Ciclo de Cinema-Debates: Você tem fome do quê?

Antecedendo o VI Seminário Universidade e Escolas: o Guia Alimentar e os novos paradigmas de comer e educar, realizou-se, com o apoio do Instituto Alana, o Ciclo de cine-debates: Você Tem Fome de Quê?, no período de 21 a 23 de junho, na Sala Redenção – Cinema Universitário, no Campus Central da UFRGS.

Esta atividade foi idealizada e coordenada pela Professora Noemia Perli Goldraich, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas  na Infância (NUPREDOCI) e teve o apoio do Instituto Alana para sua realização.

Foram exibidos três filmes em cinco sessões. Todos os três filmes eram documentários e estavam relacionados a estilo de vida, alimentação saudável e efeitos da publicidade sobre as crianças.

Muito Além do Peso, filme dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes, que é um dos ramos do Instituto Alana, é de 2012, mas permanece extremamente atual nas questões que aborda relacionadas a alimentação totalmente inadequada, prevalência de sobrepeso-obesidade em níveis muito altos, já com complicações graves (diabetes e hipertensão arterial em crianças muito jovens.

Criança, a Alma do Negócio, também dirigido por Estela Renner e produzido pela Maria Farinha Filmes aborda a questão da publicidade dirigida às crianças e do consumo excessivo e suas consequências. É um filme de 2008 e em função disso, algumas coisas ficaram datadas (por exemplo, os modelos de celulares e de brinquedos disponíveis na época, as roupas, os artistas citados, mas as questões abordadas permanecem.

Estes dois filmes estão disponíveis em partes no YouTube e na íntegra no YouTube e também no VideoCamp uma plataforma, formada pela Instituto Alana e Maria Farinha Filmes, online, gratuita, que existe para conectar filmes transformadores a espectadores que podem fazer alguma coisa para mudar o mundo. Essa plataforma cadastra educadores e outras pessoas engajadas.  Disponibiliza filmes para serem utilizados em sala de aula, para sessões de debates, etc. Vale a pena conhecê-la. A seleção de filmes é altamente qualificada.

ApartHorta, filme dirigido por Cecília Engels e produzido por Plano Astral Filmes. A Cecília escreveu o roteiro em 2014 para o concurso Filma Brasil, um concurso online com a temática da alimentação e energia. Acabou ganhando o concurso e o dinheiro para produzir o filme, que ficou pronto em 2015. O filme é formado por vários mini-documentários. Foi a estreia do filme no Rio Grande do Sul. Esse filme já ganhou vários prêmios nacionais e internacionais.

Nas cinco sessões tivemos debatedoras muito diferenciadas e um debate muito interessante com a participação da plateia.

 

Começamos com a Isabella Henriques, advogada, diretora de Advocacy do Instituto Alana de São Paulo e sem dúvida alguma, uma das maiores autoridades no país, com reconhecimento internacional em publicidade dirigida à criança. Ela iniciou e foi até o final do ano passado a coordenadora do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana, que completou 10 anos de intensas atividades e por isso, foi homenageado no VI Seminário Universidade e Escolas desse ano.

Nas duas sessões em que tivemos o privilégio de ter a Isabella como debatedora, ela foi acompanhada, no dia 21, pela nutricionista e mestre em Pediatria pela UFRGS Mariana Dihl Schiffner e no dia 22, pela nutricionista e mestre em Epidemiologia pela UFRGS, Annelise Barreto Krause. Elas comentaram os dois filmes os dois filmes produzidos pelo Instituto Alana.

Cecilia Engels, diretora do filme e a Profª Ingrid de Barros, da Faculdade de Agronomia da UFRGS, que estuda hortas em pequenos espaços, hortas urbanas debateram, nas duas sessões em que foi apresentado o filme ApartHorta. Na última apresentação do filme A Criança, a Alma do Negócio, a dupla de debatedoras mudou: tivemos então, a advogada

Ekaterine Karageorgiadis, atual coordenadora do Programa Criança e Consumo do Instituto Alana e a Profa Tania Ramos Fortuna, da Faculdade de Educação da UFRGS e coordenadora-geral do Programa de Extensão Quem quer brincar.

Ao final de cada sessão, foi sorteado um exemplar do livro Criança e Consumo, 10 anos de transformação, editado pelo Instituto Alana, para comemorar os 10 anos de atividade do programa Criança e Consumo, gentilmente oferecidos pelo Instituto Alana.

 

Um agradecimento especial ao sr. Edgar, administrador da Sala de Cinema, que foi fundamental parta o sucesso do Ciclo de Debates, tanto se responsabilizando pela projeção dos filmes, como participando ativamente dos debates.

            As fotos são do acadêmico Elias Santos, da FABICO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *