Em 2016, o PROESP-Br participa de um projeto da ESEFID/UFRGS em parceria com a Câmara de Saúde do CREF2/RS em escola de Porto Alegre, veja mais, clique aqui.

Histórico

As investigações do Grupo PROESP-BR configuram-se em delinear o perfil de crianças e jovens brasileiros no que se refere ao crescimento e desenvolvimento somatomotor e aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo. Diante da necessidade de dados empíricos sobre o crescimento somático e das aptidões físicas relacionadas à saúde e ao desempenho motor de crianças e jovens brasileiros, o Projeto Esporte Brasil (PROESP) propôs, em 1994, uma bateria de medidas e testes para avaliação de escolares entre 6 e 17 anos.

Através de estudos, foram selecionados os testes e as medidas, adequados à realidade da cultura corporal do Brasil. Nosso pressuposto foi o de constituir uma bateria de medidas e testes válida, fidedigna, objetiva, de baixo custo e fácil aplicação. Acessível aos professores de educação física de todas as escolas e instituições do nosso Brasil. Foi criado um banco de dados que orienta os estudos no sentido de sugerirem diagnósticos e propor normas e critérios de avaliação da população escolar brasileira, atualmente com mais de 100 mil escolares avaliados.

Em 2003, acrescentou-se ao PROESP-BR a linha de pesquisa Exercício Físico para Grupos Especiais, primeiramente com a investigação em crianças com Síndrome de Down e Deficiência Mental e jovens HIV+/AIDS. Em 2004 o projeto recebeu apoio da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul possibilitando o mapeamento de escolares nas regiões do estado.

Em 2004 e 2005 o projeto recebeu apoio da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Em 2008 o PROESP-BR foi incorporado ao Programa Segundo Tempo (PST), desenvolvido pela Secretaria Educacional do Ministério do Esporte, como parte dos processos de avaliação das crianças. Em janeiro de 2009 foi criada a Equipe PROESP-BR/PST, para atender à demanda do PST no sentido de adequação dos materiais e atendimento aos seus colaboradores.

Para ler o pojeto PROESP na íntegra clique aqui.


Projeto Esporte Brasil

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS
Rua Felizardo nº 750 - sala 205 do LAPEX
Bairro Jardim Botânico - Porto Alegre / RS
Fone: +55 (51) 3308.5883
Fax: +55 (51) 3308.5842
PROESP no Facebook
E-mail: proesp@ufrgs.br