>

>

Estudante Quilombola

Estudante Quilombola

Estudantes que se autodeclarem quilombola e que apresentem:

  • Declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 03 (três) lideranças reconhecidas;
  • Declaração da Fundação Cultural Palmares de que residem em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

Confira abaixo as informações mais detalhada sobre cada serviço e benefícios aos quais você tem direito.

Para saber como solicitar os benefícios confira as regras dos editais, disponíveis AQUI.

Restaurante Universitário

Alunos beneficiários PRAE têm direito à isenção do pagamento das refeições nos Restaurantes Universitários. Todos os beneficiários têm direito ao almoço e à janta de segunda-feira à sexta-feira, e os moradores das Casas dos Estudante têm direito ao café da manhã.

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Restaurante Universitário
Auxílio Transporte

Auxílio-Transporte

Alunos beneficiários PRAE têm direito ao auxílio-financeiro mensal para custear parte das despesas do estudante com deslocamento para atividades acadêmicas regulares durante o período letivo. 

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Auxílio-Material de Ensino

O Programa de Benefícios PRAE fornece auxílio-financeiro semestral para custear parte das despesas do estudante com material de consumo para as atividades de ensino.

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Auxílio Material de Ensino
Programa Saúde / Auxílio-Emergencial

Programa Saúde

O serviço de psicologia disponibiliza aos estudantes vinculados ao programa de benefícios da assistência estudantil um trabalho de acolhimento e orientação individual em saúde mental. Tem-se por objetivo identificar os fatores que interferem na saúde mental e na vida acadêmica do estudante e promover estratégias de cuidado consigo. Quando identificada a necessidade de tratamento psicológico ou psiquiátrico, são abordadas as possibilidades de acesso aos serviços da rede externa de saúde. Nesse contexto, pode-se dispor do Auxílio Saúde Mental, benefício pecuniário que tem por objetivo custear parte dos gastos em tratamento de saúde mental.

Para estudantes vinculados ao programa de benefícios da PRAE e que usufruem da moradia estudantil (auxílio moradia ou vaga nas casas de estudante): acompanhamentomoradia@ufrgs.br.

Para estudantes vinculados ao programa de benefícios da PRAE e que não usufruem da moradia estudantil: psicologiaprae@prae.ufrgs.br.

Para mais informações consulte a Instrução Normativa e o edital disponível AQUI

Núcleo de Assistência Nutricional (NAN)

O Núcleo de Assistência Nutricional da UFRGS tem como objetivo promover saúde nutricional nos espaços da Universidade. Com o propósito de sedimentar as múltiplas facetas da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e contribuir para a construção do conceito das Universidade Saudáveis no Brasil.

Para mais informações sobre o NAN acesse AQUI

Auxílio Alimentação

Auxílio-Alimentação

Para moradores das Casas dos Estudante e para os beneficiários do Auxílio-Moradia, é oferecido um Auxílio-Alimentação final de semana para custear partes das despesas do estudante com alimentação durante os finais de semana.

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Auxílio-Moradia Estudantil

O benefício de moradia estudantil é concedido em duas modalidades: vaga na Casa do Estudante Universitário ou Auxílio-Moradia temporário, com a finalidade de custear parte das despesas do estudante com moradia durante um ano. 

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Programa Saúde / Auxílio-Emergencial

Auxílio-Extraordinário

A PRAE fornece auxílio-financeiro para alunos com alguma situação de vulnerabilidade extrema, grave ameaça ou risco que esteja interferindo na sua capacidade de participação nas atividades acadêmicas e que não tenha sido atendida pelos demais editais da PRAE em razão de fechamento dos prazos de inscrição.

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Auxílio-Creche

Para os alunos beneficiários que sejam responsáveis legais por criança de até 05 anos, 11 meses e 29 dias de idade, a PRAE fornece auxílio financeiro mensal para custear parte das despesas do estudante com a criança.

Para mais informações consulte o edital disponível AQUI

Auxílio Creche
Auxílio Eventos

Auxílio-Eventos

Os auxílios-financeiros concedidos pela PRAE são destinados a estudantes dos cursos de graduação da UFRGS que necessitam de apoio financeiro para poderem organizar ou participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo ou cultural.

Para critérios de concessão, valores e informações específicas consulte o edital disponível AQUI.

PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL

É concedido exclusivamente aos integrantes do Programa de Benefícios da PRAE com o objetivo de auxiliar no custeio de despesas individuais do solicitante, tais como alimentação, deslocamento, hospedagem, taxa de inscrição, entre outros, quando o estudante desejar participar de evento externo à Universidade. Para solicitação acesse: 

  • Participação Individual (casos regulares): em Portal do Aluno > Assistência Estudantil > Auxílio-Participação em Eventos; 
  • Participação Individual (casos TIM inferior a 50%): formulário.

ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPECÍFICOS

Apoio financeiro concedido a grupos de estudantes de graduação da UFRGS que desejam organizar eventos que promovam a temática da inclusão e da democratização das condições de acesso e permanência no ensino superior de estudantes em situação de vulnerabilidade. 

Os eventos devem estar circunscritos às áreas de Apoio Pedagógico, Cultura ou Esporte e as solicitações devem ser encaminhadas com a mediação dos Diretórios e Centros Acadêmicos regularmente instituídos, ou da Divisão de Esportes da PRAE. Para solicitação acesse o formulário.

Bolsa MEC (Bolsa Permanência)

É um programa de assistência estudantil gerenciado pelo Ministério da Educação e tem como objetivo contribuir, através do pagamento de um valor mensal, para permanência e diplomação de estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica (atualmente atende apenas alunos indígenas e quilombolas). O benefício não exige contrapartida em atividades e pode ser acumulado com outros benefícios e auxílios da assistência estudantil da UFRGS.

Para mais informações consulte a página do MEC – Bolsa Permanência (disponível aqui).

Calendário anual de homologações da Bolsa Permanência 2020 (disponível aqui).

Auxílio Bolsa MEC
Bolsas

Bolsa Aperfeiçoamento Benefício

O aluno beneficiário PRAE pode ter uma experiência profissional, com contrapartida financeira, em nível técnico e administrativo desenvolvida nos setores da Universidade.

Para mais informações consulte a página de Bolsas da PRAE clicando AQUI.

©2018 PRAE-UFRGS | Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul