ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS NA PÓS-GRADUAÇÃO
Responsável: Fabiano Breier Cruz
- Fone: 51 3308 3370
- WhatsApp (chamada ou chat): https://wa.me/message/3308-3370
- E-mail: fabiano.cruz@propg.ufrgs.br
- E-mail do Setor: apoiopg@propg.ufrgs.br
Como abrir o processo: o Programa de Pós-Graduação deve abrir o processo pelo sistema SEI-UFRGS, anexar os documentos solicitados (Termo de Compromisso de Estágio-TCE e Declaração de Anuência- Estágio na Pós-Graduação assinada pelo orientador e pela coordenação do PPG) e encaminhar para o Departamento de Apoio à Pós-Graduação (Unidade DAPG-STRICTO). O PPG deve informar no despacho se a assinatura do TCE será no PDF, via GOVBR ou através de link enviado pela Instituição externa ou agente integrador.”
OBS: O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) deve vir assinado por todos os envolvidos, sendo a assinatura da Pró-Reitora, Profa. Claudia Wasserman, a última que constará no documento, conforme abaixo:
- Formato PDF– o TCE deve ser anexado ao processo, em PDF, para assinatura via GOVBR, após as assinaturas do aluno estagiário e da Instituição externa;
- Link da Instituição Externa– A Instituição externa ou o agente de integração, após todas as assinaturas, deverá enviar o link para assinatura da Pró-Reitora, através do e-mail: claudia.wasserman@propg.ufrgs.br
Tipo de processo: solicitação de Informação, restrito.
Documentos necessários (anexar ao processo):
- O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) emitido pelo agente de integração (CIEE, Estagiar, etc).
- Declaração de Anuência- Estágio na Pós-Graduação Stricto Sensu assinada pelo orientador e pela coordenação do PPG
OBSERVAÇÃO: O estágio pode ser realizado através dos agentes de integração (CIEE, Estagiar, etc) ou diretamente entre o aluno e instituição tomadora de serviços (chamada de Parte Concedente).
Nos casos de estágios intermediados pela agente integradora CIEE, após a validação do Termo de Compromisso e o recebimento da sinalização positiva da Pró-Reitoria, cabe aos Programas de Pós-Graduação informar à agente integradora, pelo e-mail relacoeseducacionais@cieers.org.br, sobre a autorização para o envio do link de assinatura destinado à Pró-Reitora.
Esse procedimento cabe tanto aos estágios de alunos de Stricto Sensu quanto Lato Sensu.
Ressaltamos que esse processo de notificação ao CIEE NÃO deve envolver os alunos.
Informações Adicionais: