Atividade informa sobre a alimentação saudável

foto: Rochele Zandavalli/ UFRGS- Arquivo
O Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância (NIPDCI/UFRGS) promove nesta quinta-feira, dia 9, a atividade “Você tem o Direito de Saber”. A ação prevê a divulgação de informações e a distribuição de folhetos a respeito da nova rotulagem frontal de advertência para os alimentos ultraprocessados, que está sendo proposta à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Haverá também a coleta de assinaturas de pessoas favoráveis a esta nova forma de rotulagem, a qual tem o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e já está em uso no Chile e Uruguai, além em fase de implantação no Peru, no Equador e na Colômbia. O encontro vai das 9h às 17h30 e ocorrem em frente ao terminal de ônibus da Praça Parobé, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O evento desta quinta-feira reunirá, além do NIPDCI, nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde e de outros setores da UFRGS, parceiros do Núcleo. Serão dadas informações a respeito de alimentação adequada e saudável e conceitos sobre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde. A nova forma de rotular alimentos permite uma identificação clara do conteúdo excessivo, quando for o caso, de açúcar, sal, gorduras totais, trans e saturadas e adoçantes – elementos que, quando presentes em excesso, são prejudiciais à saúde.
“Você tem o Direito de Saber” comemora o primeiro ano de atividades da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, formada por organizações da sociedade civil de interesse público, profissionais, associações e movimentos sociais, com o objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do direito humano à alimentação adequada por meio do avanço em políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar no Brasil.
Leia a matéria no site.

2 thoughts on “Atividade informa sobre a alimentação saudável”

    1. Obrigada Fátima.
      Eu também gosto muito deste vídeo, porque ele abrange todas as épocas e todas as etapas que levam a um alimento saudável nos dias de hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *