Indústria de alimentos e bebidas debate rotulagem nutricional na Anvisa

fonte: abir.org
fonte: abir.org
Nesta quinta-feira, 9/11, as indústrias de alimentos e bebidas participaram de um encontro técnico promovido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em Brasília, para debater sobre rotulagem nutricional. O evento faz parte do processo estabelecido pela agência reguladora para aprofundar os debates sobre o tema e tem como objetivo reunir e discutir subsídios técnicos e científicos sobre as propostas apresentadas.
O setor(da indústria e bebidas) entregou à Anvisa uma proposta de rotulagem nutricional que traz para a parte da frente da embalagem informações sobre a quantidade de sódio, açúcares totais e gordura saturada classificadas com o uso das cores (verde, amarelo e vermelho). O objetivo principal é facilitar o entendimento dos consumidores sobre o conteúdo de cada um desses nutrientes nos alimentos, para que eles possam fazer suas escolhas dentro do contexto de uma dieta equilibrada.
OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), Caisan (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar, FUNED (Fundação Ezequiel Dias) e IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) defenderam modelos baseados em símbolos de advertência, inspirados na experiência chilena. As indústrias de alimentos apresentaram seu modelo de informação baseado nas cores.
Informação e empoderamento do consumidor é a forma mais eficiente e sustentável de promover estilos de vida mais saudáveis. O rótulo, na medida em que fornece a melhor informação para o  consumidor, inicia um processo de educação nutricional e pode fazer parte de uma política mais ampla e articulada de promoção à saúde”, afirmou Daniella Cunha, Diretora de Relações Institucionais da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação)em sua apresentação do modelo nesta.
De uma maneira geral, essa experiência demonstrou que os consumidores buscam equilíbrio em suas dietas e que entendem e preferem um modelo de informação nutricional com cores, considerando o modelo de fácil entendimento e até mesmo como uma maneira lúdica de ensinar os filhos a fazer escolhas.
O trabalho do IBOPE contou também com uma fase qualitativa, de pesquisa de opinião realizada com 2 mil pessoas, de abrangência nacional. Os resultados serão apresentados no fim de novembro.
Acesse a notícia na íntegra no site.

 

Fonte: ABIA.

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