CAPACITAÇÃO EM MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS , DA PRESSÃO ARTERIAL, BIOÉTICA E PILOTO EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (2013)

Objetivo Geral: Capacitar bolsistas nas medidas antropométricas que serão realizadas nas escolas e da pressão arterial, testar a reprodutibilidade intra e interobservador. Apresentar/discutir aspectos de bioética envolvidos com a ação.

Objetivos Específicos: Capacitar os bolsistas em :

  • medidas antropométricas: peso, altura, cintura abdominal.
  • medida da pressão arterial – Testar a reprodutibilidade intra e interobservador destas medidas – Apresentar e discutir aspectos de bioética relacionados às ações nas escolas – Piloto em uma escola de educação infantil

Para participar do Programa de Prevenção de Doenças Crônicas, que realizará estas medidas antropométricas e da pressão arterial nas escolas públicas de educação infantil da rede municipal de ensino de Porto Alegre, os bolsistas precisam ser capacitados e avaliados quanto a sua habilidade em executar estas técnicas. É importante também que se apropriem de conceitos de Bioética ao iniciarem uma atividade de extensão com contato com crianças em escolas.

Este curso foi realizado para capacitar os bolsistas que participarão do Programa de extensão Prevenção de Doenças Crônicas nao Comunicáveis em Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Porto Alegre. É fundamental para a confiabilidade dos resultados e também para a postura dos bolsistas nas escolas e na atuação com crianças, profissionais das escolas, pais e sigilo das informações.

Comentários: Foi muito importante capacitar os bolsistas para os procedimentos que serão realizados nas escolas durante o programa de extensão. Estes procedimentos não fazem parte da formação dos bolsistas, especialmente em crianças da faixa etária do programa (0-5 anos). A apropriação destas técnicas é fundamental para a fidelidade dos dados que serão obtidos e para a atuação profissional destes bolsistas, porque está diretamente relacionada à sua área. O piloto permitiu planejar melhor a ação de extensão, adequando à realidade das escolas. A discussão dos conceitos de bioética também foi muito oportuna para a formação dos bolsistas e deverá ser repetida nas próximas atividades do grupo. O Fomento inclui a impressão do Termo de Dissentimento para todas as crianças do Programa a que esta ação está vinculada por facilidades administrativas.