Formação de professores

O Projeto Amora,  além de estabelecer a reforma do currículo escolar, deixando de lado a unidocência e aderindo à multidocência, a partir de Atividades Integradas para garantir a melhor formação dos estudantes; visa auxiliar na formação de professores, seja ela continuada ou inicial.

O processo de auxílio na formação continuada, se estabelece a partir da troca de experiências e conhecimentos entre docentes, para isso,  em 2018, o Projeto fez uma troca com escolas da Serra Gaúcha, a partir de uma visita à escola de Igrejinha e a recepção de professores de escolas de Nova Petrópolis. Além disso, para maiores trocas de conhecimento, o Projeto Amora conta com o projeto Rodas de Conversa, o qual tem como intuito estabelecer diálogos entre pais, alunos, mas, principalmente professores.

Nas Rodas de Conversa, atuam Bolsistas de Extensão: estudantes da graduação nos cursos de Licenciatura. A participação dos bolsistas no Projeto Amora complementa na sua formação inicial enquanto futuros docentes. Os bolsistas selecionados além de auxiliarem em funções internas inerentes ao Projeto Amora, exercem atividades de tutoria e mantém contato direto com os estudantes. Para a divulgação dentro do espaço acadêmico, os bolsistas de extensão apresentaram trabalhos referentes a suas atividades dentro do Projeto Amora nos salões de Ensino e de Extensão da UFRGS.

 

Projeto Trajetórias Criativas