Currículo dos Professores

Os professores do Projeto Amora são profissionais que buscam exercer sua autonomia, refletindo de maneira crítica sobre sua ação docente, a fim de compreender,cada vez mais e melhor,os processos do ensinar e do aprender a partir do contexto em que estão inseridos em seu ofício no Colégio de Aplicação – UFRGS.

Estão comprometidos com os problemas coletivos, agindo de maneira ética frente aos desafios que se interpõem no cotidiano para colocar em prática o Projeto de Ensino.

 

Corpo docente

Joana L. Pereira 
Doutoranda em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Licenciatura e Mestrado em música pela mesma Universidade. Atualmente atua como professora de música no Colégio de Aplicação da UFRGS. Trabalhou como professora de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
Taís Cristine Ernst Frizzo
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Desde 2007, é professora efetiva do Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Karine Storck
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2015) e especialista em Os Estudos Culturais e os currículos escolares contemporâneos da Educação Básica pela mesma universidade (2013). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS (2011). Desde 2017 atua como professora de artes visuais no Colégio de Aplicação da UFRGS. É integrante do ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em arte e docência (UFRGS).
 Marcello Paniz Giacomoni
Licenciado em História pela UFRGS em 2008 e Mestre em História por essa mesma   instituição, em 2011. Atua desde a graduação na área da História Antiga e do Ensino de   História. Atualmente é doutorando em Educação no PPGEDU da Faced/UFRGS, professor   de Colégio de Aplicação UFRGS.
William Molina
Professor de Teatro em Escola Pública desde 2012, ano em que concluiu o curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Pedagogia da Arte pelo Grupo de Estudos em Teatro, Educação e Performance (GETEPE) do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS (2013). Em 2016, concluiu sua pesquisa de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, na qual desenvolveu o projeto “Jovens Formadores para Novos Espectadores” com estudantes de escola pública que participaram de aulas de teatro, assistiram a diversos espetáculos e mediaram o contato de pessoas de sua comunidade com o teatro no momento em que se transformaram em orientadores nas oficinas. Atualmente cursa o Doutorado em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS). Entre seus temas de estudo estão a mediação teatral, a formação de espectadores, o ensino de teatro e a formação de professores. Atualmente é Professor de Teatro no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp/UFRGS).

Caroline Valada Becker
Licenciou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Em janeiro de 2013, finalizou o mestrado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de Teoria da Literatura, com orientação do Prof. Dr. Ricardo Barberena. Durante a graduação e o mestrado, desenvolveu pesquisas e elaborou trabalhados relacionados ao ensino de literatura na Educação Básica e à produção literária portuguesa contemporânea.Doutora em Teoria da Literatura (PUCRS), com a tese “Inscrições Distópicas no Romance Português do Século XXI”, com a orientação da Prof. Dr. Paulo Ricardo Kralik. Nessa pesquisa, os conceitos “utopia” e, em especial, “distopia” são mobilizados para tecer um estudo do romance português contemporâneo. No segundo semestre de 2015, realizou o doutorado sanduíche na Universidade do Porto, em Portugal, com a orientação da professora doutora Fátima Vieira, expoente dos estudos utópicos e distópicos.
 Rosália Procasko Lacerda
Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora dos Laboratório de Estudos Cognitivos-LEC/UFRGS e Laboratório de Estudos a Distancia-CAp/UFRGS. Graduação em Licenciatura Plena em Letras Hab. Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Concluiu o doutorado (2013) no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação pela UFRGS, sob a orientação da Profª Léa Fagundes e a coorientação do Prof. Jose Valdeni de Lima.
 Stela Maris Vaucher Farias
Professora de Educação Física do Projeto Amora (CAp/UFRGS) desde 2008. É graduada  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), possui mestrado (2006) e  doutorado (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPGEdu/UFRGS. Tem  experiência docente nas redes privada e pública de ensino. Atualmente é integrante do  grupo de pesquisas do NECAEA/UFRGS (Núcleo de Estudos sobre Coordenação das Ações e o Ensinar Aprender). É colaboradora da pesquisa sobre as contribuições da Epistemologia Genética para práticas escolares e integrante do projeto de extensão: Aprendizagem no  contexto escolar: possibilidades de construção. Tem realizado formações de professores em  escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul no atendimento de jovens de 15 a 17 anos que ainda não acederam ao Ensino Médio.
 Marcelo Gonçalves Maciel 
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-Letras/UFRGS), possui mestrado, pela mesma instituição. Atualmente, seu interesse reside nos estudos sobre texto, mais especificamente, sobre a Linguística Sistêmico-Funcional e sua relação ao conceito de Letramento. Atua na Educação Básica em escola pública.    
Samuel Gomes de Oliveira

   É doutorando do PPG/Letras da UFRGS em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa em Sociolinguística. É mestre em Estudos da Linguagem (Sociolinguística) e graduado em Letras – Licenciatura (Português/Inglês) pela UFRGS. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica e monitor acadêmico. Atua, como pesquisador, nas áreas de Sociolinguística e Fonologia. Tem experiência como professor de Língua Portuguesa/Redação e de Língua Inglesa. Possui registro profissional de ator, tendo participado de espetáculos, cursos de interpretação teatral e atividades de pesquisa em performance cênica. 

João Paulo Brubacher

Professor Substituto de Geografia no Colégio de Aplicação da UFRGS. Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharel) pela UFRGS. Mestre em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Sensoriamento Remoto (PPGSR) da UFRGS. Tem experiência na área de Geoprocessamento, atuando principalmente no estudo de áreas suscetíveis a inundações, ocorrência de eventos extremos e estudos de vulnerabilidade ambiental.

Conheça a produção acadêmica da equipe do Projeto Amora

Bolsas

Para auxiliar o trabalho dos professores, o Projeto Amora conta com o apoio de Bolsistas: alunos de cursos de graduação da UFRGS que as assumem as mais diversas funções com o intuito de agregar a sua formação e ao cotidiano do Projeto.

2019

Bolsa: Tecnologias da informação e comunicação à serviço da educação básica– Atividade de manutenção e criação de tecnologias e das mídias digitais do Projeto Amora:

Bolsista: Eduarda Duarte Storniolo, estudante do curso de História Licenciatura.

 

2018

Projeto Rodas de Conversas (Professor@ responsável Joana Pereira), bolsistas:

Eduarda Duarte Storniolo, curso de História Licenciatura: criadora do site do Projeto Amora

Gustavo Toledo, curso de História Licenciatura: responsável pelo contato e acompanhamento dos estudantes

Sofia Nazario, curso de Ciências Sociais: editora das mídias sociais