ESTRUTURA CURRICULAR

O currículo dos cursos de Mestrado e Doutorado do PROPUR é integrado por disciplinas obrigatórias e eletivas.

As disciplinas oferecidas pelo PROPUR destinam-se: a prover os fundamentos de suas Áreas de Concentração; a subsidiar suas linhas de pesquisa do ponto de vista teórico, metodológico e instrumental; a oportunizar o exercício da capacidade crítica, indispensável ao desenvolvimento e elaboração de dissertações e teses. Excetuando as disciplinas específicas do Doutorado, o Programa oferece uma grade única e integrada para os 2 níveis, permitindo certa flexibilidade na composição do currículo do aluno. As disciplinas são ministradas semestralmente.

A grade curricular inclui as seguintes disciplinas obrigatórias:

URB 00025 – Seminário de Dissertação ( 30 h/a 2 créditos);

URB 00050 – Seminário de Tese (30 h/a 2 créditos);

URB 00091 Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa (somente para doutorandos – 60 h/a – 4 créditos);

URB 00092 Fundamentos Metodológicos da Pesquisa (somente para mestrandos – 60 h/a – 4 créditos).

Para os bolsistas, é obrigatória a realização de Estágio Docente. A grade oferece 2 disciplinas eletivas associadas ao tronco comum, denominadas Atelier e Tópicos, que eventualmente agregam a participação de convidados e visitantes.

Cada unidade de crédito corresponde a 15 horas-aula. A atribuição de créditos por outras atividades compatíveis com as características da área de conhecimento é avaliada pela Comissão de Pós-graduação (CPG).

Não são atribuídos créditos às atividades de elaboração da dissertação ou tese. Os alunos inscritos para o Doutorado que obtiveram o título de Mestre poderão ter até 24 créditos validados, mediante solicitação à Comissão de Pós-graduação (CPG). Alunos que tenham cursado disciplinas ministradas em outros cursos de pós-graduação de mesmo nível poderão requerer aproveitamento de créditos (também sujeito a exame e deliberação pela CPG).