Acesso à informação
Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS

CONVêNIOS

Acordo bilateral UFRGS-UNICV 

Acordo entre o Ministério da Educação e Valorização dos Recursos Humanos - Universidade do Cabo Verde (CNI-UNICV) e UFRGS/PPGS, para implementação do mestrado em Ciências Sociais na UNICV. Este projeto de cooperação foi aprovado pela CAPES e foi implementado em 2007, tendo tido continuidade ao longo do ano de 2009. Professores do Programa envolvidos: José Carlos dos Anjos (coordenação), Cinara Rosenfield, Jalcione Almeida, Marcelo Kunrath Silva e Sérgio Schneider. Em 2009, este acordo foi ampliado para a constituição do doutorado em Ciências Sociais na UNICV, cuja primeira turma ingressou no ano de 2010.

 

Convênio de Cooperação Internacional Capes/Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal

A Profa. Clarissa Baeta Neves integra a equipe de pesquisadores do Convênio de Cooperação Internacional Capes/Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal, o qual é coordenado, no Brasil, pelo Prof. Carlos Benedito Martins/UnB e, em Portugal, pela Profa. Maria Manuel Vieira/ICS. No âmbito deste convênio, a Profa. Clarissa Baeta Neves realizou uma missão de trabalho em Portugal, entre os dias 18 de novembro de 2010 e 21 de dezembro de 2010. Durante esta missão foram desenvolvidas diversas atividades acadêmicas no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, além da realização de entrevistas para o projeto de pesquisa “A Reforma do sistema de Educação Superior na Europa e o processo de reestruturação das Universidades”.

 

Convênio com  Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da UTL, Portugal.

O PPG em Sociologia, através do edital Programa Capes/FCT 2011-2012, assinou convênio com Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da UTL, Portugal. De parte do PPG a  responsável é a professora Soraya Cortes. Especificamente está sendo desenvolvido um projeto de pesquisa intitulado"Políticas e Racionalidades de Saúde e de Doença", o qual visa comparar os sistemas de saúde português e brasileiro do ponto de vista da relação entre as políticas públicas com ênfase em mecanismos participativos, na promoção da saúde e nas racionalidades presentes (médicas e leigas); e analisar as influências dessa vitória nas concepções de saúde, doença e sofrimento. O projeto aprofunda as capacidades acadêmicas de análise comparada de sistemas públicos e de racionalidades na área de saúde, nos dois países. Para isso serão realizadas missões de visita dos pesquisadores que integram o projeto às IES envolvidas para realização de pesquisa, de sistematização e integração de resultados entre as equipas e divulgação de resultados para docentes e discentes nas IES.
Doutorandos das IES portuguesas podem fazer estágio de doutoramento sanduíche nas IES Brasileiras e doutorandos das IES brasileiras podem realizar  estágio de doutoramento sanduíche nas IES portuguesas. Alunos de Mestrado e de Iniciação Científica se beneficiam também das atividades de cooperação ao participam das atividades desenvolvidas pelos pesquisadores.

 

Cooperação acadêmica com a FLACSO – ECUADOR-Quito

 O PPGS assinou em 2012 acordo de cooperação acadêmica com a FLACSO – ECUADOR-Quito como objetivo de ampliar a interação entre pesquisadores dos dois países, formar recursos humanos em nível de pós-graduação,epsecialmente em nívle de doutorado. O professor Sergio Schneider  ministrou um Mini-curso na FLACSO entre 9 e 21de maio e se reuniu com os pesquisadores da FLACASO, professor Santiago Ortiz (coordenador da Maestría en Desarrollo Territorial Rural), luciano Martinez e Myriam Paredes, dando início à elaboração de um Acordo de Cooperação entre a UFRGS e a FLACSO. O PPG Sociologia é visto como um centro de excelência pela FLACSO, que pode ter um papel importante para ajudar na preparação de um curso de Doutorado naquela instituição.


