DISCIPLINAS DESATIVADAS

URB00067 – POLÍTICAS TERRITORIAIS CONTEMPORÂNEAS
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2019/1]
Professor Responsável: Aldomar Arnaldo Rückert
Créditos: 3
EMENTA: Atores, usos políticos e gestão do território. O processo de estruturação-reestruturação do território e as macro e micro políticas de desenvolvimento territorial. Políticas territoriais contemporâneas. Políticas estratégicas em escalas nacional / supranacional. Políticas de desenvolvimento nas escalas regional e local. Cenários contemporâneos: estudos de caso.


URB00075 – INTERVENÇÃO NA CIDADE CONTEMPORÂNEA
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2019/1]
Professor Responsável: Heleniza Ávila Campos
Créditos: 2
EMENTA: Cidade e espaço urbano, planejamento urbano e regional, projeto urbano. Os processos socioespaciais de organização da cidade e seus agentes produtores do espaço urbano. As relações e dilemas entre planos, projetos e intervenções em espaços urbanos contemporâneos. Análise de experiências nacionais e internacionais.


URB00077 – DESENVOLVIMENTO REGIONAL
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2019/1]
Professor Responsável: Aldomar Arnaldo Rückert e Heleniza Ávila Campos
Créditos: 6
EMENTA: Região, regionalização e desenvolvimento regional. Os atores políticos e sociais na conformação da região. A questão da escala regional E em uma abordagem regional. Experiências nacionais e internacionais e análises sobre concepções, estratégias políticas e ações em âmbito regional no Brasil e na União Europeia.


URB00022 – ATELIER: TEORIAS, CRÍTICA E HISTÓRIA DE PLANOS E PROJETOS URBANÍSTICOS 
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: João Farias Rovati
Créditos: 4
EMENTA: Análise crítica de planos e projetos urbanísticos a partir de exercício de pesquisa.


URB00024 – Tópico Especial: CIDADE EM PROJETO – SEMINÁRIO DE PESQUISA I E II
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: João Farias Rovati
Créditos: 1*
EMENTA: Identificação e estudo de diferentes disciplinas, campos epistêmicos e concepções teórico-metodológicas presentes na abordagem da cidade, de planos, programas e projetos urbanísticos. O programa prevê a abordagem de estudos da cidade, de planos, programas e projetos urbanísticos, realizados segundo os pontos de vista de diferentes disciplinas (como arquitetura/urbanismo, direito, economia, engenharia, geografia, história e sociologia) e a identificação dos campos e/ou diálogos epistêmicos presentes nesses estudos.
* Um crédito por seminário


URB00033 – SISTEMAS URBANOS
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: Romulo Celso Kafka
Créditos: 4
EMENTA: O curso busca explorar as possibilidades de representar a cidade através de modelos configuracionais e morfológicos. O tema se desenvolve a partir dos conceitos de diferenciação, ordem, estrutura e processo, que são associados a teorias urbanas e métodos descritivos e preditivos. Assume-se o pressuposto da autonomia relativa da forma urbana, segundo o qual a forma urbana possuiria uma dinâmica própria, a qual, mesmo interagindo com as demais dimensões e variáveis urbanas e sofrendo influências delas, mantém certos padrões, estabilidade e estrutura. Isto pode, então, ser representado como um sistema autônomo. A representação do processo de transformação espacial urbana abre perspectivas de, a) estender e aprofundar o conhecimento do fenômeno urbano, b) desenvolver medidas e indicadores de desenvolvimento para aplicações em avaliação e análise espacial e c) suportar a ação projetual e normativa.


URB00058 – CIDADE EM PROJETO
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: João Farias Rovati
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina trata da constituição do planejamento urbano – urbanismo, desenho, projeto urbano – como domínio do conhecimento, enfatizando a experiência brasileira contemporânea (século XX).


URB00068 – ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS: TRAJETÓRIAS INTELECTUAIS
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: João Farias Rovati
Créditos: 2
EMENTA: A disciplina aborda literatura representativa de uma trajetória intelectual, priorizando autores frequentemente referidos em trabalhos desenvolvidos por alunos do PROPUR, como Milton Santos, Carlos Nelson Ferreira dos Santos, Paul Singer, Flávio Villaça, Manuel Castells, David Harvey, Henri Lefebvre, Françoise Choay, Kevin Lynch. A partir dessa literatura, a disciplina trata de temas (como habitação, segurança, transporte) e conceitos (como cidade, urbano, região, urbanismo, planejamento, gestão, espaço, território, ambiente, paisagem) recorrentes nos estudos urbanos e regionais.


URB00073 – HISTORIOGRAFIA DOS SABERES E PROFISSÕES DA CIDADE
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: João Farias Rovati
Créditos: 2
EMENTA: A disciplina explora universos temáticos e conceituais tradicionalmente associados à abordagem da cidade como objeto de intervenção e as teorias da história. De um lado, são examinados os significados atribuídos a termos como cidade, urbano, espaço, território, urbanismo, planejamento, plano e projeto; de outro, à própria noção de história e conhecimento histórico, ou ainda as noções como verdade, memória, recorte, fonte e corpus documental.


URB00084 – HISTÓRIA CONCEITUAL DO URBANISMO/PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL 
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/2]
Professor Responsável: João Farias Rovati
Créditos: 3
EMENTA: Estudo da conceptualização do urbanismo/planejamento urbano através da história (século 20), no Brasil.


URB00086 – A LÓGICA ESPACIAL DAS PRÁTICAS SOCIAIS: SINTAXE ESPACIAL
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2018/1]
Professor Responsável: Andrea da Costa Braga e Paulo Edison Belo Reyes 
Créditos: 4
EMENTA: Introdução à teoria e métodos da Sintaxe Espacial, que propõe métodos descritivos e analíticos para as relações espaço-sociedade- cultura abordadas a partir das relações entre propriedade morfológicas do espaço construído. Os métodos são quantitativos / qualitativos, baseados na decomposição do sistema espacial numa estrutura de integração da qual regras de organização genéricas (parâmetros de ordem) presentes na produção do espaço são depreendidas e correlacionadas à reprodução dos códigos socioculturais que informam as relações sociais. Situa-se a teoria no campo dos estudos urbanos / morfológicos e a aplicabilidade dos métodos e ferramentas.


URB00041 – FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA (obrigatória)
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2017/2]
Professor Responsável: Luciana Inês Gomes Miron e Eva Machado Barbosa Samios (Até 2014/1)
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina trata de aspectos básicos da problemática da pesquisa científica e da elaboração do Projeto de Dissertação. Ênfase especial é atribuída: (I) a questões de ordem lógica, teórica e metodológica que perpassam os projetos de investigação, independente da variedade de temáticas abordadas e de sua natureza interdisciplinar; (II.a) a questões práticas envolvidas nas decisões metodológicas a serem tomadas ao longo da pesquisa empírica e (II.b) do processo de desenvolvimento do projeto de dissertação (e/ou tese) como um roteiro-guia, tanto para a etapa de investigação, como para a elaboração da dissertação (e/ou tese) como texto acadêmico de caráter científico.


URB00044 – O ESTADO E AS QUESTÕES URBANAS E REGIONAIS
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2014/2]
Professor Responsável: Eva Machado Barbosa Samios e Maria Alice Lahorgue
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina está dividida em três módulos complementares. O primeiro módulo tem por objetivo introduzir os alunos a uma abordagem sociológica do Estado, de suas políticas e de suas relações com o planejamento urbano e regional. O segundo as questões regionais e o planejamento regional e metropolitano. O terceiro módulo, privilegiando a abordagem econômica, está dedicado aos temas de localização de atividades, referindo-se a sistemas locais de produção e de inovação.


URB00080 – TERRITÓRIO E REDE URBANA
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2014/1]
Professor Responsável: Heleniza Ávila Campos
Créditos: 2
EMENTA: Os conceitos de território, espaço, região e rede urbana. Espaço urbano. Agentes produtores do espaço urbano e renda urbana. Espaço rural. Regiões metropolitanas. Agentes produtores do espaço urbano. Governança e gestão pública. Elementos componentes da cidade. Instrumentos análise e representação do espaço urbano e regional. Estudos de caso.


URB00027 – SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO URBANO 
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2013/1]
Professor Responsável: Enaldo Nunes Marques
Créditos: 2
EMENTA: Com o reconhecimento de que os procedimentos tradicionais de Planejamento e Controle do Espaço Urbano, ao menos em setores específicos das grandes cidades, apresentam impasses e dificuldades inerentes a um modo estático de antecipar o desenvolvimento urbano, frente a uma realidade urbana extremamente dinâmica e mutável, surgiram novos instrumentos e mecanismos para, com mais eficiência, acompanhar e controlar esta dinâmica urbana. Por outro lado, a informatização e a facilidade de acesso e manipulação de registros e dados, aliados a novos fundamentos e conceitos sobre qualidade ambiental urbana, permitem a utilização de instrumentos inovadores no planejamento controles urbanísticos.


URB00043 – INTRODUÇÃO À LEGISLAÇÃO URBANÍSTICA BÁSICA
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2012/2]
Professor Responsável:Décio Rigatti
Créditos: 2
EMENTA: 1) Antecedentes sobre a legislação de ordenamento territorial e a experiência brasileira. 2) A Constituição Federal de 1988, as constituições estaduais, as leis orgânicas municipais e o tratamento das questões urbanas. 3) O estatuto da cidade. 4) As principais leis urbanísticas, seus objetivos, conteúdos e implicações: o perímetro urbano; o controle do uso e ocupação do solo urbano, o parcelamento do solo urbano, a legislação ambiental, o código de edificações, as posturas municipais, o Plano Diretor.


URB00060 – PODER PÚBLICO, PRODUÇÃO E (RE)ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2011/2]
Professor Responsável: Carlos Ribeiro Furtado
Créditos: 2
EMENTA: A cadeira trabalha a lógica das relações do espaço urbano como resultado da intersecção de três esferas específicas de ação humanas e de desenvolvimento social. Em primeiro lugar, a lógica das relações do solo urbano é vista, em parte, como expressão da decisão espontânea de empresas privadas e indivíduos no espaço urbano. Decisões estas que são estruturadas pelas relações sociais e de propriedade das sociedades capitalistas, as quais determinam, inequivocadamente, problemas que clamam pela intervenção coletiva. Em segundo lugar, então, a lógica das relações do espaço urbano é a expressão da racionalidade política coletiva. Esta racionalidade reflete a orientação global, tendências e imperativos do Estado capitalista na medida que ele se acha inexoravelmente envolvido nas tarefas de gerenciar e tentar resolver os problemas do uso do solo advindos das decisões privadas. Em terceiro lugar, a intervenção destas duas instâncias – o privado e o público – nas sociedades capitalistas dá lugar a um campo de desenvolvimento – em geral problemático – das relações de uso do solo no espaço urbano. Fora deste campo de relações se desenvolve uma dinâmica histórica específica das relações do solo urbano.


URB00070 – COMÉRCIO E CIDADE
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2011/2]
Professor Responsável: Clarice Maraschin
Créditos: 2
EMENTA:  A disciplina aborda a relação entre o comércio e a cidade, com ênfase na estrutura e dinâmica territorial desta atividade. Apresenta um embasamento teórico e histórico da relação entre o comércio e o espaço urbano. Introduz as teorias e modelos que buscam a compreensão das regularidades empíricas na distribuição espacial do comércio. Problematiza o processo de estruturação do espaço comercial nas cidades. Apresenta o tema do shopping center e suas interfaces com o urbano.


URB00037 – URBANISMO NO RIO GRANDE DO SUL
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2011/1]
Professor Responsável: Günter Weimer
Créditos: 4
EMENTA: Análise da evolução do pensamento urbanístico em função das práticas no país e as transformações sofridas pelas cidades brasileiras e rio-grandenses.


URB00059 – A FORMAÇÃO DO URBANISMO MODERNO E A TRANSFORMAÇÃO DAS CIDADES
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2010/1]
Professor Responsável: Célia Ferraz de Souza
Créditos: 3
EMENTA: A disciplina visa mostrar o desenvolvimento do urbanismo após a revolução industrial, no início do século XIX, através dos seus modelos teóricos e suas aplicações. Nesse enfoque o saneamento das cidades tem um destaque especial, com grande repercussão em nosso meio, tendo em vista uma grande quantidade de cidades que surgiram em decorrência desse estudo, inclusive no Rio Grande do Sul. A análise dos estudos de saneamento, da circulação e do embelezamento, envolve também o modelo haussmanniano, que assim como o modelo de cidade jardim e o movimento modernista, principalmente, merecem destaques pelos impactos que suas ressonâncias apresentaram e mostram ainda hoje muitos elementos que representam suas permanências na cidade.


URB00064 – SEMINÁRIO DE INFRAESTRUTURA URBANA
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2009/2]
Professor Responsável: Juan Luis Mascaró
Créditos: 1
EMENTA: Conhecimento da implantação e exploração de serviços públicos urbanos: saneamento, abastecimento de energia elétrica e alterações topográficas com seus custos de urbanização. Com o objetivo de obter implantações urbanas mais econômicas e ecologicamente mais estáveis.


