Quem Somos

Quem Somos

 

A Pró-Reitoria de Graduação, PROGRAD, é a instância da UFRGS responsável por planejar, coordenar e acompanhar todas as atividades de ensino nos cursos de graduação, de forma permanente e articulada  com a  Pró-Reitoria  de  Coordenação Acadêmica, a Câmara de Graduação, as  Unidades  Acadêmicas e as Comissões dos Cursos de Graduação.

O Departamento de Cursos e Políticas da Graduação (DCPGRAD) presta assessoramento aos projetos, à implementação e à atualização de cursos de graduação; realiza o registro dos currículos e dos planos de ensino; realiza a alocação do espaço acadêmico compartilhado e coordena o planejamento de turmas e horários; é responsável pela administração dos estágios curriculares e das monitorias, bem como pela gestão de diversas políticas e programas de apoio à graduação.

O Departamento de Consultoria e Registros Discentes (DECORDI) atua principalmente no registro da vida acadêmica discente na graduação, desde o início do vínculo dos estudantes na Universidade até sua diplomação. Além dos diplomas dos graduandos da UFRGS, o Departamento também registra e expede diplomas de outras Instituições de Ensino Superior e realiza a revalidação de diplomas de graduação expedidos no exterior.

O ingresso na Graduação da UFRGS, nas suas diversas formas, é realizado pela Divisão de Ingresso na Graduação, vinculada ao Departamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD, pela Divisão da Vida Acadêmica, vinculada ao DECORDI, e pelas comissões responsáveis pelas diferentes etapas de análise de documentação de candidatos, sendo todo processo orientado e acompanhado pela Comissão Coordenadora do Ingresso em Cursos de Graduação da UFRGS.

As ações  da  PROGRAD  junto  aos  cursos de  Licenciatura  e  da área  da  Saúde  ocorrem,  respectivamente, por  meio  da  Coordenadoria das Licenciaturas e da Coordenadoria da Saúde, criadas para articular as ações dos cursos das respectivas áreas.

A gestão da Pró-Reitoria é realizada com o apoio da Coordenadoria de Planejamento da Graduação, com atividades de controle financeiro e patrimonial, secretaria, gestão de pessoas e planejamento, bem como a coordenação de projetos visando à melhoria dos processos de trabalho e à qualificação dos serviços prestados.

A PROGRAD acompanha a Universidade em seu permanente movimento. Os cursos são continuamente repensados e reestruturados; novos cursos são criados. A Universidade sinaliza e acompanha as demandas da sociedade, do mundo do trabalho, da evolução da ciência e da tecnologia, tendo como alvo a formação de qualidade e inclusiva.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO:

Os alunos e ex-alunos da Universidade são atendidos, além do atendimento habitual junto à COMGRAD, pela TUAUFRGS, uma estrutura multicanal que possui um catálogo de serviços (www.catalogodoaluno.ufrgs.br) com informações e acesso aos serviços da Universidade. Além do catálogo, a TUAUFRGS presta atendimento via telefone (3308.2000), e-mail (tuaufrgs@ufrgs.br), WhatsApp (3308-4862) e presencial nos Campi Centro, Vale e Litoral.

Com isso, a “Central de Atendimento da PROGRAD/ DECORDI”, no  térreo  do  Anexo  I  da  Reitoria,  foi desativada, bem como o atendimento ao aluno quanto a Estágios, o qual migrou para a TUAUFRGS em 02/12/2019.

Aos candidatos à ingresso na graduação, bem como para a regularização de matrícula provisória, o atendimento se mantém, conforme abaixo:

ATENDIMENTO DE INGRESSO NA GRADUAÇÃO:

  • Atendimento às dúvidas de candidatos de processos seletivos de ingresso na graduação
  • Informações referentes à análise de documentação de ingresso na graduação
  • Transferência Compulsória
  • Transferência Interna
  • Processo Seletivo Unificado – Transferência Voluntária e Transferência Interna
  • Ingresso de Diplomado – informações e apresentação de documentos de matrícula
  • Ingresso de Refugiados – informações e apresentação de documentos de matrícula
  • Aluno Especial na graduação.
  • Regularização de matrícula provisória da graduação

Endereço: Av. Paulo Gama, 110, térreo, Anexo I da Reitoria

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

 

VOLTAR