Cooperação acadêmica com a Scuola Normale Superiore - Florença/Itália

Scuola Normale Superiore – Florença. Em decorrência da participação da Profa. Donatella della Porta na Escola de Altos Estudos - Capes realizada em 2014, iniciou-se a elaboração de um acordo de cooperação acadêmica com a Scuola Normale Superiore - Florença, instituição à qual a Profa. Della Porta encontra-se vinculada. Este acordo foi assinado pela Scuola em meados de 2015 e no início de 2016 pela Reitoria da UFRGS. O Acordo promoverá o intercâmbio de docentes e discentes entre as instituições, envolvendo especialmente o Center on Social Movement Studies (Cosmos), coordenado pela Profa. Della Porta e o Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE), coordenado pelo Prof. Marcelo Kunrath Silva. Este projeto, no qual inúmeros esforços foram empreendidos em 2015, consolidou-se no início de 2016.

 

Cooperação internacional com CNAM - França

Projeto internacional de pesquisa com participação da profa. Cinara Lerrer Rosenfield, intitulado Comparer les dynamiques des normes d’emploi et modes de mobilisation de la main d’ouvre: Le cas de l’auto-entreprenariat en France et au Brésil. Projeto de cooperação internacional aprovado: COMUE Hesam; Paris, Ile-de-France, projetNetWORK COMPANORMES, entre o CNAM (França) e o PPG Sociologia/UFRGS (RS-Brasil). Trata-se de uma análise comparativa França-Brasil, cujo objetivo é explorar as interações entre as dinâmicas das normas de emprego e as transformações das empresas e suas fronteiras em um contexto de globalização.

 

Plataforma de cooperação internacional BICAS

Prof. Sergio Schneider integra a Plataforma BICAS (http://www.iss.nl/bicas), formada por conjunto de pesquisadores acadêmicos, em grande parte baseados em BRICS ou conexos, relacionados com a compreensão dos países BRICS e suas implicações para as transformações agrárias globais. Partindo da importância dos BRICS, o principal objetivo da Plataforma BICAS é incentivar estudos sobre mudanças em curso nos territórios nacionais, nos contextos intra-regionais e inter-regionais, com base em uma compreensão crítica das transformações agrárias e ambientais, das políticas de agro-investimentos e da segurança e soberania alimentar.

 

Parceria com a Universidade de Turim (Itália)

Projeto de internacionalização coordenado pelo Prof. Sandro Ruduit Garcia, aprovado no âmbito do EDITAL FAPERGS 12/2013 – PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO RS. Essa parceria com a Universidade de Turim (Itália) visa consolidar e internacionalizar a linha de pesquisa Sociedade e Economia do PPG Sociologia/UFRGS. A parceria internacional vem promovendo debates sobre ambas as realidades socioeconômicas dos países, destacando as peculiaridades nacionais de Brasil e Itália em termos da relação da universidade com o setor produtivo, políticas de ciência, tecnologia e inovação, economia criativa e empreendedorismo tecnológico nos dois países. Em 2015, professores e alunos foram recebidos no Departamento de Cultura, Política e Sociedade da Universidade de Turim, pelo Prof. Francesco Ramella e seu grupo de colaboradores e estudantes. A missão internacional, realizada de 18 a 26 de abril de 2015, foi composta pelos professores Sônia Guimarães e Daniel Gustavo Mocelin, o pós-doutorando Lucas Rodrigues Azambuja e os estudantes de doutorado Régis Leonardo Gusmão Barcelos, Rodrigo Foresta Wolffenbuttel e Diogo Serafim Schmidt. Durante a missão, a delegação brasileira apresentou resultados de pesquisas realizadas no Brasil e teve a oportunidade de estreitar laços de cooperação científica.

 

Plataforma de cooperação internacional - Cabo Verde

Atuação do PPGS na construção de um sistema universitário público em Cabo Verde, por intermédio da implantação do curso de mestrado em ciências sociais (iniciado em 2007) e, a partir de 2010, do curso de doutorado em ciências sociais. Este processo, coordenado pelo Prof. José Carlos dos Anjos e com a participação de diversos docentes do Programa, tem um papel central na formação de recursos humanos capazes de desenvolver atividades de pesquisa e docência na Universidade de Cabo Verde. Os resultados alcançados e os avanços do programa em 2015 são: a) participação nas duas últimas bancas da primeira turma de doutoramento em ciências sociais (totalizando sete defesas de tese); b) Início do projeto de investigação sobre “Políticas de proteção social em Cabo Verde: análise crítica com foco em gênero”, em conjunto com o CIGEF (Centro de Investigação em Gênero e Família) e sob o patrocínio da ONU-Mulher; c) Conclusão do projeto de investigação e apresentação do trabalho “Educação superior e a descolonização das agendas do desenvolvimento em Cabo Verde”, pelo Prof. Doutor José Carlos dos Anjos, na sessão de encerramento do II Colóquio cabo-verdiano de Educação- CEDU 2015; d) Consolidação do desenho da 5a. Edição do Mestrado em Ciências Sociais da Uni-CV.  

 

Projeto internacional ZOGRIS

A professora Cinara L. Rosenfield, do PPGS, participa do projeto internacional ZOGRIS: L'évolution des normes d'emploi et nouvelles formes d'inégalités: vers une comparaison des zones grises?, sob coordenação de Donna Kesselman (Université Paris Est Créteil). Tal projeto foi selecionado pela Agence Nationale de Recherche - ANR, incluindo pesquisas conjuntas entre França, Brasil e EUA, no âmbito do Programa Métamorphose des sociétés: inégalité-inegalités. As instituições parceiras são: IMAGER (UPEC, EA 3958), IRISSO (Paris Dauphine UMR 7170), LISE (CNAM UMR 3320), (GTM, France), (TRIANGLE, France), (Universidade Federal do Paraná, Brésil), (Universidade de São Paulo, Brésil), UFRGS, Rutgers University – New Jersey, UAM – México. Período do projeto: 2011 – 2015. A professora Cinara Rosenfield, por meio de parceira institucional, tem a cotutela de Mathilde Mondon Navazo, acordo formal aprovado pela CAMPG com a Université Paris III Sorbonne Nouvelle, de 2011 a 2014, prorrogado até julho de 2016.


Institutionnalisation des agroécologies (IDAE). (Institucionalização das Agroecologias)

Este projeto articula equipes de pesquisa de França, Argentina e Brasil. O mesmo é coordenado pelo Centro Internacional de Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD) e financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França (ANR). O objetivo é explorar as diferentes vias de institucionalização das agroecologias a partir de uma comparação internacional. O projeto abarca tanto a construção social das normas e dispositivos de regulamentação das agroecologias, como os efeitos deste processo sobre as práticas produtivas e mercantis. Inicialmente, o projeto parte de uma descrição do processo de institucionalização das agroecologias e sua interação com as recentes transformações nos referenciais global e setorial. Em seguida, o foco volta-se à compreensão das dimensões políticas e econômicas deste processo em cada país. Pesquisas de campo em diferentes regiões concentram atenção na hibridização, coexistência e confrontação entre as formais de agricultura ecológica e de agricultura convencional. Finalmente, esforços são dedicados a analisar o vínculo entre as agroecologias e as políticas públicas de desenvolvimento rural. Do PPGS, participa o prof. Paulo André Niederle.

 

Cooperação entre CDC (Centers for Disease Control and Prevention), Fiocruz e Fiotec

Visa fortalecer as ações de monitoramento e avaliação do programa de DST/Aids e ações de mestrado da colaboração do Hemisfério Sul do mesmo programa (ENSP-063-LIV-10). Pelo PPGS, participa a professora Andrea Fachel Leal. Iniciado em 2013, o principal objetivo é realizar a análise de uma década do acordo de cooperação do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O principal resultado será a edição de um livro. Este projeto é um satélite do projeto maior, cujo objetivo é apoiar o Ministério da Saúde e o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais no fortalecimento de monitoramento e avaliação das ações de controle do HIV/AIDS e HV no Brasil e fornecer suporte de cooperação a outros países do Hemisfério Sul (projeto sob coordenação geral de Marly Cruz).

 

Cooperação de pesquisa PPGS/UFRGS e CIES-IUL - Centro de Investigação Universitário do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Projeto coordenado pela profa. Soraya Vargas Costes (PPGS), em parceria com Graça Carapinheiro (CIES- Portugal), intitulado "Ideais e Ação Estratégias dos Atores no Campo Decisório do Financiamento em Saúde: Portugal e Brasil". O projeto tem o propósito de investigar o processo de construção de políticas públicas no âmbito setorial. O caso a ser examinado é o do campo do financiamento em saúde no Brasil e em Portugal. A pesquisa proposta procurará identificar como a agenda internacional neoliberal, a trajetória pretérita das políticas de saúde, o modo como os governos se organizam e como a sociedade civil se envolveu nos processos reformistas de democratização afetaram a construção de políticas de saúde nesses países.