Em 2016, o PROESP-Br participa de um projeto da ESEFID/UFRGS em parceria com a Câmara de Saúde do CREF2/RS em escola de Porto Alegre, veja mais, clique aqui.

eBooks

Educação Física: Ordem, Caos e Utopia. (Download)

por Adroaldo Gaya e colaboradores

Este é uma obra rica e estimulante na medida em que Adroaldo Gaya dá uma importante contribuição, agregando suas reflexões ao universo de outras já formuladas, envolvendo questões epistemológicas que buscam clarificar e exprimir a verdadeira identidade da Educação Física. O seu posicionamento, estruturado na conjunção das vivencias acadêmica e de intervenção profissional, ambas longas e produtivas, enfrenta e procura esclarecer problemas fundamentais do pensamento contemporâneo desta área do conhecimento e que pela complexidade envolvente, deverá gerar olhares diferenciados e polêmicos, nem por isto excludentes, enriquecedores de novas interrogações.

Cláudio Augusto Boschi

Presidente do Instituto Casa da Educação Física

 

 

Projetos de Pesquisa Científica e Pedagógica: O Desafio da Iniciação Científica. (Download)

por Adroaldo Gaya e colaboradores

Este livro, de certa forma, é um relato de experiências. Experiências de mais de vinte anos lecionando epistemologia e metodologia da pesquisa em cursos de graduação e pós-graduação, principalmente na área da educação física e ciências do esporte. São os textos que compartilho com meus alunos. Fazem muitos anos e, portanto, repetidamente reescrito. À cada crítica, à cada erro descoberto, nas mudanças de ponto de vista. Semestre a semestre. Um livro incompleto por natureza. Como tal, publicá-lo absolutamente não significa que está finalizado. Significa que está vindo à público para enfrentar novos desafios, novas críticas para ser reescrito e renovado. Tem a forma de um manual introdutório para a elaboração de projetos de pesquisas científica e pedagógica. Discorre sobre as fases de um projeto de pesquisa, porém sem deter-se em regras burocráticas do tipo normas da ABNT. Escrito em linguagem coloquial em parágrafos numerados com o intuito de reduzir a velocidade da leitura e estimular a reflexão. Pretende que os leitores, a partir da escolha pessoal de uma tema de pesquisa, possam progressivamente preparar formalmente seu projeto. Todavia, ao rever os documentos para compor esta publicação houve a necessidade de incluir alguns temas relevantes que eu não havia incluído em meu plano de curso. Ciente das minhas limitações e pelo reconhecimento da competência de alguns de meus amigos e colegas próximos convidei: Graciele Sbruzzi para escrever sobre pesquisa de revisão sistemática e metanálise; Marcelo Silva para apresentar um breve manual de utilização do END NOTE; Alberto Reppold Filho sobre a Ética em Pesquisa; Anelise Gaya para escrevermos sobre a escolha do método estatístico e Arlete Brasiliense sobre pesquisa avaliativa.

Agradeço com muito afeto meu amigo Cláudio Boschi presidente da Fundação Casa da Educação Física de Minas Gerais que se prontificou a editar a obra impressa. Este livro não tem valor comercial, é para ser compartilhado. Pode ser reproduzido total ou parcialmente, desde de que citado adequadamente sua fonte.

 

Prof. Adroaldo Cezar Araujo Gaya

UFRGS e CNPQ

 

PNAD 2015 - Práticas de Esporte e Atividade Física. (Download)

por Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE apresenta, nesta publicação, comentários analíticos sobre os principais indicadores referentes às praticas de esporte e atividade física, obtidos a partir de investigação suplementar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD 2015, realizada em parceria com o Ministério do Esporte.

 

 

 

 

 

 

 

 

Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros: Esporte 2016. (Download)

por Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

O volume ora apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, em parceria com o Ministério do Esporte, vem tornar públicos os resultados da primeira edição do Suplemento de Esporte da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - Estadic 2016 e os mais recentes resultados do Suplemento de Esporte da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Munic 2016, cuja primeira edição contemplou dados de 2003.

 

 

 

 

 

 

 

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. (Download)

por Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Esta publicação apresenta comentários analíticos sobre os resultados da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE, realizada, em 2015, a partir de convênio celebrado entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE fornece informações para o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis, do Ministério da Saúde, com dados atualizados sobre a distribuição desses fatores no público-alvo.

 

 

 

 

 

 


Projeto Esporte Brasil

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS
Rua Felizardo nº 750 - sala 205 do LAPEX
Bairro Jardim Botânico - Porto Alegre / RS
Fone: +55 (51) 3308.5883
Fax: +55 (51) 3308.5842
PROESP no Facebook
E-mail: proesp@ufrgs.br