Informações sobre o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Informações sobre o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

O Campus Litoral Norte da UFRGS, através da oferta de um Curso de  Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), avança em uma nova estrutura de graduação e oferece formação superior caracterizada pela flexibilidade da organização curricular com o objetivo de auxiliar os estudantes a amadurecerem suas escolhas profissionais e garantir uma formação mais ampla e articulada que considere as habilidades profissionais que queiram adquirir.

Essa modalidade de curso, além de promover uma formação interdisciplinar, tem como princípio norteador a ênfase na aplicação prática dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, combinando a contextualização do conhecimento, objeto da aprendizagem, com o desenvolvimento de habilidades e atitudes que complementam o caráter formativo do Curso.

No BICT, apesar de o currículo se desdobrar em Atividades de Ensino/Disciplinas, subjaze a ideia de um currículo em ação fortemente interdisciplinar, isto é, com Atividades de Ensino que atuam de forma articulada e integrada. Essas atividades de ensino serão complementadas por ações ligadas à extensão universitária, à iniciação à pesquisa e ao ensino, na forma de monitorias acadêmicas e programas de mobilidade estudantil.

O  BICT promove umaformação generalista, com duração de três anos (6 semestres), e leva o estudante ao diploma de curso superior em nível de graduação plena. Esse diploma não tem caráter profissional específico, porém os egressos dessa categoria de curso desenvolvem competências, habilidades e conhecimentos gerais necessários aos postos de trabalho que requerem educação superior na grande área do conhecimento de ciência e tecnologia.

O estudante egresso do BICT estará apto a assumir postos de trabalho que requeiram uma formação superior sem exigência de uma formação profissional específica, como aqueles oferecidos através de concursos públicos municipais, estaduais ou federais. Também poderá atuar na iniciativa privada, em postos que exigem qualificação pessoal, visão econômica de desenvolvimento regional, espírito empreendedor e trabalho de equipe no ambiente profissional.

Adicionalmente, após a conclusão do BICT, o estudante ainda poderá progredir, de acordo com seu interesse, para qualquer um dos demais cursos oferecidos no âmbito do Câmpus Litoral Norte, de caráter profissionalizante. As condições de progressão são: (a) diplomar-se no Bacharelado Interdisciplinar, cuja condição necessária é concluir 2400h em atividades de ensino; (b) cumprir todas as disciplinas ofertadas no BI  que constam no currículo do curso de interesse; (c) ter o desempenho global suficiente para conseguir a vaga no próximo curso pretendido.

Ainda em fase de finalização, prevê-se para os próximos anos a oferta dos cursos profissionalizantes, terminalidades para as quais o BICT constituirá o primeiro ciclo de formação, nas áreas de Engenharia e Geografia.

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com início das aulas previsto para o segundo semestre de 2014, oferecerá, inicialmente, 90 vagas semestralmente e funcionará no Campus Litoral Norte da UFRGS, localizado na RS 030, n° 11.700, Km 92, município de Tramandaí – RS.

 

VOLTAR