTRADO)
- Cópia da Ata de Defesa da Dissertação ou cópia do Diploma de Mestre (DOUTORADO) 
- Ficha de Dados Pessoais preenchida: MESTRADO | DOUTORADO
 
 
 
- Se não tiver ata da defesa da dissertação ou diploma (defender até 31 de março de 2017), preencher formulário de "matrícula condicional";
 
Atenção! Para poder receber bolsa de doutorado, no mês de março, os alunos precisam já ter defendido e homologado suas dissertações. Caso deseje pleitear uma bolsa, ainda no mês de março, o encaminhamento da homologação deve ser feita até o dia 08 de março, se for egresso do mestrado do PPGS ou, para alunos egressos de outros PPGs a entrega da comprovação da homologação deve ocorrer na mesma data.
 
 
 
 
ONLINE - 16 A 24 DE FEVEREIRO 
 
Para solicitar a matrícula o aluno deve ir na página da UFRGS www.ufrgs.br/aluno, realizar login com número do cartão UFRGS e senha. No Portal de Serviços clique em:
 
Ensino Pós-Graduação / Aluno / Matrícula / Solicitação de Matrícula. 
 
O formulário somente será exibido se estiver durante o período de solicitação e o aluno for regular e ativo.
Após a solicitação ser salva será enviado email para o orientador avisando de sua solicitação e disponibilização da solicitação para a análise do orientador. Após a análise do orientador será enviado email para o aluno avisando que a avaliação foi realizada.
 
Durante o período de solicitação o aluno poderá realizar quantas solicitações forem necessárias mas somente estará disponível para a matrícula a solicitação avaliada pelo orientador.
 
Alunos regulares de outros programas podem solicitar matrícula em atividades oferecidas pelo programa. Quando o aluno desejar fazer solicitação de matrícula em outro programa que não o do seu curso ele deve ir ao Portal de Serviços, na página da UFRGS - www.ufrgs.br, menu superior, item Aluno - realizar login com o número do cartão UFRGS e senha. No Portal de Serviços clique em:
 
Ensino Pós-Graduação / Aluno / Matrícula / Solicitação de Matrícula em outro Programa.
O aluno tem disponível o calendário de solicitação de matrícula para poder acompanhar as datas definidas pelos programas de pós-graduação.
 
Após a solicitação de matrícula o aluno pode verificar seu pedido através do item Extrato de Solicitação de Matrícula.
 
É importante que o aluno mantenha seu e-mail atualizado. A atualização do email pode ser realizada no Portal de Serviços, em:
 
Informações pessoais / Atualizações / Email.
A solicitação do aluno que estará disponível para efetivar a matrícula é a última solicitação analisada pelo orientador ou coordenador do programa de pós.
O aluno pode acompanhar a análise de sua solicitação pelo orientador visualizando o extrato de solicitação.
 
Rematrícula e Relatórios de Atividades
Ao final de cada semestre os alunos deverão entregar na secretaria do Programa um relatório de atividades assinado pelo orientador.