URB00054 – URBANISMO INTEGRADO: UM ENFOQUE DO TRÂNSITO, TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2009/1]
Professor Responsável: Emílio Merino Dominguez
Créditos: 4
EMENTA: Esta disciplina oferece uma visão global nos novos com feitos urbanísticos, utilizados em grande parte das cidades sustentáveis, os quais estão baseados na necessidade de um enfoque integrado dos sistemas urbanos e de transporte (formas de conceituar e intervenção no espaço urbano), para um adequado planejamento, gestão e desenho da cidade.


URB00022 – ATELIER EM PESQUISA SOCIAL
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2008/2]
Professor Responsável: Eber Pires Marzulo
Créditos: 4
EMENTA: A disciplina tem como objetivo capacitar a realização de pesquisa social, em particular, através da construção de estudos de caso. Será realizada uma breve introdução da literatura que discute as questões centrais da problemática do método científico nas ciências sociais e as diferentes estratégias para compreensão da sociedade. A partir da introdução à literatura sobre método e pesquisa social proposto será construído um caso de estudo. A literatura proposta envolverá obras clássicas e seminais sobre método e relatos de modelos de pesquisa social. O estudo de caso terá sua construção e investigação acompanhados ao longo da disciplina. Conforme as necessidades surgidas durante a construção e a realização da pesquisa de campo será indicada literatura específica ligada aos obstáculos encontrados durante o trabalho de campo ou, mais especificamente, relativos ao tema do caso de estudo.


URB00057 – GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2008/2]
Professor Responsável: Simone Zarpelon Leão
Créditos: 4
EMENTA: Fundamentos de geodesia e cartografia para geoprocessamento. Sensoriamento remoto – aquisição e processamento de imagens de satélite. Sistemas de informações geográficas. Estrutura de dados, armazenamento e consulta de informações geográficas. Operações de integração e manipulação de informações geográficas. Resolução de problemas geográficos utilizando diversas técnicas de geoprocessamento.


URB00063 – LEITURA DE IMAGENS
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2007/2]
Professor Responsável: Sandra Jatahy Pesavento
Créditos: 4
EMENTA: Leitura e hermenêutica da imagem: discussão teórico-metodológica e análise da diversidade de imagens, com ênfase na representação sobre a cidade.


URB00055 – SIMULAÇÃO DE DINÂMICA ESPACIAIS: MODELOS AUTÔMATO CELULAR E MULTI-AGENTES
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2007/1]
Professor Responsável: Simone Zarpelon Leão
Créditos: 2
EMENTA: Fundamentos introdutórios: complexidade, auto-organização, emergência, imprevisibilidade, simulação. Autômato celular standard: história e estrutura. Adaptações de autômatos celulares às ciências sociais. Modelos multi-agentes: história e estrutura. Aplicações ao contexto urbano e ambiental. Manipulação em laboratório de computação de modelos existentes do tipo autômato celular e multi-agentes. 


URB00062 – TEORIAS DA ESPACIALIDADE
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2007/1]
Professor Responsável: Douglas Vieira de Aguiar
Créditos: 2
EMENTA: O conceito de espacialidade é apresentado e explorado, na palavra de diferentes autores, desde sua primeira aparição na teoria da arquitetura no final do século dezenove até o presente. Comum aos autores selecionados é o reconhecimento da condição espacial desde a perspectiva do corpo em movimento. O tema do espaço é, desse modo, conceituado e avaliado em sua relação com a experiência espacial em interiores e na escala urbana. Especial ênfase é dado ao estudo da espacialidade da metrópole contemporânea.


URB00029 – INFRAESTRUTURA URBANA
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2006/1]
Professor Responsável: Juan Luis Mascaró
Créditos: 4
EMENTA: Conhecimento da implantação e exploração de serviços públicos urbanos: saneamento, abastecimento de energia elétrica e alterações topográficas com seus custos de urbanização. Com o objetivo de obter implantações urbanas mais econômicas e ecologicamente mais estáveis.


URB00036 – O IMAGINÁRIO URBANO: LEITURAS DA CIDADE
[DISCIPLINA DESATIVADA EM 2006/1]
Professor Responsável: Sandra Jatahy Pesavento
Créditos: 4
EMENTA: A partir de uma abordagem da história cultural, o seminário se propõe a analisar a cidade como tessitura social e como representação, ou seja, como espaço de realização de práticas sociais, como discurso e como imagem, tomando a cidade de Porto Alegre como área de estudo.