Acesso à informação
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS


programa

APRESENTAçãO

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia, desde 1973, vem dedicando-se à pesquisa e ao ensino de Sociologia. Suas atividades concentram-se em temas relativos à agricultura, cidade, ciência, educação, políticas sociais, trabalho, violência, movimentos sociais, teoria e metodologia de pesquisa.
 
O Programa mantém acordos com diversas instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras, e seus docentes integram redes internacionais de pesquisadores.
 
Seus egressos desenvolvem atividades docentes e de pesquisa em instituições de ensino superior bem como em órgãos governamentais e empresas, no Brasil e no exterior.
 
O PPGS está entre os três melhores programas de pós-graduação em Sociologia do País tendo recebido o conceito 7 pela CAPES. Foram avaliados 51 cursos na  área de Sociologia no triênio 2010-2012. Apenas três  receberam conceito 7 e três conceito  6. O conceito 7 é atribuído aos cursos de excelência com desempenho e qualificação equivalentes aos dos mais importantes centros internacionais de formação e pesquisa.
 
Com as defesas de teses e dissertações ocorridas até o mês de dezembro de 2016, o PPGS contabiliza a formação de 140 doutores e 337 mestres. Veja a lista completa no menu Produção - Teses e Dissertações.