DISCIPLINAS ATIVAS

URB00022 – ATELIER
Professor Responsável: Professores do PROPUR
Créditos: 4
EMENTA:
Prática de descrição e análise do espaço urbano, através da experimentação de técnicas em estudo de caso. Cada linha de pesquisa define anualmente os temas que serão objetos da disciplina.


URB00024 – TÓPICOS* 
Professor Responsável: Professores do PROPUR
Créditos: 1
EMENTA: * Tópicos são considerados disciplinas, geralmente com carga horária concentrada, oferecidos durante o Curso, sendo ministrados por Professores do Programa e/ ou por Pessoas Convidadas.


URB00024 – Tópico Especial: PERCEPÇÃO DE VALOR NO AMBIENTE URBANO
Professor Responsável: Luciana Inês Gomes Miron
Créditos: 1
EMENTA: A disciplina trata de abordagens teóricas sobre os temas: geração de valor como referencial teórico para o estudo do ambiente urbano; psicologia social dos valores humanos; percepção de valor em pesquisas de marketing e do ambiente construído. Aplicações desses temas em pesquisa serão exemplificadas através da análise de estudos da área de percepção e análise do espaço urbano.


URB00024 – Tópico Especial: INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Professor Responsável: Fábio Lúcio Lopes Zampieri
Créditos: 1
EMENTA:  O uso do geoprocessamento no urbanismo e planejamento urbano e regional. Elementos Cartográficos Fundamentais. Orientação e Sistemas de Coordenadas. Legendas e Escalas. Uso de Sistemas de  Informação  Geográfica (SIG) no processo do Desenho Urbano: Análise, síntese, avaliação e implementação. Uso de técnicas e ferramentas atuais na representação computacional do espaço. Conceitos e fundamentos gerais do geoprocessamento no processo de planejamento urbano e regional. Conceito de vizinhança. Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) em Desenho Urbano. Interdisciplinaridade: Cartografia X Geoinformação: construção de base de dados em Sistemas de Informação Geográfica. Procedimentos e métodos de análise de dados georreferenciados. A urbanização brasileira: os problemas urbanos analisados através de aplicações do geoprocessamento.


URB00025 – SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO (obrigatória para o Curso de Mestrado)
Professor Responsável: Coordenador do Programa
Créditos: 2
EMENTA: A disciplina objetiva: i) subsidiar os mestrandos com conhecimentos relativos a aspectos metodológicos de elaboração de documento acadêmico e aspectos formais da elaboração de tese ou dissertação e, ii) Ativar o instrumental necessário para o desenvolvimento dos estágios iniciais das dissertações dos alunos, mediante discussões sobre projetos em andamento e através da organização de entrevistas de assessoramento com os professores-orientadores do Programa.


URB00030 – MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS AO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Professor Responsável: Carlos André Bulhões Mendes
Créditos: 3
EMENTA: Articular metodologia de pesquisa social empírica à problemática do planejamento urbano e regional e à utilização de técnicas quantitativas na pesquisa e prática de planejamento urbano e regional.


URB00035 – AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO
Professor Responsável: Antônio Tarcísio da Luz Reis
Créditos: 2
EMENTA: A disciplina pretende introduzir métodos e técnicas de coleta e análise de dados adotados em Avaliações Pós-Ocupação, como parte integrante dos procedimentos metodológicos utilizados na linha de pesquisa Percepção e Análise do Espaço Urbano.


URB00038 – INTRODUÇÃO A SINTAXE ESPACIAL
Professor Responsável: Décio Rigatti
Créditos: 4
EMENTA: Introduzir as técnicas de sintaxe espacial como instrumental de análise e de proposições urbanas no âmbito dos estudos configuracionais, refletindo sobre as implicações sociais das morfologias urbanas. Fornecer suporte teórico-metodológicos para a estruturação de projetos de pesquisa; possibilitar o domínio dos aspectos conceituais envolvidos na sintaxe espacial, bem como a aplicação do instrumental de análise; ampliar o campo das alternativas de tratamento de um problema urbano específico.


URB00039 – PERCEPÇÃO E ANÁLISE URBANA
Professor Responsável: Antônio Tarcísio da Luz Reis
Créditos: 4
EMENTA: Apresentação da área de estudos relativa a percepção e análise urbana; introdução de conceitos, teorias da percepção e categorias de análise.


URB00040 – ESTÁGIO DIDÁTICO *
Professor Responsável: Coordenador do Programa
Créditos: 1
EMENTA: Fornecer condições para que alunos de pós-graduação desenvolvam experiências didáticas junto a disciplinas de graduação, cujos temas estejam vinculados às áreas desenvolvidas no PROPUR, promovendo um intercâmbio entre esses níveis de ensino e possibilitando um treinamento didático a futuros docentes e pesquisadores.
* Disciplina obrigatória para alunos bolsistas.


URB00045 – AMBIENTE HÍDRICO URBANO 
Professor Responsável: André Luiz Lopes da Silveira
Créditos: 2
EMENTA: Os corpos hídricos são importantes elementos de desenvolvimento urbano, mas as interferências mútuas, quando não são reconhecidas as inter-relações dos processos hídrico-urbanos, fazem emergir vulnerabilidades e impactos no ambiente natural e intra-urbano. O ciclo hidrológico pode alterar-se significativamente, em quantidade e qualidade, desequilibrando situações naturais, por processos urbanos. A disciplina apresenta os principais processos hidrológicos e de ocupação urbana que possuem relações significativas entre si, buscando estabelecer parâmetros de sustentabilidade e gerenciamento ligados ao uso, proteção e restauração de mananciais, controles de enchentes e de ocupações de risco.


URB00048 – ANÁLISE URBANA E REGIONAL SISTÊMICA
Professor Responsável: Carlos André Bulhões Mendes
Créditos: 4
EMENTA: Espera-se que o aluno ao final do curso tenha condições de representar fenômenos urbanos-regionais, o conhecimento das inter-relações entre variáveis, identificação dos fatores relevantes e a avaliação das futuras características do sistema modelado.


URB00049 – ANÁLISE ESPACIAL AVANÇADA *
Professor Responsável: Romulo Celso Krafta
Créditos: 2
EMENTA:  A disciplina busca cobrir o estado da arte no campo da análise do espaço, com foco no espaço intra-urbano. Para isso, será fundada no estudo de redes ponderadas para análise de estado e modelos baseados em espaço para estudo de processos.
* Disciplina oferecida somente para o Curso de Doutorado


URB00050 – SEMINÁRIO DE TESE (obrigatória para o Curso de Doutorado)
Professor Responsável: Coordenador do Programa
Créditos: 2
EMENTA: Espaço para debate e crítica dos trabalhos em andamento no Programa propiciando condições ao desenvolvimento da tese de doutorado; todo estudante deverá submeter seu trabalho pelo menos duas vezes no seminário, em forma de um working paper. O seminário deverá contar com a participação dos doutorandos matriculados e dos docentes orientadores.


URB00061 – SOCIOLOGIA DO TERRITÓRIO
Professor Responsável: Eber Pires Marzulo
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina apresentará os conteúdos que contemporaneamente, em especial no interior da tradição das ciências sociais na França, constituem o campo de estudos denominado de Sociologia do Território. A partir da literatura proposta se terá aporte para a compreensão de como a distribuição e forma de apropriação do espaço pelas diferentes classes sociais e suas frações são parte da definição da posição e situação destas na estrutura social, tanto como a condição destas na estrutura social incide sobre sua distribuição e forma de inserção no espaço. Dessa relação entre classes sociais e espaço emergirá, em uma perspectiva sociológica, a noção de território. A literatura proposta envolverá desde obras clássicas e seminais dos estudos das ciências sociais sobre o espaço, passando por artigos de caráter mais teórico-abstrato, chegando a investigações sobre a relação classe-espaço na metrópole contemporânea. Nesse último caso, se dará especial atenção a artigos e obras recetes que analisam as relações entre as classes populares e seus espaços e os espaços de apropriação pela (nova) classe média.


URB00065 – PESQUISA SOCIAL
Professor Responsável: Eber Pires Marzulo
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina tem como objetivo capacitar a realização de pesquisa social, através da manipulação de informações secundárias e produção de dados primários, em especial com a construção de estudos de caso. Particularmente, se dá ênfase ao emprego dos recursos etnográficos para os estudos territoriais e a utilização do método de redes sociais. Inicialmente, há uma introdução à literatura que discute as questões centrais da problemática do método científico nas ciências sociais e as diferentes estratégias para compreensão da sociedade. A literatura proposta envolve obras clássicas e seminais sobre método e relatos de modelos de pesquisa social, cujos conteúdos são desenvolvidos em seminários de discussão, os estudantes iniciam a construção de seu objeto de pesquisa. A construção do objeto de pesquisa e o desenvolvimento da investigação são acompanhados ao longo da disciplina, através da apresentação dos estudantes do andamento da pesquisa ao grupo. Conforme as necessidades surgidas durante a construção e a realização da pesquisa de campo, indica-se literatura específica ligada aos obstáculos encontrados durante o trabalho de campo ou, mais especificamente, relativos ao tema do caso de estudo.


URB00066 – O URBANISMO MODERNO E AS CIDADES BRASILEIRAS
Professor Responsável: Célia Ferraz de Souza e Ines Martina Lersch 
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina visa mostrar o desenvolvimento do urbanismo com ênfase no período após a revolução industrial, no início do século XIX. Através dos seus modelos teóricos e suas aplicações, se objetiva discutir transformação das cidades, buscando as analisar as especificidades das cidades brasileiras e em especial do Rio Grande do Sul. A análise destes modelos, que envolve questões relativas à estrutura urbana e à rede urbana, merece destaque pelos impactos que as ressonâncias dos mesmos trouxeram, mostrando suas permanências, ainda hoje, nas cidades.


URB00071 – PROJETOS URBANOS: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO
Professor Responsável: Luciana Inês Gomes Miron
Créditos: 2
EMENTA: A disciplina trata de abordagens teóricas sobre os temas: projeto urbano; gestão do desenvolvimento do produto na indústria da construção; geração de valor como referencial teórico para a construção; percepção de valor na área de marketing; gerenciamento dos requisitos do cliente; gestão de benefícios; design e território. Aplicações desses temas em pesquisa serão exemplificadas através de estudos de caso.


URB00072 – POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS: A CONSTRUÇÃO DA LEGISLAÇÃO E DAS POLÍTICAS PUBLICAS NO BRASIL
Professor Responsável: Lívia Teresinha Salomão Piccinini
Créditos: 2
EMENTA: O curso busca um aprofundamento, no nível teórico, da compreensão sobre as cidades, a urbanização e o desenvolvimento espacial, com ênfase no entendimento da evolução e dos argumentos, racionais, conceitos e matrizes teóricas presentes nas tradições e manifestações práticas do planejamento urbano e regional. Encorajando temas e leituras interdisciplinares a reflexão é trazida para a relação entre a matriz teórica e as soluções propostas em cada período. Os ideais do planejamento quanto à promoção sócio-espacial e com base na legislação, são interpretados através de suas propostas como construção habitacional e da paisagem.


URB00074 – O USO DO SOLO E A CIDADE
Professor Responsável: Clarice Maraschin
Créditos: 3
EMENTA: A disciplina aborda a relação entre os diferentes usos do solo e a cidade, com ênfase na estrutura e dinâmica territorial das atividades urbanas. Introduz algumas teorias e modelos que buscam a descrição e compreensão da distribuição espacial das atividades. Problematiza o processo de estruturação espacial das atividades nas cidades.


URB00076 – CIDADE, TERRITÓRIO E PAISAGEM 
Professor Responsável: Daniela Marzola Fialho
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina trata dos diferentes modos de representação do espaço da cidade, de seu território e da sua paisagem. Usando ferramentas teóricas ligadas à História Cultural, propõem-se a analisar as diversas linguagens – pintura, desenho, fotografia, cartografia, quadrinhos, literatura, etc. – que produzem diferentes formas de organização e arranjo do território urbano. Leva, assim, em consideração a relação que se estabelece entre as sociedades e seus territórios, como um complexo de poderes e práticas, ou seja, de arranjos, de representações e de saberes. A ênfase é, então, num jogo de construção e desconstrução que resulta, historicamente, em diferentes formas de narrar a cidade.


URB00078 – PROJETO POR CENÁRIOS
Professor Responsável: Paulo Edison Belo Reyes
Créditos: 4
EMENTA:  Discute o processo de projeto urbano em uma perspectiva complexa e aberta, construindo a vocação do lugar como uma série de cenários possíveis, a fim de garantir uma conversação estratégica mais ampla que inclua as diferenças sociais. O projeto por cenários privilegia o outro olhar sobre o território que não o do olhar hegemônico dos planos urbanísticos. Esse outro olhar, configura-se como a multiplicidade de diferentes desejos e expectativas sobre o território urbano.


URB00079 – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA LEGISLAÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL
Professor Responsável: Lívia Teresinha Salomão Piccinini
Créditos: 4
EMENTA:  Estudo da Legislação Urbanística e das Políticas Públicas Urbanas. Identifica os paradigmas presentes na legislação, nas tradições, práticas e políticas de urbanas. Planejamento estratégico. Avaliação de políticas públicas.


