As ações de controle sanitário para variantes da covid-19 no aeroporto de Porto Alegre iniciaram nesta segunda-feira, 14, na área de desembarque doméstico (local de acesso restrito) do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Conteúdo publicado originalmente no portal UFRGS Notícias

Estudantes de cursos de graduação da área da saúde da UFRGS farão a análise de formulários preenchidos pelos passageiros e, a partir destas respostas, irão realizar a coleta de material para os testes de covid-19, quando necessário.

O objetivo é promover já no aeroporto a identificação e a testagem de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus, minimizando o impacto da entrada na cidade das chamadas variantes de preocupação (VOC, da sigla em inglês).

O reitor Carlos André Bulhões Mendes destacou que esta iniciativa vem somar-se a outras três centenas de ações que a Universidade empreendeu no combate à pandemia. Além do reitor, acompanharam o início dos trabalhos: o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal; o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta; o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter; o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Jotz; e o vice-pró-reitor de Relações Institucionais, Maurício Viégas, entre outras autoridades.

Notícia relacionada: UFRGS integra ação de combate à covid-19 no aeroporto de Porto Alegre

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/operacao-sanitaria-no-aeroporto-inicia-com-apoio-de-alunos-da-ufrgs