Imunização será realizada na Escola de Enfermagem. Cronograma foi antecipado e servidores com letra inicial “C” podem comparecer na tarde desta terça-feira; novas antecipações podem ser realizadas.

Conteúdo publicado originalmente no portal da UFRGS

Conforme previsto no plano nacional de imunização, os profissionais da educação no ensino superior começam a ser vacinados em Porto Alegre. Diante do grande número de trabalhadores, a UFRGS realiza um ponto de atendimento próprio que começou com a aplicação das doses em técnicos, docentes e trabalhadores terceirizados, às 9 horas desta terça-feira, dia 15 de junho, na Escola de Enfermagem, no Campus Saúde. O procedimento de imunização segue até sábado, dia 19 de junho, sempre das 9h às 16h, segundo o cronograma por ordem alfabética e com dois atendimentos no mesmo local: pedestre e drive-thruO cronograma foi antecipado e trabalhadores com a letra inicial ‘C’ já podem comparecer nesta terça-feira no período da tardeNovas antecipações podem ser realizadas.

Presente no início da vacinação na Universidade, o reitor Carlos André Bulhões agradeceu o empenho dedicado à atividade de aplicação das doses na UFRGS, trabalho que mobilizará várias pessoas durante esta semana: “A campanha de vacinação nos causa alegria e satisfação, aumentando a segurança e a saúde de nossos servidores docentes e técnico-administrativos e funcionários terceirizados”. Bulhões reforçou que a Universidade só voltará às atividades presenciais depois que toda a comunidade estiver vacinada: “Estamos nos esforçando para propiciar campanhas de vacinação e voltaremos à presencialidade quando todos, incluindo alunos e alunas, estiverem vacinados” afirmou.

A diretora da Escola de Enfermagem Ana Maria Müller de Magalhães explica melhor o trabalho que será realizado: “A Escola de Enfermagem tem uma expertise nesses projetos de vacinação e temos um projeto que funciona desde o ano passado nas campanhas de influenza. São alunos de graduação e de pós-graduação da UFRGS que estão engajados no exercício prático de cuidado de enfermagem que é fazer a vacinação da população”. A diretora da Escola de Enfermagem compartilha o sentimento de gratidão pela possibilidade de a Unidade contribuir para a vacinação no País: “Nós queremos, o quanto antes poder retornar com as atividades, mas precisamos ter a segurança com a vacinação coletiva para que possamos voltar com segurança”, pontua.

Início da aplicação

Nesta terça-feira, conforme o cronograma, foram vacinados profissionais com primeira letra do nome A ou B. Alexandre Oliveira, docente no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), resume a ocasião: “Momento muito importante, pois a vacinação vai nos garantir, num futuro breve, podermos voltar à normalidade. Fico muito feliz com a vacinação, pelo cuidado com a gente e com os outros também”.

A servidora Ana Beatriz Michels, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, também recebeu sua primeira dose nesta manhã. Segundo ela, a primeira alegria foi retornar a um prédio da Universidade, podendo ver os colegas depois de muito tempo de trabalho a distância. “É uma emoção estar próximo das pessoas. E a vacina vem para renovar a sociedade e a humanidade e fazer com que, mesmo que a gente não volte ao nosso normal, tenhamos a possibilidade de fazer com que o número esdrúxulo de mortes na pandemia venha a cair e acabar”, testemunhou.

Programação

A vacinação ocorrerá até o próximo sábado, dia 19, na Escola de Enfermagem (Rua São Manoel, 963 – Campus Saúde), no horário das 9h às 16h. No local, haverá aplicação de doses pelo sistema drive-thru e também para as pessoas que comparecerem a pé. Para quem for de carro, a formação da fila deverá seguir o fluxo das ruas Felipe de Oliveira, Silva Só, Protásio Alves e Osvaldo Aranha.

Para serem vacinados, os técnicos administrativos, professores e trabalhadores terceirizados devem apresentar documento com foto e CPF. Os servidores e terceirizados da UFRGS devem buscar a vacina apenas no ponto indicado e não devem ir às unidades básicas de saúde, que aplicam doses aos grupos específicos. A aplicação das doses foi organizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas (Sugesp), conforme a letra inicial do nome, de acordo com o seguinte cronograma:

  • 15/6 – terça-feira – De “A” até “B” (Letra ‘C’ já autorizada no período vespertino)
  • 16/6 – quarta-feira – De “C” até “E”
  • 17/6 – quinta-feira – De “F” até “K”
  • 18/6 – sexta-feira – De “L” até “O”
  • 19/6 – sábado – De “P” até “Z”

A aplicação das doses termina às 16 horas

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/comeca-a-vacinacao-de-servidores-e-trabalhadores-terceirizados-da-ufrgs