URB00081 – CIDADE CONTEMPORÂNEA ENTRE ARTE E FILOSOFIA
Professor Responsável: Paulo Edison Belo Reyes
Créditos: 4
EMENTA: O pensamento sobre a cidade contemporânea a partir do aporte teórico da cultura, mais especificadamente, da arte e da filosofia. A cultura aporta ao pensamento da cidade uma visão estética do compartilhamento coletivo. A cidade contemporânea é vista em dois momentos distintos: no contraponto com a cidade moderna (XIX – XX) e no momento recente e atual (XX – XXI).


URB00082 – TERRITÓRIO, REGIÃO E REDE URBANA 
Professor Responsável: Heleniza Ávila Campos
Créditos: 4
EMENTA: Os conceitos de território, espaço, região e rede urbana. Espaço urbano. Agentes produtores do espaço urbano e renda urbana. Espaço rural. Regiões metropolitanas. Agentes produtores do espaço urbano. Governança e gestão pública. Elementos componentes da cidade. Instrumentos análise e representação do espaço urbano e regional. Estudos de caso.


URB00083 – A TEORIA COMO FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO URBANO: DESAFIOS E RESPONSABILIDADES PARA O PENSAMENTO CRÍTICO 
Professor Responsável: Lívia Teresinha Salomão Piccinini
Créditos: 4
EMENTA: Disciplina teórica de discussão e reflexão sobre conceitos de planejamento e gestão urbana. Estuda as relações entre planejamento urbano, habitação de baixa renda, saúde, risco e sustentabilidade na estruturação da cidade e na construção das políticas públicas. Leitura crítica de autores e seus aportes teóricos sobre a organização espacial com base nas teorias da complexidade, rede urbana, justiça e demais instrumentos teórico-analíticos consolidados na análise das cidades.


URB00085 – FOTOGRAFIA E CIDADE
Professor Responsável: César Bastos de Mattos Vieira
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina trata da fotografia como representação, registro, documentação do espaço da cidade e da sua paisagem. Usando ferramentas teóricas propõe-se problematizar e analisar a fotografia como ferramenta de representação, registro, apresentação e documentação da cidade e da paisagem.


URB00087 – INSTRUMENTOS DE EFETIVIDADE DE POLÍTICA URBANA
Professor Responsável: Carlos André Bulhões Mendes
Créditos: 3
EMENTA: A disciplina Instrumentos de efetividade de política urbana tem como objetivo principal ampliar o conhecimento sobre a regulamentação e implementação dos instrumentos urbanísticos, jurídicos e tributários previstos no Estatuto da Cidade e desenvolver a capacidade técnica dos alunos do PROPUR para a gestão sustentável do solo urbano no contexto de implantação de programas federais de desenvolvimento urbano, como Minha Casa Minha Vida, PAC etc. Saliente-se que este conteúdo complementa a disciplina URB00030 – Métodos quantitativos aplicados ao planejamento urbano e regional.


URB00088 – SEMINÁRIO DE LEITURAS PROGRAMADAS
Professor Responsável: Maria Soares de Almeida
Créditos: 2
EMENTA: A disciplina trata das bases conceituais e teóricas que envolvem as pesquisas vinculadas aos temas de dissertações propostas pelos alunos de mestrado e/ou doutorado do PROPUR.


URB00089 – GEOPROCESSAMENTO E AS QUESTÕES URBANAS E REGIONAIS
Professor Responsável: Fábio Lúcio Lopes Zampieri 
Créditos: 4
EMENTA: O uso do geoprocessamento no urbanismo e planejamento urbano e regional.
Elementos Cartográficos Fundamentais. Orientação e Sistemas de Coordenadas. Legendas e Escalas. Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no processo do Desenho Urbano:
Análise, síntese, avaliação e implementação. Uso de técnicas e ferramentas atuais na representação computacional do espaço. Conceitos e fundamentos gerais do geoprocessamento no processo de planejamento urbano e regional. Conceito de vizinhança.
Uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) em Desenho Urbano. Interdisciplinaridade:
Cartografia X Geoinformação; construção de base de dados em Sistemas de Informação Geográfica. Procedimentos e métodos de análise de dados georreferenciados. A urbanização brasileira: os problemas urbanos analisados através de aplicações do geoprocessamento.


