Matrícula de calouros 2021/1 dos concursos Vestibular, SISU, processo Seletivo 2021, Biologia Marinha e PSE Indígena

Matrícula de calouros 2021/1 dos concursos Vestibular, SISU, processo Seletivo 2021, Biologia Marinha e PSE Indígena

 

Atenção Calouro(a)!

Leia atentamente todas as informações disponíveis nesta página.

A matrícula de calouros de 2021/1 será realizada pelo candidato exclusivamente através do Portal do Candidato (https://www1.ufrgs.br/PortalExterno/site/login/candidato), das 9h do dia 26/07/2021 às 23h59min do dia 28/07/2021, de acordo com a faixa-horária indicada para cada candidato.

É de inteira responsabilidade do candidato a realização da matrícula no período destinado à matrícula de calouros, de acordo com o dia e horário indicado na faixa-horária.

Consulte aqui a faixa-horária e a relação de candidatos aptos à matrícula em 2021/1

Somente candidatos que constam na faixa-horária estarão aptos a solicitar a matrícula no Portal do Candidato.

Seu nome não consta na faixa-horária? Envie e-mail para decordi@decordi.ufrgs.br, informando nome completo, curso, concurso e ano de realização do concurso para que seja verificado.

Antes de enviar o e-mail, verifique se seu curso prevê ingresso de calouros no primeiro semestre, pois o período de 26/07 a 28/07/2021 é destinado exclusivamente para matrícula de cursos que possuem ingresso de calouros no primeiro semestre de 2021 (2021/1).

Consulte aqui a relação de cursos com ingresso no primeiro semestre

Caso seu curso só possua ingresso de calouros no segundo semestre, sua matrícula será realizada posteriormente, no período indicado no Calendário Escolar para matrícula de 2021/2.

Consulte o Calendário em https://www.ufrgs.br/prograd/prograd/calendario-escolar/.

Antes de iniciar o procedimento de matrícula pelo Portal do Candidato, leia o Tutorial de Matrícula e assista o vídeo com as instruções.

Tutorial de Matrícula para leitura

Tutorial de Matrícula – Video

 

Para solicitar a matrícula através do Portal do Candidato, o candidato deverá anexar na forma de arquivos digitais de boa qualidade e com todas as informações legíveis, no formato PDF, PNG ou JPG, com no máximo 5Mb cada, todos os documentos abaixo relacionados, de acordo com o tipo de sua matrícula (definitiva ou provisória) e curso:

  • Formulário de Matrícula do curso devidamente preenchido (obrigatório para todos candidatos);
  • Declaração de Matrícula Provisória assinada eletronicamente (obrigatório para todos candidatos de Matrícula Provisória)
  • Atestado de Capacidade Física com data, assinatura e carimbo do médico responsável pela emissão do atestado (obrigatório exclusivamente para os candidatos do curso de Educação Física – Licenciatura e Educação Física – Bacharelado, independentemente de ser Matrícula Definitiva ou Matrícula Provisória).

ATENÇÃO! O Formulário de Matrícula deve ser acessado previamente, preenchido pelo candidato e salvo no formato PDF, PNG ou JPG. O formulário é disponibilizado no formato de PDF editável.

Acesse aqui o formulário de matrícula de seu curso

Em dúvida sobre como preencher o Formulário de Matrícula ou precisa de alguma informação adicional? Entre em contato com a Comissão de Graduação de seu curso, que está preparada para atendê-lo(a) e prestar todas as informações necessárias.

Algumas Comissões de Graduação farão reunião virtual com os calouros. Consulte no link abaixo as informações e se programe para participar!

Consulte aqui o contato da Comissão de Graduação do seu curso e as informações sobre a reunião virtual

Ao acessar o Portal do Candidato para realizar a solicitação de matrícula, leia atentamente todas as orientações de matrícula constantes nesta interface.

A matrícula só é confirmada mediante a emissão do “Comprovante de Solicitação de Matrícula”, que ficará disponível para o candidato no Portal do Candidato. Certifique-se que o comprovante foi gerado, pois esta é a garantia de que sua solicitação de matrícula foi devidamente encaminhada para a Comissão de Graduação do curso.

Após o envio da solicitação de matrícula, a Comissão de Graduação do curso verificará se o candidato enviou a documentação obrigatória de matrícula e, em caso afirmativo, realizará o vínculo do candidato ao curso e matrícula nas atividades de ensino/disciplinas indicadas no Formulário de Matrícula. O registro do vínculo e matrícula será realizado pela Comissão de Graduação até às 23h59min do dia 30/07/2021.

Assim, se você constou na faixa-horária e na relação de candidatos aptos à matrícula, enviou toda a documentação de matrícula através do Portal do Candidato e se certificou que o Comprovante de Solicitação de Matrícula foi gerado, basta aguardar para que o restante do processamento seja realizado pela Comissão de Graduação do curso (que ocorrerá até às 23h59min do dia 30/07/2021).

O candidato poderá consultar seu comprovante de matrícula no Portal do Aluno http://www.ufrgs.br/ufrgs/aluno a partir do dia 02/08/2021.

IMPORTANTE:

Não conseguiu acessar o Portal do Candidato no dia e hora indicados na faixa-horária para fazer a solicitação de matrícula? Não se preocupe, o Portal do Candidato continuará disponível até às 23h59min do dia 28/07/2021 para envio da solicitação de matrícula pelo candidato. Basta acessar o Portal do Candidato e realizar o envio da solicitação de matrícula até este prazo, conforme instruções e tutorial, mas não deixe para última hora e evite transtornos. O não envio da solicitação de matrícula pode implicar em perda de vaga.

A não realização da Matrícula Definitiva no período destinado à matrícula de calouros implicará perda de vaga de forma irretratável.

A realização de Matrícula Provisória é opcional e sua não realização não implica perda de vaga. O candidato poderá optar por aguardar o término da análise de sua documentação de ingresso e realizar a Matrícula Definitiva, em caso de homologação/deferimento em todas as etapas de análise de ingresso, no próximo semestre letivo de ingresso regular de calouros no curso pretendido.

Caso o candidato esteja apto a matrícula no semestre letivo vigente em mais de um concurso (por exemplo, estar apto à matrícula tanto em vaga do Concurso Vestibular quanto do SiSU), deverá enviar apenas uma solicitação de matrícula, referente ao concurso/curso ao qual deseja ser vinculado.

O semestre 2021/1 ocorrerá de 02/08/2021 a 04/12/2021 na modalidade de Ensino Remoto Emergencial.

Bem-vindo(a) à UFRGS e boas aulas!