Editais externos – Orientações

1. Caso o edital permita submissões independentes e necessite apenas de Carta de Anuência Institucional, o interessado deve encaminhar a solicitação por meio de processo gerado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFRGS), com as seguintes especificações:

Tipo de processo: ‘Pesquisa: Editais Externos’

Especificação: Nome do edital + nome do interessado

Documentos a serem inseridos no processo:

  • Despacho do solicitante (além da demanda, o despacho deve informar se a proposta a ser inscrita está associada a projeto de pesquisa aprovado no Sistema Pesquisa da UFRGS. Em caso afirmativo, indicar nome e número do projeto);
  • Edital;
  • Modelo de Carta de Anuência (caso não esteja disponível no Edital);
  • Proposta a ser inscrita (em PDF);
  • Caso a proposta não esteja associada a um projeto de pesquisa aprovado no Sistema Pesquisa da UFRGS, o processo deve incluir Despacho de concordância da Direção da Unidade à qual o solicitante está vinculado.

Órgão de destino: SECPESQ

IMPORTANTE: A Pró-Reitoria de Pesquisa não garante o atendimento de solicitações encaminhadas com prazo inferior a 3 dias úteis do término do período de submissões.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail editaisexternos@propesq.ufrgs.br.


2. Caso o edital permita apenas uma proposta institucional para a UFRGS, o solicitante deve encaminhar sua pré-proposta para secproj@propesq.ufrgs.br. Neste caso, a PROPESQ fará a seleção das pré-propostas, conforme critérios estabelecidos no edital.