CAPACITAÇÃO DE BOLSISTAS: QUESTIONÁRIOS (2014)

Objetivo Geral: Capacitar bolsistas do Programa na aplicação dos questionários. Avaliacao da sistematica para aplicacao dos questionários.

Objetivos Específicos:

  • 1. Capacitar os bolsistas do Programa na aplicação dos questionários aos pais/responsáveis das crianças matriculadas em escolas de educação infantil incluídas no estudo.
  • 2. Unificar a interpretação das respostas de acordo com dicionário estabelecido.
  • 3. Parte prática: apresentação do Programa para uma turma de escola de educação infantil com aplicação, avaliacao da percentagem e tempo necessario para retorno dos questionarios e proporcao de questoes nao respondidas ou respondidas equivocadamente. Interpretação dos questionários conforme dicionario pre-estabelecido.

O Programa de prevenção de doenças crônicas não comunicáveis (DCNC), que se realizará em convênio da UFRGS e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre visa contribuir, através do conhecimento do perfil epidemiológico de risco para DCNC de crianças de 0 a 5 anos para o estabelecimento de políticas públicas para sua prevenção. O Programa desenvolve-se em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão da UFCSPA, através do Departamento de Enfermagem da UFCSPA, que é membro externo do Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas na Infância. Nesta fase, será feita a capacitação dos bolsistas voluntários na aplicação do conjunto de questionários, a serem usados no Programa: fatores de risco para DCNC, atividade física, perfil socioeconômico e grau de instrução dos pais. Esta capacitação é necessária para que os bolsistas se apropriem dos questionários, habilitando-os a esclarecer dúvidas dos pais/profissionais das escolas e uniformizar a interpretação das respostas.

Comentários: Depois de analisados os dados dos questionários foram elaborados boletins, confeccionados na Gráfica e anexados ao presente processo, que foram entregues, em reunião em cada escola, aos pais das crianças que responderam os questionários e também aos que não haviam entregado os questionários. Nesse caso, foram incluídos somente os dados da avaliação antropométrica e da pressão arterial. Também estão anexados ao processo, o questionário e o dicionário.