Sistema Pesquisa

Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD), o Sistema Pesquisa da UFRGS é destinado ao registro e avaliação dos projetos de pesquisa dos docentes e técnico-administrativos da Universidade. 

Procedimentos relativos a Projetos de Pesquisa:

O registro de projeto de pesquisa é requisito para o acesso do pesquisador aos vários programas promovidos pela PROPESQ e deve ser realizado pelo Portal de Serviços > Pesquisa > Pesquisador > Projeto de Pesquisa. O Sistema disponibiliza o formulário para registro das informações do projeto bem como para a inclusão do arquivo contendo o projeto completo.

Concluído o registro, o projeto deve ser encaminhado à Comissão de Pesquisa (COMPESQ), ou, na ausência desta, à Câmara de Pesquisa (CAMPESQ), que emitirá parecer consubstanciado com indicação quanto à necessidade de apreciação ética (CEP ou CEUA).

2.1 Pesquisas envolvendo seres humanos

O CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) utiliza a Plataforma Brasil. Logo, pesquisas que envolvem seres humanos, aprovadas quanto ao mérito científico e metodológico, deverão apresentar parecer consubstanciado da COMPESQ com a recomendação quanto às providências necessárias para o encaminhamento à análise ética. As orientações estão disponíveis aqui. Solicitações de informação e acompanhamento da análise ética podem ser encaminhadas ao e-mail: etica@propesq.ufrgs.br.

2.2 Pesquisas envolvendo animais

A CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais), tendo em vista a inexistência de sistema externo de avaliação, utiliza o Sistema Pesquisa. Logo, pesquisas que envolvem animais, aprovadas quanto ao mérito científico e metodológico, seguem para apreciação da referida Comissão via Sistema Pesquisa. Solicitações de informação e acompanhamento da análise ética podem ser encaminhadas ao e-mail: ceua@propesq.ufrgs.br.

Podem atuar como coordenadores de projeto de pesquisa servidores da instituição (docente ou técnico-administrativo) com titulação mínima de mestrado ou colaboradores enquadrados na categoria Docente ou Técnico-Administrativo Convidado (vínculo regulamentado pela Decisão 372/2007 CONSUN).

A edição de projeto(s) de pesquisa deve ser realizada pelo Coordenador do projeto via Portal de Serviços > Pesquisa > Pesquisador > Projeto de Pesquisa. Projetos em análise de mérito ou ética não podem ser editados. Caso o pesquisador identifique a necessidade de correção de dados nesta etapa, deverá solicitar à Comissão de Pesquisa ou de Ética o retorno do projeto.

O Sistema Pesquisa da UFRGS prevê integração com o sistema AGHUSe Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A transferência de dados ocorre semanalmente.

No caso de projetos oriundos desta integração, a inclusão do arquivo do projeto completo (.pdf) deve ser realizada via Portal de Serviços da UFRGS> Pesquisa > Pesquisador > Projeto de Pesquisa.

A atualização de datas e status dos projetos cujo local de realização seja o HCPA deverão ser realizadas no sistema de gestão de projetos AGHUse Pesquisa

Em caso de projeto registrado em duplicidade, o Coordenador do Projeto de Pesquisa ou Comissão de Pesquisa poderá solicitar, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), a exclusão de projeto indevidamente cadastrado.

  • Solicitante: Coordenador do projeto de pesquisa;
  • Tipo de processo: Pesquisa: Sistema Pesquisa;
  • Incluir Despacho com solicitação (informando número e título do projeto de pesquisa a ser excluído);
  • Enviar à DPGPESQ.

7.1 A inclusão de coordenador adicional pode ser realizada pelo atual Coordenador do projeto via Portal de Serviços > Pesquisa > Pesquisador > Projeto de Pesquisa > Aba Equipe UFRGS.

7.2 Em caso de impedimento do Coordenador (por falecimento, aposentadoria ou outro motivo), a solicitação para inclusão ou substituição de coordenador poderá ser realizada pela Comissão de Pesquisa (COMPESQ), via Sistema Eletrônico de Informações.

  • Solicitante: Comissão de Pesquisa
  • Tipo de processo: Pesquisa: Sistema Pesquisa;
  • Incluir Despacho com solicitação (informando data(s) de início e/ou término da atuação) e justificativa;
  • Enviar à DPGPESQ.

Enquadra-se como membro da Equipe UFRGS pessoa com vínculo ativo com a UFRGS, inclusive na condição de colaborador (como Docente ou Técnico-Administrativo Convidado, Pesquisador Visitante e Pós-Doutorando). Informações sobre vínculos temporários podem ser obtidas através do e-mail: temporarios@propesq.ufrgs.br.

O registro e a atualização da equipe do projeto de pesquisa devem ser realizados pelo Coordenador via Portal de Serviços > Pesquisa > Pesquisador > Projeto de Pesquisa > Aba Equipe UFRGS, respeitando-se o perfil de cada membro.

Enquadra-se como membro de Equipe Externa participante de projeto de pesquisa sem vínculo ativo com a UFRGS. Todavia, é exigido que o participante possua vínculo com outra instituição (informação obrigatória no registro). Para a inclusão de membro de equipe externa, o coordenador do projeto deverá acessar Portal do Servidor > Pesquisador > Projeto de Pesquisa > Projetos atuais – pesquisa aprovada (o Sistema listará os projetos de pesquisa UFRGS atuais, onde estará habilitado o botão atualizar).

A indicação de instituição externa é obrigatória no registro de membro de Equipe Externa. Em casos em que a instituição não conste previamente cadastrada no sistema, a solicitação para sua inclusão poderá ser encaminhada pelo Coordenador do projeto ou Comissão de Pesquisa, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

  • Solicitante: Coordenador do projeto de pesquisa ou Comissão de Pesquisa;
  • Tipo de processo: Pesquisa: Sistema Pesquisa;
  • Incluir Despacho com solicitação (informando nome, sigla, endereço, site (desejável), finalidade da instituição – e se, eventualmente, é setor integrante de alguma outra instituição – (desejável) e CNPJ (opcional).
  • Enviar à DPGPESQ.

A partir de 30 dias antes do prazo de término do projeto de pesquisa, o Sistema Pesquisa envia mensagens automáticas ao coordenador com orientações a respeito da desativação de projetos. A fim de evitar a desativação, o coordenador do projeto deve encaminhar, por meio do Portal de Serviços > Pesquisa > Pesquisador > Projetos de Pesquisa, adendo de conclusão ou de alteração de cronograma (em caso de prorrogação).

11.1 Conclusão do projeto de pesquisa

É o adendo utilizado para o registro de conclusão do projeto de pesquisa. O coordenador do projeto deve informar a data de término do projeto, anexando ao adendo arquivo contendo o relatório final do projeto (.pdf).

11.2 Alteração de cronograma

É o adendo utilizado para a prorrogação do prazo de término do projeto de pesquisa. O coordenador do projeto deve informar a nova data de previsão de término, anexando ao adendo arquivo contendo o relatório de andamento (.pdf) – descrevendo as atividades realizadas desde o início do projeto ou último relatório de andamento até o momento, bem como os motivos da prorrogação e o novo cronograma.

Projetos de pesquisa são automaticamente desativados pela falta de envio de adendo de conclusão ou prorrogação. A solicitação para reativação de projeto desativado deve ser encaminhada de acordo com as orientações abaixo:

12.1 Em caso de projeto de pesquisa desativado há menos de 30 dias, o Coordenador do projeto ou a Comissão de Pesquisa podem solicitar sua reativação através do e-mail sistemapesquisa@propesq.ufrgs.br;

12.2 Em caso de projeto de pesquisa desativado há mais de 30 dias, a solicitação deverá ser encaminhada pelo Coordenador do Projeto com anuência da Comissão de Pesquisa (COMPESQ) da Unidade ou diretamente pela mesma, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

  • Solicitante: Coordenador do projeto de pesquisa ou Comissão de Pesquisa;
  • Tipo de processo: Pesquisa: Sistema Pesquisa;
  • Incluir Despacho com a manifestação de concordância da COMPESQ quanto à reativação;
  • Enviar à DPGPESQ.

Em ambos os casos, deferidas as solicitações, registra-se nova data prorrogando o projeto por até 15 dias a contar da data de reativação, para que o coordenador possa encaminhar o adendo desejado (prorrogação ou conclusão).

A solicitação para inclusão do relatório final em caso de falecimento ou impedimento do(a) coordenador(a) do projeto de pesquisa poderá ser encaminhada pela Comissão de Pesquisa (COMPESQ) da Unidade, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

  • Solicitante: Comissão de Pesquisa;
  • Tipo de processo: Pesquisa: Sistema Pesquisa;
  • Incluir Despacho com solicitação e anexo do relatório final do projeto;
  • Enviar à DPGPESQ.

Diferentemente do que ocorre com projetos concluídos, projetos desativados não constam no Relatório de Atividades Docente (RAD).

A emissão de atestado ou declaração de participação em projetos de pesquisa deve ser realizada pelo Coordenador do projeto de pesquisa.

Possuem permissão de GERÊNCIA no Sistema Pesquisa os seguintes membros de Comissão de Pesquisa: Coordenadores, Coordenadores Substitutos e Secretários. O perfil GERÊNCIA permite visualização, envio de projetos para análise, envio de diligência e registro de parecer final.

Projetos de pesquisa podem ser avaliados quanto ao mérito apenas por pessoas devidamente registradas como membros (titular ou suplente) da COMPESQ, independente da função – ou seja, implicitamente todos os membros de uma COMPESQ têm perfil consultor. Ademais, o Sistema Pesquisa prevê a forma de atuação “parecerista ad-hoc”.

Em caso de dúvidas, entre em contato por meio do endereço eletrônico sistemapesquisa@propesq.ufrgs.br.