URB00090 – PROJETO POR CENÁRISO – ESTUDOS AVANÇADOS
Professor Responsável: Paulo Edison Belo Reyes
Créditos: 4
EMENTA: Estudo dirigido sobre uma temática de relevância sobre o processo de projeto por cenários. Apoia-se na filosofia como campo disciplinar na abordagem dos estudos urbanos, relacionando o território com o pensamento contemporâneo. Permite um olhar mais preciso e reflexivo sobre o processo de projeto por cenários, aprofundando questões teóricas referentes aos projetos de pesquisa dos alunos.


URB00091 FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA
Professor Responsável: Luciana Inês Gomes Miron
Créditos: 4
EMENTA: A ciência como assunto da filosofia. O conhecimento científico, a verificabilidade, o método e a objetividade. Noções de leis e teorias científicas. Paradigmas e tradições de pesquisa. Distinções entre ciência básica, aplicada e tecnologias. A atividade científica e sua vinculação com diversos tipos de valores. Relações entre ciência, verdade e ideologia. Questões epistêmicas e metodológicas das linhas de pesquisa do PROPUR. 


URB00092 – FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA 
Professor Responsável: Luciana Inês Gomes Miron e Inês Martina Lersch
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina URB00092 FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA trata de aspectos básicos da problemática da pesquisa científica e da elaboração do Projeto de Dissertação. Ênfase especial é atribuída: (I) a questões de ordem lógica, teórica e metodológica que perpassam os projetos de investigação, independente da variedade de temáticas abordadas e de sua natureza interdisciplinar; (II.a) a questões práticas envolvidas nas decisões metodológicas a serem tomadas ao longo da pesquisa empírica e (II.b) do processo de desenvolvimento do projeto de dissertação (e/ou tese) como um roteiro-guia, tanto para a etapa de investigação, como para a elaboração da dissertação (e/ou tese) como texto acadêmico de caráter científico.


URB00093 – ANÁLISES ESPACIAIS: CONFIGURAÇÃO URBANA E SINTAXE ESPACIAL
Professor Responsável: Fábio Lúcio Lopes Zampieri
Créditos: 4
EMENTA: Estudo das relações entre morfologia e estruturações sociais. Análise os arranjos das estruturas espaciais formadas pelos elementos da malha urbana e suas relações com a sociedade. A teoria da Sintaxe Espacial no plano das relações entre espaço e comportamento humano. Conceitos básicos de formação e interligação entre espaços livres e arquitetônicos ou urbanos. O espaço convexo e suas relações de permeabilidade com o espaço privado. Os métodos axial e angular de decomposição do sistema espacial em modelos de estruturas de ordem e arranjo topológico e métrico e suas medidas e variáveis. Simulação e análise de cenários hipotéticos através das ferramentas e métodos configuracionais.


URB00094 – INTRODUÇÃO À MOBILIDADE URBANA
Professor Responsável: Júlio Celso Borello Vargas
Créditos: 2
EMENTA: Estudo do fenômeno da circulação no âmbito das cidades e regiões metropolitanas, com ênfase nas relações entre os padrões de mobilidade e os usos do solo, a morfologia e o desenho urbano. Introdução ao Planejamento Urbano Integrado (Urbanismo / Engenharia de Transportes). Acessibilidade como propriedade da estrutura espacial urbana. Rede viária: desenho, traçado, hierarquia, acessibilidade, elementos componentes, capacidades. Empreendimentos impactantes do ambiente urbano: Polos Geradores de Tráfego, Polos Geradores de Viagens (PGT/PGV). Modais urbanos: planejamento, requisitos, gestão, pesquisas. Modos ativos: caminhabilidade, ciclismo urbano, relações com saúde e bem-estar. Legislação básica.


URB00095 – PROJETO COMO PENSAMENTO: DIÁLOGOS COM A FILOSOFIA
Professor Responsável: Paulo Edison Belo Reyes
Créditos: 4
EMENTA: Estudo sobre o projeto urbano a partir da filosofia. Apoia-se no campo disciplinar da filosofia para produzir um pensamento sobre o urbano na contemporaneidade e seus processos de representação – o projeto.


