>

Bem Estar

BEM ESTAR

Núcleo de Assistência Nutricional

O Núcleo de Assistência Nutricional (NAN) tem como objetivo promover saúde nutricional nos espaços da Universidade, com o propósito de sedimentar as múltiplas facetas da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e contribuir para a construção do conceito de Universidades Saudáveis no Brasil. Para isso, o NAN está estruturado em três eixos de ação: Atendimento Clínico Individual, Atendimento Nutricional em Grupos Temáticos e Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional nos Restaurantes Universitários.

Telefone: (51) 3308 3714

E-mail: nan@prae.ufrgs.br

Eixos de Ação

Atendimento Clínico
Individual


 

Consiste na avaliação nutricional e orientações de acordo com a necessidade clínica individual. O tempo de acompanhamento é definido conforme demanda de atendimento e complexidade de cada caso.

Atendimento Nutricional
em Grupos Temáticos


 

Consiste na realização de grupos de orientação nutricional com temática previamente estabelecida. Os grupos partem de uma construção de conhecimento coletivo, incentivando a interação dos participantes e troca mútua de aprendizado. O tempo de duração é variável para cada tema.

Estratégias de Educação Alimentar e Nutricional nos Restaurantes Universitários


 

Consiste na realização de campanhas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), a serem executadas nos ambientes dos restaurantes universitários. As campanhas são divididas em duas linhas: material gráfico temático exposto nos murais dos RUs e intervenções com dinâmicas participativas, buscando promover reflexões sobre alimentação e nutrição nos usuários dos RUs.

Colônia de Férias

A PRAE gerencia o Centro de Lazer em Tramandaí, também conhecido como Colônia de Férias. A Colônia possui 30 apartamentos, que comportam de 4 à 7 pessoas, e uma ala masculina e outra feminina de hospedagem coletiva. 

  • Quem pode acessar?
  • Servidor Docente;
  • Servidor Técnico-administrativo;
  • Servidor Inativo.
  • Pensionista maior de idade (por morte do servidor (a));
  • Discente maior de idade regularmente matriculados na UFRGS no semestre corrente.

Reservas

Alta Temporada

Durante os meses de janeiro e fevereiro (alta temporada), o acesso à Colônia de Férias em Tramandaí ocorre exclusivamente através do edital publicado pela PRAE no link abaixo.

  • Para a temporada de 2019, a reserva para a ala coletiva deve ser feita de forma presencial na Av. João Pessoal, 41 – Sala 03 – Casa do Estudante, a partir do dia 10 de dezembro de 2018.
  • As reservas para o período de carnaval (01 a 06 de março de 2019) só serão feitas no mês de fevereiro de 2019.           

Baixa Temporada

Durante os meses de março a dezembro (baixa temporada), a reserva para hospedagem deve ser feita presencialmente na Av. João Pessoa, 41 – Sala 03 – Casa do Estudante.

Horário de atendimento ao público das 13h às 17h30min

Telefone: (51) 3308 4036

  • O Espaço
  • 20 apartamentos de 1 dormitório, de frente para a Av. da Igreja com sacada, 1º e 2º andares, que podem receber até 4 pessoas, compostos com: 1 banheiro, 1 cama de casal, 1 beliche, 1 mesa auxiliar, 4 cadeiras e armário.
  •  9 apartamentos de 2 dormitórios, 2º andar,  que podem receber até 7 pessoas, compostos com: 1 banheiro, 1 cama de casal, 3 camas de solteiro, 1 beliche, 1 mesa auxiliar, 4 cadeiras e armário.
  •  1 apartamento de 1 dormitório, 2º andar, que pode receber até 5 pessoas, composto com: 1 banheiro, 1 cama de casal, 1 cama de solteiro, 1 beliche, 1 mesa auxiliar, 4 cadeiras e armário.
  •  Ala Masculina, andar térreo 4 quartos que podem receber até 6 pessoas, compostos com: 3 beliches, 1 armário para cada cama com porta e chave e 1 banheiro coletivo (com 3 vasos sanitários, 4 chuveiros elétricos, 3 pias e 1 mictório). 
  •  Ala Feminina, 1º andar, com 11 quartos que podem receber até 6 pessoas, compostos com 3 beliches, 1 armário para cada cama com porta e chave e 1 banheiro coletivo (com 3 vasos sanitário, 4 chuveiros elétricos e 3 pias). 

Nas alas coletivas é proibida a hospedagem de menor de idade. As vagas neste espaço deverão ser preenchidas preferencialmente pelos discentes, que poderão levar até um acompanhante.


A Colônia de Férias, atualmente, não conta com serviço de bar e/ou restaurante, devendo o usuário realizar suas refeições fora da Colônia. A estrutura conta com churrasqueira, quadra de futebol de areia, quadra de vôlei gramada, quadra de futebol e basquete de cimento, mesa de ping-pong, snooker, piscina adulto e infantil, jogos recreativos e sala de TV.

Veraneio 2019

Esportes

Como funciona

A Divisão de Esportes da PRAE é o órgão responsável por fomentar as práticas esportivas competitivas e de participação no âmbito da Universidade.

O Conselho do Esporte promove discussões sobre as diretrizes e as ações que envolvam a prática dos esportes competitivos e participativos na UFRGS e tem como membros: 

  • Cláudio Roberto Escovar Paiva (DIVESP), representante técnico-administrativo e presidente;
  • Edison Luís Silva dos Santos (DIVESP), representante técnico-administrativo;
  • Flávio Antônio de Souza Castro, professor;
  • Rogério da Cunha Voser, professor;
  • Guilherme Cortoni Caporal, acadêmico;
  • Leonardo Lima Mendes, acadêmico.

Quanto às atividades competitivas, a DIVESP oferece suporte às equipes universitárias da UFRGS em eventos competitivos oficiais universitários do Estado e do Brasil (JUGS, Copa Unisinos e JUBs) mantendo monitores/bolsistas em diferentes modalidades esportivas.

Em relação às atividades participativas, a PRAE oferece o Grupo de Ciclismo e algumas atividades esportivas realizadas na ESEFID/UFRGS, como os Projetos de Extensão de Voleibol e de Caminhada Orientada.

Modalidades Esportivas Individuais

Atletismo

Judô

Natação

Tênis de Mesa

Xadrez

Modalidades Esportivas Coletivas

Basquete

Futebol

Futsal

Handebol

Rúgbi

Voleibol

Atividades
Participativas

Passeio Ciclístico – UFRGS Sobre Rodas

Tradicional passeio ciclístico promovido pela PRAE com o objetivo de integrar a Comunidade Acadêmica da UFRGS e a Comunidade de Porto Alegre, além de estimular a prática de exercícios físicos que contribuam para uma boa qualidade de vida.

O percurso do passeio inicia no campus central da UFRGS e passa por pontos tradicionais de Porto Alegre. Essa atividade é aberta ao público interno e externo à UFRGS.

Quando?

  • Dia 05 de maio de 2019, às 10h;
  • Concentração às 9h – ao lado da Rádio da UFRGS (rua Sarmento Leite);
  • Inscrições presenciais e entrega do voucher: de 22/04 à 02/05,  das 9h às 17h, na recepção da PRAE – Rua Paulo Gama nº 110 – Prédio 12105.

Para mais informações leia a notícia disponível AQUI.

Grupo de Ciclistas da UFRGS

Esse grupo visa promover o uso da bicicleta de forma consciente e segura. Nos encontros são discutidas questões como segurança no trânsito, manutenção de bicicleta, entre outros assuntos.

Podem participar desse grupo as pessoas vinculadas à UFRGS.

Quando?

Todas as terças-feiras, às 17h30min.

Onde?

Saída ao lado da Rádio da UFRGS.

Ação de Extensão – Voleibol

Tem como objetivo principal desenvolver o voleibol no âmbito da UFRGS, promovendo a integração e a socialização da Comunidade Universitária. Podem participar dessa atividade alunos e servidores da UFRGS.

Quando?

INÍCIO DA ATIVIDADE EM 2019/01 COM DATA  A DEFINIR

Onde?

Ginásio do ESEFID.

Atividades
Competitivas

O esporte universitário praticado no Rio Grande do Sul acontece oficialmente a partir da organização de competições anuais entre Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Estado promovidas pela Federação Gaúcha de Esportes Universitários (FUGE).

Neste ano, os Jogos Universitários (JUGS) ocorrerão nos dias 01 e 08 de Junho (na ULBRA) e no dia 15/06, na ESEFID/UFRGS e na SOGIPA. A Universidade estará representada em todas modalidades esportivas disputadas: Basquete, Voleibol, Futebol, Futsal, Handebol, Rugby 7, Xadrez, Atletismo, Judô, Natação, Tênis de mesa, Vôlei de areia e Basquete 3×3. 

Esses certame é classificatório para os Jogos Universitários Brasileiros/JUBS organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) .

Outra Competição Universitária ocorrida no Rio Grande do Sul, geralmente no segundo semestre, é a Copa Unisinos, na instituição de mesmo nome.

Em ambas as competições a UFRGS é representada em todas as modalidades.

Quem pode participar?

A participação nas equipes competitivas prevê exclusivamente a participação de atletas universitários devidamente matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES) (exigências regulamentares da CBDU e da sua filiada FUGE).

Como participar?

A participação nas equipes competitivas ocorre a partir de seletivas realizadas pelos responsáveis técnicos das modalidades ao longo do ano. Para mais informações contate a DIVESP:

E-mail: esportes-prae@ufrgs.br ou 3308-3799.

Títulos

Principais títulos conquistados pelas equipes UFRGS

Trofeu - Campeão

JUGs 2019

PRIMEIRO LUGAR:

Basquete 3×3 Masculino

Vôlei de Areia

Tênis de Mesa

Basquete Masculino

Natação

Rugby Feminino

Medalha

JUGs 2019

SEGUNDO LUGAR

Vôlei Masculino e Feminino

Xadrez

Basquete Feminino

Basquete 3×3 Feminino

Atletismo

Medalha

JUGs 2019

TERCEIRO LUGAR:

Handebol Masculino

Futebol de Campo

Medalha

JUGs 2019

QUARTO LUGAR

Futsal Feminino

Medalha

JUGs 2019

SEXTO LUGAR

Judô

Handebol feminino

Medalha

JUGs 2019

NONO LUGAR:

Futsal Masculino

Agenda de Competições

Em ambas as Competições os calendários são disponibilizados após a efetivação das inscrições das IES envolvidas.

A FUGE propõe a realização dos Jogos Universitários Gaúchos nos dias 01 e 08 de Junho (na ULBRA) e no dia 15/06, na ESEFID/UFRGS e na SOGIPA.

No segundo semestre a Universidade do Vale dos Sinos realiza uma competição universitária internacional: Copa UNISINOS.

Horário de Treinamento das Equipes

ATLETISMO

Feminino

Masculino

Para mais informações sobre os horários, contate a DIVESP.

Treinadora: Aluna Thainá Tisca Vargas

ESEFID

BASQUETE

Feminino

Masculino

Segundas e
Quartas das 20h às 21h30min

Segundas e
quartas das 21h30min às 23h

Treinador: Aluno Paulo Morosino

Ginásio da ESEFID

FUTEBOL

Masculino

Terças e quintas das 11h30min às 13h

Sábados
das 9h às 11h

 Treinador: Professor Alberto Monteiro

Campo de futebol da ESEFID

FUTSAL

Feminino

Masculino

Terças das 19h às 21h, quintas das 17h30min às 19h30min e sábados das 12h às 14h

Terças das 17h30min às 19h30min e quintas das 19h às 21h

Treinador: Professor Rogério Voser

Ginásio da ESEFID

HANDEBOL

Feminino

Masculino

Quartas
das 19h às 20h e sextas
das 18h às 20h

Terças e quintas das 21h30min às 23h

Treinador: Aluno Guilherme Caporal

Ginásio da ESEFID

JUDÔ

Feminino

Masculino

Para mais informações sobre os horários, contate a DIVESP.

 Treinador: Aluno Marcelo Micco Bischoff

Ginásio de Lutas da ESEFID

NATAÇÃO

Feminino

Masculino

Para mais informações sobre os horários, contate a DIVESP.

Treinador: Professor Flávio Castro

ESEFID

RÚGBI

Masculino

Terças e quintas das 15h30min às 17h30min

Treinador: Aluno Lucas Moreno

Campo da ESEFID

TÊNIS DE MESA

Feminino

Masculino

Para mais informações sobre os horários, contate a DIVESP.

Treinador: Aluno Gustavo Henrique R. da Silva

Sala x – Casa do Estudante da UFRGS

VOLEIBOL

Feminino

Masculino

Terças e quintas
das 19h30min às 20h30min

Terças e quintas
das 20h30min às 21h30min

Treinador: Professor Leonardo Tartaruga

Ginásio da ESEFID

Galeria de Fotos

©2018 PRAE-UFRGS | Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul