>

Casa do Estudante

CASA DO ESTUDANTE

O que é

A UFRGS possui quatro Casas do Estudante, localizadas em três campi distintos, totalizando mais de 550 vagas. Cada Casa possui processo seletivo independente, que são realizados semestralmente, cujo período de inscrição se inicia, geralmente, após o período de matrícula, já que a seleção é aberta somente aos estudantes matriculados na Universidade.

Para concorrer a uma vaga, o estudante da UFRGS deve atender aos critérios determinados pelos respectivos editais de seleção

Para mais informações a respeito da regulamentação do Benefício da Moradia Estudantil, modalidade vaga física na CEU – Campus Centro, consulte a Portaria Normativa.

AS CASAS

CEU - Casa do Estudante - Campus Central

CEU - CAMPUS CENTRAL

Av. João Pessoa, 41 – Centro
Telefone: 3308 – 3386

396 vagas

CEUFRGS -Casa do Estudante - Campus Saúde

CEUFRGS - CAMPUS SAÚDE

Rua São Manoel, 573 – Santa Cecília
Telefone: 3335 – 2144

42 vagas

CEFAV - Casa do Estudante - Campus Agronomia

CEFAV - CAMPUS DO VALE

Av. Bento Gonçalves, 7712 – Agronomia
Telefone: 3308 – 6250

104 vagas

CEI - CAMPUS SAÚDE

Rua São Manoel, s/n – Santa Cecília

Quem pode participar?

CEU – CAMPUS CENTRAL


 

Quem pode participar do processo seletivo da CEU (Campus Central), estudantes de graduação presencial da UFRGS, com perfil socioeconômico condizente com o Art.5º do Decreto nº 7234/2010 – Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e que contemplem os seguintes requisitos: 

  1. Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFRGS;
  2. Não ser portador de diploma de graduação;
  3. Estar em dia com a prestação de contas sobre recursos recebidos em qualquer edital da PRAE;
  4. Ter os dados atualizados no Portal do Aluno: endereço, e-mail, dados bancários e CPF;
  5. Não receber auxílio de outras fontes com a finalidade de custear moradia ou hospedagem; estudante PEC-G usuário de bolsa Mérito ou Promisaes não pode receber o Auxílio Moradia Temporário enquanto espera vaga;
  6. Não ter familiares ou rede familiar ampliada de suporte residindo em Porto Alegre e/ou Região Metropolitana, a menos que o acesso da residência às aulas seja inviável.
Nº Cartão UFRGS Data
Não há alunos em fila de espera ——

CEI – CAMPUS SAÚDE


A Casa de Estudantes Indígenas (CEI), é destinada à moradia de estudantes indígenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CEUFRGS – CAMPUS SAÚDE


 

A seleção de novos moradores é feita por uma Comissão de Seleção eleita em Assembleia Geral da CEUFRGS.

CEFAV – CAMPUS DO VALE


 

A seleção de novos moradores é feita por uma Comissão de Seleção eleita em Assembleia Geral da CEFAV.

Programe-se!

Considerando a prática das últimas seleções, é possível afirmar que a média de tempo para o resultado definitivo é de, aproximadamente, dois meses após o início das aulas. Assim, é importante que o estudante-candidato tenha outras alternativas de moradia para esses dois meses, bem como para o caso de não ser selecionado para o benefício da moradia.

Espaço dos moradores

SECRETARIA


 

A Secretaria está localizada no segundo andar da CEU, na sala 10, e atende aos moradores de todas as moradias estudantis da UFRGS.

Podem ser realizados os agendamentos de espaços físicos de uso comum da CEU, como a Sala X e a Sala de Reunião (antiga Sala de TV). Os agendamentos podem ser feitos pelo formulário eletrônico, por e-mail, por telefone ou presencialmente na Secretaria. Antes de solicitar o agendamento, consulte os horários vagos AQUI.

Os espaços físicos de uso comum da CEU são destinados à utilização pelos moradores, tanto da CEU, quanto da CEFAV, CEUFRGS e da CEI. É possível reservar cada espaço físico por um período de 2 horas, passível de renovação automática, caso não seja efetivado nenhum agendamento prévio.

Além disso, a Secretaria é responsável pela correspondência dos moradores da CEU.


Contato

Telefone: (51) 3308-3386 

XEROX


 

O Xerox está localizado no segundo andar da CEU e atende os moradores de todas as moradias estudantis da UFRGS.”

Atualmente, é disponibilizada uma cota semestral de 700 cópias, de caráter pessoal e intransferível, para cada estudante. A cota é destinada para reprodução exclusiva de materiais didático-acadêmicos de uso nas disciplinas do curso.

Durante o período letivo, o Xerox funciona das 8 horas às 18 horas, de segunda à sexta. O atendimento presencial é prioritário, no entanto, é possível encaminhar a solicitação de impressão para o e-mail: dme-xerox@ufrgs.br, com as seguintes informações:

  • Número do Cartão UFRGS;
  • Casa em que reside;
  • Informar se a impressão é só frente ou frente e verso;
  • Informar qual o horário pretendido para buscar as impressões, lembrando que os arquivos devem ser encaminhados com antecedência de um dia.

MANUTENÇÃO


 

A Manutenção está localizada no segundo andar da CEU, na sala 5, e atende aos moradores de todas as moradias estudantis da UFRGS. Junto à manutenção, podem ser solicitados serviços de reparos e manutenção em geral, relacionados às moradias estudantis, como por exemplo: troca de lâmpadas, conserto de tomadas e chuveiros, conserto de vazamentos de pias, lavatórios, sanitários e canos em geral, dentre outros.

Contato

E-mail: manutencao-casas@ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-3770

Núcleo de Acompanhamento e Acolhimento da Moradia Estudantil


O Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento está localizado no segundo andar da CEU, na sala 3. O Núcleo oferta acolhimento e acompanhamento psicossocial aos estudantes moradores de todas as moradias estudantis da UFRGS e aos usuários do Auxílio Moradia.

Email: acompanhamentomoradia@ufrgs.br

Telefone: (51) 3308 3544


  • Reserva de espaços da CEU

SALA X


Para o agendamento da Sala X confira os horários disponíveis abaixo.

Para realizar o agendamento, você pode preencher o formulário que se encontra no link a seguir.

SALA DE REUNIÃO


Para o agendamento da sala de reuniões, confira os horários disponíveis abaixo.

Para realizar o agendamento, você pode preencher o formulário que se encontra no link a seguir.

©2018 PRAE-UFRGS | Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul