Em 2016, o PROESP-Br participa de um projeto da ESEFID/UFRGS em parceria com a Câmara de Saúde do CREF2/RS em escola de Porto Alegre, veja mais, clique aqui.

Teses e Dissertações

ALMEIDA, Bruna Góis Soares de. Efeito de um programa de intervenção em educação física escolar na aptidão física relacionada à saúde. 123 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

BRAGA, Fernando Cesar Camargo. Avaliação de um programa de educação física escolar sobre os hábitos de vida/alimentar e aptidão física relacionada à saúde. 106 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CARDOSO, Vinícius Denardin. O desenvolvimento da carreira esportiva de atletas paraolímpicos no Brasil. 218 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

MELLO, Julio Brugnara. Aptidão cardiorrepiratória e atividade física de adolescentes: associação com o ambiente escolar, estrutura pedagógica da educação física e o ambiente urbano. 113 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

DIAS, Arieli Fernandes. O ambiente escolar e o ambiente urbano como fatores intervenientes nas atividades físicas de adolescentes. 127 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MOREIRA, Rodrigo Baptista. Níveis de atividade física nas aulas de Educação Física. 101 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. 

OLIVEIRA, Luciane Canto Vargas de. Análise dos efeitos de um programa de educação física relacionado à promoção da saúde sobre a aptidão física de escolares. 79 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.  

DIEHL, Rosilene Moraes. Qualificação científica da bateria de aptidão física para crianças e jovens com deficiência visual (BAF‐DV). 161 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SANTOS, Fábio Rosa dos. Talento Motor: estudo dos indicadores somatomotores na seleção de escolares para o futebol. 59 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

LEMOS, Adriana Torres de. Dor lombar e alteração do equilíbrio sagital pélvico em escolares: ocorrências e fatores associados. 83 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MACHADO, Débora Teixeira. Perfil da aptidão física relacionada à saúde de escolares brasileiros avaliados pelo projeto Esporte Brasil: um estudo de tendência de 2003 a 2011. 100 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

GENEROSI, Rafael AbecheEfeitos de um programa de treinamento físico em componentes da aptidão física relacionada à saúde de escolares. 101 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BERGMANN, Gabriel Gustavo. Aptidão Física relacionada à saúde cardiovascular: proposição de pontos de corte para escolares brasileiros. 142 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

GAYA, Anelise Reis. Atividade física e fatores de risco das doenças cardiovasculares. Um estudo com ênfase nos níveis de tensão arterial infanto-juvenil. 127 f. Tese (Doutorado). Faculdade de Desporto, Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer, Universidade do Porto, Portugal, 2009.

MOREIRA, Rodrigo Baptista. Composição Corporal de escolares de 10 a 15 anos: um estudo longitudinal. 84 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

PINHEIRO, Eraldo dos Santos. Mapas e cenários do crescimento, da aptidão física e dos indicadores sociais georreferenciados de crianças e jovens brasileiros: atlas do Projeto Esporte Brasil. 94 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SILVA, Marcelo Faria. Promoção da Saúde: A relação entre aptidão física e fatores de risco biológico das doenças cardiovasculares em escolares. 99 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

MARQUES, Alexandre Carriconde. O perfil do estilo de vida de pessoas com síndrome de Down e normas para avaliação da aptidão física. 162 f. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

BRAGA, Fernando Cesar Camargo. Desenvolvimento de força em crianças e jovens nas aulas de Educação Física. 131 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

LEMOS, Adriana Torres de. Associação entre a ocorrência de dor e de alteração postural da coluna lombar e os níveis de aptidão física relacionada à saúde em adolescentes de 10 a 16 anos de idade. 91 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BERGMANN, Gabriel Gustavo. Crescimento somático, aptidão física relacionada à saúde e estilo de vida em escolares de 10 a 14 anos: um estudo longitudinal. 175 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

GARLIPP, Daniel Carlos. Dimorfismo sexual e estabilidade no crescimento somático e em componentes da aptidão física. Análise longitudinal em crianças e adolescentes. 152 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

LORENZI, Thiago Del Corona. Testes de Corrida/Caminhada de 6 e 9 minutos: Validação e Determinantes Metabólicos em Adolescentes. 105 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

GONÇALVES DA SILVA, Gustavo Marçal. Talento Esportivo: um estudo dos indicadores somatomotores para a seleção de jovens escolares. 109 f. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.


Projeto Esporte Brasil

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS
Rua Felizardo nº 750 - sala 205 do LAPEX
Bairro Jardim Botânico - Porto Alegre / RS
Fone: +55 (51) 3308.5883
Fax: +55 (51) 3308.5842
PROESP no Facebook
E-mail: proesp@ufrgs.br