URB00096 – MORFOLOGIA E SISTEMAS URBANOS
Professor Responsável: Romulo Celso Kafka
Créditos: 2
EMENTA: O curso explora a fronteira do saber propiciada pela ciência dos sistemas, particularmente dos sistemas complexos, aplicado ao fenômeno urbano, desde o ponto de vista de sua morfologia. Para isso, inicialmente a ciência do urbano é apresentada em alguns de seus antecedentes e principais vertentes teóricas de base geográfica e econômica, constituindo um quadro de referência para as formulações mais recentes envolvendo a evolução das cidades. Os sistemas complexos virão na sequência, com o exame dos principais enunciados teóricos e modelos de representação deles derivados. A disciplina é complementada com o exame mais detalhado da área de morfologia urbana. Esta será mostrada como caudatária da aplicação de teorias de auto-organização à evolução urbana, representada por variáveis morfológicas e espaciais.


URB00097 – REGIÕES TRANSFRONTEIRIÇAS E PROCESSO DE TRANSFRONTEIRIZAÇÃO
Professor Responsável: Aldomar Arnaldo Ruckert
Créditos: 3
EMENTA: O que são fronteiras, regiões de fronteira, regiões periféricas, regiões transfronteiriças e processos de transfronteirização. Regiões transfronteiriças na União Europeia e da América do Sul e suas abordagens. A macrorregião transfronteiriça da Bacia do Prata e suas cidades-gêmeas. Processos de transfronteirizações e políticas territoriais de desenvolvimento regional. Dinâmicas territoriais regionais transfronteiriças sul- americanas recentes. Fluxos e migrações internacionais. Defesa e segurança em regiões transfronteiriças.


URB00098 – LABORATÓRIO DE NARRATIVAS URBANAS
Professor Responsável: Daniele Caron
Créditos: 4
EMENTA: A narrativa como potência metodológica nos estudos da cidade e do território na contemporaneidade. Analogias conceituais e operativas entre narrativa e paisagem. As dimensões, as estruturas e as operações da narrativa como meio para ler e interpretar a cidade. A experiência vivida como matéria prima da narrativa. O narrador, o leitor, o pesquisador. As dimensões ética e política no ato de narrar e pesquisar com narrativas. A expressão das narrativas, os suportes e seu compartilhamento.


URB00099 – ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO URBANO: PLANEJANDO INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL E PROSPERIDADE INCLUSIVA PARA POA
Professor Responsável: Eber Marzulo (com a participação dos professores Tarson Nunez, Marc Weiss e o docente convidado Fabian Scholze Domingues do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS)

Créditos: 4
EMENTA: O curso examinará Estratégias de Desenvolvimento Econômico Urbano através de estudos teóricos e metodológicos, estudos de caso detalhados e aplicação da Estratégia de Desenvolvimento Metropolitano, Inovação Sustentável e Prosperidade Inclusiva do Global Urban Development para desenvolver uma nova estratégia econômica para Porto Alegre. Um dos principais estudos de caso a ser explorado será a “Leapfrog Economic Strategy para tornar o Rio Grande do Sul o estado mais inovador e sustentável até 2030”, estudo financiado em 2015 pelo Banco Mundial, assim como a principal iniciativa local decorrente deste estudo, a Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre (ZISPOA). Outros estudos de caso que a ser discutidos vão incluir Berkeley, Califórnia (1981), Washington DC/NoMa (1998) e Baltimore, Maryland (1999). Os estudantes do curso serão divididos em seis grupos de pesquisa: Indústrias Estratégicas/dados, Indústrias Estratégicas/políticas, Populações Estratégicas/dados, Populações Estratégicas/políticas, Áreas estratégicas/dados, Áreas estratégicas/políticas. Durante o curso os estudantes, supervisionados por e em colaboração com os professores, serão engajados em pesquisa e análise extensiva num processo de contribuir para determinar e preparar os instrumentos de análise e as recomendações estratégicas para uma proposta de estratégia de desenvolvimento econômico para Porto Alegre.


URB0100 TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA
Professor Responsável: Júlio Celso Vargas

Créditos: 4
EMENTA: A disciplina propõe-se a apresentar o campo de estudos da circulação no espaço urbano em sua amplitude e diferentes vertentes: conceitos clássicos dos estudos de transportes, abordagem urbanística – “cidades para pessoas” – e a nova “Ciência da Mobilidade”. Estudos interdisciplinares em transportes e morfologia urbana, planejamento, gestão, economia, cultura, e saúde serão discutidos, problematizando os conceitos de Mobilidade e Acessibilidade e a visão estanque das disciplinas. Exploraremos as interfaces sociopolíticas do transporte, bem como as relações entre a mobilidade e os conceitos de vitalidade urbana, sustentabilidade, resiliência, inovação e “disrupção” urbana.